quinta-feira, outubro 11, 2007

História de Portugal



História de Portugal e centros comerciais são coisas que raramente comungam. Mas raramente não é o mesmo que nunca e hoje vamos falar de um curso de História de Portugal ministrado, imaginem (essa é que é essa), no El Corte Inglés: é à borla e, sendo onde é, escusamos inclusive de despir o fato de treino. Convidámos, para nos falar dele – do curso, não do fato de treino –, o seu orientador, o professor José Reis Santos.

Entre outras coisas, iremos saber a que público se destina este curso; se sairemos de lá feitos pequenos josé-hermano-saraivas, ou o objectivo é apenas espevitar a curiosidade e dar bases suficientes para que as pessoas, depois, aproveitem a boleia e continuem a aprender por si próprias? E como estão os portugueses em termos de conhecimento da sua própria História?; na idade da pedra? Crêem que Salazar foi o último Rei de Portugal? E que dom Sebastião fumava muito, o que explica o nevoeiro? Que Guimarães se chama a cidade-berço por haver por lá muitos bebés? Que a República mudou de sexo, daí a Implantação? Que Vasco da Gama inaugurou o caminho marítimo para a Índia porque estava farto de ir lá a pé?

Dúvidas e comentários via 800 25 33 33 e caixa de mensagens do blogue. A partir das 19, com o histórico Fernando Alvim.

25 comentários:

Anónimo disse...

O Historico Fernando Alvim é descendente dos arabes!!? "AL"!... Vim, foi inspirado no pó de lavar as marmores porque era a palavra mais à vista para alem de Clarim, o Sabão... não me parece que ficasse bem, Fernando AlClarim... O Cavaleiro da Prova Oral!

E Vasco da Gama tinha alguma coisa ver com o Vasco Granja?!!!

O Infante D.Henrique chegou a treinar nas camadas jovens do SLB???

O Cristovão Colombo ainda tem direitos sobre o Centro Comercial???

Estas e muitas outras questoes espero ver esclarecidas....

Anónimo disse...

Boas!
É com tristeza que hoje em dia são poucos o que conhecem bem a história de Portugal e contra mim falo. Sei de muita coisa, mas há outras que não me ficaram na retina. Coma idade em que se aprende na escola, penso que não é a mais atrativa... a mim nunca me atraiu.
Mas hoje em dia gostava de ser um profundo conhecedor da nossa história. Por isso acho de louvar esta iniciativa, para que a história estaja ao alcance de todos...
Bem hajam

www.humorfotografico.com.sapo.pt

Anónimo disse...

Acho muito util saber a historia de Portugal (nem que seja para responder às perguntas dos concursos da TV qd temos a namorada ao lado no sofá). Ha muitos acontecimentos recentes que de certeza fazem parte da Nossa Historia... uns bons e outros que vao fazer rir os nossos sucessores...

Mas pronto é a nossa história, e boa ou má é a que temos...

Perguntas:
- É preciso inscrever-se para participar no curso?
- Qual a duração do Curso?
- Que periodo da nossa historia vai ser retratada nesse curso?

Um abraço

Gil

riminuro disse...

Boas, Alvim e demais pessoal!
Sou o tipo que te arranjou o contacto da prof. Cristina Pimenta (um beijinho pra ela!)! Pertencendo ao mesmo Centro da mencionada professora (CEPESE - Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade: publicita que é por uma causa nobre, a cultura), e até porque estou a fazer o doutoramento precisamente na área de História, não podia deixar de opinar sobre o tema. As aulas de História em Portugal são, basicamente, uma seca. E nem culpo os professores, que até os há esforçados, mas antes os programas da disciplina, que ainda se baseiam muito no decorar e no marranço, levado ao extremo se falarmos de ensino superior. Já não é tão mau como no tempo dos nossos pais (caminhos de ferro de Moçambique, rios de Angola, etc.), mas continua-se a apostar na História super-factual e minuciosa, em vez de a transformar em algo mais aliciante, ou seja, numa disciplina em que se contem histórias da História bem interessantes, obviamente sem entrar no domínio da ficção. Mas nem é preciso, porque todos sabemos que a realidade, mesmo a realidade passada, ultrapassa sempre a ficção. Assim é que não, porque os programas de História conseguem transformar aventuras épicas num mero rol de datas, nomes e números.
Vamos é lá ver se o referido curso do El Corte Inglês, ao ser promovido por uma empresa espanhola, não influencia no sentido um certo carácter iberista da matéria dada! Bem que podiam ter estendido o curso até ao 1.º de Dezembro! ;)

Abraço lusitano,

Ricardo Rocha
26 anos
Investigador do CEPESE

Anónimo disse...

Olá Alvim

Para mim que sou de Guimarães, o "Berço da Nação", faz-me um bocado de confusão comemorar com um feriado nacional dias como a Restauração da Independência (1º de Dezembro), enquanto que O Dia 1 de Portugal - 24 de Junho de 1128 -o dia da Independência e da Batalha de S. Mamede, seja comemorado apenas por nós vimaranenses!Não tem grande lógica, pois não?

Esta é a minha opinião...gostava de saber a vossa!

Beijinhos e abraços para todos

Anónimo disse...

Eu achava bem comemorar tb esse feriado Cristina... Quantos Mais melhor :D e se for numa sexta ou segunda ainda melhor :D

Gil

Beta disse...

Quanto ao tema de hoje, só tenho a dizer é que Histórias hás muitas.

Unknown disse...

boa noite prova oral.
Gostaria de perguntar ao vosso convidado sobre a veracidade dos factos apresentados,sobre PORTUGAL, ontem na serie televisiva inglesa,qpresentada na rtp 1.(OS TUDOR)
OBRIGADO

Anónimo disse...

Bem a propósito.
Ontem foi obrigado a passar os olhos pla TV Pública que foi buscar um lixinho televisivo aos Britânicos com a série acerca do Henrique, aquele que matou a mulherada e criou os protestantes,etc. Brits esses, que se esquecem permanentemente que começaram a articular palavras quéques e a comer com talheres há relativamente pouco tempo e aprenderam a comportar-se com Franceses, Espanhóis e Portugueses (e a ter chá connosco!).
Então neste seriado apareceu uma rainha muito bonita, deles, que foi obrigada a vir para Portugal e casar com um bicho (Rei de Portugal) no meio de um Mundo de Zombies feiosos, que eramos nós... vamos continuar a deixar que grande parte dos Europeus nos tratem como débeis mentais pequeninos e feios?! na RTP? Raio de Bárbaros que agora julgam-se superiores... só deixam a sua verdadeira natureza na forma alegre e precipitada como atacam outros povos... viva Portugal! BONITO!

Anónimo disse...

Olá

Eu falo por mim... não sei nada da história de Portugal, infelizmente para mim!

A partir do 9º ano deixei de ter História e, mesmo assim, não acabei o programa do 9ºano! Tenho muita pena de não perceber certas coisas da história de POrtugal e mesmo sobre as Guerras Mundiais... as tantas dou por mim a ver o Allo Allo e não percebo algumas coisas que tem a ver com o contexto da série.

Por outro lado o programa "Conta-me como foi" parece-me muito interessante e penso que vem despertar o interesse pelo conhecimento da nossa história.

Anónimo disse...

Nós fomos os primeiros Cristãos a atacar ó Médio Oriente!
Os Bush ao pé do Afonso de Albuquerque eram uns gandas meninos!
Ainda hoje se conta, lá na Conchichina, histórias sobre ele para aterrorizar crianças e convencê-las a ir para cama!

gandamaluku disse...

Sim, porque se é para falar de História, nós introduzimos o conceito de globalização (ainda anterior a sócrates, este qe agora reina). Mas acho que uma forma de aproximar a Históra a todos nós passa por deixar a TVI fazer telenovelas da nossa História (é triste mas acho que iria resultar) ... Já estou a ver as velhinhas a louvar D.João II e D. Manuel!!!
Abraco

Anónimo disse...

Boas à malta toda! Venerável histórico!
A nossa História! Hum! Bem essa é outra estória!

Se bem me recordo, lembro que apreendi a História +/- até ao inicio da Republica! Não digo que não sei uma seca, bem pelo contrário, para nos conhecermos temos de perceber quem somos! Mas tenho que afirmar que não conheço nada de história, com algumas raras excepções, após esse periodo até ao ponto do pós 25 de Abril!

Para mim, figuras históricas, para alem do Alvim, (claro!!!) Infante D. Henrique, D. Afonso Henriques, José Muorinho... entre outros.

Ironicamente lá fora só somos conhecidos pelo Infante em termos de História!

A titulo de curiosidade:
Num jogo muito conhecido de estratégia - Civilization, Portugal é retratado na versão III pelo Infante, e na versão IV D. João II!
Curioso não!!!

From labuteS,

Anónimo disse...

A minha teoria do pai da nação:

O Afonsinho teve de dizer à Mãe:
- Pára de me chatear quero formar um país para não me chateares mais! Fogo, não há quem a ature! Já basta os primos da onça que tenho sempre a querer roubar a terra! E algo que me diz que não será primera nem última vez que irão fazer!!!

Bruno T Rodrigues disse...

O meu comentário, que me parece ser a única forma de me poder expressar na PO de hoje, visto que a linha está ocupadíssima, tem a ver com o ensino da história de portugal.

no meu tempo (e eu tenho 32 anos), não me lembro de alguma vez ter passado, nos livros da escola, do século 16 e 17 e da fase pós-descobrimentos. os livros e os programas estão (ou estavam) desenquadrados. não me lembro de alguma vez ter falado na escola de épocas importantíssimas da história como a primeira república, o estado novo ou o 25 de abril e todas as suas consequências - os livros "acabavam" na adesão de portugal à CEE.

num país com centenas de anos de história, devia ser dada mais importância à história recente do país. muitas das coisas que se passam no país hoje, muitas das razões por trás dos movimentos políticos e do estado actual do nosso país são consequência directa destes últimos 100 anos.

indivíduos como eu, se quiserem saber mais sobre história de portugal para colmatar esta falha tem que se apoiar em livros e documentários (e tenho que salientar a excelente série sore o assunto que passava a horas inedcentes na SIC aqui há uns 4 ou 5 anos)...

alguma ideia? alguma sugestão? alguma dica de como ultrapassar isto? o vosso curso tem isso em conta?

Anónimo disse...

(no site do ElCorte Ingles não é feita referência à forma como deve ser feita a inscrição no curso, podem detalhar?)

Obrigado

Elsa

Anónimo disse...

Andava D. Afonso Henriques a brincar na praia, fazendo os seus pequenos castelinhos de areia, ando veio a sua mãe em sua direcção, e com a pá de brincar, dei-lhe ums bons acoites.
D. Afonso, pergunta!
Minha mãe porque me cascais?????

E foi assim que nasceu assim o lindo nome da praia de Cascais!

Unknown disse...

olá é uma honra para mim dar o meu contributo em relação a este tema, muito me orgulho da nossa história e por sinal foi e é, a minha disciplina perferida na escola... como cidadão comum que sou, considero a nossa história riquissima a todos os niveis, mas herois nacionais vejo aqueles que neste momento lutam para ter alguma qualidade de vida digna, neste país de novelas politicas e de contos do vigário. Somos um povo civilizado desde que fomos romanizados e sempre mostramos que não andamos cá a ver passar navios...criamos a nossa independencia, andamos à est5alada com castelhanos muçulmanos franceses etc etc etc, conquistamos um imperio, eu proprio jurei a minha vida pela pátria...Orgulho-me de ser Português, mas existe um grande erro na nossa história...esse erro foi termos abdicado da coroa Espanhola...talvez seja exagero mas não estaria-mos melhor??? 1 abraço

Anónimo disse...

Explica essa da coroa espanhola???

Anónimo disse...

Não tanto como Setúbal!!!!

Carlos Gonçalves disse...

Fez Sim senhor e falou inclusive dos tesouros da Sé de Braga!

O filho dele Lecciona na Universidade do Minho Em Braga!

Mulheka disse...

Estava a ouvir o programa no autocarro quando vinha a caminho de casa. O pessoal devia pensar que eu era doida pois não me parava de rir com o telefonema do ouvinte da Palhaça, acho que se chamava Carlos??
Como disseste Alvim, sem dúvida, o telefonema da semana ahaha

Anónimo disse...

fui correr!
...devemos ter presente a história e fazer algo marcante para a história. num futuro seremos enaltecidos e venerados.
abraço alvim / xana

Anónimo disse...

Boa noite.

Estou a criar este post para me habilitar a ganhar 100€ num concurso duma pagina com url www.video-divertido.com
Desta forma habilito-me a ganhar os 100€ e ofereço-vos um pouco de humor.

Santana Lopes vs José Mourinho: http://www.video-divertido.com/img3333.htm
Teste do beijo: http://www.video-divertido.com/img1287.htm
O melhor telefonema anónimo de sempre: http://video-divertido.com/img3224.htm
Imitação de Robert de Niro e Silvester Stallone: http://www.video-divertido.com/img106.htm

Caso queiram comprovar que é um concurso basta ver http://www.video-divertido.com/index.php?template=Concursos

Anónimo disse...

historia engraçada