segunda-feira, abril 07, 2008

A nossa rica saudinha



Emissão dedicada ao Dia Mundial da Saúde, numa altura em que ela está na ordem do dia: entre a – em certas zonas galopante – degradação ambiental com consequências óbvias para a qualidade de vida, a informação e a falta de informação, o deixa-andar castiço, os fanatismos e as obsessões: o que é um comportamento saudável?

Um leque de especialistas à conversa: a Dra. Margarida Lima, especialista em Genética Médica e em Pediatria, Chefe de Serviço Chefe da Unidade de Consulta do IGM, e estudiosa de doenças raras; Dra. Isabel Riscado, do IPO de Lisboa, especialista em cancros ginecológicos; Dra. Carmo Ornenasl, directora do laboratório de virologia do IPO de Lisboa e José Nogueira, patologista.

Como coexistir, por um lado sem traumas nem picuinhices, por outro sem desleixos suicidas, com a possibilidade da doença? Será uma idiossincrasia nossa oscilarmos entre os dois polos opostos?, ou seja, entupirmos as urgências por causa de um espirro mais fora do tom ou lidarmos com os sintomas de um AVC com um «oh, isto já passa, tomo um chazinho de camomila, deito-me um bocado e amanhã estou fino». Perguntas e comentários sobre a vossa saúde e a de todos nós para o 800 25 33 33 e caixa de mensagens do blogue. A consulta começa às 19 e na enfermaria estarão de serviço o Fernando Alvim e a Cátia Simão.

30 comentários:

Anónimo disse...

Olá escrevo, porque tenho uma doença de foro imunológico (de acordo com os médicos) que se manifesta na queda do cabelo. A doença passa pela alopécia ariatta (queda de cabelo em forma de círculo) para que, numa fase posterior, se dissemine por toda a cabeça (alopécia generalizada). Com tratamento de fototerapia, o cabelo volta a crescer no entanto, poucos meses depois; volta a cair. Isto acontece desde os meus 19 anos.
Gostaria de saber (caso disponham desses dados)em que pé estamos relativamente às doenças imunológicas ou auto-imunes (como é o meu caso).

Luis disse...

Não ha a noite mundial de saude??
É que trabalho de noite e de dia estou a dormir.
É muito prejudicial trabalhar de noite e dormir de dia???

Luis disse...

Mais uma coisa, do ponto de vista médico, o Alexandrino tem alguma doença???

pedrodamião disse...

Como o hipocondríaco nato diz, "mais vale prevenir, do que remediar". Mas mesmo assim, por mais que queiramos remediar, não conseguimos.
E é por essas e por outras, que a minha medica de família, sabendo que sou hipocondríaco, nunca me tratou de forma devida, de forma igual a todos os outros pacientes.

- Doutora, doí-me a garganta e as amígdalas estão inchadas. A voz modificou, etc."
- Isso com um chazinho de casca de cebola, passa.
- Mas eu faço isso há já 3semanas...
- Pedro, tu és hipocondríaco... tu não tens nada Pedro...tu o que tens é pressões e tensões dentro de ti.

Passado pouco tempo fui ao privado e fui operado. ate agr não tive mais problemas.

Tudo isto e já para não falar de tentativas frustradas de inscrição de consulta no público.Num mês de maio foi-me dito que havia vagas só em junho. Em junho, 2 dias antes da consulta recebo carta para casa a dizer que só para agosto. É inadmissível.

Agora, como fecho das urgências em Ovar, vejo-me obrigado a ter ataques de pânico, ou outro tipo de hipocondrice, entre as 08h e as 00h. Porque fora dessa hora, só mesmo deslocando-me a Sta Maria da Feira.
O que para um hipocondríaco é o terror, porque ate pensamos mesmo que vamos morrer.

É verdade que um hipocondríaco vive mais tempo do que o "comum dos mortais"?
:P

abraços

Anónimo disse...

Olá a todos! Isto de saúde tem que se lhe diga! Do nada surgem grandes complicações. Na minha família todos os sustos têm sido resolvidos embora o meu irmão tenha ficado diabético quase de um dia para o outro. Na altura, e por desconhecimento dos sintomas, esperou cerca de 3 dias à espera que uma mera gripe passasse e ao final desse tempo acordou nos cuidados intensivos com máquinas e tubos ligados por todo o lado. Entrou já em coma diabético, a passar os 700 de índice glicémico. Hoje em dia é insulino-dependente!
Não sou nada hipocondríaca embora ultimamente esteja com um problema de resolução dificil. Têm aparecido aftas enormes na boca (mais parecem crateras), já fiz análises e tomo medicação que me arruina o fígado (não, não é desculpa para abusos da noite. Isto depois da médica de familia me diagnosticar uma candidíase oral. Embora faça o tratamento para este problema, no final, continua a aparecer. Gostaria de saber se alguns dos presentes me poderia ajudar pois é um problema que realmente me perturba um pouco a qualidade de vida.
Obrigada mais uma vez!

Sadeek disse...

Eu tenho para mim que há quem tenha já descoberto o "elixir da saúdinha"...

Perguntem à Soraia Chaves...à Liliana Queirós...aquilo é só SAÚDE!!! ;)

BEIJOOOOOOOOOS E ABRAÇOS

nonameatall disse...

A partir de agora vou comecar a responder as perguntas do ppl

@Pegaso: Hoje em dia sabe-se mais do que ha vinte anos atras o que fez com que os medicos soubessem diagnosticar essa tal doenca!

Outra cena a alopecia ariatta tambem passa por os pelos do peito e ai por diante se e que me percebes Pegaso!

Enfim mas sem ser a perda de cabelo essa tal cena nao te faz correr perigo de vida podes sempre uma para uma clinica de ferias em madagascar e por XXXX euros tratares isso permanentemente !

O resto e procurares ha varias maneiras uma delas Imunoterapia topica com DNCB!

Entretanto nao correres perigo de vida eo fundamental boa sorte Asta Pegaso!

@luis: De fato (ja retirei o c pronto ja mudei a ortografia so neste post) o que se passa e que nos fomos biologicamente feitos para dormir quando faz tarde ou seja de noite e nao de manha e tal e isso faz te 1 troca do caneco no teu horario!

Eu que o diga pois ja antes fazia isso e de vez em quando faco quando se sai a noite pa disco!

enfim cenas normais que temos que fazer mas ha trabalhos que sempre o fazem como os porteiros destas mesmas discos enfim seja por prazer ou trabalho isso depende de cada um ha umas pessoas que acham desperdicio de tempo dormir!

Mas a verdade e que e mau no sentido : fadiga, sonolência durante o dia, défice de atenção, de memória e raciocínio, além de predisposição a problemas cardiovasculares e metabólicos o que origina acidentes por falta de sono e tal o que e mal!

Alem disto tudo os noctivagos podem ainda criar hipertensao arterial podes ficar obeso ficar diabetico!

Finalmente para as mulheres que levam a tal vida de ir a noite para onde quer que vao numa pratica regular e ou trabalho regular desenvolvem 50 % de hipoteses de ter cancro da mama e se estiverem gravida ocorre o risco de haver 50 % mais cesariana por isso ficam aqui avisadas os visitantes deste blog e/ou site !

Ya?

2@luis: Do ponto de vista medico o luis tem uma doenca chamada hipnoterapia grave ! Que se veres bem e o que ele faz e hipnotizar o pessoal se ele kisesse ele teria hipnotizado as camaras e kem o visse ele podia ter se raspado dali e ou ter pedido k lhe dessem gorjetas toda a gente depois tinha k lhe obedecer!

XD

@o rape: Epa as inscricoes no publico podes marcar ate 2 meses antes lolada foste la em maio e so te disseram em junho porque e que nao te inscreveste em maio e so foste la de proposito te inscrever !

Isso so foi para o lulz! mas enfim

isso tambem e subjectivo um hipocondriaco vive mais tempo do que o comum dos mortais e porque ?

Porque pode sempre acontecer a um hipocondriaco que se ele fosse e e hipocondriaco e fosse mordido por uma cobra mesmo nao sabendo se esta fosse venenosa e ou nao morreria mais depressa que se uma pessoa tivesse ou nao calma!

Isto tudo depende claro da puta da cobra!

se fosse uma mamba negra e tivesses em africa nao terias hipoteses porque esses medos sao um pouco como a claustrofobia e tal!

ah e tambem tudo tem a ver como quando eras como eras puto se durante a etapa X explicado em Psicologia houve ai problemas foi por isso que x pessoa fica com esta doenca e xmalmente ficou mal com isto ha pessoas com a mania das limpezas e essas fonix tem que sempre lavar as maos quando tocam no quer que seja e de doidos!

Uma boa ajuda por vezes para os hipocondriacos e consultarem um psiquiatra os hipocondriacos da classe mais condrica!

Mas respondendo a tua questao pode ser que o hipocondriaco viva mais sendo centrado a kalker mudanca no seu corpo mas a tal cena e que vivera mais num estado mais sempre de ansiedade para consigo mesmo!

Eu axo k as vezes somos hipocondriacos quando akelas doencas nao nos passam mas agora a tempo inteiro nao axo!

nonameatall disse...

@anonimo(a): (O Blogger poe isto mal em kaso de ser anonima deveria por anonima)

Para ti recomendaria uma 2 opiniao nao faz mal a ng e tb nao doi para depois saberes e nao dizeres a tua doenca por senao eles dizem que tens logo essa tal doenca candidiase oral!

tas a perceber!

senao habitualmente trata-se a candidíase oral com cuidados de higiene e com a aplicação de uma suspensão de um antifúngico designado por nistatina, ou pelo gel miconazol, após as refeições. no teu caso e visto que dizem tu teres essa cena no caso das formas mais graves de doença, com atingimento do esófago, é necessário recorrer à administração de antifúngicos mais poderosos, em ambiente hospitalar e por via endovenosa.

Senao para curares as aftas poe bicarbonato de sodio na afta arde 1 cox mas a dor sai e depois passa senao tens k esperar 10 a 15 dias o tempo normal de desaparecimento de uma puta de afta!

@sadeek: Aquilo e so saudinha mas isso e quando as ves na TV muito sabes tu se elas tem doenca x ou doenca y akilo nao e publico e privado!

Enfim e mas e menos exercicio e mais trabalho!

XD

nonameatall disse...

2@anonimo(a): (O Blogger poe isto mal em kaso de ser anonimo deveria por anonima)

podes tambem ter que ir a um gastro pois elas tambem surgem ao alto nivel de acidez no estomago!

outra cena k tive a ver poe Omcilon, que arde alguma coisa e pode ser encontrada em qualquer farmácia. Não arde quase nada mas arde senao ardia

nonameatall disse...

@Alvim: Aquilo e portugues e os farmaceuticos e os entendem eles tem que estudar aquilo senao quem se lixavam eramos nos pois tavam nos a dar medicamentos errados! Lol?

nonameatall disse...

@Alvim: Essa tese das vacinas das SIDA e tudo boga e em relacao ao cancro! isso e demasiado lulz em relacao a isso!

Anónimo disse...

O Mosquito ESTÁ EM PORTUGAL... Madeira.

nonameatall disse...

@Alvim : E impressao tua!

nonameatall disse...

@Jose Nogueira: Nunca mais ninguem falou do H5N1 em termos patologicos achas que a mutacao desta se transferir para o Homem pode matar todo o mundo? Em termos patologicos o que e que isto causa!
O que e que uma pessoa sente quando e afectado com o H5N1 para alem de ser uma gripe!

@Margarida e Isabel: Isto o H5N1 a vacina disponivel pode reduzir o risco de sermos infectados e ficarmos imunes a isto e/ou nao!
E porque isto hoje em dia e so vacinas!

@All : Pa e que tive a ver e isto H5N1 e comparada a gripe espanhola que matou 20 milhoes de pessoas!

Eu so tou a dizer as probabilidades!

nonameatall disse...

@Rui cubano: E verdade e alem de tarem a dizer que pensem k nao tem a doenca eles podem ter essa tal doenca o que lixado tas a dormir e ficas apanhado! dos joelhos para baixo

Aedes aegypti

nonameatall disse...

@Alvim: Vacina para gripe ha vai a farmacia ja

Quebra Ossos disse...

Mais vale rico e com saúde do que pobrezinho e doente...

Bem hajam todos aqueles que cuidam dos outros!

nonameatall disse...

@jose ginja: e o mesmo que se dizer mais vale pobre e com saude do que rico e doente

Anónimo disse...

Publicitem o www.passaapalavra.com é da prevenção do colo do útero.
De certeza que os vossos convidados conhecem. É serviço público hehe.

nonameatall disse...

@Todos: nao mostra porque acha que os suplementos nao sao adequados se bem que e tudo subjectivo em relacao aos medicos!

E como os medicos nao aprovem os homeopatas e ou osteopatas e ou tal!

Vao largar a farmacia e vao continuar e podes crer sabes a historia dakela cena que vao la e receitam um medicamento para piorar e depois dali nunca mais saem!

E depois e tudo foda e depois ha varias historias de medicos estarem a cooperar com farmacias para ganharem mais guita!

nonameatall disse...

@Alvim: isso ja aconteceu muitas vezes se tu visses series estrangeiras mas akele tem poucas audiencias!

Anónimo disse...

o que comeu hoje? que tipo de gorduras tinha, quanto sal tinha,
que fibras tinha?

a saúde começa na boca.

nonameatall disse...

@anonimo: se formos por esse ponto de vista acho que comeca pelo cerebro so k ha pessoas acefalas k nao pensam antes de comecar a fazer seja o k for!

nonameatall disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
nonameatall disse...

@Todos: O anti-HPV ja deveria ter vindo a mais tempo visto ja ter sido introduzido a mais tempo no Brasil!

Anónimo disse...

Boa tarde!
Eu escrevo porque foi diagnosticado à minha mãe a presença desse tal virus...Acontece, que já vai ser submetida a cirurgia, a designada "raspagem".Queria saber se com isto ela vai ficar "limpa".
Andreia Sousa Santo Tirso

nonameatall disse...

@Pessoal da Prova Oral: E SO CLICKES DE RATO?

nonameatall disse...

@gaja que entrou em directo na prova oral antes do ultimo gajo ter entrado a falar do cromossoma deficiente:

nao sao 21 cromossomas sao 23 cromossomas

@Alvim: podes depois rectificar isso alvim e k assim o servico publico fica errado! tas a ver imagina k alguem daki vai para um concurso e perguntam quantos cromossomas existe no ser humano ah e tal 21... errado! Sao 23 Bah os gajos que a informaram tambem nao deviam perceber nada do assunto

Purplemind disse...

A PROVA ORAL 'E O UNICO COACHING QUE 'E PRECISO!

nonameatall disse...

@david 10: lol mas axo k tem enganaste no lugar!