terça-feira, abril 08, 2008

Coaching



Hoje vamos falar de coaching. Mas antes disso, seria engraçado sabermos o que é o coaching. Ora, segundo a wikipedia, trata-se de uma «gíria de origem universitária norte-americana para designar “tutor particular” que prepara o aluno para um exame de uma determinada matéria. Instrutor ou treinador de atletas, actores ou cantores. Coaching pode ser um processo, com início, meio e fim, definido em comum acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) de acordo com a meta desejada pelo cliente, onde o coach apoia o cliente na busca de realizar metas de curto, médio e longo prazo, através da identificação e uso das próprias competências desenvolvidas, como também do reconhecimento e superação de suas fragilidades. O coach (treinador, numa tradução à letra) actua encorajando e/ou motivando o seu cliente, procurando transmitir-lhe capacidades ou técnicas que melhorem as suas capacidades profissionais ou pessoais, visando a satisfação de objectivos definidos por ambos.»

Agora, a nossa convidada: Sofia Calheiros é Psicóloga e tem a certificação de PCC – Professional Certified Coach realizada pela ICF – International Coach Federation; é Directora da Conceito O2, empresa pioneira no executive coaching em Portugal e desde 2001 tem desenvolvido programas de coaching em várias companhias. Vai ministrar, nos dias 15 e 16 deste mês uma workshop de coaching. O programa está aqui.

É um conceito relativamente novo, num país onde, até há bem pouco tempo, a formação específica, o complemento dessa formação com workshops, digamos, cirúrgicos nesta ou naquela área, eram considerados preciosismos sem grande interesse, a não ser que se tivesse dinheiro para gastar sem saber onde. Sofia Calheiros explicar-nos-á melhor o conceito de coaching, como surgiu por cá, a quem se dirige, qual a receptividade actual das empresas em investir nestas áreas de formação; e responderá, naturalmente, às perguntas e comentários que a nossa digníssima e imensa audiência lhe queira fazer, via 800 25 33 33 e caixa de mensagens do blogue. A partir das 19, com Fernando Alvim e Cátia Simão.

41 comentários:

Anónimo disse...

Penso que o Luís Filipe Vieira precisaria de um coacher na área da comunicação. A formação dele na área dos pneumáticos precisava agora de uma reciclagem profunda, nomeadamente na arte de "encher pnéus" (com eficácia). O LFV faz-me lembrar os vendedores em cima de camiões nos arraais portugueses que vendem 30 pares de meias + 1 guarda chuva + 1 canivete por apenas 10 euros.Quando ele abre a boca, só me faz corar de vergonha como benfiquista.

Luis disse...

O Coaching entrou definitivamente no vocabulário moderno das empresas, e dos seus recursos humanos. Na empresa onde trabalho o meu superior pratica muito o coaching comigo, que é - então luis demoras muito a fazeres isto, demoras muito a fazer aquilo ( aos gritos claro).
Ora isto é o meu chefe a procurar transmitir-me as capacidades e técnicas para um melhor serviço, não é???

Anónimo disse...

Não venham agora dizer que os outros é que também inventaram isso!
Na santa térrinha já há muito século que havia umas pessoas altamente profissionalizadas que treinavam a miudágem inteiriça antes do casamento e não tinham títulos emproados desses, estrangeirados, modernices.
Mas é um bom conceito, pois nesse tempo a putalhada não se andava a queixar de problemas com a primeira relação, eram uns alunos exemplares e tinham de enfrentar por vezes pujantes bigodes e tufos mediterrânicos que escondiam todos os pontos de interesse, e aí só com o mapa bem decorado é que se "passava".

Anónimo disse...

Gostei muito do Museu do Coach. Poderiam era pôr cavalos a puxar os Coachs...

nonameatall disse...

@psycologo: Sim e nao! Nao tenho clube nao faz corar mas sim de morrer a rir! Mas concordo com o que disseste!

@luis: Resposta: nao se tas assim e tao te a dizer merdas isso nao e coaching e merda!

nonameatall disse...

@anonimo: O Museu nacional dos coches dito coaching era fixe no passado agora os coches tao parados em Lisboa sem fazer nada!

K merda concordo!

@rui cubano: Quais outros? So agora e k sabias isso! Ainda hoje se faz leva se as putas primeiro os putos da santa terrinha!

Purplemind disse...

Boa tarde!

