quinta-feira, abril 17, 2008

Anthímio de Azevedo



Para quem nasceu de meados da década de setenta para baixo, Anthímio de Azevedo é uma memória televisiva incontornável: ainda não tínhamos entrado na era dos boletins meteorológicos, digamos, jeitosinhos, e quem os apresentava não eram nem modelos, nem farmacêuticos, nem construtores civis mas, imaginem: meteorologistas.

Os quadros ainda não tinham o colorido da modernidade, não eram pejados de ícones que dá vontade de comer, mas algo muito perto de cartas meteorológicas puras e duras, e a conversa menos sintética que um amanhã chove, ou amanhã estará mais calor, havendo inclusive o intuito de ensinar as pessoas a lidar com termos como frentes frias, anticiclones, depressões e por aí adiante.

No programa de hoje, com o meteorologista Anthímio de Azevedo, vamos não só ficar a saber o tempo para os próximos dias, como recordar a maneira como se previa e apresentava o Tempo há mais de vinte anos, comparar a tecnologia da altura com a de hoje, revelar episódios curiosos – alguma vez algum agricultor terá contactado Anthímio de Azevedo a pedir-lhe encarecidamente que autorize chuva para a semana seguinte?, ou o acusou de ser responsável por alguma geada fora do tempo? –, e falar de coisas mais sérias, como as alterações climáticas, as estações desnorteadas, os fenómenos climatéricos extremos cada vez mais comuns. Perguntas e comentários para o 800 25 33 33 e caixa de mensagens do blogue. A partir das 19, com Fernando Alvim e Cátia Simão.

61 comentários:

quarenta e dois disse...

...ái isto tá cá uma inbernia...dá-me cabo das minhas varizes...

Anónimo disse...

Bem já escrevi isto no post abaixo, mas agora reparei que se calhar aqui é melhor. Não sei muito bem onde é que devo comentar a emissão de ontem...
Cá vai.

Alvim,a minha consideração por ti aumentou ontem exponencialmente.

As pista da blue era um program infantil espectacular!!! O que é extraordinário é que tu gostes e não tenhas filhos.

Quem não tem filhos como provavelmente a Cátia Simão(e sobrinhos não vale), tem geralmente a ideia de que os programas para crianças são para "atrasados" e as crianças não são atrasados, blabla bla. Eu própria embirrava com os teletubbies quando era só tia. A partir do momento em que tens filhos e te apercebes como é o seu processo de aprendizagem e crescimento vês que afinal aquilo é mesmo o indicado para eles. Mais pedagógico, educacional, etc, etc., mas mais importante, eles aprendem MESMO e GOSTAM!

As crianças aprendem por imitação e repetição. Adoram jgos de escondidas "onde está?" "Não vejo" "Uma pista!" etc.

As crianças são naturalmente espertas ma isso não quer dizer que o seu cérebro funcione como o de um adulto. Há vária partes do sistema cerebral que ainda não estão desenvolvidas. Por isso é que por ex. escondem só a cara e julgam que ninguêm as vê.

As pistas da Blue é uma excelente adaptação do original Americano (The Blue clues). Aliás as adaptacões de programas infantis para português incluindo as vozes (teletubbies, tweenies, as pistas da blue, etc) são muito boas e é um trabalho nada reconhecido.

Já reparei que para além de estudantes, a prova oral tem muitos ouvintes papás e mamãs (filhos pequenos). Porque não um programa tipo "as crianças gostam das pistas da blue?" ou então ou ainda "para quando uma rua sésamo da sec. XXI?"

Aposto como tens jeito para a pequenada. E isso quanto a mim é uma mais valia no mundo da comédia em Portugal. Não há ninguêm virado para o alvo mãmãs e papás já reparaste? Os comediantes portugueses ou não têm filhos ou não sabem nada acerca deles. São raras as piadas que envolvam a dinâmica filhos-pais ou simplesmente infância como acontece com ao anglo-saxónicos.

Sé para terminar.
1 -O Duarte entra na "Ilha das cores" da RTP2. É um bom actor. Tem mesmo que ser exagerado porque é assim que é preciso para a audiência infantil.(Já ouviste um profisional a ler histórias para crianças?).

2 -A blue tem um site fabuloso. É http://www.nickjr.com/
Tem jogos espectaculares não só da blue, mas da Dora a exploradora, jardim dos amigos, etc.

Bjs para a equipa (espero ter convencido a Cátia, senão o melhor mesmo é fazer a experiência...)

Paula

Patrícia13 disse...

Olá a todos! Em relação ao tema de hoje sinto particular interesse uma vez que é a minha área de formação. Sou professora de Geografia, embora não no activo devido aos maravilhosos consursos a que somos submetidos pelo ME, e adoro tudo o que tenha a ver com climatologia. Levo muitas vezes com conversas do género que daqui a 100 anos já o mundo acabou, que o tempo anda maluco por causa da poluição, que o buraco de ozono é a causa de todos os males da humanidade, etc. Sendo um facto que a poluição altera o clima e induz estados de tempo cada vez mais severos, qual a sua opinião em relação ao nosso futuro? Estará o nosso planeta assim tão perto de implodir em furacões e catástrofes meteorológicas, ou ainda nos resta algum tempo para, e dependendo das politicas governamentais, podermos alterar o rumo dos acontecimentos?
Uma beijoca a todos e obrigada.

nonameatall disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Eu gostava era de saber que tipo de preparação é que tinha na altura.
É que antigamente os meios eram mto rudimentares.
Ou não?

Anónimo disse...

alterações climáticas.... acho que precisamos de uma completa semana só para este tema :p

mas há uma grande controvérsia em relação a este tema. Geralmente os argumentos dos cépticos é representado por meteorologistas que dizem que o eixo de rotação da terra em relação ao sol se alteram, o que eleva a temperatura do planeta de uma forma cíclica. Ao que os ambientalistas respondem com relatórios bastante elaborados (por muuuuuuuitos cientistas)e apresentados por paineis internacionais como o IPCC (international panel for climate change).

Esta lengalenga toda só para perguntar em que posição está o vosso convidado? e sendo o debate tão internacional qual é a posição mais marcante no nosso país? e já agora que contribuição existe por parte dos nossos meteorologistas para isto? Espero não estar a fugir do tema, mas gosto mais de falar de controvérsias presentes do que do passado :S


Cumprimentos para todos,
Maria, na Holanda ;)

Joana disse...

Olá! Hoje é a minha primeira vez....sim, a primeira vez que escrevo neste blog...não estou preocupada com as consequências porque hoje, por motivos profissionais, não vou poder ouvir a Prova Oral!Tenho bastante curiosidade em saber como se faziam as previsões meteorológicas há 20 anos. Eu julgo que de muito deviam valer provérbios como:
"Carnaval ao borralheiro, Páscoa ao soalheiro"
"Em Abril, águas mil"
"Se o Inverno não erra caminho, têmo-lo pelo S. Martinho"
"Tantos dias de geada terá Maio, quantos de nevoeiro teve Fevereiro"
São imensos... Mas têm (ou tiveram...) grande valor!!
Com todo o respeito pelo meteorologista Anthímio de Azevedo, beijinhos para todos, Joana Palhares

Sadeek disse...

Anthimio de Azevedo?! O grande Anthimio de Azevedo?! Meu Deus...uma das personagens miticas da tv. Equiparável a um Vasco Granja...a uma Vera Roquette...a um Sousa Veloso...

Uma grande vénia ao homem que me apresentou essa grande expressão que é "as boas abertas"...

Abraços e beijos...e um enorme "Hi5" para todos vós

Anónimo disse...

É verdade que já não se prevê o tempo como se previa dantes. Onde vai o mito de "se dizem que vai fazer sol, leva o chapéu de chuva!"? Agora vai-se à CNN e dizem-nos o tempo para os próximos 5 dias, em quase 20 Lisbons diferentes, uma delas em Portugal!

Aproveitando tão iluste convidado, não poss deixar de recordar aqui o meu amigo e ex-vizinho Olavo Rasquinho, a que, se juntarmos o outro mito que é Costa Teso me leva à pergunta: vocês eram escolhidos pelo nome?

Cumprimentos

Anónimo disse...

Bem, venho por este meio indicar o preditor de tempo mais fiável do mundo: O meu pai.
Senão vejamos: Em miúdo, quando eu e os meus irmãos fazíamos asneiras, o meu pai dizia no seu tom impassível e calmo: Continuem assim, que hoje vai "chover".
E não é que chovia mesmo? Era cada Seraivada em cima de nós.

Agora a sério os meus pais normalmente adivinham a mudança do tempo, pela direcção do vento e também pelo impacto que o tempo tem nos seus ossos. Afinal qual é a relação entre o estado do tempo e a dor nos ossos? Na coluna por exemplo?

Anónimo disse...

será que conseguia se fazer alguma previsao para a tempestade que aconteceu em alvalade??
lol

abraços
e beijos a todos

nonameatall disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
JoanaRSSousa disse...

O Anthimio de Azevedo faz parte do meu «imaginário metereológico», sem dúvida!

Hoje em dia tenho um outro indicador de mudança de tempo que se chama «sub luxação da rótula»! Os ossos e as lesões nunca nos enganam!

Beijinhos da Joana dos Chapéus (hoje de chuva!)

Anónimo disse...

Olá

Eu não costumo ver o tempo, raramente procuro saber se vai chover ou não... acho que falha demasiadas vezes!

Hoje está a chover aí Alvim? Então que fique registado que aqui nas Flores - Açores NÂO está a chover hoje... afinal não chove sempre!

Já agora, o convidado está preocupado com as alterações climáticas?

nonameatall disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Ora aí está um bom tema para falarmos da teoria do caos e do atractor de Lorenz...
Um bater de asas de uma borboleta na Amazónia provoca um tornado no Texas.
Um grande abraço ao Anthímio de Azevedo, um grande profissional e um grande comunicador.

Anónimo disse...

Vai chover amanhã de manhã??

Purplemind disse...

Boa tarde!

Tomei a liberdade de ler o blog e concordo plenamete com a linha de pensamento tomada isto 'e concordo que a metereologia nao 'e metereologia 'e o tempo! Vemos o tempo na televisao. Muito como quem le uma revista de prognosticos nao se explicao as conclusoes! A metereologia e uma ciencia e passivel de ser entendida, alta pressao, baixa pressao etc se houvesse um boletim mais explicativo em vez de informativo.

Vivas para o convidado.

Abraco
David

Anónimo disse...

Alvim, (uma beijoca)

Pergunta ai ao digníssimo Anthímio de Azevedo qual o melhor site para o comum do mortal verificar o tempo.

Obrigado.

Anónimo disse...

Forum de Meteorologia Português

www.meteopt.com

Anónimo disse...

Tá a chover aqui no Cabo Espichel, tá cá um anticiclone do....

Anónimo disse...

Tenho uma pergunta a fazer ao Sr. Anthímio.
Eu acredito nos proverbios populares, axo k se revelam mais acertados que as meninas da meteorologia a apontar para uma tela.

O que que o Sr Anthímio tem a dizer sobre esses proverbios?? Acredita??

Purplemind disse...

Uma pergunta? Temos supercomputadores fisicamente no nosso pais a calcular o tempo futuro?

Purplemind disse...

adfws

MMV disse...

Uma vez ouvi uma metereologista a dizer (não tenho a certeza se foram estas as palavras exactas, mas ideia está aí!) assim na RTP 1:

amanhã existe 50% de precipitação, e no dia seguinte também será 50%.

E ela concluia: A probabilidade de chover nestes dois dias é de 100%!

Anónimo disse...

Forum de Meteorologia Português

www.meteopt.com

Anónimo disse...

O Anthimio trabalhou com a minha Tia,Rosa Maria.

Anónimo disse...

Os furacões têm nome de mulher porque quando chegam vêm quentes e húmidas e quando se vão levam o carro e a casa.

Purplemind disse...

Um furacao catia! Conheco alguns:)

Anónimo disse...

Esqueci-me de dizer que costumo andar pelo http://www.windguru.net/
Creio que é o mais certo, será?

nonameatall disse...

@Bethania: Nao te deixam falar e o mesmo k me aconteceu!

Ja era de esperar

nonameatall disse...

@Bethania: Nao te deixam falar e o mesmo k me aconteceu!

Ja era de esperar

J P Diogo Fernandes disse...

Muito boas tardes, pelo centro do pais também chove...
Gostaria de perguntar ao professor, qual o impacto que a meteorologia têm na protecção civil em Portugal, e se na opinião dele essa associação é realizada na melhor maneira possível...

Também sou frequentador do forum meteorologia de portugal: www.meteopt.com um forum para amadores amantes de meteorologia, e gostaria de saber qual a opinião do professor acerca do interesse cada vez mais crescente em meteorologia amadora...

Obrigado

João Fernandes
Coimbra

Anónimo disse...

Por estarem a falar em nomes, tenho seguido a meteorologia num forum da net que dá nomes às depressoes. Esta é a Balduína.
Forum de meteorologia: Meteopt.com
Muito interessante.

Anónimo disse...

CLARO QUE OS FURACÕES TÊM NOME DE HOMENS PORQUE SE FOSSE DE MULHERES SERIAM FURACONAS

Anónimo disse...

Forum de Meteorologia Português

www.meteopt.com

Abraço
Sr Anthímio

Anónimo disse...

NÃO,SE FOSSE DE HOMENS SERIA FURACOLHÕES

IDIOTA...

Anónimo disse...

A nível pessoal a previsão do tempo afecta apenas o meu estado de espírito no dia a dia, talvez nas férias recorra mais às previsões.

Porém a nível profissional passa-se o contrário. Inúmeros sectores regulam a sua actividade em função do estado do tempo. Posso testemunhar que no sector da construção saber o tempo com antecedência é muito importante.

Pena é que hoje em dia se tenha automatizado tanto a previsão do tempo. SENHORES como Anthímio de Azevedo são mestres incomparáveis que nos levam a compreender os fenómenos mais complexos.

Na sua opinião qual é a real influência da poluição do nosso planeta no clima mundial?

Anónimo disse...

Nao é nada o portal do IM.
Anthimio de Azevedo pelos vistos nao conhece.
Seria interessante se conhecesse

Purplemind disse...

O clima esta mesmo a mudar? Gostava de saber de um homem do calibre metereologico do vosso convidado a opiniao sobre o Climate Change e o CO2 offset e etc.

Abraco

Anónimo disse...

LUÍS FILIPE VIEIRA RUA!!!!

Anónimo disse...

A tempestade tropical Olga foi a ultima no atlantico em 2007,afinal era sempre uma mulher!
A época de furacões de 2008, no atlantico,só começa a 1 de junho, e o nome do primeiro furacão é Artur.
Dizem que todos os furacões vão para o lados das americas, mas em 2005 a tempestade tropical Delta, passou mesmo aqui lado...

J P Diogo Fernandes disse...

Forum amador português de análise meteorológica:

WWW.METEOPT.COM

análises amadoras e sem qualquer ligação ao Instito de Meteorologia:

Anónimo disse...

Mais um acompanhamento da actual depressão no forum de meteorologia Meteoiberia.com:

http://meteoiberia.com/forum/index.php?topic=1204.0

Anónimo disse...

DEIXEM JOGAR O MANTORRAS!

Anónimo disse...

O morto vivo aqui ficam a lista do que houve de visualizações

teaser= 11455 visualizações
ep 00 = 29002 visualizações
ep 01 = 26348 visualizações
ep 02 = 24555 visualizações
ep 03 = 20796 visualizações
ep 04 = 36090 visualizações
ep 05 = 30671 visualizações
ep 06 = 19502 visualizações
ep 07 = 26036 visualizações
ep 08 = 17696 visualizações
ep 09 = 22064 visualizações
ep 10 = 16378 visualizações
ep c2 = 3082 visualizações
ep 11 = 17168 visualizações
ep 12 = 25311 visualizações
ep 13 = 15622 visualizações
ep 14 = 17464 visualizações
ep 15 = 18152 visualizações
ep c3 = 4817 visualizações
ep 16 = 15625 visualizações
ep 17 = 27070 visualizações
ep 18 = 13251 visualizações
ep 19 = 13359 visualizações
ep 20 = 44926 visualizações
ep c4 = 2827 visualizações
ep 21 = 17137 visualizações
ep 22 = 15652 visualizações
ep 23 = 26047 visualizações
ep 24 = 16273 visualizações
ep 25 = 33376 visualizações
ep c5 = 1957 visualizações
ep 26 = 23846 visualizações
ep 27 = 21282 visualizações
ep 28 = 21992 visualizações
ep 29 = 13019 visualizações
ep 30 = 21279 visualizações
ep 31 = 24426 visualizações
ep 32 = 19977 visualizações
ep 33 = 12520 visualizações
ep 34 = 13694 visualizações
ep 35 = 17536 visualizações
ep 36 = 14718 visualizações
ep 37 = 15796 visualizações
ep 38 = 12368 visualizações
ep 39 = 14822 visualizações
ep 40 = 16145 visualizações
ep c6 = 5504 visualizações
ep 41 = 13925 visualizações
ep 42 = 16902 visualizações
ep 43 = 15140 visualizações
ep 44 = 16093 visualizações
ep 45 = 37718 visualizações
ep 46 = 21424 visualizações
ep 47 = 22696 visualizações
ep 48 = 17659 visualizações
ep 49 = 12152 visualizações
ep 50 = 28424 visualizações
ep 51 = 14536 visualizações
ep 52 = 15495 visualizações
ep 53 = 11637 visualizações
ep 54 = 15933 visualizações
ep 55 = 20369 visualizações
ep 56 = 11833 visualizações
ep 57 = 10428 visualizações
ep 58 = 10705 visualizações
ep 59 = 3265 visualizações

TOTAL = 1194967 visualizações
ESPECTADORES media = 18105 espectadores assíduos

De facto o erro foi da Antena3 e não nosso mas não é preciso andar a dizer esses disparates ok?

