quinta-feira, julho 26, 2007

Quem tem medo da Internet?



Já lá vai o tempo em que o computador pessoal era só um apêndice engraçadinho – uma coisa com certa piada, cutchi cutchi – na nossa vida. Agora faz parte dela e, cada vez mais, os discos rígidos tendem a ser autênticos depósitos de informação pessoal; e andar seguro pela Internet passou a ser tão importante como andar seguro na rua.

Daí que tenhamos decidido trazer à Prova Oral o Projecto Internet Segura:

«Este projecto, que tem como objectivo implementar práticas e ferramentas de protecção contra utilização abusiva da Internet, disponibiliza aos utilizadores a Linha Aberta e o Portal Internet Segura, que irão apoiar os cidadãos na utilização das TI, mais especificamente da Internet, de uma forma segura.»

Connosco estará Marcos Santos, da Microsoft, que nos irá falar mais deste projecto, dizer dos esforços que têm sido feitos para prevenir eventuais crimes online, assim como dar conselhos e dicas de comportamentos a ter e a não ter na utilização da Internet, para os pais e para os mais novos.

Um assunto que, por mais «coisa de maluquinho de computadores» que pareça, por mais cheio de chavões incompreensíveis para os comum dos mortais que esteja e por mais bocejos que vos provoque, não é contornável: de hackers, vírus e tarados virtuais – com danos bem reais – ninguém está, de antemão, livre (olhem para mim tão professoral, em cima do palanque, dedo em riste e voz uma oitava acima de tanta razão que tenho).

Exponham as vossas dúvidas e contem dos vossos casos via 800 25 33 33 ou caixa de comentários do blogue. A partir das 19. Com Fernando Alvim e Marisa Jamaica.

44 comentários:

Anónimo disse...

Excelente tema. Lá estarei!

Anónimo disse...

bom tema
la estarei para ouvir e mandar o meu bitaite

Anónimo disse...

Anoka diz-vos:

O tema é bom e actual.
Mas fala-se mto dos "males" da net qdo na verdade as coisas boas k ela nos trouxe saõ em mto maior número.

Bjs a td´s

Anónimo disse...

Confirmo que é um tema que agrada a todos!

Deixo aqui as algumas dicas pessoais a todos...

1) Tenham cuidado com os sites que visitam
2) Não usem o mail pessoal para se inscrever naqueles fóruns/sites marados
3) Ao reenviarem emails coloquem os destinatários em BCC/CCO (oculto) de forma a não facilitar o trabalho dos spammers
4) Não acreditem em mails que oferecem tudo ou que peçam para inserir dados pessoais/confidenciais
5) Não executem ficheiros desconhecidos
6) Não visitem sites que lhe foram disponibilizados por amigos num email/msn de uma forma "seca".
Perguntem o que é pois pode ser apenas o PC (personal computer e não Pinto da Costa) marado do vosso amigo
7) Instalei sempre e actualizem sempre os vossos anti virus, anti spyware e anti rookies
8) O uso de programas piratas apenas vem abrir back doors no computador (não são todos!)
9) Se tiverem conhecimento suficiente usem uma firewall. Só com a firewall é que me apercebi as inúmeras vezes somos "atacados" quando nos encontramos na net...
10) A melhor solução é Prevenir e não ter a melhor Cura

Deixo aqui os meus 10 Mandamentos que foram soltos pelos meus dedos de forma natural, tudo fruto da experiência que tenho destes longos anos...

Um abraço ao Marcos,Alvim e
beijo à Marisa

Anónimo disse...

TENHO A SEGUINTE OBSERVAÇÃO A FAZER:
É visto como mau os sites de apologia a doenças, contudo as acções de tais sites são positivas quer quebrando o isolamento, quer criando eus alternativos.
É necessário ver que estes sites facilitam que os assuntos que são o "suporte" à doença sejam desabafados pensados discutidos e reflectidos com um elevadissimo grau de proteção dos interlocutores, mas efeito é extremamente enfraquecido pelo facto que é a doença que liga os seus membros a necessidade de protege-la.

Anónimo disse...

O pior da internet... é o preço! E digo mais.... pior do que isso é não conseguir aceder quando é preciso. Um grande e forte abraço.

O JAVARDIO

Anónimo disse...

O pior da internet... é o preço! E digo mais.... pior do que isso é não conseguir aceder quando é preciso. Um grande e forte abraço.

O JAVARDIO

Anónimo disse...

TENHO A SEGUINTE OBSERVAÇÃO A FAZER:
É visto como mau os sites de apologia a doenças, contudo as acções de tais sites são positivas quer quebrando o isolamento, quer criando eus alternativos.
É necessário ver que estes sites facilitam que os assuntos que são o "suporte" à doença sejam desabafados pensados discutidos e reflectidos com um elevadissimo grau de proteção dos interlocutores. Mas efeito é extremamente enfraquecido porque é a doença que liga os seus membros daí a necessidade de proteger a doença.

Eduardo Silva disse...

Epá, pergunta aí ao Sr. da Microsoft, porque é que não existem virus em LINUX?

Anónimo disse...

Alem da defenição de virus no site ser extremamente desadequada e limitada, falta no site a mensão a ameaças muito importantes, por exemplos cavalos de troia, bootnetes, rootkits, downloaders, Keyloggers, dialrs, dos, ddos, worms, hidjacker e browser hidjackers, scaners, zombis,...
E os banners que acusam que o seu sistema está infectado com software malicioso quando não está e clicando na opção de remover o software intala software malicioso...
E querem saber que mais há alguns que não precisão de disco rigido para funcionar quanto mais Sistema operativo

E o factor humano (a chamada arquitectura social):
Um exemplo:
Kevin David Mitnick no seu tempo o suprasumo dos hackers deixou cair a disquete no elevador sem notar...
O pato apanha a disquete e ao ver que tem escrito "vencimentos da administração" não a devolve leva para casa onde tenta aceder aos ficheiros, a disquete dá erro em todas as tentativas, depois no escritório volta a tentar, onde a disquete volta a dar erro.
O pato vai com a disquete até a alguns amigos que não a conseguem ler pois dá erro, e no final por vezes entregaram a disquete nos recursos humanos que por não a conseguirem ler entregam á informática onde alguem tenta aceder desiste e deita fora, tendo o hacker ficado no final com acesso a inumeros computadores

Anónimo disse...

Na minha opiniao a insegurança na internet passa muito pela falta de conhecimento/formaçao das pessoas que a usam.


Entretanto usem Linux

Anónimo disse...

Alojamento de conteudos sensiveis por norma nao estao ao alcance das autoridades uma vez que estao em paises que tem outra legislaçao.

Um exemplo e o site betandwin que e proibido em varios paises.

Anónimo disse...

A conversa do convidado é para quem não precebe nada de informatica outra coisa os downloads não são ilegais.

Anónimo disse...

eu acho é que o vosso convidado não sabe fazer downloads, saco de tudo à mais de 5 anos e cá em casa tudo funciona perfeitamente.
Chama-se P2P ou bit torrent meus amigos.

Secalhar tirou o curso no sitio errado, as pessoas têm é de saber aonde fazer os downloads.

Ah se os downloads estão certos ou errados relativamente ao copyright é outra história, muita gente faz este tipo de downloads para experimentarem as coisas antes de as comprarem originais. Dou-vos um exemplo hoje em dia o mercado dos videojogos vive do jogo online, do multiplayer, mas será que estás disposto a gastar 50e por um jogo ke nem sabes se gostas? mas também não vale a pena fazeres download porque sem uma cd-key válida nunca vais conseguir jogar online, conclusão fazes download experimentas se gostares compras o jogo com uma cd-key para jogar online.

mas pronto são discussões aparte.
Hoje em dia as pessoas apanham virus de três maneiras.
1ª a abrir mails, o que só acontece se a pessoa for um pouco parva;
2º a ver sites duvidosos com conteúdo pornográfico,
3º a abrirem sites com warez que é como quem diz aqueles sites com cracks etc etc... enfim

zephirus disse...

De facto, quem faz sites maliciosos usa métodos muito eficazes mas como em outras coisas da vida, há que saber estar atento. Qualquer site que ofereça algo de muito aliciante ou com grandes facilidades, seja um produto, seja um serviço, é logo de desconfiar e os sinais até são bem óbvios. Uma boa firewall e saber distinguir esses sinais é garantia de um computador "quase" limpo.

Anónimo disse...

compreendo a parte dos direitos de autor!mas atraves de 1 dos sites que ao contrario do btuga ainda nao fechou consegui ter 20.000 musicas/ficheiros.como é possivel com o meu ordenado ter perto de 2000 albuns de musica??nao há guita para isso!tirem os impostos estupidos que pago por 1 cd que comecam a vender mais e vai haver menos gente a sacar desses sites!

Ana disse...

Boa tarde a todos.

é certo que já ninguem vive sem internet, apesar de todos os contras que a ela estão associados. é útil a todos os níveis. só é pena que actualmente as crianças passem mais tempo á frente dos computadores do que na rua! já não se vê crianças a jogar ao elástico, a saltar á corda, a jogar á macaca, etc. é triste, não sabem o que perdem.
quanto ao belo hábito de sacar músicas, filmes, entre outros, ñ vou dizer k não o faço, mas a música é algo k deve ser acessível a todos, e nem todos têm dinheiro para investir nela, com CD's acima dos 20 euros fica dificil não piratear! os pobres têm de se desenrascar de alguma maneira... :P

beijinhos

Anónimo disse...

Boas.
Antes de tudo um abraço a todos.
Tb trabalho na área da informatica como tecnico e comercial (distribuidor) de uma solução de anti-vírus.
Já que falam de segurança não se podem esquecer do Phishing que cada vez mais começa a aparecer também feito em PT e com páginas identicas aos sites de instituições bancárias (ainda ontem recebi um mail cujo endereço do remetente era mesmo barclays.pt e ao em que o link mostrado era , como é lógico, o do barclays...e só mesmo para quem tem atenção ao real endereço do link e do endereço web é que se apercebe da intrujice).
Em relação aos downloads...isso dá muito pano para mangas e não é verdade que os programas sacados via p2p vejam infectados se "sacados" de fontes seguras...agora a legalidade disso é outra estória.
Mais uma vez ciumprimentos e continuação deste grande programa que sempre me anima quando saio do trabalho!

Tiago

Sobral Power disse...

Boa tarde.

Quero agradecer à Marisa por ter falado em carros de rolamentos. Estou a ver que fui uma boa influência :D

Para quando uma PO sobre carrinhos de rolamentos?

Eu ofereço-me a ser entrevistado! LOL

Alguns sites sobre carros de rolamentos:

www.sobralpower.blogspot.com
www.carrinhosrolamentos.pt.vu

Renato

K.A. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Mas para que os pais possam controlar
o que os filhos andam a fazer na internet e preciso que os Pais tenham formaçao, o que penso que seja uma minoria. Portanto a soluçao e os professores darem formaçao aos aluno no sentido de utilizarem a internet de uma forma positiva e util para o seu estudo.

Relativamente ao P2P nao esqueçamos que os operadores tambem estao interessados que eles existam.

Unknown disse...

Viva,
distrubuíções de Linux não tem esse problema de vírus e spyware e só acontece nas distruíções da Microsoft.

zephirus disse...

Se era gostoso não era para ti! Esta era óbvia, não?

Aksal disse...

No dia do ano novo o único mail que recebi foi com um virus. Gostei da atenção.

Anónimo disse...

boa tarde, epa estou como o alvim, estou prestes a partir o pc todo. Tenho um problema com o HP photo e imaging nem instala nem desinstala,
como é que eu resolvo isto???

thanks...

Unknown disse...

Viva,
distrubuíções de Linux não tem esse problema de vírus e spyware, etc. Isso só acontece nas distruíções da Microsoft.

Anónimo disse...

Caro Paulo

O linux é o Futuro

Anónimo disse...

linix------conheço muito bem----------------------------------------------mas.....................e tudo igual----tudo nao passa de codigos

Um pedacinho de mim... disse...

boas...o programa vem mesmo a calhar...

Alvim, ando danada com o meu computador...

olha pergunta ao teu convidado...e desculpem a ignorância...se o avast (o anti-virus) elimina um cavalo de troia...? danifica documentos? Aconteceu-me o mesmo que aconteceu à Marisa... Também abri umas "fotos minhas numa festa o mês passado":)

É mesmo necessario formatar o disco? neste momento n me dava jeito nenhum...

Ajudem-me!!!!

beijinhos

Anónimo disse...

Alvim, fui burlado em 1400€ por esse sr. que falaram à pouco, recebi 0€. Processo arquivado por falta de provas. Embora eu tivesse o talão de confirmação da transferencia. Um abraço a todos. Rui

Anónimo disse...

Boas a todos,
também sou informatico e faço desenvolvimento de software. Gostaria de falar um pouco dos sites bancarios que agora pegou moda os teclados virtuais. Estes teclados são tão inseguros quanto a introdução por teclado( sim eu já vi o código fonte e tá lá tudo ), com a desvantagem que qualquer pessoa atrás de ti( numa emprersa ou assim )pode ver os digitos onde clicas.

K.A. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Ligo o radio na hora do costume para ouvir a prova oral, e oiço que vão falar de segurança na Internet, e o convidado é da Microsoft?? Segurança na Internet e Microsoft? Deve ser piada... O programa ta ser bom e tal, como sempre na prova oral, mas não deixa de ser uma contradição...

Pedro

definitivo disse...

Boa noite, Alvim.

Ainda vou a tempo?....
Ok! Então cá vai: pergunta aí ao teu convidado porque é que, quando acedo a um determinado Blog (não digo qual), o meu PC fica de imediato bloqueado, obrigando-me ao CTRL + Alt + Delete.
Obrigadinho.


Abraço, capitão

o neto do ti'xico barbeiro disse...

boa tarde

gostava de saber a veracidade dos mail que andam a circular a dizer que o hotmail ou o msn vai encerrar e que se não enviar-mos aquele mail, a nossa conta é salvaguardada. isto é para apnhar endereços para spam?

o neto do ti'xico barbeiro disse...

outra coisa boa para segurança é usar um mac... não tem virus
ando na net a 6 meses sem antivirus e firewall, e nada, limpo

zephirus disse...

Estou super assustado!!! Mesmo quem não usa computadores não consegue perceber que receber um mail a dizer que ganhou 10milhões de € é spam? Que é falso? Bolas!

Anónimo disse...

Não é por nada... mas tantos comentários sobre a segurança do Linux e no entanto, não se fala. Será que esse senhor que aí está negou-se à partida falar sobre tal coisa?

Anónimo disse...

quando enviarem email façam sempre Carbon Copy por forma a esconder os emails e evitar que sejam apanhados por programas que lidam com essa informaçao para enviar spam

Anónimo disse...

Enfim, hoje o programa foi uma piada. Anda toda a gente a vender a alma à microsoft neste pais... Hack The Planet!

Anónimo disse...

Parece que o Convidado tinha algo atravessado na Garganta.
Eu acho que era o Linux.........

Anónimo disse...

halloa...

Na minha opinião a net é benéfico até alem da conta, devia ter mais regime de comprimentos legais.

Mais regredado, pois é uma ferramenta facil e rápida para detonar bombas,para corrupção, vendas de cenas do alheio, localizar pessoas, e fazer muita merda e estragos....

Madeira,

Anónimo disse...

Acho que segurança e Microsoft são palavras que não combinam.
Penso eu de que

Anónimo disse...

Quem pecebe de Segurança sabe que ser Windows ou Linux não é mais nem menos seguro. Em ambos os casos têm de se ter os mesmos cuidados!
A informação do utilizador é que é importante!