quarta-feira, outubro 05, 2005

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS

Faltam poucos dias para mais umas eleições autárquicas. As ruas enchem-se de cartazes, os outdoors exibem em letras grandes as promessas "Taxi Social para Idosos"- esta é do Carilho, "Dia 9, o Futuro está de volta!- esta é do Isaltino Morais e "Deficiente também é gente, Alvim a Presidente! - Esta muitos dizem ser minha (malditos sejam!)

Adiante, as eleições estão aí e para além das intrigas do costume há pelo menos 4 candidatos na corrida com processos por resolver na justiça. Falamos naturalmente de Valentim Loureiro, Isaltino Morais, Avelino Ferreira Torres e Fátima Felgueiras. Importa por isso discutir a legitimidade que tem qualquer um destes nomes para poder ou não concorrer a estas eleições? E o que acham vocês de tudo isto? Da política (não só a nossa, também da internacional) dos slogans que mais vos marcaram (Em Angola havia um que dizia "Em Outubro, Calças Novas!" - Lindo, não é?) que políticos a vosso ver se deveriam retirar e quem deveria ingressar na vida politica activa? Seriam vocês próprios capazes de se candidatarem a um lugar destes? Teriam perfil para serem um presidente da Câmara? E quem é neste momento o vosso presidente aí? Já alguma vez privaram com ele? Já lhe fizeram saber a vossa opinião, as vossas ideia, o que falta à cidade onde habitam?

E claro, temos que falar invariavelmente do Porto e Lisboa, onde a Sul, Carilho e Carmona estabelecem uma luta titânica pelo poder e no Porto, Rui Rio de fronta Assis numa discussão que também não será fácil. Qual destes vos parece melhor colocado para vencer? O que está bem ou mal em cada um deles?

E pronto, já perceberam, falamos então de eleições, de política, das autárquicas que aí vêm já no próximo fim-de-semana. E se é legitimo recordarmos que o voto é um dever (A previsão metereológica não vai ajudar nada - o tempo vai estar óptimo) é preciso reforçar que é igualmente um dever cívico ouvir a Prova Oral. Temos dito.

Hoje, a partir das 19, na linha do cotume ( Sintra? Pingo Doce?)Evidentemente que não, com mil raios, é esta: 800 25 33 33.

Sem comentários: