segunda-feira, março 20, 2006

Memórias na Prova Oral





Está em cena, desde o passado dia 1 de Março a peça "Memória de Água" que junta em palco, Manuela Couto, Dalila Carmo, São José Correia, Filipe Ferrer, Maria José Paschoal, Joaquim Horta.

" Memória de Água" fala sobre três irmãs que se reencontram no funeral da mãe. Os laços do passado são a única coisa que as une, mas talvez não sejam suficientes para as voltar a aproximar mostrando como, muitas vezes, a morte pode ser ultrapassada pelo absurdo da vida, sendo certo que a forma como alteramos o passado e a memória que temos dele nos faz apropriar das histórias dos outros como se fossem nossas


E assim, a prova oral apropria-se da história desta peça, para falar sobre memórias, individuais ou colectivas, que queiram aqui revelar. Coisas do passado que não queremos apagar ou que tentamos mas não conseguimos. Preferíamos falar de coisas positivas, mas não nos escusamos a difundir as outras, como uma porta que range,como uma dobradiça enferrujada.

E então que dizer da emoção que foi ver o Final da Taça dos Campeões com o golo do Madjer, a Rosa Mota a vencer a Maratona de Los Angeles, o golo do Madjer, a prenda que nos deram quando fizemos 5 anos de idade, a primeira vez que rachamos a cabeça,o golo do Madjer, aquela pessoa que nunca mais vimos que acreditamos que poderia ter sido aquela, o exame mais importante da nossa vida, o Madjer O Madjer, o acabar do curso, o primeiro dia de escola e a entrada para a vida adulta.

São apenas algumas ideias que importa trazer para o programa de hoje, que contará com a presença de Dalila Carmo e Manuela Couto .

De resto, para que fiquem com uma noção do que vai acontecer esta semana, saibam que já amanhã, fala-se sobre "Envelhecer em Portugal" com dois especialistas na Matéria. A saber: Constança Paul e António Fonseca .

Na Quarta, Escolíadas com Claudio Pires, um programa onde a cultura geral dos ouvintes será posta à prova.

E Quinta-feira, iremos falar sobre o site Ciberdúvidas da Lingua Portuguesa para o qual contamos com a presença de José Mário Costa que vem aqui responder a todas as perguntas que lhe forem colocadas.

Se quiserem participar antecipadamente em qualquer um dos temas, basta que deixem a vossa opinião a partir de agora, através do email: provaoral@rdp.pt.

Mas não se esqueçam, hoje o tema é "Memórias" e a vossa opinião deve ser deixada, aqui mesmo , no blog da Prova oral.

A linha é a de sempre : 800 25 33 33.

.

Sem comentários: