quarta-feira, outubro 03, 2007

A graça de Deus



Em época de fundamentalismos – que sempre os houve, em todas as religiões, e não é coisa só de agora – vale a pena reflectir sobre o humor a propósito da religião. E o pretexto para a conversa, é a peça A Bíblia: Toda a Palavra de Deus (sintetizada), que está em cena no Teatro-Estúdio Mário Viegas desde 20 de Setembro e irá por lá ficar até ao fim de Novembro.

Como nos diz a nota de imprensa, «é um espectáculo que irá certamente pôr todos os portugueses a rir a bandeiras despregadas, e que resulta duma leitura muito particular (mesmo!) e divertida dos principais episódios narrados nos Livros Bíblicos, do Génesis ao Apocalipse. Esta nova encenação de Juvenal Garcês, com as representações duma velocidade de cortar a respiração de João Craveiro, Paulo Duarte Ribeiro e Tobias Monteiro, desmistifica sem desrespeitar e parodia sem satirizar algumas das principais questões suscitadas pelos textos sagrados e pelo cristianismo, pedindo apenas ao público uma "suspensão da seriedade e uma entrega sem pudor ao discurso humorístico da obra, à genialidade da encenação e à qualidade irrepreensível das interpretações"» Em estúdio, teremos os três actores da peça: João Craveiro, Paulo Duarte Ribeiro e Tobias Monteiro.

A Bíblia é um best seller, já vendeu mais que o Alquimista do Paulo Coelho e o Código Da Vinci do Dan Brown juntos e multiplicados por quatro – e é um dos livros considerados essenciais para muita gente. Mas será que todos os que lhe apregoam a importância a leram realmente (a começar pelos nossos convidados, sobretudo um deles, que se acha o máximo por ter feito a catequese toda)? Digam-nos vocês, aí desse lado, que episódios afinal vos marcaram mais, o que vos atrai ou retrai da história nela narrada – e se a acham uma fonte de inspiração como qualquer outra para o trabalho dos humoristas ou se, pelo contrário, há coisas intocáveis?

Está disponível o 800 25 33 33 e avisamos desde já que os dois melhores comentários deixados na caixa de mensagem do blogue dão direito a outros tantos bilhetes duplos para a peça (aos participantes pedimos que deixem o endereço electrónico no fim da sua mensagem).

É a partir das 19, com Fernando Alvim e Cátia Simão.

25 comentários:

Anónimo disse...

A graça de deus deve ser uma peça Divina!!!! Ou será Diabolica?!

Anónimo disse...

Eu tb fiz a catequese toda. E quando tinha 6 anos, lembro-me bem de odiar a Eva e pensar: "mas então o Adão dá-lhe a costela, e aquela parva ainda vai comer a maçã? Se ela tivesse resistido, não havia pecado, nem meninos a dizerem palavrões, e as pessoas eram todas boas"! Tão fófinha...

Mas pronto, hoje, aproveito, e peço aqui publicamente desculpas à Eva. Eva, sorry, mas eu na altura não sabia que a Bíblia tinha sido escrita por homens! (quer dizer, se calhar até sabia, não percebia era o que isso significava :)

Alex Cigano disse...

E o Pó de Cascas do pograma de onte???

Anónimo disse...

Boa tarde,

Tudo o que me liga à igreja é um baptizado. Não pensava nem tinha consciência. Desde que comecei a pensar que distingo bem a realidade da ficção.

A igreja/religião é uma máquina manipuladora dos povos. A igreja só serve para controlar as pessoas através do medo e das promessas de uma vida para além desta.

A igreja é também uma das empresas mais rentáveis do mundo. E é quanto a mim inconcebivel que pessoas que tanto apregoam contra a luxuria, a gula e demais pecados mortais, vivam com uma riqueza extrema, ao mesmo tempo que gente morre à fome. Riquezas acumuladas com base, em grande parte, no sacrificio de muitos crentes que muitas vezes dispendem a muito custo de algum dinheiro na missa para comprar o seu prometido cantinho no céu.

Anónimo disse...

oh alvim, diz lá masé aí ao pessoal da rtp para actualizarem o PodCast da prova oral :'(

http://multimedia.rtp.pt/programa.php?prog=1070

Anónimo disse...

