quarta-feira, março 05, 2008

Feira Mística



Hoje vamos continuar com o esoterismo e afins como tema, desta vez a propósito da Feira Mística, que decorrerá entre 6 e 9 de Março na Expotorres, em Tores Vedras, e que «este ano conta com o tema “Corpo – Mente – Espírito”. Este certame sai do conceito tradicional de Feira para adoptar um formato bastante mais dinâmico e apresenta-se como um mega evento de espectáculos interactivos.

Para o Pavilhão destinado ao “Corpo”, a organização preparou uma mostra em que o corpo toma novas perspectivas. Será levado a efeito um concurso que visa atribuir o 1º troféu de desenho corporal do oeste. O visitante poderá apreciar o corpo enquanto “palete” de cores onde os vários artistas estarão a competir para apresentarem as suas obras primas quer em bodypainting quer em facepainting.

Na zona destinada à “Mente”, existirá uma sala de conferências e palestras onde serão debatidos temas no ciclo de “Saberes Antigos” e uma exposição de artes plásticas com cerca de 80 obras expostas sob a temática “O Misticismo na Arte”. No último dia do evento (9 de Março), será efectuado um leilão, com base de licitação de 1€, das obras oferecidas pelos artistas que estarão presentes na exposição, com o objectivo de angariação de fundos para a Fundação do Gil.

No Pavilhão dedicado ao “Espírito” os visitantes encontrarão aproximadamente 40 stands com Consultas de Tarot, Astrologia, Runas, Quiromancia e milhares de produtos esotéricos.

Um programa recheado de surpresas que envolve mais de 20 artistas com cerca de 60 intervenções ao longo dos 4 dias, como por exemplo Encantadores de serpentes, Magia oriental, Dança do ventre ou ainda Cuspidores de fogo, etc.»

E para nos falar de todos estes itens da Feira Mística estará connosco o seu organizador, Paulo Sousa (não, não é o que estão a pensar) e Simara, reputadíssima Cristaloterapeuta (experimentem dizer cristaloterapeuta três vezes seguidas quando estiverem com os copos).

Ciência, crendice, mero entretenimento ou tudo junto: esoterismos e misticismos sempre dividiram as opiniões. Há os que acreditam, os que não acreditam e ponto final, os que não acreditam mas «lá que as há, há». Gostaríamos de saber o que procuram vocês numa feira deste género: elixires mágicos, remédios santos – ou um par de horas bem passado de volta de um certo folclore? Já foram à bruxa tratar da espinhela caída? Têm algum talismã ou objecto que achem que vos dá sorte (ou azar, quando o perdem)? Gostam de tostas místicas (eu sei, eu sei, o trocadilho é mais batido que os tapetes dos meus vizinhos, mas raramente lhe resisto)?.

Perguntas, comentários e opiniões para o 800 25 33 33 e caixa de mensagens do blogue. A partir das 19, com Fernando Alvim e Cátia Simão.

21 comentários:

Anónimo disse...

Eu sei que não me conhecem de lado nenhum, logo não tem que acreditar no que eu vou dizer. Sou agente imobiliário e parte do processo da venda de uma casa, implica ir tirar fotos à mesma para respectiva publicidade. Num dia perfeitamente normal, desloquei-me a uma casa de campo isolada e foi acontecendo uma série de episódios estranhos, até ao ponto em que saí a correr pela casa fora quando me deslocava a uma espécie de adega toda em pedra e sem janelas e comecei a ouvir passos em jeito de corrida em direcção a mim. Nunca ninguém poderia estar lá dentro, sendo eu o único que tinha as chaves do imóvel. Caros colegas de imobiliárias de todo o país... Se já passaram por isto alguma vez digam ao Alvim... Senão ainda penso que estou a ser perseguido! Abraços e beijinhos!

Anónimo disse...

ALVIM, HOJE VÊ LÁ SE NÃO FAZES BORRADA!!! PELO QUE VIMOS ONTEM HOUVE MUITA GENTE DESAPONTADA COM A TUA ATITUDE DURANTE O PROGRAMA. ABRAÇOS

Anónimo disse...

Não tem nada que ver com o post,mas como descobri algo que fez parte da minha vida enquanto estudante e pretença da então chamada geração Rasca, a nossa, aqui deixo link para verem e relembrarem a famosa luta anti propinas e os cús da malta.

http://vilaforte.blog.com/2815525/

um abraço
pedro oliveira

PS: gostei de ouvir ontem a cenas dos joelhos do Alvim e os macacos no nariz dos mete nojo.A do banho de sal,vou experimentar com um copo de vinho...

Anónimo disse...

Posso dizer que na minha zona, é tão comum ir à bruxa, como ir ao endireita. Os meus pais já lá foram um par de vezes. Penso que acontece mais com as pessoas de gerações anteriores à nossa. Talvez por terem um maior background religioso. Como bem se sabe, muitas vezes o religioso e o pagão misturam-se. Exemplo disso são os rituais, costumes e festas de aldeia que acontecem um todo por todo o país.
Penso que as pessoas têm necessidade de acreditar em algo e em dar nomes aos fenómenos que não compreendem e que a ciência não dá explicação. Assim, o esoterismo e o misticismo afiguram-se como explicações possíveis dos fenómenos. Na minha opinião é mais uma forma de alguém burlar outro alguém (com o consentimento deste) e ganhar a vida.

Anónimo disse...

Acho que essas artes divinatórias são um bocado como um psicologo, ou como um daqueles exercicios de terapia de auto-ajuda.... Se eu for ver o meu futuro no tarot, e sair alguma carta a dizer que vou ter muita sorte, se calhar até vou jogar no euromilhões, e se calhar até posso ganhar, mas não é o tarot que me faz ganhar, sou eu que jogo!!!
Deve ser por isso que quem acredita nessas coisas diz sempre que está tudo certo, e que é tudo verdade... e quem não acredita diz que 'tá tudo mal!!
Tudo isto só para dizer que talvez essas artes divinatórias até tenham um fundo (bem fundo) de verdade...
Mas agora não me venham falar é em poções mágicas, e em "magias" milagrosas...

quarenta e dois disse...

BOAS,

Foi durante a sagrada Eucaristia que em pequeno percebi a minha verdadeira vocação! Naquela parte do "saudai-vos na paz de Cristo", em que se dá um beijinho à pessoa que está ao lado (óptima ocasião de engate), reparei que sobretudo da parte do gentil SEXO FEMININO existe a tendência para a devoção ao divino (leia-se "balelas"). Vai daí, e comecei já no liceu, a usufruir de generosos "melos" em troca de tangas que me surgiam ao ler as mãos às miúdas! Foi então que pensei numa ideia que nunca coloquei em prática (qual canudo qual quê):
abrir um "estaminé" chungoso num local onde ninguém me conhecesse, enchia aquilo de caveiras da loja do chinês e velas a torto e a direito e uma bola de espelhos (porquê a bola? porque sim! Atino com a bola!). Depois, antes de receber as clientes (só gajedo, como é óbvio), depois de me pintar com graxa preta, e vestir umas túnicas e uns colares, e depois de fumar muitos "paivãs" (só assim é que eu consigo ler as cartas!!), exibia o meu diploma de habilitação pelo mestre "PowerPointú", e com a ajuda de danças sinistras e de gritos à Robert Plant, tentava levar as otári..., digo clientes a praticar SEXO desenfreado!! É que :"eu não acredito em bruxas...mas que as há...há!"

Aquele abraço

Anónimo disse...

Curiosidades:
Porque razão se vai ter com a madrinha para tirar o mal-olhado com azeite.
Se um gato preto traz a azar, então porque carga de água são sortudos para os ingleses.
Se não existem artes que advinham o futuro, porque estão sempre a dizer que sabem o que vai acontecer.
E já agora, se nas mãos estão escritas o destino, quem me impede de fazer o que quero fazer, mesmo quando lá (mãos) não constam.

Anónimo disse...

Amo.te Pedro .......

Anónimo disse...

Olá

Não sei se já se lembraram disto, mas gostava de confrontar os astrologos ou crentes na astrologia (não se se os há em estúdio) sobre o que disse uma vez um outro convidado da PO, infelizmente não me lembro quem era, mas lembro-me que disse que o universo está em expansão e que hoje os signos são diferentes do que eram, as constelações já não estão no mesmo lugar. Qual será o argumento dos astrologos?

Gostava que me lessem as cartas do tarot, mas além de não conhecer quem o faça, acho que não o faria assim numa feira porque tenho medo que sejam charlatões... como é que se sabe?

A cristaloterapia é com cristais não é? Como é que se "activa" um cristal depois de o comprar? Tenho a noção que é necessário prepará-lo... estou errada?

Anónimo disse...

Boa Tarde!!

Quando comecei a ouvir a prova oral de hoje, julguei estar a ouvir mal... Fernando Alvim e Herman José no mesmo programa!!!! heis quando oiço o nome de Rui Unas!!!
para quando um programa a 3!? 3 dos melhores entertainers da actualidade portuguesa!!!

Quanto ao tema de hoje "não acredito muito em bruxas mas que as há, há!" "não neguem à partida uma ciencia que desconheçe!"
Tenho muito respeito pelos transcendente... tive alguma situações em que fui visitado pela minha bisavo... que já havia morrido há uns anos atraz.. de arrepiar!!! rui garcia

Rachel disse...

A Elsa é fabulosa!!!
Devia tentar os cómicos de garagem!!!

Rachel disse...

Eu tb gosto mto de tocar nas pedras... mas é daquelas q fazem bling bling...

Xerono disse...

Boas tardes pessoal da prova oral, eu nao me acredito muito nestas coisas do alêm e isso... ;) mas como jovem e com poucos anos de vivencia(24anos), vou dizer como ja esta escrito na religião desta àgua não beberei, pois so o futuro nos dira como acreditaremos em algo ao se vamos permanecer ceptico.

Anónimo disse...

www.humorfotografico.com.sapo.pt

Rachel disse...

POR FAVORRRRR Dª SIMARA, não posso estar a tentar ligar para o programa, pq estou a terminar um trabaho imporante...
DIGA-ME POR FAVOR SE me pode dizer alguma coisa só com os elementos que deixo acima,
Mulher, 33 anos, nascida a 29-01-1975 ás 20h.15m...
Snif

Anónimo disse...

olá!
o convidado referiu ainda à momentos que a crença só por si não nos leva a lado nenhum,
essa historia até é muito engraçada, só que ele em prol da sua propria crença!
uma vez que o ser humano só pelo que lhe é apresentado não consegue extrair Saboria racional, ou seja com fundamento logico, sem se deixar cair em crença.
tal e qual como dizia Descares e não Socrates como foi ai referido, "só sei que nada sei", que numa tentativa ceptica de encontrar alguma base solida para suportar todo o saber humano.
e mesmo assim mesmo sabendo que nada sabe, nem disso tem a certeza, porque ha uma possibilidade de haverem influencias para que esse raciocinhio não esteja assim tão correcto.
pronto, basicamente a mensagem que queria aqui deixar é que, somos todos uma cambada de ignorantes, uns mais que outros, que se colam a crenças para aliviar o peso de nada sabermos.

Obrigadinho e bom dia*

Anónimo disse...

Os plásticos também existem no relógio, no computador e no cartão de crédito!
Queres ver que os plásticos têm poderes curativos desconhecidos?
Universidades, toca a criar cursos de Medicina de Polímeros!
Cepticismo, sempre.
António Matos Marques

Rachel disse...

FALEM NISTO, POR FAVOR, PERGUNTEM O QUE PODE SER!
Eu estou "farta" de sentir os vultos que o ouvinte falou.
Nos ultimos tempos tenho sentido uns vultos mais pequenos, que me assustam...
Nunca antes nenhum me tinha assustado, só estes que são mais pequenos, parecem crianças.
É horrivel.

Xerono disse...

Bem como comentario final, da minha parte pedras só para fumar....

Nuno disse...

Estive a ouvir o programa e tb sou céptico! Curas com cristais ? Q grande treta!
Essa ainda é pior q as auras, a homeopatia ou o pai natal!
E para qd um convite ao maior céptico de todos, o Ludwig Krippahl (é provavelmente o primo do Herman) q tem este blog http://ktreta.blogspot.com/

http://skeptico.blogs.com/
http://www.skeptic.com/

Paulo Storniolo disse...

Sou brasileiro e há muito organizo e participo de feiras místicas, inclusive na ArgentiNA E uRUGUAY. Gostaria de saber como participar do evento organizado pelos srs. Minh especilidade é tarot e Leitura de mãos.
Grato.