quinta-feira, abril 03, 2008

Antiaging



Uma das maiores demandas da humanidade tem sido o elixir da eterna juventude. Pululam por todo o lado – e pulularam, durante todos os tempos – fórmulas, dicas, práticas – umas mais baseadas na fé, outras na ciência. É sobre rejuvenescimento, ou, pelo menos, bom envelhecimento (um conceito bem mais saudável) que vamos falar hoje, com Javier Güell Peris, licenciado em Medicina e Cirurgia pela Universidade de Barcelona com mestrado em Ciências Médicas pela Universidade de Glasgow, onde se especializou em Cardiologia, e membro da European Society of Cardiology e do Board of the European Society of Antiaging Medicine. Acabou de publicar, pela Esfera dos Livros, O Livro do Antiaging – Técnicas para Rejuvenescer, que nos é assim apresentado:

«Quer aprender a sentir-se jovem por dentro e por fora? Quer viver mais anos e com uma qualidade de vida óptima?

A medicina antiaging estuda os mecanismos que causam o envelhecimento de forma a actuar e a retardar o aparecimento de processos degenerativos que surgem com a idade.

Sabia, por exemplo, que é fundamental reduzir os radicais livres, aceleradores do envelhecimento, da nossa alimentação e apostar em antioxidantes, como as verduras? Que o chá verde reduz os níveis de colestrol? Que é aconselhável um mínimo de 30 minutos diários de exercício, quatro a seis vezes por semana? Que aplicar uma máscara de morango é um bom anti-rugas?

A passagem do tempo afecta-nos a todos e quanto mais cedo tivermos um diagnóstico precoce das doenças ou factores de risco que podem diminuir a nossa longevidade, mais rapidamente podemos prevenir.»

Estamos mais habituados a associar esta área da medicina à cirurgia plástica e afins, porém, o nosso convidado, é cardiologista e actualmente dirige um consultório de Cardiologia e Medicina preventiva no Centro Médico de Teknon de Barcelona, além de ser director médico da Genosense Diagnostics Ibérica, empresa dedicada à análise de genéticos para a prevenção da doença coronária.

De como o rejuvenescimento não é só um conceito estético nem uma tentativa inglória (e às vezes pouco saudável) de contrariar o tempo, e do conceito de antiaging: perguntas, dúvidas, mitos, perplexidades e comentários para o 800 25 33 33 e caixa de mensagens do blogue. A partir das 19, com Fernando Alvim e Cátia Simão.

*****


O FREAK SHOW DA PROVA ORAL É HOJE – E VAI NA TERCEIRA EDIÇÃO; HOJE E NÃO AMANHÃ NEM DEPOIS. SE FALTAREM HOJE, DEPOIS SÓ PARA O ANO. VEJAM LÁ O QUE FAZEM À VOSSA VIDINHA.

Sim, e a partir das 22 horas, na discoteca Ar de Rato, em Coimbra – e com entrada livre. Entre outras coisas, que nem os deuses adivinham, ouvirão o mestre Sarapitolas recitar poesia, o faquir Stephano a engolir (facas, nada de confusões), a casta Lili mostrando o seio tão casto que até dói, os beatsboxers da Ria de Aveiro, Alexandrino hipnotizando a eito, um espectáculo de Rita Cardos, vencedora da edição 2000 do Festival Termómetro (que promete novos temas), um grupo de fados de Coimbra que fará derramar saudosas lágrimas à assistência, antes da entrada de encantadoras e encantadas serpentes. A coisa termina com a actuação de João Gentil – que é para ninguém sair de lá a sentir que «faltou qualquer coisa». Pronto, agora esqueçam-se.


Adenda importantíssima: o Hotel



Para aqueles que morem longe de Coimbra e não queiram fazer a viagem de regresso na mesma noite, informamos que nos – e vos – apoia o Hotel Dona Inês: há preços especiais para o Freak Show. Para mais detalhes, o telefone do Hotel (sim, com h grande porque o Dona Inês é um senhor Hotel: ora vejam lá no site) é o 239 855 800 e o mail é reservas@hotel-dona-ines.pt. Isto é para acabar de vez com as desculpas.

18 comentários:

Luis disse...

O chá verde reduz os níveis de colestrol? E o cha lana aumenta os niveis de nervossismo (nos benfiquistas)
Bem agora que já fiz a piada parva, gostaria de fazer uma pergunta que é só para tirar as teimas á minha mulher o alcool conserva não conversa? porque ela ta sempre a dizer , bebe mais que vais acabar lindo vais.

Anónimo disse...

Como se chama, como é? Antiaging? Não é nada disso... aqui entre nós, e baseando-me em sites com grandes níveis de popularidade, dão-se pelo nome de M.I.L.F.! Isso é a vertente mais bonita e simpática da palavra antiaging... Agora se formos pensar no outro lada, no lado mais feminino... Eu pessoalmente não gosto de falar nisso. Normalmente, segundo as mulheres, chama-se a isso charme!!! E nessa altura, só me apetece partir-lhes a boca toda... aos charmosos, claro está! É uns com tudo e outros sem nada... É este o pais em que vivemos...

Anónimo disse...

A propósito do Freak Show...

O Sarapintolas ainda, à semelhança de ha dez anos atrás, as calças de ganga até aos sovaco e o cabelo empregnado de brilhantina....

Heheh

Anónimo disse...

propósito do Freak Show...

O Sarapintolas ainda usa, à semelhança de ha dez anos atrás, as calças de ganga até aos sovaco e o cabelo empregnado de brilhantina....

Heheh

Maria disse...

Começo a achar que o chá verde é o segredo para a salvação da raça humana.. ;)
Por sorte é o meu favorito, só porque sabe bem, porque gosto mesmo..
Vou ouvir o programa com atenção, quero truques e dicas, pq isso das rugas serem marcas da vida, charme, etc, é verdade.. mas não tem muita graça quando a cara é nossa..!! (não que eu tenha alguma, claro)
se se puder evitar, ou pelo menos atrasar, melhor ;)

Patrícia13 disse...

Olá a todos! Concordo que existem variadíssimas técnicas para nos sentirmos melhor com o nosso corpo. Para mim, há cerca de 3 anos, emagreci 22 Kg (de 78 kg passei para 56 kg em 1 ano e meio) com base na introdução de muitos legumes verdes na alimentação e na redução de alguns com mais calorias (tipo batata, massas, etc) mas nunca sem deixar de os ingerir tb... E não, nao estou a brincar nem nunca mais engordei até ao exagero em que estive. Foi de igual modo importante, o querer muito e toda a minha motivação para não desistir. Como tal, este tema interessa-me mto porque mesmo para controlar certas doenças podemos sempre pedir ajuda à natureza e procurar saber o que nos ajuda a combatâ-las.
Seja ele pepino para as olheiras, óleo de amendoas doces para as estrias ou chá verde para colesterol ou seja lá para o que for, sempre podemos experimentar para ver se dá resultado... E claro, estarei com mil ouvidos para apontar mais algumas técnicas que desconheço! E uma comidinha vegetariana de vez em quando só faz bem! Ao corpo e à alma! :o)
Beijocas a todos!

Nuno disse...

Preocupação antiaging a mais pode provocar stress e acabar por ter como resultado.....o aging! O melhor mm é a malta não se preocupar muito e não dar mta importância a isso, mas comer de forma equilibrada, fazer algum desporto, não fumar tabaco, beber pouco e f.... muito, se os genes ajudarem a coisa vai! Falo por mim que devo ser um privilegiado, pois já tenho 35 invernos, todos os meus amigos já têm a barriguita da ordem (desporto tá quieto, dps admiram-se) e eu cá vou andando 180cm/76Kg pele e osso qb a provocar inveja nos velhotes da minha idade! Belo conceito esse tal de MILF!
Parabéns pelo programa que é, para mim, de audição obrigatória! Fazem-me sempre rir, contribuem para aumentar o conhecimento e os temas são interessantes(excepto aquelas gdes tangas das curas dos cristais e outras tretas parecidas)! Autêntico serviço público. Deviam consignar-vos parte de um imposto pago pelos contribuintes!

Anónimo disse...

Olá

Eu bebo muito chá, no inverno é quentinho, e no verão é à temperatura ambiente (morninho portanto...), mas bebo-o porque sim, não para curar doença nenhuma!

No entanto gosto muito das receitas caseiras para tudo, espero que digam algumas...

Agora perguntas: quando é que me devo preocupar com as rugas? antes de as ter? ou basta quando começarem a aparecer?
Ouvi dizer que, como nós Açorianos, vivemos num clima mais húmido não precisamos de usar tantos cremes, é verdade?

Anónimo disse...

Olá Alvim!

Primeiro de tudo, muitos parabéns pelo programa, salvo raras excepções, os temas são em minha opinião bastante bons ... acabo sempre por soltar umas gargalhadas no meio do trânsito, o que ainda é melhor... relativamente ao tema de hoje: para mim, a idade é um estado de espírito ... acredita ... obviamente que, e especialmente a nós mulheres, nos custa a partir dos 30 ver o corpo a mudar, é inevitável e sabemos que será sempre para piorar...acho que nos devemos preocupar por questões de saúde com o que comemos e com o tipo de vida que levamos mas não podemos viver obcecados em eliminar as inevitáveis marcas que o tempo vai deixando ... Também não nos podemos esquecer que o importante, não é a capa do livro, mas o seu conteúdo ... pelo menos, para mim ... um grande beijinho ! maria

Visão Mestre disse...

Deixem-me fazer uma pergunta ao vosso convidado.
Que achará ele de medicamentos ou outros compostos químicos que invadem o nosso mercado?
Falo do caso recente da Depuralina e de Herbalife... que garantem a purificação do corpo e um "bem estar" quase invejável!
Obrigado Fernando.
Abraço para ti e para o meu amigo João Gentil!

