segunda-feira, julho 30, 2007

Um cromo passeando pela brisa da tarde



E se um desconhecido, de repente, lhe besuntar as costas de cola e o colar numa caderneta? Estará a chamar-lhe cromo?

A nossa convidada de hoje, Elle Driver, que se apresenta como jornalista e ex-aspirante a fotógrafa, dá vida ao Cromos da Minha Vida, blogue que tem como mote «pessoas com características tão absurdas que se poderia pensar não serem reais. Pessoas tão difíceis de encontrar que mais não são do que os últimos cromos de uma caderneta».

Todos nós temos uns quantos cromos destes a rondar-nos o quotidiano – se bem que a definição é subjectiva, porque aquele que é cromo para mim, pode não o ser segundo os critérios doutra pessoa e, sobretudo, sem o sabermos, haverá uns quantos fulanos que, em surdina, para o colega do lado, nos definem a nós próprios como cromos, «olha, lá vai o tipo a achar que aquele cabelinho lhe fica bem assim». Depois há também as figuras públicas, os cromos da bola, da televisão, da música, etc.: abramos, então, as nossas cadernetas na mesa da Prova Oral.

Via 800 25 33 33 ou caixa de comentários do blogue, definam o que para vocês é um verdadeiro cromo, que atributos são imprescindíveis para ascender a essa categoria e exemplifiquem com o vosso cromo preferido, seja ele um vizinho anónimo, um empregado do café onde costumam ir ou alguém mais mediático. Depois – e a gora é a parte principal do desafio – enumerem o que há de cromo em vocês, porque isto de nos rirmos de nós próprios é dos melhores exercícios do mundo.

A partir das 19, com os autocolantes Fernando Alvim e Cátia Simão.

27 comentários:

Anónimo disse...

aloha.

Ah, cromos... no trabalho À muitos. Tem uma fulana armada em chefe e por ter o Voucher e o aperitivo do patrão, acha-se no direito de gozar das fraquesas dos colegas, ela diz-se a melhor pk o apiritivo de batidinha é de Banana superior. Quando chega a mulher a senhora cromo desce de nível, passa a ser suberdinada como os restantes.

Anónimo disse...

Boas!

Eu cá acho que todos nós temos um "c" (quê) de cromo, embora uns com características mais acentuadas e visíveis que outros. E sabem que mais, ainda bem que cromos, somos. Acabamos, embora às vezes não querendo, por pertencer a uma determinada colecção. Mas temos que pertencer a alguma, por exemplo a um clube de futebol. Já repararam a figura de cromo que fazemos quando assistimos a um jogo do nosso clube (colecção)... Á cromo...
O pior é quando aparecem cromos repetidos. Aí ou trocamos o cromo ou ficamos com um data deles na caixa dos cromos repetidos, e nem podemos despacha-los na quermesse dos escuteiros.
Viva o cromo.De preferência que prima por ser único, ou seja, não repetido...

Julieta.

Anónimo disse...

Cromomania!!

Sem dúvida eles andam por aí.. os cromos, digo eu!!
Eu tb me considero um bocadinho croma, secalhar devido ao facto de gaguejar um pouquitito qdo tou em grupo e tenho de falar pra todos me ouvirem... do meu atrapalhanço completo, sempre pronta a partir um copo num jantar ou outra qq coisa q deixe toda a gente a olhar para mim...momento, na qual a minha face fica daquelacôrdaqualeu nãogostomuitoporserdoclubeqeu abomino.. Mas aprendi, e continuo a aprender a lidar com a minha forma de ser, de estar... pelo menos sou autêntica:)
Considero mais cromos aqueles q fazem de tudo para demonstrarem q são o q n são... esses sim, são os verdadeiros cromos!! e como eu disse no início, eles andam por aí.. e são mesmo muitos..
Parabéns para a prova oral..adoro ouvir vocemesses, principalmente o nosso "vosso" alvim
marisa

Anónimo disse...

O cromo é o tipo que está sempre desajustado do meio ambiente. O cromo é outro exemplo de um tipo umbiguista, ou seja, de um tipo que olha para si próprio e acha normal o que NÃO é normal…. Por exemplo, o tipo que conduz um táxi e pergunta à menina lá atrás se pode subir e ir a casa dela, como se fosse a coisa mais normal do mundo…. Ou o tipo que não vai a concertos se não conhecer o disco da banda…. Ou o tipo que em casa só anda de chinelos, nunca com o calçado da rua…. O cromo é um tipo irritante porque tem sobre si próprio um olhar embevecido. E é um tipo fascinante porque não tem auto-censura. Cromices temos todos. Sobre mim direi apenas que o dia tem que começar com um iogurte e uma chávena de café, à inglesa, onde quer (e com quem quer) que esteja.

Marcelino Teles disse...

Caros cromos:
Se bem julgo saber, nos todos somos uns cromos pela simples razão de sermos provenientes de um CROMO..SOMA!E se SOMA, é sempre a abrir cromos!
No entanto, através dos tempos, a definição de cromo alterou-se pois no meu tempo de criança/jovem tal associava-se exclusivamente àquelas colecções de jogadores para colocar numa caderneta. Bem me recordo que havia sempre um cromo dificil de sair, o que dava direito a completar a caderneta. Hoje em dia, sem cadernta nem colecção, calha-mnos com cada cromo que só Deus sabe!!Alguns até apetece (apetecia) ver - os da Contra-Informação e dos "Gatos Fedorentos".
Pior são os cromos que nos enchem o ecrã da TV, os cromos politicos, que falam, falam e não dizem nada. São eles os cromos do ABORTO, DA INDEPENDENTE, DO ORÇAMENTO D'ESTADO e até os cromos... ETC!
Chega, resta-me dizer-vos que vocês, PROVA ORAL, saíram-me cá uns cromos do caraças".
www.berdades.blogspot.com

Unknown disse...

isto não tem nada a ver com cromos. tem a ver com um acto de solidariedade. tenho uma amiga que ás uns meses perdeu a casa ou seja tudo, pois a casa ardeu. devem saber deste caso uma explosão de uma casa em alfornelos perto da amadora. pois eu como vossa ouvinte diaria e mesmo por terras de espanha sempre tive conectada com a antebna 3 pergunto se gostavam de colaborar com este gesto de solidariedade e oferecer um bilhete á minha amiga para o festival sudoeste? pois sei que voçês são muito dados a estes casos!
o meu nome é gisela gostaria que me decem uma resposta mesmo que seja não.
o meu mail é giselafonseca80@hotmail.com nr.tlm 933487006
obrigada um beijinho para todos da antena 3

Miguel Dias disse...

"Cromos" é sem dúvida um óptimo tema para um blog. Os meus sinceros parabéns à convidada!
Sem dúvida que "Cromos há muitos!". Que o diga o meu tio, que coleccionava os cromos do Campeonato do Mundo de Futebol de 2006! A grande curiosidade é que ele nunca encontrou o Vítor Baía nessa colecção...
Cromos há, sem dúvida, muitos! O nosso Alvim, diga-se, é um deles! Não achas, Alvim?
Uma pessoa que perde uma camisola durante uma noite de trabalho em Vila de Rei só pode ser um cromo, bolas! Ainda por cima fazia frio!

Mas cromos temos muitos na nossa sociedade: Santana Lopes, José Castelo-Branco, José Sá Fernandes, Pacheco Pereira... Já não temos é o Simão, catano!

E secalhar eu também sou um bom cromo e não sei. Se querem esclarecer esta minha dúvida, digam-me de vossa justiça em http://migueldias.blogs.sapo.pt

(Ah, bolas, que forma tão fácil e eficaz de fazer publicidade...)

Continuação do excelente programa, camaradas!

Anónimo disse...

alvim és um cromo no bom sentido da palavra!!!!! Fazes rir todo o teu auditório com os teus programas!!! continua assim...

sofia guarda

Anónimo disse...

Boas...

os cromos são um "mal necessário" afinal de contas o Homem ri-se muito das desgraças dos outros,
todos os grupos de amigos tem pelo menos um "cromo"

Alvim repara bem no tue grupo de amigos se não encontrares nenhum então o cromo és TU...

Para mim há 2 tipos de cromos, aquele cromo que como voçes diziam nasceram assim e não tem culpa, são vá lá limitados, e aquele cromo que também é um "ganda maluco"

o Abel Xavier é um grande cromo

Alvim Não ligues ao Gajo da madeira que só por essa já é um cromo...

Tiveste muito bem No "sempre em pé" aliás estou à espera do próximo...

Abraços...

Anónimo disse...

Boas...
Realmente o Jorge Ferreira agora é fadista e até acho que já editou CDs e tudo...
Podem ouvi-lo no Bacalhau de Molho (perto da casa dos bicos).
Já agora aqui que ninguem nos ouve ele anda a comer a fadista Ana Moura que só tem metade da idade dele (26).

Bom programa!!!

Samuel Vidinha disse...

Fernando Alvim os maiores cromos da radio e tu e o Markl...


és o maior

Samuel Vidinha disse...

keria dizer es tu e o markl

Anónimo disse...

Quem é o cromo do GONGO do programa n"Amiga Olga"? Quem ? Quem?

Anónimo disse...

ó catia estragaste tudo, mulher!!!

Ricardo Trepa, está claro!!!


um beijo

Um pedacinho de mim... disse...

ó catia estragaste tudo, mulher!!!

Ricardo Trepa, está claro!!!


um beijo po cromo da radio!

a "croma"!

Anónimo disse...

aqui fica para relembrar
http://www.youtube.com/watch?v=eQJGZCsr08g

Anónimo disse...

O rapaz do gongo é o neto do manoel de oliveira. Aquele do anuncio da compal...

Paulo
Cantanhede

Anónimo disse...

Olá Alvim diz-me lá se existe ou existiu maior cromo que o Paulinho Santos???esse homem sim e um cromo!

abraço para todos


firmas

Anónimo disse...

boas alvim, mas querem maior cromo que o sr. primeiro ministro? ele ja passou a fase só cromo, caderneta ou poster é mais apropriado... nunca mais se falou no caso da universidade independente... ou melhor falando de andar a mexer nos nossos bolsos e nos não dizemos nada....

Anónimo disse...

esqueci de me apresentar quando referi o link do belo video... e na continuação acho que a tvi é fértil em gerar cromo(a)s, caso disso é o novo programa que passa pela madrugada com a liliana aguiar

Lara disse...

Os cromos que me ocorrem de imediato: David Hassehlof; Zé Cabra; Eládio Clímaco; Narciso Miranda (não sei por quê);Valentim Loureiro; o locutor que faz o programa de rádio Oceano Pacífico; Marco Paulo e a cantora Ana.

E eu, croma patológica segundo o meu querido irmão, por várias razões, nomeadamente: abrando sempre que o semáforo muda para o sinal amarelo...

beijos meus

Um pedacinho de mim... disse...

Pois é...a liliana aguiar!!!

Fico aflita com a afliçao dela...Ela fala, ela bebe agua, ela ri-se e ri-se....ninguem liga:)

alvim diz la o que é feito da susy paula? essa é mais dificil...

besos

FotografiePhilosoph disse...

e o alberto joão jardim?

Anónimo disse...

Alvim
O grande Cromo aqui és tu de facto, convidas a Elle Driver ao teu programa, Grande Senhora, sou Fã do Blogue dela, e não a deixas falar, o teu Ego realmente é muita grande, mas olha se a deiaxasses falar, podes crer que o teu programa ia ser muito mais rico!

Anónimo disse...

Eu também concordo! Fui eu para casa ouvir a Elle Driver, e tenho que ouvir o chato do cromo do Alvim!
Alvim, granda cromo

Anónimo disse...

Afinal o que foi a Elle DRIVER fazer no programa, quase não falou, mas aculpa não foi dela. Isto há cada cromo!

Anónimo disse...

Cromos dos cromos são também as cerca de centena e meia de pessoas que na véspera da abertura do IKEA, em Matosinhos, esperaram horas debaixo de um calor infernal, e dormiram à porta do IKEA, para ganhar prémio de cem euros! Será que isto também acontece nos países do 1º Mundo?