sexta-feira, outubro 06, 2006

Falar em Público com Nuno Miguel Henriques



Não é fácil falar em público porque mais do que uma razão. Primeiro , porque se percebemos que vamos falar para uma plateia imensa é natural que fiquemos mais nervosos do que se estivessemos à mesa do jantar a falar com a família.
Depois, porque o nosso sistema nervoso normalmente não nos auxilia e faz com que algumas das mensagens que queriamos transmitir possam saír absolutamente deturpadas. Aliás um dos objectivos dos vários workshops dedicados ao tema, não é acabar com o nervosismo mas sim dissimular o mesmo.
Como se conquista uma plateia? Como se melhora a performance comunicacional? Como se pode causar boa impressão? Como planear e organizar o discurso e a postura corporal?
Eis uma dica logo aqui: Respirar profundamente durante 30 segundos antes de enfrentar a plateia e canalizar todo o nervosismo pressionando fortemente o dedos dos pés, são alguns dos truques que se podem utilizar numa situação de nervosismo.
E assim, o que queremos hoje é que relatem as maiores situações em que viram envolvidos publicamente. Melhor. Em que publicamente, tiveram que falar para muito gente. Porque eram dirigentes sindicais e tinham que gritar palavras quentes, porque eram o aniversariante e todos pediam um discurso, porque são adminstradores de uma empresa que insiste em levar-vos ao palco na festa de natal, porque numa situação de grande tensão foi a vossa voz que se ergueu mais alto e salvou o mundo, aquela prova oral da universidade onde pura e simplesmente bloquearam – atenção que há muito gente que tem cadeiras atrasadas porque só se passa com a oral e essas pessoas não conseguem e claro o programa de televisão para onde foram convidados e se sentiram naturalmente nervosos ou então não.

Hoje, falaremos então em público na Antena 3 com Nuno Miguel Henriques . Esperam-se perguntas e os vossos comentários por aqui ou via 800 25 33 33.

Sem comentários: