quinta-feira, outubro 20, 2005

LITERATURA NA PROVA ORAL

É de literatura que se fala hoje na Prova Oral. De novos escritores, melhor dizendo, de Jovens escritores que agora surgem reunidos num livro lançado pela editora 101 noites. Estão aqui representados Alexandra Pereira, David Sobral, Eduardo César, Filipa Martins, Joana Bértholo, Jorge Vaz Nande, José António Nunes e Miguel Marques. O livro chama-se precisamente "Jovens Escritores 2005".

E partindo daqui, aproveitando este livro como catalizador do tema de hoje, parece-nos importante falar sobre a nova literatura portuguesa, o que mais gostam de ler, que pessoas conhecem que escrevam muito bem e que no entanto nunca tiveram a oportunidade de editar (todos conhemos tantas), que parágrafo elegeriam como o parágrafo da vossa vida (existe sempre um) e vocês, de que gostam de escrever, o que é que escreveram, qual foi a carta mais importante que receberam (não vale a da EDP nem coisas do género) e qual o livro? E já agora, falem de novos autores internacionais, de coisas pouco conhecidas aqui mas muito populares no vosso mundo.

Na prova oral é justo dizermos que existem autores que por afinidades várias são para nós particularmente importantes. São os casos de José Luis Peixoto, Pedro Mexia, José Mário Silva, Gonçalo M.Tavares, António Gregório, entre muitos outros. Está na altura de juntarem o vosso nome.

De resto, era muito interessante que nos enviassem um parágrafo, apenas um parágrafo (lembrem-se que estamos na rádio e que o tempo é precioso) que seja realmente muito importante para vocês. Os melhores obviamente serão lidos em directos.

Hoje, Prova Oral, a Partir das 19 na Antena 3. Não se esqueçam das inscrições para o speeddating (http://www.speedparty.net/), é já na próxima Sexta-feira, na Discoteca/bar Ar de Rato em Coimbra, a partir das 23 horas com os dj’s Raquel Bulha e Fernando Alvim que prometem noite histórica (ou talvez não).

Sem comentários: