quarta-feira, abril 16, 2008

T2 para 3



O aproveitamento da Internet como meio de difusão de conteúdos geralmente associados à televisão está cada vez mais em voga. Até porque canais de televisão há poucos – ao contrário dos chapéus –, os custos são grandes, e a conquista de um lugarzinho ao sol, sobretudo por parte de estreantes, é dificílima; além disso, a banalização da banda larga, cada vez mais indispensável numa casa como a água ou a electricidade, oferece uma perspectiva de audiência animadora. Junte-se também ao rol o facto de hoje se poder comprar uma câmara digital de qualidade mínima sem ter que fazer um crédito à habitação, e o acesso a meios de montagem – hard, software e afins – excepto a um nível profissional de grande exigência, não ser já um bicho de sete cabeças.

É com os responsáveis pela primeira série online portuguesa – T2 para 3 – que vamos falar hoje. São eles Maria Botelho Moniz, Rita Lacerda e Tomás Quaresma (actores) e Marta Gomes (guionista/produtora).

«Lançada a 28 de Janeiro, em pouco mais de dois meses a série T2 para 3 já foi vista por 2 milhões de ciberespectadores! Matilde, Patrícia e Tomás, representados por Maria Botelho Moniz, Rita Lacerda e Tomás Quaresma, respectivamente, são as novas “celebridades” da Internet portuguesa. T2 para 3 é uma série de ficção que conta a história de três jovens que estão no primeiro ano da Universidade. São os três de fora de Lisboa e o acaso levou-os a juntarem-se para partilhar um apartamento no Bairro Alto. Pensada e produzida numa lógica de exibição interactiva e dirigida a um público jovem, a escolha dos actores só poderia ser feita on-line e ter como principal objectivo a descoberta de novos talentos. Realizada em duas fases, na primeira concorrerem 700 jovens oriundos de todo o país, sendo que 200 estiveram presentes no casting presencial.»

Os nossos convidados falar-nos-ão desta aventura, das expectativas que tinham a princípio, e como vêem o futuro deste tipo de conteúdos. A vocês, hipotéticos actores, guionistas e realizadores que não queiram esperar sentados por uma oportunidade, este esquema pode ser interessante – e gostaríamos de saber o que pensam dele, se já o tentaram ou se o pensam tentar. E também ao público, de uma maneira geral, perguntamos se se estão a ver ao monitor a assistir a um tipo de série que, regra geral, assistiriam na televisão. É usar o 800 25 33 33 e a caixa de mensagens do blogue, que o Fernando Alvim e a Cátia Simão estarão aqui a partir das 19.

53 comentários:

nonameatall disse...

Boas este conceito nao e novo e ja existe ha bastante tempo desde 1999 os webisodios tugas so agora e k tao a ganhar adeptos!

Mas enfim nada de mais era de esperar a nao ser os adeptos adaptarem-se a este conceito porque como hoje ha procura e grande e ja mais pessoas passam tempo na net a ver a TV (isto para kem tem net ou kem nao ta morto)

Enfim conceito interessante nao fosse o simples factor de este episodio demonstrar ser parecidissimo a um big brother tuga!

So k enfiados numa casa e tal e outside !

Boas pro ppl mas azar para o resto!

A ver se isto nao vai ser mais um conceito k vai pelo cano abaixo alem do mais embora tenha a sua quota diaria de ppl e ja tinha sido 2 milhoes k os tenham visto isto e somente somado as visualizacoes k foram vistas!

Por isso Alvim faz bem as contas antes de dizer baboseiras acutalmente so para ai 20000 pessoas assistem e se mantem fiel ao programa t2para3 (e na 5) e enfim e normal nao investigaram antes de postar ja se sabia o 13 k existia ptanto t2para3 vamos la a ver se nao se vai parecercom um diario de sofia daki para a frentex!

nonameatall disse...

tudo mesmo mais ou menos e tal patrocinado pelas mesmas pessoas

http://diariodesofia.sapo.pt/

enfim e so checkarem crl

Anónimo disse...

Eu acho, sinceramente, que este é o modelo da televisão do futuro. Totalmente personalizável. Só vemos o que queremos. Variedade quanto baste. Programas disponíveis para download ou então num serviço de televisão totalmente parametrizável (Este foi só para obrigar o alvim a engasgar-se na altura de ler!!). Patrocinadores a "colarem-se" aos programas com mais "audiência". Ver o que está a dar?? Isso acabou... Quero ver o que me apetece...

PS: Força Sobrado rumo à subida de divisão na III Distrital - Série 2 de Futsal!!!

Anónimo disse...

Olá
só queria dizer que ainda nos falta evoluir muito neste tipo de "campanhas".

Ou seja estas ideias têm resultados realmente reais (estes dois milhões quem é que controla que são mesmo verdadeiros) quando têm um algo mais.

Passo a explicar:

Esta convergência de suportes e de conteúdos resultou fantásticamente no Brasil onde já existem iumensos casos de sucesso semelhantes a este mas melhores.

A mitsubishi brasil por exemplo tinha à cerca de dois anos um "jogo" multiplataforma espetacular.
Ou seja quem quisesse tinha a hipotese de no fim ganhar uma das 3 Mitsubishi Strakar que estavas escondidas em algum sitio no Brasil inteiro. Bastava acompanhar e seguir as dicas na net no site da marca e dos parceiros, bem como através de dicas video para o telemóveis dos concorrentes inscritos. Havias dicas que levavam a lugares onde aí havia novas pistas, tipo quest do Código de da Vinci.Mas os resultados foram estrondosos. E a ideia que se pretendia dar deste modelo aventura, ficou bem marcada e presente na população.

Anónimo disse...

Olá

Não costumo ver os vossos vídeos, mas uma vez fui parar à vossa pagina e vi alguns... admito a minha ignorancia aqui porque pensei que aquilo era mesmo a vossa vida, como se tratasse de um reality show online!

Apesar de não ver dou os parabéns pela ideia e acho que é o futuro uma vez que não temos que nos preocupar com os horários a que as coisas dão.

Boa sorte para o projecto! Venham outros (creio que "Os Incorrigíveis" também é um pouco como a vossa série, no sentido em que foi criado para estar online não é?)

Anónimo disse...

sim os incorrigiveis é do género, mas 50 mil vezes melhor.

Desculpem a sinceridade.
Não levem a mal mas haverá um dia melhores oportunidades para vocês.

Anónimo disse...

Epá grande série sim senhor.

Mas bom, bom era haver os malucos do riso on-line.
Isso é que tinha muita graça.

Era rir à grande todo dia, com aquelas anedotas engraçadissimas.

Ele é malucos, ele é mini malucos, ele é malucos no deserto, malucos no hospital.


Para quando malucos no mobile TV?
Malucos On-Line?

Anónimo disse...

Epá 2 milhões?

Se o Belmiro (clix) sabe faz já uma série destas.

Mas faz logo um T1 para 9, para na mesma casa caberem logo mais e assim rentabilizar ainda mais o lucro do apartamento em questão e assim ficar ainda mais e mais rico.
Convergência:
Seria com compras do modelo/continente on-line a levar todos os dias produtos para abstecer os rapazes desta séria T1 para 9.
Imediatamente pensaria em por os 9 a fazer um grupo de 9 amigos para ter chamadas ainda mais a borla na rede optimus.

Assim sim era ganhar dinheiro.

Unknown disse...

boas...

na minha opiniao deveria-se apostar cada vez mais neste tipo de series e programas online. se formos a ver os 4 canais abertos que temos nao passam nada de interesse, exceptuando a 2 é claro! logo acho bem que se criem alternativas á televisao. pessoalmente passo muito mais tempo a ver videos e tv online do que a ver na tv!

abraço

nonameatall disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Kerem dinheiro e audiências? deixem a enjoada no sofá levem a câmara atrás dos tipos que foram para o quarto!

nonameatall disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

hmm hmm hmm hmm hmm hmm hmm hmm hmm hmm hmm hmm e hmm a e hmm hmm hmm hmm hein ? hmm hmm hmm hmm hummm hummhein?

Anónimo disse...

Para mim só um T3 para 2... Eu e tu Alvim. Ah! E sem câmaras. Private actors non Stop.

Anónimo disse...

e ha pessoas quuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuueeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee ... hmm hmm hmm miam miam miam humm hein um dois hmm hmm hmm hmm miam miam mmmm meow hmm

nonameatall disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
nonameatall disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
nonameatall disse...

@T2para3: nao perder um unico episodio eu tb se kiser podia ter feito isso ta tudo para descarregar na net!

Freitas disse...

O DECOTE DE ANGELA MERKEL.

Alvim, tens na caixa de correio da prova oral o decote da Angela Merkel.

Anónimo disse...

Afinal...
Existe um objectivo nesta série?
O guião é feito conforme o sabor do vento?
Quantos episódios estão programados?


Alvim: esses hmmmm´s na minha terra é significado de outra coisa :-P

nonameatall disse...

@Nuno: A verdade é natural!

Anónimo disse...

Mais um conceito que já circula há muito na rede.. peguem lá dois exemplos de verdadeiro sucesso na net , ambos espanhois:
www.quevidamastriste.com
www.calicoelectronico.com

É a verdadeira liberdade da rede.. séries e formatos diferentes, que nunca teriam espaço num canal de televisão, a fazer sucesso e receber prémios diversos.. venha o futuro acessível a todos.

nonameatall disse...

@Alvim: Com tantos cliques de rato tás todo lixado do dedo!

nonameatall disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
PRENES disse...

