sexta-feira, março 10, 2006

À DESCOBERTA DO QUE É "SER PORTUGUÊS"


Luís Filipe Borges ou "o gajo da boina" como preferirem chamá-lo é o nosso convidado de hoje. Irreverente por natureza, lançou agora um livro intitulado "Sou Português... e agora?".

Este nosso convidado é mesmo um pensador... tem teorias sobre tudo e, relaciona todos os assuntos verdadeiramente pertinentes deste ser tão único e invejável que é "Ser Português"... ele fala da "relação conflituosa e ambígua com o futebol, o sexo, o trânsito, a economia, a Europa, o telemóvel, os emigrantes, etc..."


Entre as diversas teorias, sobressai a do "Síndroma de Nero" (foi a única coisa que ouvimos antes de acabar a bateria do nosso convidado!). Fomos então até ao livro e decidimos transcrever a ideia onde ele lança esta teoria: "chega uma altura, todos os anos, em que o país começa a arder. A meu ver, e uma vez mais, a causa prende-se com o nosso complexo de superioridade - ou, como lhe prefiro chamar, "Síndroma de Nero"".

Ora o que será este "Síndroma de Nero"?!? Nero mandou incendiar Roma... será que todo o "Tuga" tem um Nero dentro de si? Ou, por outro lado pensa que é realmente "grande", "poderoso", "o maior"?

Podíamos lançar várias teorias para podermos dissecá-las durante o programa mas, porque não falarmos das do nosso convidado e, questioná-lo sobre elas? Ou até mesmo cada um lançar a sua própria?

Vamos a isso... o que é ser português? Como é o nosso País? O que o torna invejável? Como é viver "neste belo país à beira mar plantado"?

Liguem 800 25 33 33

Sem comentários: