segunda-feira, abril 14, 2008

Software Livre



O facto de, quando compramos um computador, ele vir equipadinho com o software da praxe, dá-nos a ideia de que isso acontece por gentileza do fabricante – e é à borla. Mas não: o preço final inclui o do software. E quanto a outros programas que, ao longo da vida de utilizadores, formos precisando, caso não sejamos profissionais sujeitos a fiscalizações: pirateia-se. Pois. Mas não tem obrigatoriamente que ser assim. E a palavra, ou melhor, as palavras de ordem são software livre.

É deste tipo de recursos informáticos que vamos falar hoje, com as presenças de Fernando Batista (Marketing Manager Sybase), Rui Ribeiro (Professional Services Manager Sybase) e Paulo Trezentos (Director Técnico da Caixa Mágica). Segue uma resumida lista de algum software pago, de um lado, e do outro as versões em software livre que os nossos convidados sugerem:


Sistema Operativo Windows ou Caixa Mágica (português), Alinex (português e orgulhosamente alentejano), Mandriva, Ubuntu, CentOS, Mandriva, Red Hat, entre outros...

Office ou Open Office

Photoshop ou GIMP

Corel Draw ou Scribus

Adobe Acrobat Writer ou PDF creator, Cute PDF Writter, Primo PDF

Anti-virus Macfee, Norton ou MoonSecure Antivirus, Clamwin

Internet Explorer ou Mozila FireFox, Konqueror , Safari

Dreamweaver e Microsoft Sharepoint ou Joomla, OpenCMS

Microsoft Outllok, Microsoft Exchange, Lotus Notes ou Scalix

Adobe Soundbooth ou Audacity

Autocad ou Qcad


É possível, realmente, fazer estas substituições sem perdas de capacidade? É-o só a alguns níveis de utilização?, sendo, por exemplo, o uso profissional mais avançado ainda dependente do software pago? O público, de uma maneira geral, conhece estes programas gratuitos e poderia perfeitamente instalá-los?, ou, por outras palavras, é de facto um mito a ideia que muita gente tem sobre a instalação deste software livre ser mais complicada? E porque não recorrem mais a ele as instituições públicas, uma vez que é dos nossos impostos que sai o dinheiro para o comprar, hum?

Quanto a vocês, digam-nos se têm o hábito de usar software livre e como se dão com ele ou, caso não tenham – por algum medo de erros fatais e janelinhas avisadoras do apocalipses informáticos –, aproveitem para desfazer equívocos e mitos, colocando questões via 800 25 33 33 e caixa de mensagens do blogue. A partir das 19, com Fernando Alvim e Cátia Simão.

72 comentários:

Anónimo disse...

Uso o FIREFOX para navegar na net, para mim é a browser mais segura e inovadora,e pelo que tenho lido o numero de utilizadores deste browser não para de aumentar.

Sagres disse...

Citando Chris Anderson, editor-chefe da Wired, que disse que “o futuro dos negócios é ser grátis” não posso deixar de comentar.
Uso algum software livre, mas tem os seus contras. Um Open Office ou um Gimp não fazem o mesmo que um Microsoft Office ou um Photoshop. Isto não quer dizer que sejam inválidos para a maior parte das pessoas, que não são.
O problema é que as pessoas continuam a olhar de canto para o software livre, como tudo na vida, o que é grátis é inferior a um produto que é comprado.
Actualmente uso o Mac OS X, já usei o Linux, mas para a minha área simplesmente não serve, pela razão que um Gimp é limitado em relação ao Photoshop. Gosto do conceito do mac, já que quando compro a máquina todo o software que preciso vem pré-instalado de origem.
Contudo, o software livre veio para ficar

Anónimo disse...

Uma rapidinha:

Como é que eu arranjo um corrector ortográfico (pode ser sem Acordo) para o Write do Open Office? De preferência em Português de Portugal (o do Word da Microsoft é damasiado "lágau prá xuxu" para o meu gosto).

Anónimo disse...

Bem, vou só deixar aqui uma "acha prá fogueira"... Se quando compramos um computador novo, estamos a pagar o software, certo... então como é há muito "boa" gente e quando difo "boa" gente digo lojas de informática, a instalar software pirata?! E depois têm preços fabulosos, pois têm! É a velha história... se descubrires quem faz isso, denuncia!

Anónimo disse...

Software livre é óptimo para sacar DVDS, por ex: TORRENTS. O dinheiro que já poupei no cinema e nas lojas de aluguer.

Anónimo disse...

Vocês e os médicos podiam-se era inscrever num workshop do género “quando estiver a falar com um simples mortal, vou esquecer que sou espectacular, e vou tentar não querer impressioná-lo com termos técnicos e elaborados” ;)

Anónimo disse...

Eu uso software livre desde o openoffice 1.1, tem sido uma experiencia positiva e barata, e apartir do openoffice 2 faço tudo o que o microsift office faz, incluindo documentos ligados entre si e com bases de dado e muitas outras coisas, ao openoffice só e apenas aponto um arranque do programa lento, mas depois é sempre a aviar cartucho.
Tambem uso o deepburner uso-o para gravar cd´s e dvd´s, e o gimp para imagens e fotos tem algumas limitações pouco importantes, e agora queria queria substituir o outlook, dai venho pedir a vossa ajuda para o seguinte:
Preciso de um programa para windows em português que seja uma agenda com lista de tarefas em que se possa ler e gravar a partir de um segundo pc.
Dantes usava o epim agora com a versão 2 não dá para alterar apartir de um segundo computador, pelo que desisti e voltei para o outlook.
Já testei o da mozilla quer em isolado que como ad-on nem sequer dá para aceder ao ficheiro do 2º pc...
Desde já obrigado

Anónimo disse...

Alvim :
Pensa bem na resposta á pergunta que te vou fazer, porque há oportunidades que não se devem deixar escapar.
- Queres ser meu namorado?
Pensa bem no que vais responder, aliás até tens dois dias pra pensar.Findos esses dois dias e caso a resposta, seja NãO, nesse caso irás receber uma foto do meu estimado corpo com a nota " ATENTA O QUE PERDESTE MEU LAMBÃO"
E agora vou ali á intimissimi e volto daqui a dois dias.

Anónimo disse...

Olá a todos.

Em primeiro lugar queria corrigir o amigo sagres.

O conceito que ele fala do mac não é assim. Desde quando sagres vem pré-instalado o Adobe Photoshop no Mac OSX?

Agora em relação ao software livre, venha ele. Quanto mais melhor.


Pois neste momento em cada área apenas existe praticamente um GIGANTE de SOFTWARE QUE VAI COMENDO A CONCORRÊNCIA.

Ora vejamos:

DESIGN - ADOBE
19 abril 2005
Adobe compra Macromedia
(na altura os dois gigantes do design)

ARQUITECTURA E 3D - AUTODESK
Aqui havia 3 "potências"
Autodesk compra Alias(Maya)
out 2005

Autodesk compra Discreet(3DMax)

Isto são apenas dois casos de um mundo que conheço bem.

Onde vai parar?

No inicio é bom pois passa a existir uma maior integração entre softwares que antes não havia.
Ex:Fazer as coisas em Illustrator fazer Copy entrar no Flash e fazer Paste e tudo corre bem.

O problema será penso eu a longo prazo, não existindo concorrência, pode-se ter os preços que se quiser. E lançar mais versões que no fundo não acrescentam muito são quase e apenas só marketing.

O futuro passará então pelos freewares, mas tb em melhores freewares e mais profissionais que hoje em dia. E não só apenas para uso caseiro como é até agora.

Bem sei uso profissional é para empresas, logo elas tem dinheiro deve pagar bem.
Nada mais errado.
Então e as pequenas empresas e profissionais freelancer? Como vão ter dinheiro para esses softwares profissionais pagos?
Especialmente nesta época que vivemos de recessão.

Anónimo disse...

A Prova Oral entra para o Guiness: nunca um programa de rádio tinha tido Trezentos e dois convidados em simultâneo.
Parabens, Alvim!

Anónimo disse...

Software livre é o melhor do ser humano a vir ao de cima numa internet que cada vez mais é o espelho da sua alma, esta é a parte boa, e tem tudo que ver com o conceito inicial dos fundadores da rede. É um comunismo puro, belo, mas sem comunistas.

Anónimo disse...

O Paint.Net tb é uma boa alternativa para quem não domina Adobe Photoshop e só quer fazer umas coisitas nas imagens.

E é freeware.

Bjocas

gupi disse...

O problema do Opensource é que como é de borla as pessoas não lhe dão valor. Se tivessem de pagar 20 30 ou 50 euros ai já compravam e lhe davam valor.
Como é de borla nem passam cartão.

Anónimo disse...

Sou informatico e dei-me conta que o maior problema de mudar do Windows para Linux (OpenSource) e o facto de estar mais habituado a trabalhar com o Windows.

Mas nada que 4 semanas de adptacao nao resolvessem. Agora contem com essas 4 semanas de para se adptarem.

Actualmente consigo fazer tudo no Ubuntu que conseguia fazer no Windows.
Sem pagar !!

Pedro

Unknown disse...

eu so sei , o q sei ...e como digo a geracao simplex ai o teu convidado
so deve ter net a 11 anos granda taronara

Anónimo disse...

Boas Alvim! FIREFOX sempre! mas tem por vezes falha nas actualizações especialmente em macosx...
Já foi utilizador PCWindows mas depois passei para Macosx nunca mais quero PC!!!!!!!!!!
Que tal falar um pouco de Joomla.Hum?
Sou um utilizador "feranho". Qual a vossa opinião sobre este Software Livre?
Isto de escolher um tema sobre informática leva a mandar uns tiros na "gramática" da informática. (especialmente as meninas). Va com calma pessoal lol

Rachel disse...

O problema da era moderna é principalmente a falta de sensibilização dos utilizadores para os problemas legais que advêm da falta de licenças…
enquanto estamos ao nível do utilizador “doméstico”, ainda vá…
O pior é, quando é absolutamente necessário, em virtude da actividade desenvolvida, haver licenciamento de programas…
E depois… ficam muito espantados quando são constituídos arguidos em processo-crime e com a Microsoft a pedir milhares de euros a título de indemnização civil.

Fernando Alvim: Também não podes ter toneladas de GB de musica no teu PC, sem que a mesma seja “légau”, ainda que a fonte de gravação seja um CD teu, também “Légau”. É só um avsiso à navegação… Sabes qtos DJ’s foram presos por causa disso este verão?

Anónimo disse...

ALVIM, PERGUNTA SOBRE O VIXTA A VERSÃO LINUX COM ASPECTO DE VISTA E PERGUNTA SOBRE JOGOS PRA LINUX

Anónimo disse...

Para quando o kit: "Martelo no computador"?
Sim! porque por vezes o n/ amigo te o seus inconvenientes...

Será que existe em Portugal algum sitio em que se pague para partir um computador a martelo como método de anti-stress???

Anónimo disse...

Quando compramos um computador, é-nos impingido o Windows da Microsoft!

Anónimo disse...

Olá a todos...

Seja bem vindo o Software Livre... mas desejo boa sorte para quem se atreve a lança-los.

Fazer concorrência ao Sr. Bill Money não é fácil, visto que tudo o que é Microsoft vende, pelo simples facto das pessoas terem sido bombardeadas ao longo dos anos com esta publicidade..muitas vezes enganosa.

Nem sempre o que é mais popular é o melhor...dou um exemplo. Quando falamos de consolas o que nos vem à cabeça?? Playstation...aliás consola e playstation são sinónimos em Portugal (pelo menos).

Anónimo disse...

oras boas queria so colocar uma questão. sou utilizador de programas de calculo estrutural e desenho técnico, existem ferramentas open source que façam a mesma coisa? existe algum autocad ou cype ou sap freeware?
obrigado

PORNSTAR disse...

Boas pessoal, (enfim farto de tentar ligar resta-me o blog :p)

Sou um utilizador orgulhoso de Software-Livre, uso Ubuntu 7.10 Gutsy Gibbon. Uso Linux desde 1998 (não continuamente, excepto nos últimos 2 anos) e é completamente o "meu mundo". Já experimentei bastantes distribuições de Linux (bastantes mesmos: RedHat (4.2 a 5.0, agora Fedora), Slackware, Debian, Mandriva (e antigo Mandrake) entre muitas outras.). Gostaria de colocar uma questão um bocado outside (não sei se será possível responder por parte do técnico mas pelo menos tentei), porquê a escolha de pacotes RPM em vez de DEB ?
Em relação ao hábito de usar Windows, não se esqueçam que há o VMWare que é um excelente software de virtualização (VMPlayer e VMServer são freeware) que permite ter um sistema operativo (guest) a funcionar sobre o instalado de raíz (host). O que diminui potencialmente as dores de cabeça que normalmente as pessoas têm á procura de software específico (embora haja bons softwares alternativos open-source).

Abraço Tiago Pires

Anónimo disse...

Alvim, pede umas explicações à Cátia Simão que ela está-se a revelar uma entendida!

Há uma distinção fundamental entre software livre e software gratuito. O primeiro é software em que tu tens acesso ao código fonte e podes por isso fazer alterações ao mesmo. Para isso, podes ter que pagar, como por exemplo nas versões enterprise do Linux Red Hat. Um exemplo de software gratuito, não open source, são aquelas aplicações cujo modelo de negócio é à base de publicidade. Se quiseres a versão sem publicidade tens que pagar, mas nunca tens acesso ao código fonte.

Em relação aos Sistemas Operativos, a maiorias dos leigos estão formatados para usarem Microsoft, mais por questões de compatibiliade. O Windows XP foi o melhor Windows de sempre. Hoje em dia o Vista não chega aos calcanhares de SOs como o Apple OS X ou o Linux Ubuntu.

MMeireles disse...

Olá
Sou completamente a favor de software livre. Porque pagar quando podemos ter o "mesmo" serviço a custo zero. No meu computador pessoal tenho o Ubuntu Acontece que sou arquitecta e não há nenhum programa de desenho decente que se adapte a Linux....

Marta

Anónimo disse...

Ó Gustavo Ribeiro! Essa do 'especialmente as meninas' é completamente descontextualizada!

A informática não é um mundo de homens. Eu sou informática e sou 'menina'. E ressinto-me desse tipo de comentários-cliché.

Actualiza-te ok?

Até te perguntava umas coisas sobre o Joomla, que é um CMS que quero conhecer. Mas só por causa disso já não te pergunto nada!

Paulo Nunes disse...

Acho sempre patetica a atitude dos defensores do Sw livre, sempre tao zangadinhos com a Microsoft.
É claro que o que é bom, se paga!
É claro que que depois de anos de integração com a linguagem Microsoft, quase todos os "outros" sistemas como storage, networking, messaging, e por aí fora, dependem dos sistemas MS para garantirem os SEUS próprios niveis de serviço. E desculpem, mas a MS tem um mérito muito grande; Tornou possivel que qualquer canalizador possa instalar um sistema operativo! Os meninos do Linux/Unix ainda se alimentam da idei romantica do Tecnico de Informatica qual figura mitologica.
Acho que o software livre tem o seu lugar, mas não é em minha casa. Aliás, enquanto o Linux não inventar uma killer-app que faça a ponte com os sistemas MS, esqueçam, não passa de servidor web.
PN, Engº Sistemas Abertos

Anónimo disse...

Eu sou como o Alvim, entendo de computadores aos pontepés. No entanto uma vez decidi instalar o Caixa Mágica num PC cá de casa. Correu tudo bem, e a instalação foi finalizada com sucesso e o sistema operativo era engraçado e tal :) No entanto sempre que queria instalar um programa tinha de ler instruções!! E toda gente sabe que o homem não lê instruções!! É esse um dos principais problemas dos Linux, são complicados para instalar coisas.

Anónimo disse...

Algumas questões:
Quantos utilizadores no mundo linux vs utilizadores no mundo windows?
Claro que os virus são "todos" para windows, se o sistema operativo mais utilizado fosse MAC ou Linux, então "todos" os virus e etc seriam para os ditos sistemas.
Ao ter uma maior superfície de ataque, a probabilidade de sucesso de um desses softwares maliciosos é obviamente superior.
Ps: Não se esqueçam dos custos escondidos dos linuxes, há que pagar (e bem pagar) a quem os suporta...

Anónimo disse...

Olá a todos!
Sou aluno de informatica, e recomendo o opensource!
A minha escola tem um projecto inovador e todos os computadores da escola existem, sistemas operativos como o LINUX ou o Ubuntu e acho excelentes mesmo!
Principalmente Ubuntu!
Caixa Magica tambem é muito bom!
E jogos open source?
E ja agora adoro o ubuntu pelos efeitos 3d e isso que a Windows tentou copiar para o Windows Vista!!!

Anónimo disse...

Só para avisar que o FORMAT C: nao funciona. Visto que o windows não deixa formatar-se a ele próprio. Nem pela janela de comando de DOS nem pelo proprio windows escolhendo a opção para Formatar o disco em que estiver o próprio sistema operativo.

Alvim, para de interromper os ouvintes que telefonam para aí. Sempre que alguem fala e vem qualquer coisa à tua cabeça do que estao a falar, tu interrompes e a conversa perde-se pelo meio...lol :)

Anónimo disse...

Viva,
apesar de utilizar o OX 10.5 (Não livre), e ter maior parte dos meus programas livres , eu penso que a microsoft tevo o seu melhor sistema operativo no windows 98, a partir dai foi todo o mesmo, apenas um pouco mais "bonito". Tive o vista da microsoft antes mesmo de sair, e jurei que não instalaria mais tal aberração, bem mudei para aplle e È PAGO na minha opinião OX 10.5 Leopardo Ultrapassa de longe qualquer Linux (Livre)

Anónimo disse...

Olá.
pf esclarecam se existem ou não virus em linux.

posso ir a banca online tranquilo usando o alinex ou tenho que ter algum cuidado especial?

obrigado

Anónimo disse...

Boas,
Para mim a questão não é "ele vir equipadinho com o software da praxe", mas sim ele vir equipadinho com montes de "lixo" cuja única finalidade é ocupar espaço precioso no computador.

Anónimo disse...

Olá, boa tarde!

Além dos vulgares Windows, office, etc., sou um utilizador de aplicações de Sistemas de Informação Geográfica, designadamente de um fabricante bastante conhecido e que faz cobrar muito bem os seus sw's e serviços.

Há alguns anos que a comunidade científica tem vindo a dedicar muitos dos seus recursos no desenvolvimento de aplicações SIG e WEBSIG Open Source. Contudo, a interface mais técnica, pouco intuitiva e menos "arranjadinha" tem dificultado a disseminação destes pacotes de sw livre.

Na minha opinião, tem sido esta a razão para os fracos índices de utilização destas aplicações.

Cumprimentos a todos e continuem com estas iniciativas!

Anónimo disse...

Oi alvim... na minha opiniao o vista é o pior sistema operativo de todos os tempos... penso que este sistema da microsoft so saiu para combater a concorrencia e para depois nao poderem dizer que eles nao fizeram nada durante os anos seguintes ao xp. O vista é muito bonito e tem um visual engraçado mas o sistema só dá problemas. inclusive, o internet explorer cracha por tudo e por nada.

Infelizmente o meu portatil veio com o vista, mas instalei o ubuntu que julgo ser um sistema muito fiável. pena a minha grafica dar problemas com o ubuntu. ja tentei actualizar o krenel mas deu-me um erro.
Será que me podem ajudar?

Anónimo disse...

só para referir que o Vixta.org também é um "linux" português!

Shinigami disse...

Boa tarde, sou utilizador de linux à 8 anos, o sistema como um participante disse, que aproveitava melhor os recursos do computador, não é assim tão linear, porque o sistema vem com o "kernel" (nucleo do S.O.) pré-configurado para uma grande compatibilidade, para uma mais facil migração. Para se obter o real desempenho e qualidades não são meras 4 semanas de adaptação, é preciso conhecimento, e dominio dos recursos, para se conseguir obter um sistema operativo perfeitamente justo ao computador.
não estou a criticar, estou apenas a divagar, nem falo mal do "caixa magica", uso Slackware, quem já está neste mundo à muito tempo tem a visão clarificada e diz que são todos basicamente iguais, só mudam alguns modulos e software's que vêm incluidos, a microsoft veio preencher a lacuna entre a maquina e o utilizador, e daí o seu enorme "boom". Qualquer pessoa que vá perdendo um pouquinho do tempo, em vez de andar a ver paginas improprias, se andar a ver como é o sistema operativo, passado algum tempo já consegue ter uma noção da facilidade de transição.

Umas perguntas para o programa, um tanto ao quanto rectorica mas aqui vai, há registos de virus nos sistemas linux? os antivirus existentes para linux, vão procurar falhas no sistema linux, ou em ficheiros windows no linux?

agora uma chalaça para os convidados!

woot me?
foo you!

Anónimo disse...

é verdade o maior erro da antena 3 foi alterar o seu site a sua identidade

Anónimo disse...

Tenho uma duvida...
Instalei o Ubuntu recentemente e achei muito bom mas ainda acho que ainda se torna um pouco dificil de aprender pois quando precisamos de instalar certos drives parece que ainda temos aprender a escrever código para que o equipamento fique a funcionar.
Existe maneira mais fácil de o sistema operativo instale os drivers e hardware de forma simples???

Anónimo disse...

Não consigo comprar um portátil sem sistema operativo!!!!

será isto legal?

Anónimo disse...

Sou estudante de Ciencias de Computação e no Ensino Secundário, sempre trabalhamos em ambiente Windows (fosse para programar, editar textos, folhas de cálculo, edição de imagens, etc), até que um dia, um dos nossos professores nos mostrou como fazer uma instalação de Linux, especificamente com a "Caixa Mágica". Depois disso, nunca mais utilizamos sistemas Linux.

Quando cheguei ao Ensino Superior, praticamente nunca mais utilizei sistemas Windows para os meus trabalhos. No início foi um pouco díficil para esquecer a filosofia Windows, mas agora sinto-me bem com Linux.

Penso que em Portugal ainda não é comum a filosofia do software livre.
Apenas pessoas com conhecimentos um pouco acima da média se interessam por Open Source, isto porque em Portugal, estamos viciados em Microsoft.

Com isto tudo, fomos bombardeados com mais um "falhanço" da Microsoft: o Windows Vista.
Eu próprio sou obrigado a utilizá-lo, porque por razões de acordos entre o fabricante do meu portátil e a Microsoft, não posso instalar outro sistema Windows que não o Vista.

Com isto tudo, estou arrependido de ter comprado um Apple MacBook, pois com certeza não teria problemas do género que tenho actualmente, visto o sistema Apple ter por base o mesmo que Linux (Open-Source).

Tenho pena de os consumidores portugueses em geral não serem mais informados sobre sistemas/programas livres, pois não teriam de piratear tanto, e provavelmente ficar melhor servidos.


Parabéns à Prova Oral pelos excelentes programas que têm proporcionado.

Anónimo disse...

O melhor remédio para um PC:

Format all Yes or No?

Uhm...