Aloha...
Alvim para quando a série T2 do Alvim (http://t2doalvim.sapo.pt)

Aposto que já tens tudo preparado, guião, actores, cenas escaldantes e quentinhas...

Fico à espera da mítica da série!

Abraços e beijinhos para todos vocês

nonameatall disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
nonameatall disse...

@prenes: ja existe essa serie chamase boa noite!

e ta(VA) na net!

Boa tarde

Anónimo disse...

... o que é que se passa com a prova oral?... ontem á noite até lavei a loiça... será que sou gay?
Se continuar a ouvir a prova vou acabar a ver e viver novelas, imprensa cor de rosa e info-entretenimento como a maioria do género superior?

nonameatall disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
nonameatall disse...

@rui cubano: se lavar a loiça é ser gay pois então os cozinheiros e serviços de catering machos k andam lá são todos gays

PRENES disse...

O vídeo de apresentação ate já esta feito...
vejam só aqui: http://youtube.com/watch?v=n0Da0VJFTPc

Anónimo disse...

Para mim só um T3 para 2... Eu e tu Alvim. Ah! E sem câmaras. Private actors non Stop.

nonameatall disse...

@maat: maat eras tu o anonimo maaaaaaaaaaaann!

Anónimo disse...

"caro" morto vivo.. eu não me revejo "neste" tipo de séries.. mas isso não invalida o potencial.. os exemplos que dei são formatos que gosto, que acompanho desde 2005 por algum motivo..quanto mais não seja pelo politicamente incorrecto.. mas sim, aceito que existe muito weblixo na rede... em crescimento exponencial, que vai desde gente com tempo em excesso nas mãos a filmar-se a si própria a fazer figuras tristes e séries de à semelhança de muitas.. sem interesse nenhum... consequencias do acesso a toda a gente.. de talento.. ou...

nonameatall disse...

@PROVA ORALEIROS: Atencao o servico publico da Antena3 e falso fraudulento e passa mal as mensagens!

Como se pode comprovar absta ver os videos no referido link disponibilizado pelo Alvim e pela Catia basta irem la e ver as visualizacoes dos filmes!

Sao so prai em media 20000 visualizacoes ou seja 20000 espectadores!

Por isso vao para o buraco respectivo que todos tem menos os k nao tem enfiem esse buraco numa cena afiada!

Respectivamente O Morto Vivo!

Ps: Isto nao e para levar a brincar e para levar a serio! Isto nao e para levar a serio!

SAO SO 20000 espectadores e nao a merda de 2 milhoes

nonameatall disse...

@minoan (ricardo) : um dos tipicos exemplos da internet sao pessoal a filmar e a tentar imitar as musicas!

Nao vejo k merda e essa outra cena sao gajas a mostrarem se no youtube despidas!

FDS pussesem no YOUPORN nao no Youtube e nao tiram o content!

O PRON e para ficar onde tem k ficar em sites de sexo!

Agora sites de videos para depois clicar num link e ir para ali nem penses!

A YOUTUBE e por isso k tem processos a montes k tem k retirar esses conteudos sob pena de ser processada neste caso a Google!

nonameatall disse...

@Alvim: Clik clik clik e so clikes

Anónimo disse...

Eu confesso!

Já fui traída da mesma maneira que já trai.
Mas qual é o problema da mulher assumir isso?

Não percebo.

nonameatall disse...

@pessoal k ta a clickar: hoje ta uma luta do caralho fodase!

Isto para o edit k tou a fazer vai ser brutal e vai ter bastante aderencia!

nonameatall disse...

@atuca: sao problemas de auto-estima e de ter medo de tar a dizer essas cenas e/ou palavroes!

Eu nao tenho papas na lingua!

nonameatall disse...

@PPL DA SERIE: oucam no podcast voces disseram logo de inicio k iria haver um acidente!

Por isso ja tinham spoilado o resto!

Fodase nao tao cientes do k ta prai a acontecer?

nonameatall disse...

@Consultor juridico: demoravam exactamente 1 hora e tal e a capacidade de dizer para ajudar as cenas demora prai 10 sec a Blue e Prostituta como kalker cadela

nonameatall disse...

@Consultor Juridico: Outra vez a cena dos 2 milhoes meu foste lesado!

No sentido real!

Anónimo disse...

Pelo que percebi o pll mora no prédio do bairro alto.

Será que retratam na série o assunto que está agora na berra? O pessoal n conseguir dormir?

Uma coisa é certa, podem sempre apanhar as pielas que a casa é já ali ao lado.

Anónimo disse...

Esta série é muito má.. a sério. Deixem-se disso

nonameatall disse...

@atuca: podes querer que assim o e!

nonameatall disse...

@anonimo: quando uma serie e patrocinada pela chupa chups so se pode ver o k pode acontecer...

Anónimo disse...

Uma coisa é a liberdade de expressão, outra são vómitos verbais.

Por vezes lavar a boca com o famoso OMO não faria mal nenhum.

Omortovivo: Tu por vezes cais no exagero.

nonameatall disse...

Eu posso cair no exagero mas exagerado nao sou no k toca a telefonemas para a prova oral antes de esta situacao comecar; eu tinha telfonado umas 3 vezes em 3 dias seguidos para a antena3 e nessas 3 vezes puseram me em espera e tava eu a ouvir a radio e blablabla e nao me passaram em directo!

Na 3 e ultima vez eu entrei desde as 19h k tinha fonado e puseram me so em linha nos ultimos minutos e disseram me k ja nao tinha tempo e cortaram me a palavra axas isso bem?

Eu nao axo por isso keres reclamar como keres k mande a ASAE la?

Nao ha livro de reclamacoes para radios!

A nao ser que eu me diriga para la!

Cada palavra e uma palavra igual a tantas outras as pessoas so atribuem importancia a essas mesmas se assim o desejarem a mim nao me akecem nem me arefecem akelas palavras k o outro anonimo disse sem se identificar!

Por isso ate hoje as 14h e tal ou kando o outro post for anunciado!

Anónimo disse...

Ok. Percebo o teu problema. E tens razão em estares aborrecido.

Mas tens que te perguntar se isso justifica que agora tenhas que estar sempre do contra. Tens que te perguntar se és uma mais valia ao estares sempre a bombardear tudo.
Talvez seria mais agradável se utilizasses a tua energia em algo de bom para o desenvolvimento do programa e do Blog.
Não quer dizer que estejas sempre de acordo, mas não precisavas de andar sempre negativo.

É só uma opinião. E vale o que vale.
Fica bem.

Anónimo disse...

Alvim,a minha consideração por ti aumentou ontem exponencialmente.

As pista da blue era um program infantil espectacular!!! O que é extraordinário é que tu gostes e não tenhas filhos.

Quem não tem filhos como provavelmente a Cátia Simão(e sobrinhos não vale), tem geralmente a ideia de que os programas para crianças são para "atrasados" e as crianças não são atrasados, blabla bla. Eu própria embirrava com os teletubbies quando era só tia. A partir do momento em que tens filhos e te apercebes como é o seu processo de aprendizagem e crescimento vês que afinal aquilo é mesmo o indicado para eles. Mais pedagógico, educacional, etc, etc., mas mais importante, eles aprendem MESMO e GOSTAM!

As crianças aprendem por imitação e repetição. Adoram jgos de escondidas "onde está?" "Não vejo" "Uma pista!" etc.

As crianças são naturalmente espertas ma isso não quer dizer que o seu cérebro funcione como o de um adulto. Há vária partes do sistema cerebral que ainda não estão desenvolvidas. Por isso é que por ex. escondem só a cara e julgam que ninguêm as vê.

As pistas da Blue é uma excelente adaptação do original Americano (The Blue clues). Aliás as adaptacões de programas infantis para português incluindo as vozes (teletubbies, tweenies, as pistas da blue, etc) são muito boas e é um trabalho nada reconhecido.

Já reparei que para além de estudantes, a prova oral tem muitos ouvintes papás e mamãs (filhos pequenos). Porque não um programa tipo "as crianças gostam das pistas da blue?" ou então ou ainda "para quando uma rua sésamo da sec. XXI?"

Aposto como tens jeito para a pequenada. E isso quanto a mim é uma mais valia no mundo da comédia em Portugal. Não há ninguêm virado para o alvo mãmãs e papás já reparaste? Os comediantes portugueses ou não têm filhos ou não sabem nada acerca deles. São raras as piadas que envolvam a dinâmica filhos-pais ou simplesmente infância como acontece com ao anglo-saxónicos.

Sé para terminar.
1 -O Duarte entra na "Ilha das cores" da RTP2. É um bom actor. Tem mesmo que ser exagerado porque é assim que é preciso para a audiência infantil.(Já ouviste um profisional a ler histórias para crianças?).

2 -A blue tem um site fabuloso. É http://www.nickjr.com/
Tem jogos espectaculares não só da blue, mas da Dora a exploradora, jardim dos amigos, etc.

Bjs para a equipa (espero ter convencido a Cátia, senão o melhor mesmo é fazer a experiência...)

Paula

Cristiana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristiana disse...

Eu que tenho por hábito ver ouvir a prova oral logo no dia de ontem não ouvi! Que pena!
Eu e mais onze amigas todas na casa dos 30 temos um T12 na internet, não com o formado do tema abordado no programa de ontem mas quem sabe pode um dia evoluir para lá!!!
Afinal a vida de 12 miúdas deve ter o seu interesse!?

Até Breve
Cristiana