terça-feira, abril 01, 2008

Agora a sério



Mais depressa se apanha um mentiroso que um coxo, diz o ditado, porém, tenho certas dúvidas, porque há coxos deveras lentos e mentirosos rápidos como o caraças, e que, ainda por cima, são exímios conhecedores do terreno da sua mentira: sabem-lhe as ruelas todas, as travessas, os becos, as portas dissimuladas – e enfiam-se por lá sem perseguição possível, raios os partam. Resta-nos, pois, retornar e ir atrás do coxo, que não tem culpa, mas alguém tem que ser apanhado.

Também tenho certas dúvidas de que a verdade venha sempre ao de cima, se às vezes ela pesa tanto e a mentira, rechonchudinha do ar que o mentiroso lhe sopra para dentro, bóia graciosamente como um nenúfar (que o elefante depois usará para atravessar o rio).

De qualquer forma, será sensato dizer sempre a verdade? Onde acaba a sinceridade – o comigo é pão-pão queijo-quiejo, digo sempre na cara das pessoas o que tenho a dizer – e começa a insolência, a impertinência, o despropósito? («Meu caro senhor, desculpe, não nos conhecemos, mas quero dizer-lhe que essa puxada de cabelos laterais não lhe esconde a calvície, antes pelo contrário, até lhe dá um ar grotesco.») Não há momentos em que a mentira pode ser a melhor solução? («Nota-se que me faltam três incisivos?», «Não, que disparate; mesmo assim, de boca escancarada, se não me tivesses dito não teria reparado»). E depois aquelas mentiras clássicas. Dos amantes: «não deixei de te amar, só acho que devemos dar um tempo»; «mesmo que me apaixone por outra pessoa, vais ser sempre o único amor da minha vida»; «daqui a trinta anos, vou desejar-te da mesma maneira que desejo agora». Dos políticos: «a inflação vai baixar no próximo semestre». Dos vendedores de automóveis usados: «eu nem era para vender este carro, porque planeava ficar com ele para mim, mas sou coração de manteiga»; «a proprietária era uma senhora idosa que o tinha sempre na garagem e só o usava uma vez por semana para ir às compras».

E vocês, que relação têm com as mentiras? Volta e meia mentem? Aceitam que vos mintam, digamos, por razões profiláticas? Preferem uma mentira doce que uma verdade amarga? Via 800 25 33 33 e caixa de mensagens do blogue, deixem-nos as vossas impressões – e participem no magnífico concurso que propomos para hoje: espetem-nos uma valente peta. Sejam originais e não se esqueçam que uma boa mentira só pega se tiver um fundo de verdade. Há um prémio para o vencedor. Juro. A partir das 19, com Fernando Alvim e Rita Amado.

56 comentários:

Anónimo disse...

candidata a PETA DO DIA:

SLB campeão 2007\2008

eheheh

PETA-ZETAS

Anónimo disse...

candidata a PETA DO DIA:

SLB campeão 2007\2008

eheheh

PETA-ZETAS

Nita disse...

Diz-se que "todos os burros comem palha, a questão é saber dar-lha".
Acho que com a mentira se passa exactamente o mesmo.
Pessoalmente odeio a mentira. Mas estou a falar da mentira dolosa, que vai prejudicar ou magoar alguém. Da mentira que implica traição, sofrimento de terceiros... Depois, há a mentira "piedosa", que não prejudica ninguém, às vezes até se transforma numa maneira "simpática" de dizer algo menos agradável, de uma forma mais suave.

Sempre fui directíssima e frontal, até à raiz dos cabelos. Tive muitos dissabores por causa disso. Mas não me arrependo nadinha. Pelo menos, nunca fiquei "entupida". Agora, talvez porque a idade é outra e a maternidade nos ter uma perspectiva diferente do mundo que nos rodeia, já consigo dourar a pílula. Mas, mentir, mentir, de forma prejudicial, isso é que não.

Bjs para todos, parabéns pelo programa e obrigada pela companhia que me fazem diariamente, quando regressoa a casa.

Patrícia13 disse...

Olá Alvim! Eu julgo que no fundo todos nós, de uma forma ou de outra mentimos... a maior parte são mentiras inocentes mas algumas podem ter consequências catastróficas! Mas o mais grave não é qdo dizemos mentirinhas para esconder algo que possa magoar alguém mas sim quando nós próprios começamos a acreditar nas nossas próprias mentiras... Podemos entrar num mundo fantasioso em que facilmente caimos na tentação de mentir compulsivamente para por toda a realidade ao nosso jeito e sem assumir as consequencias de nada... A melhor peta? Acho que vou pedir o meu namorado em casamento... Pode ser que ele associe a uma peta do dia 1 de Abril e tire essa mesma ideia da cabeça!
Beijos a todas e todos os ouvintes...
Até qq dia!

Quebra Ossos disse...

Nunca menti na vida,nem no dia das mentiras.
E só me enganei uma vez...pensava que estava enganado e...não estava!

Esta fui eu que inventei juro !

Bem hajam!

Anónimo disse...

Notícia de última hora
Fernando Alvim, o irreverente apresentador da Prova Oral, o mais famoso programa da Antena 3, será apresentado hoje à noite da Sé de Lisboa como o novo responsável pela area religiosa da Rádio Renascença.
De acordo com as informaçãoes recolhidas junto do patriarcado, esta sera a grande aposta para o biénio 2008/2009 da emissora católica portuguesa, cujo objectivo principal são a inclusão de serviços religiosos nos mais afamados festivais de verão.
DIVADS - Coimnbra

Inútil disse...

Acima de tudo, a mentira é uma bela maneira de evitar ferir susceptibilidades.
Tome-se o seguinte exemplo: uma amiga minha, feia como um penedo em noite de tempestade, pergunta-me se eu a acho feia. Não me fica bem responder algo como "Sabes qual é o último grito em acessórios para a cabeça? Sacos de papel". Será bem mais simpático fugir à verdade e dizer-lhe, por exemplo, que tem um visual fora do comum.
De certa forma, a sinceridade levada ao extrema acaba por ser mais prejudicial que a mentira.

J.Ligeiro disse...

O problema da "mentira" surge quando algo inofencivo se torna lei ou regra e é capaz de parar uma acção, quer seja do foro pessoal ou de toda a humanidade. Infelizmente, a historia humana está carregada de exemplos disso, muitas vezes devido a erros de interpretação, especulação ou pura e simplesmente por motivos de invejas.
Para o "premio" digo apenas: Nos proximos anos vamos ser aumentados no ordenado com valores acima da media, vamos ter uma redução do numero de impostos a pagar e dos seus respectivos valores e o primeiro astronauta a voltar a pisar a Lua é portugues (Espaçotugonauta). Este levará chourissas variadas e um vinho de 14º que até dá para ver estrelas.
Um abraço a todos
Joseph

Anónimo disse...

Querem saber qual a mentira mais vulgar do mundo? Atente-se à expressão:Amo-te.
Usa-se por ex. quando se quer levar uma miúda sonhadora, com ideia do romantismo, enfim... virgem e casta.. para onde dizem vocês? para a cama pois claro meus amigos:)
Exemplo: Ela diz: ai e tal tu só queres sexo e só me queres pelo meu corpo. Ele remata: Amo-te.
Pimba! Aí está o maior desbloqueador de impasse sexual!
Quantas "virgens" não cairam nesta mentira?Hein!

Anónimo disse...

Mais seriamente. Penso que a mentira é por vezes útil, para evitar discussões inúteis e perdermos tempo em dar grandes explicações. Acontece muito entre namorados ou maridos e mulher.
Exemplo: Se a mulher é muito ciumenta, metralha o parceiro sem piedade com perguntas. Um simples, porque chegaste tão tarde por exemplo, pode levar o companheiro a mentir (caso tenha ido jantar com os e As colegas de trabalho.
Mentir é a solução mais fácil. Evitam-se possíveis discussões e demasiadas perguntas que a nós homens, ou não nos convém responder ou porque simplesmente porque nos cansam ou não temos paciência para responder.

Quebra Ossos disse...

Há uns anos era muito mais fácil distinguir a notícia alusiva ao dia das mentiras das outras (as verdadeiras), hoje ao ler os jornais senti essa dificuldade… Qual será a notícia mentirosa? - Perguntava-me a mim mesmo ao ler a 1ª Página de um jornal conhecido de todos nós... “ Porto pode perder 6 pontos por tentativa de corrupção? – Bem deve ser esta a mentira… TENTATIVA?...
A mentira tornou-se banal nos nossos dias, até necessária diria eu.
Em certas profissões digamos que a mentira é uma questão de sobrevivência!

Mal hajam todos os mentirosos!

Isa disse...

Confesso que sou uma mentirosa compulsiva. Mas só dou daquelas mentiras pra "arranjinho da vida", nada de sacanear e prejudicar os outros, nada disso! Bem, confesso que já disse "também te amo muito", qdo o meu desejo era esganar, mas isso são outros contos. A mentira é feia, é desleal e sim, a verdade vem sempre ao de cima, podem crer. Bem hajam "piquenos" que me alegram os dias!!

Anónimo disse...

Até seria mentira se este nao fosse o tema de hoje! Original, han!?

Antónimo.

José Marau disse...

Epá, Grande Alvim, o que tem sido mentira são alguns programas da Prova Oral que não colocados em Podcast, para muita pena e de muitos milhões por esse Mundo fora.
Agora tem sido a única forma de acompanhar a Prova Oral. Mestre Alvim, faz aí um esforço p que todos os programas sejam lá colocados!
É que eu Já não passo sem a Prova Oral!
Aquele abraço

JoanaRSSousa disse...

Esta coisa do dia das mentiras faz-me sempre lembrar aquela música do Herman ... lein lein MENNNNN TIROSA!

Há mentiras boas? Há mentiras más?
Numa sessão de Filosofia para Crianças um jovem de tenra idade (ensino básico) dizia: quando se mente sente-se um peso na cabeça!

Consciência pesada, diriamos nós.

(Nota: o Bonga a cantar «tenho uma lágrima no canto do olho, no Canal1? parece mentira!)

Beijinhos da Joana dos Chapéus

nonameatall disse...

Mentira foi ontem eu não ter ligado prai para a Prova Oral e depois não entraram em contacto comigo e eu estava a falar em directo ai para a Prova Oral a não dizer para não votar para o meu não site que não e http://fantasporto2k8.blogspot.com e depois nenhum ppl me ter não ouvido a dizer estas não cenas!

Um Bem Haja

Anónimo disse...

Olá a todos!
Está comprovado ciêntificamente que existem 5 mentiras que todas as mulheres pregam aos homens, são elas:

1)Que não fazem sexo sem amor;

2)Que o importante é a persoonalidade;

3)Que o tamanho não importa;

4)Que não podem ter relações mestruadas;

5)Que não gostam de palavrões duracte o sexo.

Um bom resto de dia das mentiras para todos!

Anónimo disse...

Olá Alvim MINHA PAIXÃO!!!!,

Eu acho que desde que não se prejudique ninguém, a mentira facilita a nossa vidinha!

Vejamos o meu caso! Eu mantenho um relacionamento com um homem "casado" há dois, três anos! Portanto, já menti da forma mais descarada nas mais diversas situações, naquelas que vocês imaginam, e naquelas que a nem a vossa imaginação não consegue chegar, mesmo sendo bem pecaminosa que eu sei...eh, eh, eh...

Ora, claro que ninguém sabe nem os meus amigos mais intímos, se soubessem iriam achar-me louca (e se calhar sou...)e iriam tentar dissuadir-me! A OUTRA é sempre a devassa, a devoradora de homens, a...a...tanta coisa que me ocorre! Só que há sempre dois lados da mesma história...Então e a mulher que fecha os olhos só para manter a fachada, não será ela mais mentirosa do que eu?

Mas se nesta relação há um saldo positivo a meu favor, porque contar a verdade e provocar sofrimento às pessoas mais chegadas? Acreditem que no meio em que vivo - se soubessem - isto seria um escândalo...

Minto, e continuarei a mentir com os dentinhos todos precisamente para não magoar ninguém, e porque neste momento o facto de mentir contribui para minha felicidade.A longo prazo logo se vê...e acreditem que isto não é nada fácil!

bjinhos

P Batista disse...

Dois factos: Um será verdadeiro ou outro mentira.
(1)Nesta ultima semana, houve uma questão monetária grave num banco perto do local que trabalho, ao que parece o tipo para além de ter partido toda agencia bancaria por dentro, por causa duma nega num operação de procuração, entrou ainda para dentro do banco com o Jipe partindo a vitrine toda e escapou à policia.
(2) Hoje um grupo de jovens esteve para aí umas duas horas de manhã num parque repleto de viaturas a tentar abrir um carro que estava trancado por dentro. Por fim depois de quase terem cabo das fechaduras lá conseguiram entrar. E levaram o carro. Ninguém chamou a policia!

Ora bem qual é a verdadeira e qual é a mentira!!!

Anónimo disse...

E que tal não lavar o cabelo quado se esta menstruada?!? Grande badalhoqui-se mas h+a pessoas qu acreditam!!

Ana disse...

NOTÍCIA DE ULTIMA HORA:

Ao que parece os Tokio Hotel não vão ao Rock in Rio, um dos membros da banda assegurou que no dia 1 de Junho a vocalista, quer dizer, o vocalista estará com uma grande dor de garganta. Avizinha-se um período negro na história de Portugal pois os suicidios juvenis em massa estão prestes a começar!

Por falar no Rock in Rio, diz que na próxima edição a Ivete Sangalo não fará parte do Cartaz!

Estamos todos profundamente chocados! Ou não ...

Carlos Gonçalves disse...

Em Entrevista ao Jornal Público, Fernando Alvim Prometeu a partir de hoje...levar uma vida de Celibatário!

glb disse...

A filha de Cavaco Silva vai lançar breve um disco. O primeiro single vai ser uma versão de "Your Love Is King" de Sade. Apesar do marido estar ligado à produção de espectáculos ainda não foram divulgados quaisquer concertos. Depois da "lança em áfrica" (short-films, memories, etc...) da semana passada vamos ter mais uma estrela na família. E sem precisar da ajuda do pai.

Mário disse...

Isto nem sequer é uma competição... a melhor mentira do Mundo é, sem dúvida alguma: "Chupa, chupa, que eu aviso!", essa frase mítica que os homens usam para obter o que querem!
Continuem assim, que isto de estar no trabalho a estas horas só mesmo a ouvir a Prova Oral!
Abraços,

Mário

Anónimo disse...

Olááá!

Eu tenho um amigo muito petas, o problema não são as petas em si, o problema é que ele acaba por acreditar nas suas proprias petas e pensa que toda a gente acreditou, quando a maior parte das pessoas ja sabia que ele tava a inventar. É maníaco!

lcmc disse...

a mentira que todos nos dizemos e quase todos os dias, é quando te perguntam como estas e tudo dizes sempre que esta tudo bem quando não esta e as vezes com uma semana mesmo má

Alvim és um doido e continua assim com o grande programa

um ouvinte assíduo Luís

amagiadofogo disse...

Um mentira bonita...

"O problema não és tu, sou eu..."


Rita - Coimbra

Anónimo disse...

Hoje, sim, é o dia ideal para declarar tudo o que penso sobre o Alvim:

És lindo, maravilhoso, adoro o teu cabelo cheio de saúde.

Acho que és inteligentíssimo, cultíssimo, quase sobre-dotado, até...

Talentoso, profissional, esmerado, atento... brilhante!

Sou a tua maior fã!

Feliz dia 1 de Abril!

nonameatall disse...

Nao concordo com isso queres apanhar um mentiroso poe o no tribunal e com provas de certeza k os apanhas e os desmacaras!

Lol!

Uma mentira repetida muitas vezes passa a ser uma verdade desde quando?

Duvido se eu agora dissesse que sou o Bill Gates! eu sou o Bill Gates! eu sou o Bill Gates pa tou te a dizer passa a mensagem!

Eu sou o Bill Gates e impossivel nao o ser!

Duvidas? Fonix so por tar aqui a teclar em tuga devias saber k sei falar tuga nao me viste na SIC na outra vez a dizer obrigado!

E que eu tenho programas altamente que fazem com que eu falo portugues fluentemente ao inves de ingles!

Pronto e assim eu sou o Bill Gates e tu nao es o rei de Portugal!

Tasse bem ... eu sou o Bill Gates ja pegou e como akela cena em que tu dizes : Bah!

Enfim Bill Gates aqui a falar e o Alvim na prova oral a blablar!

Que lolada! a e outra cena sou o Bill Gates e em casa tenho um iMAC!

e no meu telemovel tenho um pinguim!

ja tou farto de janelas por aqui e por ali por isso e k me fui embora da microsoft era tudo blaargh!

por isso e que sou o morto vivo!

Ganda revolucao hoje vou com o Steve Jobs juntar o mac + o Windows
vai dar o Minmac = mini mac = chesseburguer

Anónimo disse...

José Sócrates é de facto Engenheiro!

Anónimo disse...

Há uma coisa que tenho a certeza: As mulheres não foram à lua... até porque se passavam na lua cheia

Pizzicato disse...

Uma das maiores petas de sempre:

"I did not have sexual relations with that woman, Ms Lewinsky." - Bill Clinton

AH!!E o Pai Natal existe mesmo!!

Anónimo disse...

És a mulher da minha vida...

nonameatall disse...

Hoje em dia a cameras e bem verdade so que e mentira sabias que no Louvre aquilo so enfeita epa se nao leste aquilo so sei e que aconteceu como sou o Bill Gates e bem relacionado um gajo acabou de fazer o mesmo que aconteceu no filme do Dan Brown O codigo da Vinci mataram o grao mestre sera que a maior mentira de facto esteve aqui o tempo todo?

