quinta-feira, abril 10, 2008

Histórias Fantásticas



Laura Vasconcellos nasceu em Lisboa em 1954. Licenciada em Línguas e Literatura Modernas e mestre em Literatura Medieval Portuguesa e está neste momento a finalizar a tese de doutoramento em Literatura Medieval Francesa. É professora universitária, escritora e Presidente/Fundadora da ADDHU (Associação da Defesa dos Direitos Humanos para a Ásia e resto do mundo). É apaixonada por viagens e, além de todo este currículo – ou, se calhar, por causa dele (é o que vamos ficar a saber) –, é escritora, tendo publicado vários romance em que a mitologia céltica e a literatura medieval marcam forte presença. Vai estar hoje connosco com o seu mais recente romance sobre a mesa, Em busca da ilha Fianchair, publicado pela Verso da Kapa.

A sinopse: «Em busca da ilha Fianchair, é um romance épico que se desenrola, bem ao modo medieval, no mundo dos homens, dos deuses e dos heróis do universo mitológico céltica. Lynn, a Guerreira, uma jovem que se aventura pelo desconhecido e que tudo faz para cumprir a missão que lhe foi imposta pelo Destino, parte em deambulação pelo Grande Mar enfrentando com toda a coragem o obscuro, as tormentas, as batalhas, os feitiços e as traições. Para a bela Lynn não existem obstáculos, e a sua determinação, aliada ao auxílio dos deuses levam-na a percorrer os caminhos mais inóspitos e a alcançar o que para si estava reservado...»

Este tipo de romances épicos com muita mitologia e fantasia, sempre foi, para lá das modas, muito acarinhado pelo público (veja-se «As Brumas de Avalon», por exemplo, que nunca deixou o lugar de destaque nas livrarias e nas estantes das salas de muita gente). Vamos falar sobre esse fenómeno, perceber porque é que a literatura de género (como a policial, a ficção científica), tem sempre tendência a ser tida como literatura menor ou de entretenimento, da razão de não termos uma grande tradição de escritores dessas áreas e por aí adiante. E gostaríamos de saber das vossas leituras neste género de Fantasia, do vosso interesse nas mitologias – céltica e outras –, e que aproveitassem a presença de um estudiosa da matéria para partilharem connosco mitos, crenças e folclores. A partir das 19, com o mitológico monstro radiofónico Fernando Alvim e a encantadora fada Cátia Simão. O telefone, já sabem, é o 800 25 33 33 e a caixa de mensagens do blogue está igualmente à vossa mercê.

43 comentários:

Cão Sarnento disse...

Histórias "fantásticas"... ou nem por isso. Eu gosto de literatura em geral. O meu único critério de escolha é o meu gosto pessoal e não as opiniões espertinhas que se colam na capa, nem os números gordos de "grandes" tiragens. No que me diz respeito, não há literatura melhor nem pior, há apenas pessoas que acertaram na vocação (e tiveram a sorte de encontrar alguém que lhes colocasse os livros nos escaparates), e outras pessoas que não entendem porcaria nenhuma do que é afinal o mais básico conceito de contar uma história, e às vezes até da própria língua em que escrevem (neste caso, todos os que gostam de ler algo de interessante tiveram o azar de essas criaturas terem encontrador um meio de publicação). No que respeia particularmente ao género fantástico há referências "obrigatórias" que, de certa maneira, já enfastia referir (visto que são mais citados do que a Bíblia na boca das beatas). Contudo, o que enfastia mais é a mania de certas editoras em atirarem-nos com pseudo-génios literários de tenra idade que honestamente não valem um cêntimo furado. Façam lá o devido favor de deixarem os miúdos amadurecerem, que pode ser que de futuro escrevam realmente qualquer coisa de jeito. É um favor que fazem a todos dar-se tempo aos "precoces" deste mundo para perceberem que os "Aragons" deste mundo devem ficar na gaveta do fundo. Mas suponho que tem de haver mesmo de tudo: luxo e lixo. O oposto de determinada coisa é sempre a melhor definição comparativa. Quanto à autora que será a convidada do programa, confesso que nem sequer conhecia. Infelizmente, ainda domina cá dentro a tirania de que o que vem de lá fora é que é bom. Também, mas não só. Há que aprender isso de uma vez por todas. Ou será que os pobres dos autores nacionais (que não tenham um extenso rol de graus académicos) têm de se socorrer do velho truque de usar um pseudónimo "a la" estrangeiro para se safarem?

Anónimo disse...