UI! se é do que estou a pensar! Deve ser uma das melhores peças do momento para rir!!!
Estive a ver a outra peça do Shakespeare em Setúbal! E foi de MORRER e de MATAR por mais ainda a RIR!
Mas se bem me lembro os autores das duas peças são os mesmo? Certo?

Bem para mim que de religioso é só os feriados (e já vais com muito sorte!) deverá ser divinamente hilariante ao ponto de por o Diabo (nok nok nok) a rir e a chorar a rir!

Bolas já pecei! Primeiro por matar e segundo por escrever na NET!!! O qt me lembro, ai a uns tempos atrás, o Markl ter falado sobre os novos pecados!!!

Bem fiquem com Deus ou com Deusa! E paz!

Anónimo disse...

Alvin quero ouvir a música "fogo de deus"!

Anónimo disse...

Alvim, temos de fazer um programa para breve... hoje sinto-me Deus e estou certo que também te sentirias se descobrisses de um momento para o outro uma falha de segurança no maior ISP português e te apercebesses que podias desligar a net a 80% dos seus clientes, realmente está-me a dar que pensar... darei mais noticias em breve...

Anónimo disse...

Pois é... uma vez li a Biblia e passei a ateu!Já estava desconfiado,mas... Espero que a peça, embora com, segundo parece, outra leitura "arranje"mais uns ateus porque estou farto de religiões e o planeta e as suas pessoas precisam de paz!

Anónimo disse...

AMIGO ALVIM! Tu tas a procura disto?! http://www.eleves.ens.fr/home/tourniai/kra/ratzinger-palpatine.jpg RATZINGER em versao Diabolica!!!

Unknown disse...

Boa noite Prova oral!
Alvim desculpa ñ fazer nenhum comentario, mas já é tarde e eu tenho que me pôr há estrada e irei ouvi-los a caminho de casa, e de certeza que me vou divertir.
Mas o que eu precisava mesmo era que os Srs. João Paulo Tobias me ofertassem 2 Bilhetes para assistir á peça e aí sim RIR e divertir-me na companhia da minha mulher. Agradeço-vos desde já e um grande abraço. Joao miguel.

Anónimo disse...

http://www.laotenna.it/vignette/galt/2005_06_hi_ratzinger.gif


http://www.iranian.com/Anyway/2005/April/Images/pope.jpg

Anónimo disse...

boas alvim and friends

só uma pergunta: se Adao e Eva tiveram dois filhos (Abel e Caim) como passamos à proxima geraçao. Será que ouve incesto ou naquele tempo a homosexualidade dava frutos? Não sei se abordam este tema na vossa peça mas quero ir ver. Por agora já tenho bilhetes para as obras de W.S. em 97min. no europarque s.m.feira. Estarei lá. espero que esta peça venha rapido para aqui pro norte.
fiquem bem.

P Batista disse...

Boas à Antena3!
Um curiosiadade: A expressão Amen! Deriva de onde?
Visto que existe muita gente jovem que por gozo diz Ya Men!

P Batista disse...

É isso e as profecias de Nostradamus! Só depois é que sabem!!!

Anónimo disse...

Ah grande Alvim!Entao e para quando o cd dos jingles da prova oral?Eu penso que é motivo para grande reflexao todo o final da missa..quando o padre diz:Que o senhor vos acompanhe..e toda a gente responde GRAÇAS A DEUS! POrquê?isto é provavelmente o mais insano à superficie terrestre.alem disso pergunta aí aos teus convidados para quando umas belas óstias com sabores variados?POrtem-se bem pessoal!;)

Anónimo disse...

Boa tarde!

Só para verem como a minha família é "habituê" da missa:
o meu pai, uma vez num casamento: na parte dos "beijinhos" perguntou ao "vizinho do lado" - então agora é que vai embora que a melhor parte está a chegar? (não estava a gozar)
o meu irmão, noutro casamento: na parte em que o padre faz o sinal da cruz, ele em vez de se benzer copiou exactamente o que o padre fez (mais uma vez Não estava a gozar)

Continuação ...

Anónimo disse...