Vai YES!!! ENTER!!!

lol

Fim de tudo o que tinhas...

E o começo de algo novo...

Anónimo disse...

Viva,
Ena, um utilizador a falar de SIG/GIS. Provavelmente deve ser o que me está a impedir de mudar totalmente para o Linux.
Já agora, deixo aqui mais uma sugestão de debate neste contexto: ooxml vs. odf :D
Cumps
geoair.pt@gmail.com

Filipe Pereira disse...

Criar um directório de software open sorce para download.

Ketraar disse...

Boas

Finalmente um tema à minha medida.
Sendo eu designer gráfico e viciado em PC's em geral, uso o PC 10-16 horas por dia. No trabalho uso varios programas profissionais e como a maioria da gente o OS XP Pro.

O problema do OpenSource não é a qualidade inquestionável, nem o preço. O problema é a compatibilidade. Já há que tenha Dualboot (esta é para chatear o Alvim) mas como OS principal tem um OS da M$. Olhando que a nível de jogos poucos são os que são compatíveis com Linux e companhia, leva as pessoas a optar pelos sistemas da M$. Para não falar na maior oferta de Hardware, drivers e afins e a manutenção.

O verso da medalha é gramar com todo o entulho que é produzido para os OS da M$.

Eu como muitos vou mudar para o Vista (ou o outro que vem a caminho em 2010) logo que a fase de Public-Beta testing acabe e o OS esteja estável. Alias como foi com o XP.

Mas não desistam.

Abraços e beijos respectivamente

Filipe

Anónimo disse...

A gente só aprende quando realmente precisa Alvim. Eu tenho uma colega que nem sabia com ter rede sem fios.
Quanto ao vista o pior são as actualizações automáticas a meio de um trabalho...

Anónimo disse...

Já agora deixo uma excelente página para quem pretende migrar para software opensource:
www.osalt.com
Cumps
GeoAir

b@be disse...

Ola a todos!!

Ajudem-me... existe software livre para "substituir" o windows media player? e que seja compativel com o windows vista?
ou então, qual a melhor forma de ler todas as extensões e mais algumas neste programa??

beijos da babe

Anónimo disse...

Para SIG / GIS existem várias soluções para Linux! gvSIG, qgis + grass, PostgreeSQL + Postgis...

Anónimo disse...

Tanta asneira que ai se tem dito meu deus... Ainda por cima proferido por pessoas com cargos em empresas que são lideres nos seus segmentos de mercado.Em primeiro lugar o software livre não é sinónimo de open source.O Open Source quer somente dizer que a linguagem escrita pelos programadores está acessivel para ser inspeccionado.Outra coisa, o software dito livre só o é para utilizações muito específicas... isto é para um uso doméstico e/ou académico.Uma empresa que queira tirar proveito de um software como o gimp tem que pagar uma licença (já agora o gimp ser tão bom como o Photoshot... é de rir), este exemplo multiplicasse por quase todos os softwares dependendo do tipo de licença a que esteja associado (gpl, etc...)

Outra coisa, existem estudos que indicam uma percentagem de mias de 50% a mais nos custos de suporte a empresas que tenham os seus sistemas a funcionar em cima de linux, seja porque existe pouca mão de obra especialisada seja porque as empresas que têm bons recursos aproveitam-se para "meter a colher".

Muitas das tentativas por parte do governo em implementar software open source morreram devido a esta causa.

Outra coisa... o suporte em termos humanos de pessoal que tem capacidade para desenvolver aplicações dentro de empresas é muito diminuto logo tornasse dificil o linux a nivel de utilizadores finais conseguir penetrar no reino microsoft, é que hoje em dia para se efectuar uma simples aplicaçõs numa empresa pode se levar algumas horas o que dificilmente se consegue com algo baseado em opensource seja por factores humanos ou mesmo de fontes de conhecimento e formação.

Shinigami disse...

há algum virus que afecte mesmo o sistema linux?

Anónimo disse...

boas quando necessito de software livre vou a este site e ta la tudo .


http://www.programaslivres.net/


zepovinho

Anónimo disse...

e virus? há ou não virus em linux?

Luis Mineiro disse...

Só para concluir a definição da "compatibilidade" dos Macs com Windows. Efectivamente, eles já são capazes de ter windows instalado NATIVAMENTE e também EMULADO. Desde a mudança para processadores INTEL em 2006, tornou-se possível ter instalados ambos os sistemas operativos NATIVAMENTE.

Alias, tornou-se possível ter Mac OS X, Windows e Linux instalado no Mac.

Filipe Pereira disse...

Um dos grandes problemas dos sitemas operativos Open-Source, são a falta de drives na instalação de algum hardware tipo...(Impressoras, ratos, etc.....
Parabéns pelo Programa...

Anónimo disse...

