segunda-feira, outubro 29, 2007

Mia Couto



Mais uma emissão em grande, desta vez feita entre dois continentes, Europa e África, e entre duas cidades, Lisboa e Maputo – onde estará o nosso convidado, o escritor Mia Couto, na companhia da nossa enviada especialíssima Rita Amado.

Um breve flash biográfico de Mia Couto: nasceu na Beira, Moçambique, em 1955. Foi director da Agência de Informação de Moçambique, da revista Tempo e do jornal Notícias de Maputo. Tornou-se nestes últimos anos um dos ficcionistas mais conhecidos das literaturas de língua portuguesa (autor de, entre muitos outros livros, O Último Voo do Flamingo, Terra Sonâmbula, A Varanda do Frangipani, O Outro Pé da Sereia, todos editados em Portugal pela Caminho). O seu trabalho sobre a língua permite-lhe obter uma grande expressividade, por meio da qual comunica aos leitores todo o drama da vida em Moçambique após a independência.

Trabalha e vive em Moçambique, e vai hoje falar connosco sobre o que nos une, portugueses e africanos, e o que nos divide; da sua formação em Biologia – e se ela lhe foi de alguma forma útil ou influenciou a sua escrita –; do que o fez, tendo viajado pelo mundo inteiro, optar por ficar em Moçambique (apenas o apelo das raízes ou porque seria impossível escrever as suas estórias fora do sítio onde elas acontecem?); das esperanças cumpridas e das grandes desilusões do país após a independência.

Acredito que haja entre os ouvintes da Prova Oral muitos que leram livros do Mia Couto, ou assistiram a peças de teatro baseadas neles – pois que se manifestem e digam o que pensam do universo miacoutiano e, já agora, aproveitem para perguntar o que vos apetecer ao autor. O telefone é o 800 25 33 33 e está oficialmente aberta a caixa de mensagens do blogue. A partir das 19, com Fernando Alvim (cá) e Rita Amado (lá).

***


O PASSATEMPO JOSÉ CID continua. Todas as informações aqui. E já está disponível, para audição no blogue da Prova Oral, a música que deverá servir de base à realização do vídeo. Ora oiçam:


Portuguese Boys, de José Cid
(Álbum «Pop Rock e Vice Versa)


***


ADENDA: Na quinta-feira vamos todos para o Espaço

Ah, vamos pois, e à boleia da Associação de Física da Universidade de Aveiro, FISUA, que está a promover um curso de Exploração Espacial. E como vamos todos para o Espaço e os turistas marcianos, embora excelentes criaturas, estão carregadinhos de electricidade estática e sei lá de que mais porcarias – enfim, feitios –, não vai dar muito jeito fazer a emissão a partir de lá. Por isso gravá-la-emos hoje, entre as 20 e as 21 – para ser emitida na quinta-feira, no horário habitual. Serve pois, este post, excelentíssimos ouvintes, para, mesmo sem nos estarem a ouvir em directo, poderem deixar aqui as questões da praxe.

Mais vos digo: os convidados são José Augusto Matos (formador) e Emanuel (não o obscuro cantor popular, mas o sobejamente conhecido representante da Associação de Física da Universidade de Aveiro). O curso funciona em horário pós-laboral a partir das 19 (se tiverem o azar de trabalhar nalgum turno esquisito, ou serem apresentadores da Prova Oral, estão tramados) e acontece uma vez por semana (todas as informações, incluindo ficha de inscrição, aqui; o programa completo do curso, aqui).

Mas mesmo que não possam ou não queiram fazer um curso destes, não acredito que, pelo menos uma vez durante toda a infância, entre o sonho de ser cabeleireiro unisexo, tocador de tuba ou GNR, nunca vos tenha aflorado igualmente o de ser astronauta. Vá, soltem as asas à curiosidade e perguntem tudo o que sempre que quiseram saber sobre o que se passa lá em cima, muito muito em cima: se as pontas das estrelas são afiadas, se os cometas ficam eriçados quando se lhes pisa a cauda, se Saturno é um planeta soturno, se Mercúrio está sempre a aleijar-se, se em Vénus se fazem uma festas, digamos, engraçadas, se a Via Láctea, uma vez aberta, deve conservar-se dentro do frigorífico – e sei lá que mais.

As perguntas e comentários via caixa de mensagens do blogue, podem ser deixados a partir de agora (por favor, mencionem Exploração Espacial no título, para não confundirmos com as relativas ao Mia Couto, ou ainda acabaremos a perguntar-lhe se os fatos espaciais não são demasiado quentes para calcorrear a imensidão da savana africana); telefonemas sobre este assunto, só a partir das 20, quando começarmos a gravar.

14 comentários:

Foskasse disse...

Pá Alvim... desculpa lá mas eu quando era mais jovem pensava que MIA COUTO... era a pasta de dentes! A MÍTICA PASTA DE DENTES COUTO! .... e isto para que?! bem.. era só para pedir desculpa ao SR.MIA COUTO! por esta minha ignorância!

Já agora! PRIMEIRO POST! pela primeira vez!

Anónimo disse...

http://br.youtube.com/watch?v=b8KJifA2Rnw

vale apena ir lá ver,,,
(no youtube metem de tudo)

Um abraço Oshima__

Anónimo disse...

Exploração Espacial

Bolas já fui tarde!!! O curso ja começou!!!
Mas aqui fica a pergunta:
A questão dos planetas-anões, afinal como fica? E o que será então um planeta-anão?
Poderá algum dia Plutão regressar à divisão dos planetas?
Ass.
Um Escorpião sem regente!
(S sei muito bem a diferença de Astro: -logia e -nomia!)

Um à parte:
Isto é como de repente o Boavista descia de divisão ficava para sempre nessa mesmo! (já nem digo do Benfica, UMA GRANDE SONHO MEU - Benfica a descer de divisão)...

----------

Mia Couto:

Qual a motivação para escrever estes contos?
Um outro à parte:
Se as sereias tem barbatanas, porque é que a s/ tem pés?

Anónimo disse...

Boa tarde Alvim, Rita e especialmente Mia Couto!


O Mia (desculpem esta aproximidade) é o meu escritor de excelencia, para os dias em que nada faço. Acabo de ler o Cronicando e saltei de imediato o para os Contos do nascer da terra, e outros me esperam para serem devorados.

Obrigado Mia.

Rui disse...

Mia Couto um enorme senhor, aprecio bastante a sua escrita!

http://blogpredilecto.blogspot.com

Anónimo disse...

Uuuuuh! novas tecnologias tão velhas!! Vê lá se não está um elefante deitado em cima do cabo?

Tão em jogos de palavras?
Então aí vai:
Se me permitem perguntava a um grande escritor de todo o universo da língua Portuguesa e uma referência em África se ele não se sente como uma irritante mi(a)cose nas virilhas dos sistemas corruptos que IMPERAM em áfrica onde, em parte, querem imitar os antigos senhores coloniais?

Anónimo disse...

Ricardo, mostra a tua raça! Tu não MIAS, RUGES!!!!

Anónimo disse...

Meu caro Alvim:
Hoje, não posso deixar de participar, afinal tens no teu programa o meu escritor favorito! Que privilégio teres o grande Mia Couto como teu convidado! Sr. Mia Couto, muito obrigada por nos surpreender com a sua escrita, nos fazer rir e chorar e pensar! Muito obrigada por nos mostrar tanto mundo!
Um beijinho,
Margarida Portugal

Anónimo disse...

Fogo, podiam ter pago uma passagem ao homem! Devem tar a monopolizar as comunicações Moçambicanas!
Não há vagabundos fora das cidades aí? Não passarão eles (mais os que tentam emigrar ilegalmente para a África do Sul)a fazer parte da fauna, flora(se ficarem kiétinhos) ou alegre sustento da bicharada ágil e que nos trinca há milhões de anos?

Profeta de Philogelos disse...

Encontrei um texto excelente do Mia Couto no meu livro de Português: "Carta ao Presidente Bush", publicado originalmente no jornal Savana, em 21 de Março de 2003. Recomendo a toda a gente.

Anónimo disse...

Mas o Mia Couto está a falar do meio da selva?
Já me tinham dito que era ruidoso mas parece tar sentado em cima de um Kilimanjaro de Grilos!

Anónimo disse...

Exploração Especial:

Não percebo os cientistas, numa conferência recente dizem que a ciência está a dar as últimas e vocês, malta do cosmos, não conhecem uns 98% do chamado espaço...
A vossa ciência não está ao nível dum médico Neanderthal que não sai da gruta? Não serão conhecidos no futuro como ASTROLOPITECOS?

Anónimo disse...

Exploração Especial:
Deixam o Bush ir à terceira dizer que vai atacar o Iraque, mas para atacar o espaço deixam-no fazer no quentinho do seu país desenvolvido! Quando é que fazemos algo mais depois do fantástico bidon luzidío do POSAT? Vamos a uma loja dos chineses e compramos um foguetãozito com duas crianças e mandamos uma camisola da selecção nacional pá lua! Viva Portugal abaixo a exploração do marciano plo homem! Marx vive!

Anónimo disse...

Exploração Espacial

Boa tarde,
Antes demais gostava de corrigir o rui cubano que o assunto da próxima 5ª feira será de Exploração Espacial e não Especial.
De certa forma será um programa especial como todas as provas orais, contudo, penso que iram falar do espaço e não de especiarias.
Não é que entenda muito de Astronomia mas estou curiosa por ouvir uma vez mais o Fernando Alvim e os entrevistados da Univ. de Aveiro e quem sabe até aprender qualquer coisa.
Até quinta!!