A propósito do tema "confissão" ... Sabiam que ali perto do chiado, há uma igreja que tem uns padres, de uma nacionalidade que agora não me recordo, mas que não é portuguesa... logo não percebem os pecados em português. O que interessa é que as confissões por ali são muito concorridas, sobretudo por mulheres e por quem se quer confessar sem ter uma conversa sobre o assunto.


monchique@gmail.com

Anónimo disse...

ÓH ALVIM,tivéste no apeadeiro de Coimbra ??? Vai-te mas é confessar,já pecáste !!!!!
É picadeiro que se diz !!!!!

Anónimo disse...

tnho o percurso td k é feito na catekese até ao crisma.
mas tnho um problema e gostava de saber se sou a unica?!
entao é o seguinte...
a primeira vez k tomei a ostea kuase k vomitei, kolou.se no ceu da boka... pensei k foxe normal por ser a primeira vez, como era algo diferente...
so k esta situaçao repetiu-se nas vezes seguintes e entao desisti de a tomar!
Confexei.me com um padre k nao era da parokia, e estava a espera k ele me manda.se rezar por dia até ao final da minha 50 pais nossos e 50 ave-marias... mas não
disse.me fala com o senhor prior da tua parokia e ele k divida o cálice cntg e comexou.se a rir
a partir da i nc mais fUi á igreja





21

Unknown disse...

ola a tds!!

ja imaginaram se tds os esforcos investidos na igreija por tdo o mundo fossem direcionados para a ciencia, natureza, sei la grupos humanitarios.. nao viveriamos mto melhor?

por acaso seria muito bom que deus existice mas a medida que formo a minha mente, sinto q a teoria de que a vida e tudo o q temos e devemos agradecer o facto de estarmos aqui no presente faz muito mais sentido, tdo tem um inicio e um fim... seremos nos muito diferentes do resto das entidades todas deste universo... axo que nao...

assinado: fatimao crismado ;)

Anónimo disse...

O programa de ontem foi dos mais incriveis e magnetizantes programas que alguma vez ouvi. Parabéns a todos.
Hoje... Religião... Bíblia... desde que deixaram o Deus do Trovão só começaram a complicar, pior, criaram uma terrivel sub-espécie: "O Puritano"... que vai deglutindo a nossa alegria para suportar a sua preversidade. etc...

t disse...

Ter fé é querer ter fé.
Acho que à medida que nós, como seres humanos evoluimos na disciplina, no amor e na experiência de vida, cresce naturalmente o nosso entendimento do mundo e do lugar que nele ocupamos.
Esse entendimento leva-nos à religião, ou à espiritualidade.
E é algo que faz parte de nós, não uma coisa que se pode separar do ser humano. É a espiritualidade que nos faz pessoa, humano.
A igreja é feita por homens, os padres são homens. E não conheço nenhum homem perfeito, logo a igreja também não é perfeita. Mas tenho a certeza que contribui para uma melhor humanidade. E como obra que está virada para fora e não para dentro, para os outros e não para si mesma.
A bíblia, sendo tão velhinha, acho que contem mensagens muito actuais para os dias de hoje, e acho que é preciso ter muito cuidado com a interpretação, porque a bíblia contem muitos estilos literários que não podem ser interpretados directamente e de uma maneira geral.
Acho que se pode fazer excelente humor com a bíblia, se for bem feito, ou se for bem sintetizado.

Anónimo disse...

olá
vou deixar a minha mensagem, mas não estou interessada nos bilhetes, até porque para chegar a lisboa demoro duas horas e já me chega as vezes q tenho de ir em trabalho.
Isto tudo, para dizer que o meu patrão é um felizardo, fico sempre até as sete no trabalho, o que não implica q fique a trabalhar... para poder ouvir a prova oral no caminho para casa.... e divirtir-me contigo e com os teus convidados...
Até um dias destes....
lu
luilui@kanguru.pt

o_cao_que_morde disse...

Hoje dia 4 de Outubro dia dos animais, o meu Blog está de luto pelos maus tratos em animais, nomeadamente experiências laboratoriais, touradas, maus tratos nos circos, abandono, etc.
Põe tu também hoje o teu blog de luto.