Anónimo disse...

BENFICA É NOSSO
BENFICA É NOSSO
LÁ RÁ RÁ LI LÁ RÁ RÁ RÁ
BENFICA É NOSSO
ATÉ MORRER

Anónimo disse...

VIVÓ ANFÍBIO!

Anónimo disse...

em 2005 o furacão Vince antigio portugal.

nonameatall disse...

@Mario: Nao vais conseguir falar!

Ja era de esperar tens 1 segundo de fala

xico disse...

ola também sou um utilizador desse forum que chama esta depressao de balduina...


Muitos frequentadores desse forum fazem prognosticos para estas depressoes...

qual e o seu prognostico para a " balduina"?

Anónimo disse...

Deixem Mario falar

nonameatall disse...

@anonimo: pois olha so agora e k sabes isso ? Fonix man nao sabes k a prova oral ta reprovada ?

Ja no ultimo da informatica foi reprovada tava la o link no blogue e tudo!

Basta ires para la!

Purplemind disse...

Ai esta finalmente chegamos ao cerne da questao!!!

EFEITO ESTUFA!
DESGELO!
AMAZONIA!
BIO FUEL!
CO2!
IGNORANCIA!
IGNORANCIA!

QUAL 'E O TEMPO AMANHA?
QUANTO CUSTA?

Anónimo disse...

Calem o Mário

Anónimo disse...

Olá a toda a equipa da Prova Oral e ao digníssimo Professor Antímio Azevedo,
esta área sempre me fascinou, desde a escola secundária. Gostava de dizer que uma das razões para que as pessoas que têm dores nos ossos quando o tempo muda ou vai mudar, prende-se também com as diferenças de Pressão Atmosférica, pois como os ossos/músculos/tendões danificados ficam mais sensíveis a tudo, inclusive à pressão, seja ela atmosférica ou não (lol).

Em resposta ao ouvinte que perguntou que ciclone passou por Alvalade foi o "Salvador", salvador do Paulo Bento (a época está safa).

Um abraço ao tufão Alvin.

Paulo Nifro

nonameatall disse...

Carolina Salgado segunda feira

Anónimo disse...

Meus caros, antes de mais os meus parabéns pelo vosso excelente programa, hoje com um tema que gosto especialmente, a meteorologia e o nosso querido e ilustre Professor Anthímio de Azevedo.

Apenas queria dizer-vos que relativamente à meteorologia no nosso país, está desde há uns 2 anos a ocorrer um magnífico movimento amador na meteorologia em Portugal. Com 2 sites de referencia: o www.meteopt.com o fórum pioneiro deste tema na sua vertente amadora na Net em Portugal e www.meteoiberia.com, que tem previsões de tempo a longa distância, feitos por jovens formados em meteorologia e climatologia.

Aconselho ambos, o primeiro numa vertente mais popular e o segundo numa vertente mais profissional.

Um abraço

PS- Tenho saúdades da excelssa qualidade que o Professor Anthímio nos habituou há longos anos. Aquilo sim era meteorologia, com qualidade. UMa frase me ficou o A.A.N (acentuado Arrefecimento Nocturno).

Victor Alves disse...

Correcção: tanto o MeteoPT como o MeteoIbéria são fóruns onde participam amadores e profissionais.
O MeteoPT é sem dúvida o fórum de Meteorologia de referência a nível nacional por ser o primeiro e por ser o mais participativo e como tal faz uma aboradagem mais extensa ao mais variados temas.

www.meteopt.com

www.meteoiberia.com

Anónimo disse...

Por curiosidade profissional, quais são os meteorologistas e climatologistas que fazem parte do Meteoiberia ?

Anónimo disse...

Convido o anónimo que perguntou quais são os meteorologistas e climatologistas que fazem parte do Meteoiberia a entrar no fórum e perguntar...talvez tenha uma agradável surpresa...