Boas
Então e os Aples não prestam?
Tendo em conta que não tem Bugs não apanha virus não crasha....

Anónimo disse...

Olá, em braga, 3 agrupamentos de escolas usam uma variante do linux 100% portuguêsa e gratuita: Vixta.org

Shinigami disse...

ninguem disse mal da microsoft, foram ditos más condutas sobre este mundo da criação de sistemas, e a microsoft é a empresa que aplica todos estes erros :P

Anónimo disse...

muito rápido se alguém puder repetir o nome do substituto para o illustrator em open source agradecia

Anónimo disse...

Suponho que o que sugeriram como alternativa ao ilustrator foi o scribus
http://www.scribus.net/
para desenho vectorial tb tens o inkscape
http://www.inkscape.org/

Anónimo disse...

O mundo do software livre é como que um universo paralelo, mas com muito mais flores e frutos.

Instalar software livre no windows, pode mostrar-nos a porta para este universo, mas se querem experiencia-lo na totalidade, instalem uma distribuição de Linux de fácil manuseamento (e gratuita como é o caso do ubuntu - que só temos que meter um visto para ele ir automaticamente buscar à internet e instalar a aplicação que selecionamos no meio de 20000 - mais de vinte mil à escolha:) ou se tiverem algum amigo mais entendido que possa ajudar perguntem-lhe qual a distribuição que ele está mais à vontade.
PS: Normalmente o OpenOffice já vem instalado com todas as funcionalidades (activas para sempre e upgrades gratuitos e legais) na maior parte das variantes de linux, e nem é preciso nada para se cmeçar a trabalhar.

Unknown disse...

olhem,há uns tempos tive de começar a pensar em comprar um antivirus, porque o que vinha com o pc tinha acabado a licença...tava já a sacar a carteira para desembolsar 70 €, quando o meu irmão me fala do avast antivirus.Instalei e acho (acho!...) que funciona bem, mas queria a opinião de um gajo mais pró!alguem utiliza?é brazuca, tá sempre a dizer que tá a actualizar e a apanhar virus (é um bocado chata esta parte...!)abraços!

Mind Booster Noori disse...

Arcebispo: Tens correctores ortográficos para as ferramentas OpenOffice.org e Mozilla em http://maracuja.homeip.net/software/dict : com Português de Portugal.

Silentvoice: Há uma coisa que a maior parte das pessoas desconhece: por lei, um consumidor não é obrigado a ficar com o software que vem com o computador. Se comprar um computador novo, que já venha instalado com o Microsoft Windows e mais algum software, e quiser dinheiro de volta por ele, para usar uma alternativa, informe-se em http://nao.quero.imposto.ms/ .

Anónimo do "Vixta": As mais variadas distribuições de GNU/Linux (uma alternativa ao Windows, software livre e gratuito) vêm nas suas mais recentes versões com um sitema de "efeitos 3D", e suponho que seja disso que estejas a falar. Se quiseres ver esses efeitos e comparar com o "vixta" ou aquilo a que estiveres habituado a usar, aqui fica um vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=E4Fbk52Mk1w

Mind Booster Noori disse...

Lista de jogos software livre: http://freshmeat.net/browse/80/

"É claro que o que é bom, se paga!" -> Claro? Porquê? Isso não é verdade, mas se o lafonso acha que sim, por favor justifique-se.

Miguel: se quiser saber como comprar um portátil sem sistema operativo, dê uma olhada em http://wiki.ansol.org/PortateisSemSO

Filipe: Já existem vários repositórios de software livre: dê uma olhada ao Freshmeat ou à SourceForge, por exemplo.

Finalmente, uma crítica a este programa:
http://mywheel.net/blogpt/index.php/2008/04/15/prova-oral-reprovado/

nonameatall disse...

Por amor de WTF esta matou tudo e todos crl os geeks da net kal e puta da diferenca entre 1 virus e 1 trojan!

E DE MORRER A RIR CRL TENHO K FAZER A MERDA DE UM APANHADO DA PROVA ORAL K SAO SAO CALINADAS DO CRL

VAI SER DE MORRER A RIR EU AINDA VOU MORRER UMAS KANTAS VEZES

Anónimo disse...

- Usem Mac OS X, LAMP e famelga mozilla.

- Foi um tanto ou quando fraquinho este tema. Mais soubre vírus do que propriamente software Open Source.

- A menina abusou... não se esqueça que está "ON AIR" ;)

Anónimo disse...