Enf. disse...

Olá Alvim
Parabéns pelo programa, adoro, oiço sempre.
Eu, sou Eng. Informática e trabalho todo o dia sentada, só me levanto para comer, sou muito preguiçosa, não faço nenhum tipo de exercício e fico cansada só de pensar nisso. Mas o meu problema é as borbulhas que sempre tive, mas nunca como agora. Pergunta lá ao teu convidado o que devo fazer.

Beijos para todos e obrigado.

Purplemind disse...

Ola:)

Existe uma obcessao com a idade. As pessoas querem ser novas 'a forca. Toda uma industria aproveita e faz as pessoas acreditarem que estam a ficar velhas logo sem encanto. Nada mais errado. Acredito que as pessoas sao como o vinho melhoram com a idade. A garrafa fica velha e com po mas o vinho melhora. Agora nao 'e qualquer vinho que se pode guardar anos e anos tem de ser um reserva. Um reserva em termos humanos 'e uma pessoa que nao 'e escrava do corpo.

Abraco
David

Purplemind disse...

olha o zip a abrir lol

nonameatall disse...

mas k cena e esta e a 2 vez k ligo prai e cortam me a fala FODASE

mas k merda nao me deixam acabar a puta da minha frase e nao me respondem!

nunca tal vi tinhas pouco tempo o caneco

nonameatall disse...

deve ser deve e mentira e a peta do ano um livro k te faz revujenescer po crl nunca tal vi nao sabem e nada deem o livro a um velho de 70 anos vamos la ver se ele revujenesce ! E alem de eu colocar as perguntas e nao me as responderem ainda por cima cortam me a puta da minha palavra!

Vou comecar a gravar os episodios disto e colocar no youtube so para o pessoal ver e ouvir o k e k se ta a passar!

Servico publico o tanas!

nonameatall disse...

entao nao e k tipo faco uma pergunta e tal e depois acontece me isto tipo nepes nao!

Eu fiz uma pergunta e depois dizem me k tem k me despaxar e depois o Javier nem chegou a saber a pergunta que eu tinha feito axam isso decente!

E o mesmo k se eu fosse funcionario publico mandava te despaxar tanto a ti Alvim como a outra pessoa tavas para fazer o teu BI para continuares legal em Portugal e eu olha hoje nao da!

E imagina que eu seria o unico funcionario publico k existisse no Portugal inteiro e sempre k te calhasse a ti u a catia u a Rita ou a kalker outra pessoa !

Era tipo mandar ir dar uma volta!

Tipo isso e de ficar doente meu!

FDS

Vou comecar a dizer ao ppl da net e/ou fazer uma peticao para boicotar o programa!

Entao voces nao sao moderadores puseram um gajo a falar da vida toda dele e tal k lhe aconteceu akela cena e k um espanhol e tal pos lhe a fazer uma cena para mijar mijo branco!

K ganda cena tempo total da conversa uns 10 minutos eu so fikei nem 1 minuto e ainda faltavam uns 6 minutos para acabar o programa!

FDS meu se e assim de cada vez que eu telefono nem a vale a pena telefonar servico publico e pa esquecer meu!

Cão Sarnento disse...

Ah, e tal... e agora, minhas senhoras e meus senhores (e idiotas em geral, sem qualquer distinção de género ou credo), aqui tenho o segredo dos alquimistas, mantido em sigilosa existência durante longos séculos, que finalmente colocará ao alcance do comum mortal o elixir da eterna juventude! Sim, minhas senhoras e meus senhores, (e os tais idiotas), este fantástico néctar dos deuses está disponível em forma de ampolas, comprimidos e (para os que gostam de loucuras clássicas) supositórios. E tudo por uma módica quantia de 69 euróticos (IVA incluído). Basta tomar uma dose por dia! É só uma por dia! Tal como indicado na embalagem, logo depois do nome deste incomparável prodígio da ciência. Sim, sim, exactamente a seguir a essas letras vermelhas onde se lê " Idiotice de acreditar na juventude eterna". Só 69 euróticos.

nonameatall disse...

man duas cenas para ja nao existe juventude eterna ker dizer existir existe mais ou menos assim assim nao nao existe pronto!

A nao ser k te injectes e tal botoxes e outras merdas k o resto do ppl se injecta figuras publicas ou transfusoes completas de sangue como o mike jagger e restos enfim nao ha juventude eterna mas a cena de manter o sexo em dia tb te rejuvenesce mentalmente!

a tal cena por isso foder e manter tudo em dia ta se bem e vai se a lua mas tares a praticar sexo sem estrogenio conforme ta mais do k visto na terceira idade viagra a condizer para os homens a para as mulheres enfim para as mulheres e a doer com a falta de estrogenio por isso e k ha idosos a tomar vitaminas logo de manha e tal !

Pontos k nao foram focados no programa anterior no kal me dao barras!

Por isso ja sabem para ligar para a Prova Oral e estupido e ainda por cima nao chegam a responder e tal!