Jesus tinha 1 mulher chamada Maria?

Bom tou a xpera de saber mais informacoes mas so hoje

nonameatall disse...

Alo? nao e o ze? E Ganda peta

nonameatall disse...

a maior mentira e : eu nao sou mentiroso e depois tar a mostrar akeles olhos de gato mal morto

Anónimo disse...

Vou contar algo k supostamenbte n deveria dzer mas TEM DE SER DITO! Portugal TEM de saber!...

Em confissao na cama, a "famosa" Maya disse-me em segredo (e ja bebada..) k .. Sabia LER O TAROT! o k é fantástico!

Dsc mas tinha de ser dito..


Um grande abraço

Bruno Soares





ou Diogo





ou Joao talvez..

nonameatall disse...

pork e nao mentes desmentido a mentira dita?

as abelhas isso e verdade checka na net!

Anónimo disse...

boas joao e rita...
ja que falaram no cabelo do joao gostava de saber o que o joao toma ou poe no cabelo para este estar ainda na fase de crescimento?
fiquem bem e mintam muito.
pillas

Anónimo disse...

a mentira que nao é mentira...

Com a minha ex-namorada, mentia a ela ..estava com outras e dizia que estava as compras para a minha mae (ao Domingo a tarde). mas o mais importante é que a minha mae confirmava que estava as compras para ela.

Pizzicato disse...

"Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer!"


É isso, o coelhinho da Páscoa e o...o Pai Natal claro está!

nonameatall disse...

o vinho tinto faz bem e a maior peta de todas!

bebe ai 5 litros de vinho tinto e depois poe te a conduzir e depois diz me se faz bem!

axo k nao me xegas a dizer seker k faz bem

Anónimo disse...

Caro Fernando Alvim, pois fique sabendo que sou o pai da Luisa, e mais , posso não perceber nada disto, mas o certo é que ela não vai continuar a fazer-me o ninho atras da orelha.
Aliás , digo-lhe mais, vou mudar de Otorrino já a partir da semana que vem.

fiquem bem... ( a proposito ela chama-se Joana )

atnciosamente,


Luis M.

nonameatall disse...

depressa se vai ao longe e verdade e verdade

nonameatall disse...

devagar se vai ao perto e verdade e verdade

nonameatall disse...

ouvi dizer k o freak show ia ser cancelado

Anónimo disse...

ola a todos, sou estudante de marketing em leiria, e relativamente aos vendedores eu acho que nós vendedores (pois eu tambem sou) só dissemos aos consumidores o que eles querem ouvir. Eu explico as pessoas têm afectos que os ligam aos produtos e nós aumentamos a relação desse afecto com os consumidores.

Beijos e Abraços

Anónimo disse...

olá alvim,em relaçao essas mentiras ou n em relação à saude posso esclarecer algumas:
- 1 copo de vinho tinto as refeições pode ajudar na prenvenção de algumas patologias vasculares;
- os diabetes podem ter origem genética ou multifactorail, não está ainda provado que seja mais frequente nas mulheres ou nos homens, mas pelo estilo de vida mais saudavel e por factores intrinsecos`ao metabolismo da mulher, estas parecem estar mais protegidas.
continuação de boa prova oral;)

nonameatall disse...

a 3 edicao vai ser cancelada por haver um freak k disse k ia em directo de nome Fernando Alvim ia tipo de rato mas tasse ele recusou e agora ja ninguem vai keriam ver esse freak

nonameatall disse...

a prova oral de oral nao tem nada e de prova tambem nao

nonameatall disse...

grao a grao crescem dentes ao cao

nonameatall disse...

ok ko nao digo mais nada ... ja xega de petas sobre bogas

Anónimo disse...

A mentira do dia é a possivel suspensão do Pinto da Costa! Alguem caiu nessa? lol

nonameatall disse...

essa e a melhor mentira do dia nao da hipoteses

Anónimo disse...

E a Solange do CC a dizer ao pai que ia dormir com um amigo!!! Grande peta!...

P Batista disse...

A verdadeira foi a 2! A primeira é semi-verdadeira. A mentira:

(...) entrou ainda para dentro do banco com o Jipe partindo a vitrine toda (...)!

Ele não entrou com o jipe, mas partiu tudo o que havia no interior e foi embora. Contudo quando a poilicia chegou disseram que ele usa um casaco castanho que por acaso não era verdade, e um rapazito que passou por ali com um casaco castanho ficou f****o por nada!!!