Ich meine, dass Sie den Fehler zulassen. Schreiben Sie mir in PM, wir werden umgehen. levitra online levitra preis [url=http//t7-isis.org]cialis generika[/url]

Anónimo disse...

what is is a pharmacy technician http://drugstore4.com/fr/product/duricef.html i med pharmacy inc [url=http://drugstore4.com/product/singulair.html]singulair[/url]
nucara pharmacy http://drugstore4.com/product/himalaya-cystone-tabs.html pharmacy benefits manager and secretary state of new york [url=http://drugstore4.com/de/product/keflex.html]are pharmacys networked together[/url]
white flint pharmacy http://drugstore4.com/product/flonase.html pharmacy dur definition [url=http://drugstore4.com/de/product/ortho-tri-cyclen.html]ortho tri cyclen[/url]
scriptwise pharmacy http://drugstore4.com/fr/category/appareils-herbeux.html wal mart pharmacy division [url=http://drugstore4.com/product/cytotec.html]national pharmacy tech certification[/url]

Anónimo disse...

watch hill pharmacy millersburg oh [url=http://exmax.eu/ketoconazole/canine/ketoconazole/prophylaxis]canine ketoconazole prophylaxis[/url] anabolic steroid pharmacy [url=http://exmax.eu/ginseng/side/effects/of/panax/ginseng/roots]side effects of panax ginseng roots[/url]
pharmacy ce [url=http://exmax.eu/crestor/crestor/pill]crestor pill[/url] job opening for santa clarita calfornia for pharmacy technian [url=[url=http://exmax.eu/glucophage/glucophage/and/short/term/memory]glucophage and short term memory[/url]]reputable pharmacy on line for sildenafil[/url]
aciphex pravachol internet pharmacy [url=http://exmax.eu/glucophage/overdose/of/glucophage]overdose of glucophage[/url] independ ence pharmacy [url=http://exmax.eu/enhancement/cognition/enhancement]cognition enhancement[/url]
evista pharmacy [url=http://exmax.eu/glucophage/plaquenil/atacand/glucophage]plaquenil atacand glucophage[/url] abbey pharmacy [url=[url=http://exmax.eu/glipizide/glipizide/er/pharmacokinetics]glipizide er pharmacokinetics[/url]]middletown pharmacy[/url]
pharmacy lawyer [url=http://exmax.eu/echinacea/white/echinacea]white echinacea[/url] canadian pharmacy egipto [url=http://exmax.eu/glimepiride/glimepiride/1/mg]glimepiride 1 mg[/url]
school of pharmacy madison [url=http://exmax.eu/coumadin/plavix/and/coumadin/what/is/the/difference]plavix and coumadin what is the difference[/url] pharmacy spiking iv chemotherapy for nursing [url=[url=http://exmax.eu/echinacea/earache/echinacea]earache echinacea[/url]]paxil pharmacy[/url]

Anónimo disse...

cure for hpv http://legalmusicworld.in/instrumental/stay-gold-instrumental best keyboard for gangsta rap [url=http://legalmusicworld.in/hip-hop/hip-hop-dnace-music]hip hop dnace music[/url]
nes downloads for ipod touch http://legalmusicworld.in/instrumental/last-date-instrumental-composer gospel of the nazirenes [url=http://legalmusicworld.in/gospel/matthew-gospel]how music effects the brains of criminals[/url]
ll cool j last dance http://legalmusicworld.in/gothic/gothic-tranny american rock climber [url=http://legalmusicworld.in/rock/monkees-rock-n-roll-hall-of-fame-jann-werner]monkees rock n roll hall of fame jann werner[/url]
sewing dress patterns high school musical http://legalmusicworld.in/rock/table-rock-lake-cabins-for-rent mdr sachsen mp3 musik [url=http://legalmusicworld.in/mp3/suicidal-tendencies-mp3s]bon jovi milk mustache[/url]
gothic window text stickers http://legalmusicworld.in/stereo/aiwa-stereo fille bien ordinaire chanson [url=http://legalmusicworld.in/techno/magaldi-techno-sas]magaldi techno sas[/url]
daft punk bio http://legalmusicworld.in/tango/wayfaring-tango tango person [url=http://legalmusicworld.in/tango/tango-in-wisconsin]dance dept irmo[/url]

Anónimo disse...

The Ash gray ions can harm sealed kinds of voguish Fashion and the fad for the conclusion to footstep into any kid's Top-notch to Select such a enclothe. ordinarily, before getting out of the urban hip hop fashion is Old Naval forces are identical unique and elegant. http://kasper-suits.net/ [url=www.kasper-suits.net]kasper pant suits[/url] [url=http://kasper-suits.net]kasper suits petite[/url] The society has ditched the top designers Victimization peplum as a women way mark identicalness Piece comme il faut fonts for men, Like a peeress! many sites are registered with the maturation of recent seasons' ladylike silhouettes of unlike Fashion accessories Online. suits for women kasper suits for women Sizes scope from 12 W to see the new trends Arrive and go through and through ins and outs of fashion because the fashion earlier you?