Sou grande adepto de leituras no género épico. Por exemplo, li todos os livros do senhor dos aneis, alguns do harry Potter e o livro Cláudio Ramos. Penso que as duas primeiras sagas perdem muito no cinema para quem já leu as histórias. Quanto à última aguardo em frenesim (risos)
Penso que agora só me faltará ler a futura biografia do José Castelo Branco. Terá tudo personagens mitológicas (dona Lady), diamantes e a acção decorrerá num aeroporto. (Risos)

Anónimo disse...

EU SOU GRANDE FÃ DE LITRATURA - OS MEUS LIVROS FAVORITOS SÃO: GINA VAI ACAMPAR COM AS AMIGAS ATREVIDAS, GINA NA ENFERMARIA, E GINA MONTA A CAVALO! HEHE

FREE TIBET

nonameatall disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
nonameatall disse...

@Alvim e Catia: Pois e eu ca de historias e o Senhor dos Aneis os livros do J. R. R. Tolkien o Harry Potter o Eragon entre outros mas nao e isso que me capta das historias fantasticas basta ires a uma floresta e veres la tudo morto e tudo vivo para viveres esses sitios por ti mesmo!

Outra cena e eu ter sido e fui e sou e as vezes ainda jogo Magic The Gathering!

Kem e k ainda nao jogou esse jogo nunca podera saber o k e invocar goblins elfos dragoes bobos magos cacador de premios etc!

Tasse

nonameatall disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
nonameatall disse...

@todos: o serafim do stand up e k conta bem as historias

nonameatall disse...

@cao sarnento : concordo ou ha merda ou ha cenas boas tudo nao pode ser

Quebra Ossos disse...

Inês Botelho, com apenas com 19 anos já lançou o seu terceiro livro sendo já uma estrela entre os escritores da literatura fantástica portuguesa!
Penso que poderiam haver muito mais...
alguns não o são apenas porque não editam as suas histórias, como é o caso de alguns politicos Portugueses!

Bem hajam alguns contadores de histórias!

JoanaRSSousa disse...

Confesso que não me deixo encantar por histórias medievas... mas esta foi uma época de muita poesia e prosa de grande qualidade e com a qual temos pouco relacionamento.

Ainda estou à espera que o D.Sebastião regresse e com ele alguma da portucalidade perdida desde então...

Beijinhos da Joana dos Chapéus

Anónimo disse...

Alvim o trabalho que essa senhora faz é de louvar e publicitar. Muitos parabéns para ela.
Já agora convido-te a ti Alvim para quando quiseres juntares-te a nós "amigos de Marrocos" a fazer uma viagem por Marrocos, não turístico.
Nada que se pareça com o que essa senhora faz, mas muito interessam-te, distribuimos cadernos, canetas e lápis pelas escolas das aldeias

Purplemind disse...

Boas boas! Historias fantasticas vao ser as que vivemos hoje no futuro! ?!?!?

Purplemind disse...

Temos-te a ti ALvim

Anónimo disse...

Eiii, Alvim!!! Tou a gostar das intervencoes futebolisticas...

nonameatall disse...

@david: ?!
...

@quebra ossos: isso ja tinha sido publicitado o prob e k apesar de se construir livros e tal muitos passam despercebidos!

@joana dos chapeus: Uma epoca que hoje se existisse era de doidos embora haja tribos nas amazonias k o sistema de vida e kase o mesmo so k andam nus e espetam se cenas !

Deu ontem na 2

@rui-lagos: tasse

nonameatall disse...

@veronica da madeira: futebol por todo o lado ja irrita!

@tocha olimpica: tem cuidado que ainda te queimas

nonameatall disse...

@ppl que tenta apagar a tocha olimpica: da proxima levem todos extintor ou vao disfarcado de bombeiros! k lol os jogos olimpicos nao vao ser boicotados por causa disso

nonameatall disse...

@Alvim: goza goza com a china mais tarde ainda aparece o chines dos morangos com acucar ai a tua casa!

nonameatall disse...

@morangomaniacos: pois a vossa serie ja esta estagnada!

nonameatall disse...

@morangomaniacos: pois a vossa serie ja esta estagnada!

nonameatall disse...

@o morto vivo: k bosta isto fez double post

nonameatall disse...

@Laura Vasconcelos: pode se ter perdido mas nao se perdeu tudo a sempre festivais k de vez em kando sao publicitados nos media enfim as vezes aparece no Natal a Idade Media nao e bem a realidade mas kase

nonameatall disse...

@Prova Oral em Amesterdao: em Amesterdao vao tar la a falar do k?

nonameatall disse...

@Todos: Tao a ouvir os cliques do rato na prova oral em directo e de morrer a rir!

E de lulz! XD

Tenho mesmo que acabar o meu edit

nonameatall disse...

@Pessoas: Ha pessoas k embora sejam psicologicamente fortes nao sao capazes de fazer voluntariado e/ou kando veem akele ppl k faz voluntariado e depois nao contribuem com guita para eles so 5 euros!

