terça-feira, novembro 21, 2006

Angola na Prova Oral


Não há nenhum angolano que não reconheça pelo menos uma das muitas figuras que habitam as páginas de «Recordar Angola II». É esta a promessa de Paulo Salvador que, após «Recordar Angola I», relembra histórias únicas que marcaram gerações, tragédias, anedotas, retratos daqueles que desempenharam um papel decisivo no desenvolvimento das suas comunidades. Folhear «Recordar Angola II» é relembrar lendas desportivas como António Galo Alves, campeão nacional de natação para território angolano, e Chico Bamba, grande promotor do célebre Óquei Clube do Humbo, que criou equipas de atletismo, voleibol, basquetebol, futebol, natação e andebol; é recordar a brilhante carreira de Quitos, o fotógrafo que registou, durante mais de 25 anos, a história da cidade e das gentes do Lobito, ou a de António Aniceto Monteiro, nascido em Moçâmedes, um dos mais importantes matemáticos do século XX. É ainda a tentativa de registar o lado absurdo de tragédias como a de Carlos Fernandes e Acácio da Costa, que morreram de fome e de sede num local próximo de uma picada, a 50 Km de Benguela. A avioneta em que se deslocavam não se despenhou e a morte foi o resultado de uma série de pressupostos que se tornaram fatais. Muitos outros tornaram-se referências que constituem uma imensa herança cultural e oral depositada na memória de centenas de milhares de angolanos em todo o mundo. «Recordar Angola II» vai ao encontro de uma avidez da parte de inúmeros angolanos que desejam rever a terra que deixaram.

Ao mesmo tempo são lançados 4 CD e um livro de 40 páginas, "Angola - As 100 grandes músicas dos anos 60 e 70" é um documento sonoro das décadas de ouro de criação musical angolana.

Estes 100 temas são apresentados pela primeira vez em CD. Alguns foram editados em singles de vinilo e em cartuchos (o antepassado da cassete). Fazem parte do repertório gravado pelos Estúdios Valentim de Carvalho, em Luanda, que cessaram a sua actividade em 1975, pouco antes da Independência de Angola. Desde então, as respectivas bobines estiveram cuidadosamente acondicionadas em Portugal, até há alguns meses. Foram alvo de uma recolha, selecção, digitalização, recuperação, masterização e são agora apresentad as.

Nomes incontornáveis como Elias diá Kimuezo, Sofia Rosa, Carlos Lamartine, Africa Show, Teta Lando, Chico Montenegro, Mário Silva, Santocas, Santos Júnior, Águias Reais, Quim dos Santos, Artur Adriano, Mário Rui Silva, N'Goma Jazz, entre outros, vêem as gravações dos seus temas mais marcantes estreados em CD.


Por isso, o tema será Angola e o significado que tem este país para os portugueses? As histórias contados pelos nossos pais e avós? As pessoas que conhecemos que lá viveram , se deixaram ficar por lá ou que regressaram a Portugal muitas vezes não esquecendo a saudade que ficou. É muito raro encontrarmos alguém que não sinta um carinho especial por Angola e talvez por isso tenhamos decidido falar sobre isso na Prova Oral.

Hoje, a partir das 19, Paulo Salvador é o convidado desta edição e todos estão convidados a falar sobre Angola, do seu passado , do presente e também do que aí vem. Queremos opiniões, perguntas, comentários vários. A linha é a de sempre: 800 25 33 33.

Sem comentários: