segunda-feira, julho 23, 2007

Zé Pedro, o único



Helena Reis acaba de publicar, pela Presença, Não sou o único, a biografia de Zé Pedro, guitarrista dos Xutos e Pontapés.

Sinopse: «Dizem que somos feitos da mesma matéria que as estrelas, que ainda somos seus primos afastados, mas alguns de nós têm um parentesco mais próximo com elas, uma cintilação especial – são eles próprios estrelas. É o caso de Zé Pedro, fundador dos Xutos e Pontapés e uma das mais brilhantes estrelas do rock português. Nestas páginas da autoria da irmã Helena Reis, somos convidados a entrar no mundo de Zé Pedro, dos seus sonhos, das suas paixões. Viajamos à sua infância festiva e luminosa, ao estonteante começo dos Xutos e Pontapés, aos amores vividos e sonhados, aos grandes sucessos da banda e ao fervor dos fãs, ao Johnny Guitar e ao panorama musical da época, às incontáveis tournées pelo país e estrangeiro… É uma viagem apaixonante e irresistível a que este livro nos propõe, é a oportunidade única de ficarmos a conhecer por dentro o sonho inabalável de um homem que mudou para sempre a história do rock português.»

Em estúdio estará o biografado para nos comentar alguns dos episódios relatados no livro; de como foi o processo de revolver o baú das memórias – muitas delas, provavelmente, dadas como desaparecidas –; e se alguma vez, ao ver-se parte daquela galeria de pessoas com uma biografia publicada, disse, de si para si, «estou velho, caramba». Quanto a Helena Reis, participará via telefone para nos contar, entre outras coisas, das vantagens e desvantagens de biografar alguém que lhe é, a vários níveis, tão próximo.

Vocês também se podem manifestar, pelos meios do costume – 800 25 33 33 e caixa de comentários do blogue –; a partir das 19, com Fernando Alvim.

18 comentários:

Anónimo disse...

Quero desde já endereçar os meus Parabens ao Zé Pedro, pelo excelente percurso nos Xutos e tambem felicitar a irmã por ter escrito este livro, onde os fãs do Zé poderão saber mais algumas coisas da sua vida cheia de peripecias.

Muitos Parabens..., um livro que vou de certeza comprar...

Abraços

Gil

Anónimo disse...

Segundos, a escrever aqui! hehe

Anónimo disse...

Boas tardes,
Estão na moda as biografias! Umas interessantes outras, enfim... Mas o Zé Pedro deve ter tanta coisa a contar! Pela amostra da entrevista na RTP2 à Ana Sousa Dias (vizinha do Zé Pedro e do meu pai)no programa Por Outro Lado. Quero ler!
É mesmo verdade que três músicas do álbum 78/82 (sémen, mãe e avé maria) estão actualmente proibidas de serem tocadas na Rádio Renascença???
Beijinhos,
Joana

Anónimo disse...

Mas ele ainda não se reformou? Que chatice!!!

Anónimo disse...

Ola,

Tenho 30 anos e irei recordar sempre o Zé como o grande maluco e exemplo de como é possivel não perder a esperança e desistir da vida!

Todos sabemos que o Ze é um lutador e isso inspira mt a malta jovem. Podes crer Zé!

Um abraço de mais um fã!

Anónimo disse...

... e por falar em sexo...

Ze Pedro: qd é k foi a 1ª x e as seguintes?

Anos 80 + tournees + malta jovem + camorotes + ui ui.....

ISC disse...

Gosto muito do Zé Pedro. muito mesmo. já falei várias vezes com ele (apesar de ele não fazer ideia de quem sou....)e o sorriso diz tudo...Costumo dizer que ele é o homem que me levava ao altar....eh eh eh eh!!! Até o meu namorado sabe isso!!!Aliás ele vai comprar o livro para me oferecer.
Eu não sou musica nem ando na estrada, (com muita pena...)mas também tive um passado tramado com muita loucura mesmo... Tenho 39 anos.....quase nos entas......e também tive de ficar sóbria de um dia para o outro....não é facil......e por vezes pergunto se vale a pena...mas vale. para poder apreciar o verdadeiro sentir da vida......e dou os parabéns ao Zé Pedro pela volta que deu na vida...porque sei que não é facil....."quando o encontrar vou pedir para o livro autografar".....
beijinhos e parabéns pela carreira....e pessoa que és....e parabéns á tua irmã pelo livro....

Anónimo disse...

Boas!!!
Corria o ano de 96, e eu com os meus 18(muito)inocentes aninhos fui a Vilar de Mouros... Foi lá que vi pela 1ª vez as pessoas a queimarem as "solas dos sapatos" com um isqueiro... hum... era mesmo inocente!!
Nessa altura eu já tinha ouvido várias vezes os "Xutos" na rádio e etc, mas ao vivo não. Foi nesse ano que eles deram o ultimo concerto em acústico (se não tou enganada foi o OST do filme "Tentação"). Eu achei fantástico, quem me acompanhou é que nem por isso, diziam que fixe, fixe eram os "Xutos" dos primeiros albuns... E de facto, agora não tenho dúvidas! Sem querer tirar qualidade ao trabalho actual, circo d feras, sai prá rua, conta-me histórias, sexo, contentores, homem do leme, casinha, etc, etc, etc. Foi nessa altura que despertei para o rock e mais ainda para o rock português!
Ah, isto tudo para dizer que a imagem que tinha na altura do Zé Pedro não tem nada a ver com o homem que hoje vejo por detrás do artista. Sim porque o homem é um artista (constou-me que até a fazer arroz, e ai como eu gosto de homens na cozinha...).
Bem, Zé aqui vai uma promessa: vou comprar e ler o livro pois quero continuar a supreender-me e a compreender.
Parabéns ao Zé Pedro e aos xutos tb. E tu Alvim, tb sabes fazer arroz???
Cidália @ Braga

Anónimo disse...

boa tarde. quanto ao tema de hoje, só uma coisa a dizer: um grande homem!! e sem margem de duvida que pertence à maior banda portuguesa! xutos para sempre!


(FERNANDO ALVIM, OUVI DIZER QUE VAIS ESTAR NA EXPOFACIC EM CANTANHEDE. É VERDADE?? PELO MENOS ESTA NO PROGRAMA. SE PASSARES POR LÁ, DÁ UM SALTO À TASQUINHA DO CORTICEIRO DE CIMA QUE EU PAGO O JANTAR!! A SERIO!)

ABRAÇO
JOAO

Hugo Silva disse...

Cumprimentos oubelhanos para ti Alvim e convidado.

Como é óbvio, quem tem uma vida muito preenchida e agitada como o vosso convidado é natural que esta biografia surja em forma de um grande livro...

És o maior Zé...

Abraços Oubelhanos de uma oubelha negra de Viseu...

Anónimo disse...

Tenho 19 anos e desde que me conheço que oiço Xutos, por isso, o Zé Pedro e outros membros fazem parte da minha vida, mas, que me desculpem os outros que eu tanto admiro, o Zé Pedro é especial, porque,como disse o Nilton na apresentação do seu livro, ele transpira boa pessoa, rais parta acho que é impossível não gostar dele e inda por cima é um grande músico,um dos mais influentes e criativos daqui da Tuga.Obviamente que vou comprar o livro que para além de ser do Zé Pedro parece-me estar muito bem escrito.Grande senhor.Admiração muita admiração.***

Anónimo disse...

Zé Pedro…. O que seria das chavalotas sem ele….? Um grande maluco que está a virar para a escrita. Esperamos que seja tão bom na caneta como é com a palheta…

Miguel lima

Anónimo disse...

Só para mandar um grande abraço aí ao tio Zé e um grande beijão á Lenny.
Já agora um beijo tb para todo o resto da familia!

Tiago Rocha

...ah, pois é! O Blog do eddie!! disse...

Já tive o Prazer de assitir aos Xutos na Guarda e quando foi do BIS lembro-me do Calu dizer: estava a ver que nunca mais chamavam a minha mãe... foi memoravel.

Xutos for ever

Anónimo disse...

oi pessoal aqui só comentario ...tinha feito quando foi ai tim...mercado do brasil ...tim disse é muito dificil ....conheço muita gente gostava ouvir e nao tem como comprar xutos no brasil....tem até comunidades no orkut...que provam isso....um abraço...para comporvar aqui vai link de uma dessas comunidadeshttp://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=112657
luis....torres vedras

Anónimo disse...

como diria o pensador e acerca do que estavam a falar há pouco "eu não estou mudando as minhas músicas, estou musicando as minhas mudanças"
1 forte abraço aos apresentadores e ao Zé Pedro. Parabéns pela carreira

o_cao_que_morde disse...

Depois de ter ouvido a prova oral com o Sr. Zé Pedro como convidado tenho que dizer que ele é u Sr.
È muito simpático e comunicativo, e mais sendo ele uma das pessoas ais conhecidas de Portugal, deu uma grande prova de humildade.
Eu que não ligava muito aos xutos vou ler o livro porque o Sr. Zé Pedro é um Sr. que merece que eu perca tempo a ler a sua Biografia

Anónimo disse...

tenho 32 anos e adoro o zé pedro desde os meus...12 anos.
o zé pedro e os xutos claro!
mas o zé pedro é lindo, o gajo má lindo do mundo!
parabéns à prova oral, voltem depressa das férias para me fazerem companhia no regresso a casa