Por favor por claridade deem um exemplo especifico de coaching!!

Abraco
David

Anónimo disse...

Oh Alvim... quando estavas a enumerar os tipos de Coaching parecia que estavas a fazer cocegas ai às tuas convidadas... faz-me lembrar um toque de telemóvel "Cutchi cutchi cutchi...!"

Anónimo disse...

Porra essa ouvinte era mesma filha de um jogador de futebol... lol

tb tirei um curso de couch e bastante intensivo; daqui a pouco volto à carga para ver o Liverpool

Anónimo disse...

uma vez estive numa apresentação de uma formação em coaching e eachei o formador tao arrogante e agressivo que a primeira coisa que fiz foi sair da sala.

Purplemind disse...

Mas quais resultados?

Purplemind disse...

Sera que ate para dar conselhos 'e preciso estudos? E entao o papel dos amigos? Nao entendo a necessidade. Sera outra americanisse? Deixemos o filosofo falar!

nonameatall disse...

@david: exemplos de coaching: coaching de desporto tipo no ginasio precisas de um PT e coaching!

Coaching na vida que incluem tipo filosofia e psicologia dirigido para levantar a auto estima dessas mesmas pessoas!

Viste aquele filme com o gajo que ensinava os outros como ter relacoes sexuais: chama se a isso sex coaching!

@anonimo: se kiseres ter isso outra vez nao ha probs tou a gravar a emissao e vou por depois aki o link!

@anonimo2: podes crer e boa sorte click click click

Anónimo disse...

Se os patrões se lembrassem de oferecer umas massagens, umas vagas no ginásio, etc...

Isto também já se faz em empresas lá fora sabiam?

Agora só se lembram de importar novidades para dar mais razão aos patrões e trabalho à malta!

Isso não é mais do que uma excelente idéia sem aplicação prática. Tentem lá simplesmente discordar da maioria dos patrões, gestores ou chefes da empresas portuguesas e vão ver onde é que vão parar.

nonameatall disse...

@anonimo3: fizeste o melhor k se podia fazer deste de frosques!

@david2: os resultados sao dificeis de sair sao ao fim de algum tempo!

@david3: nao e preciso estudos ha pessoas k andam na vida e nao tem estudos e sao nossos amigos e dao melhor coaching do k coachers k andam para ai a fazer essas cenas!

Americanisse ja e ha muito tempo noutros paises nao ha a merda deste problema mas ca em portugal tende se a pegar as palavras doutros paises!

Vejam o caso do Ingles ha putas de palavras em Inglaterra que sao afrancesadas e em Franca dvd nao se diz dvd! por isso coco!

nonameatall disse...

@tittan: massagens nao e coaching ; vagas no ginasio tb nao!

Eu ja sabia agora alguns leitores deste blog talvez nao!

podes crer tittan e so novidades mas nem toda a gente grama isso!

se se discordar ou vais porta fora e/ou se todos discordaram o coacher baza porque nao da rentabilidade nenhuma! Foda

Purplemind disse...

morto vivo: gostei da revolta!

MMV disse...

Concordo com o último comentador...

Porque se mete palavras inglesas?! Porque não se diz "treinando" em vez de "coaching"?

Eu estou na Irlanda e não vejo os gajos com palavras portugueses para dizer algo... Nós achamos que a nossa língua é muito má e por isso se faz Acordos... Enfim...

Dou a sugestão para se chamar "MOURINHO" ao coaching, pois é o Melhor do Mundo...

nonameatall disse...

@david: obrigado hoje depois disponibilizo o ficheiro total nao mas parcial deste programa e a partir de agora vou tentar por o que se ta a ouvir por detras do programa

Purplemind disse...

Este tema 'e todo muito vago a pessoa 'e que faz tudo e so se estiver predisposta a qualquer coisa.. cheira-me a mais uma maneira de ganhar dinheiro!

Fossem os chefes bons e coaches nao seriam necessarios!

nonameatall disse...

@Todos do mundo que percebem portugues e nao so e talvez tb nao: epa vai ser brutal ouvir o background e os clickes de rato! Oh yeah!

@baby_boy_swim: Pois o acordo nao fodeu nada so mudou a ortografia das palavras como se escrevem e tal nao mudou nada de fato ja acabei de o utilizar de fato

nonameatall disse...