Essas pessoas nao sao psicologicamente fortes

Anónimo disse...

boa noite.

admiro muito o trabalho da vossa convidada e queria fazer-lhe uma pergunta: cou arquitecto, como se pode enquadrar o tema dos "arquitectos sem fronteiras" neste tipo de iniciativa?

força alvim...
grande abraço desde barcelona

nonameatall disse...

@Alvim e Laura e Catia: Duh! Ainda nao perceberam k se acabasse o dinheiro o mundo ficava livre da ganancia e da fome mas ninguem o faz pk ha interesses proprios por tras disso!

Outra coisa por falar em apadrinhamentos! Nao foi so o Jack Nicholson ve os indios eles sao felizes embora nao saibam o k e o dinheiro

nonameatall disse...

@Alvim Laura e Catia: Existe musica medieval e so procurares na net e ao pe de ti!

Outra cena a Pobreza da para erradicar eu tenho esse plano!

O problema e k ninguem o ker fazer concretizar

Anónimo disse...

Adoro esses canticos... lol.

Rachel disse...

Nakamura, aí está!

Anónimo disse...

cantigos escoceses...

nonameatall disse...

@anonimo: O tema dos arquitectos sem fronteiras pode se enquadrar com este tema basta para isso pensares como na Idade media e lembrares te construires castelos e etc nao e impossivel e possivel mas e de doidos

nonameatall disse...

@rachel : ta tudo ai!

@veronica da madeira: pk o nakamura pelas simples razao k e um dos melhores jogadores embora seja japones tudo no celtic

na team celtic dai os cantos celticos

nonameatall disse...

@Todos do mundo: por 20 euros uma pekena conribuicao por 20 euros podes dar comida para 1 pessoa para 1 ano!

nonameatall disse...

@Todos do mundo: por 20 euros uma pekena conribuicao por 20 euros podes dar comida para 1 pessoa para 1 ano!

Purplemind disse...

o alvim tu trabalhas para o estado PA

nonameatall disse...

@empresas humanitarias que se doa: o que se passa e k kando se doa por certas leis portuguesas eles nao podem imediatamente doar o dinheiro !

Tudo isto para esclarecer kem nao sabe para onde o dinheiro vai!

Aquilo fica retido e muitas pessoas passam na Contacto e outros programas porke? Pork nao sao vistas e para passar a nivel nacional e a ultima esperanca deles !

Por isso ajudar cada vez as pessoas ajudam menos e kando se ker ajudar uma velhinha a passar uma passadeira hoje o ppl aki em Portugal anda todo desconfiado!

Por isso arriscate a levar com o guarda chuva spray na cara a chatear as pessoas e/ou mandarem te a merda!

Enfim tudo em nome da ajuda se ajudas fodes te se nao ajudas fodem te!

nonameatall disse...

@david: eu axo k ele nao sabe dessa ainda!

Purplemind disse...

@morto: viva acho que talvez ainda nao tenha cosciencia disso

nonameatall disse...

@david: XD

Anónimo disse...

Para quando um programa sobre literatura medieval? Ontem estava a ouvir a prova oral e fiquei chocada quando Fernando Alvim disse que ainda não tinham falado de tal tema... Quando há um mundo fascinante por descobrir e que até tem inspirado o cinema e a literaura recentemente! (Tal como a convidada, também é a minha área de investigação)

A Mona Lisa tinha gases disse...

Não percebo porque é que há-de ser considerado um género menor... Ou melhor, até percebo e até consigo imaginar o tipo de pessoas que espalham essa ideia. Por essas e por outras é que ninguém gosta de pseudos...

nonameatall disse...

@ofiusa: Tas a falar do k de um programa televisivo?

Basta procurares e veres k ja ouve bastantes e muitos na BBC!

Series de humor sobre a Idade Media agora nao tou a ver a por em pratica alguem ensinar a ler leitura medieval existem e muitos festivais medievais por ai na devida epoca e tambem existem muitas cenas medievais basta ires visitar k depois saberas e imaginaras isso!

Ja existiram tambem varios documentarios acerca disso! Da Leitura Medieval e dos monges copistas googla ai k logo axas!

@a mona lisa tinha gases kando esteve com o da vinci: ha de ser considerado um genero menor porque as pessoas antes de fazerem posts nao investiguem e nao ficam a saber k a leitura medieval fantastica e um genero maior e mais voga actualmente!

Eu tb consigo e o Alvim e um deles e tb outras pessoas que nao sabem mais o k postar os topicos do blogue ja tao a ser repetidos po crl e so a repetir!

@Para kem nao gosta de pseudos: nao os usem FDS! eu ca nao os uso!