@baby_boy_swim: repara sabes como se diz fato de treino em portugues brasileiro?

conjunto de moleton... quer dizer fato de treino em portugues europeu ora quem vem ca diz k ker um conjunto de moleton um brasileiro para Portugal e depois tem de estar a descrever como se de uma pessoa surda se tratasse !

Enfim fato = facto e nao fato de fato mas agora fato = fato!

Fonix

Purplemind disse...

O verdadeiro coach esta morto!!! Era deus! Por isso 'e que os judeus se dao tao bem, tem um coach divino!

Purplemind disse...

Quanto cobra um coach?

nonameatall disse...

@david4: mas mesmo com os chefes bons existem coaches que se tragam!

@PPL da PROVA ORAL: Isto ta tudo doido!

Anónimo disse...

kirby ???

nonameatall disse...

@david5: Pois isso ja nao sei eu neste momento estou morto!

@david6: Um coacher cobra e fica coachado (ja parece que tou a dizer que um coaxador(sapo) fica comido pela cobra e morre esganado) por a modica quantia de pelo menos 100 euros por hora por isso ves k eles ganham bues

nonameatall disse...

@anonimo4: kirby sim ja tas a entrar no mundo da nintendo jogaste isso foi! Boas kirby in dreamland

Purplemind disse...

Esta tudo doido mesmo! Das piores provas orais que ouvi! Que tema da treta! Coaching 'e o ppl receber mal e porcamente e trabalhar contente e feliz? Paguem mais e valorizem o trabalhador e mesmo sem coaching tudo sera melhor

Anónimo disse...

Boa tarde Alvim, Convidadas e ouvintes em geral....
Se o coaching serve para identificar problemas e orientar as pessoas a consegirem melhores resultados, a minha questão é a seguinte: como pode um funcionário praticar "o coaching" com patrão, quando é evidente que este em vez de ajudar o funcionário a melhorar a sua prestação, só atrapalha, confunde e desorganiza?

Abraços

Purplemind disse...

congresso de coaching? que raio! e quem coacha os coaches

Anónimo disse...

Boa tarde a todos, semduvida alguma q foi um tema fantastico... Ja ha cerca du ano que estou numa empresa que me propociona um wokshop de coaching ( exelencia pessoal) com os profs: Adelino Cunha, Antonio Guimaraes, Jorge Cerqueira, Viana Abreu, Paulo Machado, entre outros. Foi sem duvida das melhores coisas que algum dia me propocionaram, aconcelho vivemente a todos.
Um abraço

nonameatall disse...

@david7: so agora e k sabes para passar tempo oops vamos bater palmas faz me lembrar uma versao pior da revolta dos pasteis de nata antiga! so k la era melhor ! Vamos saltar este tema e depois saltavam todos do banco!

K foda de coaching mas ha coachings fixolas tipo o coaching para desporto mas ha coachers e coachers ha PT k pagas e depois ainda te fodem e nao tens resultados a longo prazo!

Se pagassem mais mas os salario minimo e um dos piores da Europa que que tu queres!

Purplemind disse...

Morto: Lembro-me desses saltos na revolta! mto fixe. Ha canos que nao vejo isso.

nonameatall disse...

@david 8: congresso de coaching e como ouviste bem e ha bokado os coachers fazem se auto coaching enkanto tao coachar os coachados!

Ha pois e por isso num congresso de coaching ninguem se cobra enkanto se coacham uns aos outros!

@anonimo5: E bom para quem o dono da empresa paga mas se e para tu pagares do proprio bolso eskece e k eles levam muito a hora !

Para quem tem guita tudo bem para quem nao tem azareeeeeeeee!

nonameatall disse...

@david 9: tasse depois ja vais poder ouvir o programa de hoje e vou tentar descodificar o som de tras assim o ppl comeca a ouvir o k eles tao a dizer lolol! XD

Purplemind disse...

Viva a coachada! Coachai-vos e eu vos coacharei! Coacharando me despeco!

Purplemind disse...

que queres dizer?

Isso 'e fixe!! quero

nonameatall disse...

@ALL?: croxxar ja parece kase a rimar com praxar ou sera k eu me tou a enganar a pois isto nao pode ser na prova oral isto nao podia estar hoje a passar so k passou e todo o mundo ja bazou

nonameatall disse...

@david 11: depois eu ponho aki o link ! Lol XD

Purplemind disse...

morto vivo: tasse