terça-feira, julho 24, 2007

José Mourinho segundo José Marinho



José Marinho é jornalista e acabou de editar, pela Texto Editora, José Mourinho – Vencedor Nato, em que, através de uma entrevista com o próprio treinador, com jogadores e colegas, nos levanta um pouquinho o véu sobre as idiossincrasias de vencedor desse personagem que não deixa ninguém indiferente: «o fenómeno José Mourinho suscita opiniões muito fortes: divinizado por uns e odiado por outros, mas o certo é que conquistou o mundo com o seu perfil extremamente profissional e com o seu carácter irreverente e confiante.»

«A última época de José Mourinho no Chelsea tinha todos os tópicos da desgraça: jogadores lesionados, desconfiança do dono do clube e ainda um ambiente de intriga que pretendia minar a sua liderança no clube. Para além da arrogância, da inteligência, da originalidade, José Mourinho tinha mais uma característica a acrescentar a todas aquelas que já lhe tinham sido apontadas: a resistência. Este livro é a história da luta de um homem contra o infortúnio dos seus jogadores, a dureza palaciana da traição e os primeiros resultados negativos. Meio ano de resistência também às constantes notícias que o davam como acabado no Chelsea. Histórias secretas de um homem que faz tudo para não perder e quase sempre acaba a ganhar.»

E diz Paulo Sousa no Prefácio do livro: «Tenho pena de nunca ter sido treinado por ele, pois suspeito que teria atingido uma dimensão ainda maior como jogador.»

Vamos, com o autor, José Marinho (José Mourinho não pôde vir porque a cadela apanhou um ligeiro resfriada), falar não só do que está no livro, e portanto acessível a quem o ler, mas também do que está por detrás dele, de como foram as jornadas mourinhianas, da disponibilidade do dito cujo à dissecação da sua pessoa, a descida vertiginosa ao restritíssimo universo Chelsea, se cheira muito a axe nos balneários ou se é verdade que preferem old spice – e tudo o que quiserem saber e perguntarem via 800 25 33 33 ou caixa de comentários do blogue.

A partir das 19, com Fernando Alvim e Rita Amado.

25 comentários:

o_cao_que_morde disse...

José Mourinho - Vencedor Nato
É o nome de um Livro

Mas falando do homem ele é uma pessoa muito competente, tem uma maneira de ser muito forte e por esse motivo tem alcançado os resultados.

Ele é um bom líder mas também tem a sorte de ter conseguido trabalhar com pessoas competentes.

Tem o seu mérito e é um exemplo a seguir a nível Profissional

Mas como pessoa não me agrada, e a sua falta de simpatia vai um dia vira-se contra ele, e de bestial vai passar a besta.

Comprimentos ao pessoal da Prova Oral

Anónimo disse...

Durante os últimos meses a Prova Oral (que tambem se podia chamar A Entrevista de Maria Flor Pedroso ups! a Entrevista de Fernando Alvim - sim, porque praticamente desde a saída da Rita Mendes que o conceito do programa foi completamente adulterado!!!) transformou-se no maior lixo da Ant3na, o que é pena porque a ant3na já não precisava de mais...
Actualmente na Ant3na das 19h ás 20h é uma hora inteirinha de...
PUBLICIDADE!!! é livros disto.. cursos daquilo.. ... ...
Alvim! tens “todo o direito” de fazer o programa como te apetecer , mas muda o nome.. porque o primeiro ouvinte entrar ás 19:45 é no minimo ridiculo!!! Isto depois de ter estado mais de meia hora pendurado à espera...
E a verdade é que é isto todos os dias.. 90% dos temas não tem o minimo interesse (sim.. eu sei que é subjectivo, mas acredita que muita gente pensa o mesmo..)
Com isto tudo não se pense que eu tenho alguma coisa contra o Alvim ou a Prova Oral.. pois o que eu tenho é pena que aquela hora (no inicio com o Alvim, a Raquel e o Calado e depois com a Rita Mendes..) em que o programa era feito para os ouvintes (e o programa realmente funcionava).. se transformá-se em ... ... ... em nada, porque actualmente a Prova Oral é uma nulidade!
Pensa nisto Alvim! porque assim... mais vale ouvir a Renascenca.

Áh.. é verdade.. tou a acabar de escrever um livro sobre o impacto da procriação dos coelhos australianos no fluxo migratório dos cangurus. Posso ir aí divulgar o meu livro? Acho que dava um bom tema...

Anónimo disse...

é a tua opinião e eu respeito-a. Contudo, acho sinceramente que o programa está mais interessante neste modelo do que no anterior. É claro que existirão programas melhor do que outros, dependendo isso dos convidados, dos ouvintes e claro, de nós próprios, enquanto apresentadores. Parece-me injusto que digas que os temas são banais porque sinceramente não me parece que o sejam e com verdade, temos todo o cuidado na escolha de cada um deles. Relembro que este é um programa de entretenimento e esse é o objectivo: divertir. Aceito que não gostes, que gostasses mais como era dantes, mas com verdade, parece-me que as conversas são agora melhores, há mais conteúdo, menos chamadas de pessoas que não querem dizer nada. Fico triste que não gostes, mas sei que por mais que tente, não há nada no mundo que seja consensual. Aqui para nós, ainda bem. um abraço.alvim

Anónimo disse...

Olá Pessoal... eu gosto do programa como ele é agora... dou por mim só no carro a dar gargalhadas... continuem assim..

Quanto ao Zé Mourinho, acho-o uma pessoal muitissimo competente, e nunca será esquecido pelo pessoal do FCP, foi ele que nos levou ao topo da Europa... É uma pessoa amada pelos adeptos da equipa q esta a treinar ou já treinou e odiado pelos adversários...

Confessa lá Alvim que ainda tens uma espinha atravessada na garganta de ele ter saido do teu SLB como saiu e depois ter feito o trabalho que fez no FCP:)

Um abraço

Gil

Anónimo disse...

Alvim!
Antes de mais, obrigado pela resposta.

“contudo, acho sinceramente que o programa está mais interessante neste modelo do que no anterior” (...) “parece-me injusto que digas que os temas são banais porque sinceramente não me parece que o sejam” (...) “relembro que este é um programa de entretenimento e esse é o objectivo: divertir”

Contudo, deixa-me dizer o seguinte:
O programa não está mais interessante. Quanto aos temas, “banais” pode não ser a palavra certa, mas são de certeza muito pouco interessantes... (Ex: Psicologia Pessoal - Diálogo de Vultos - A vida ficcionada ou a ficção vivida - Salazar e as Urgências – Etc.). Como tu referes, num programa de entretenimento o objectivo é divertir, contudo não me parece que nehum destes temas denha dado uma emissão particularmente divertida, é que afinal sempre estamos na Ant3na! Porque seu eu quizesse ouvir o “À Volta dos Livros”, o “Casa das Artes” ou a “Entrevista da Maria Flor Pedroso” (que costumo ouvir...) ouvia a Antena1. Não que a Prova Oral tenha que manter conversas estúpidas ou ordinárias! Agora “fresca”, “divertida” e “irreverente” eram adjectivos que dantes se aplicavam na perfeição e agora muito pouco...
Contudo, e como já referi o principal problema é a falta de espaço para os ouvintes! Raramente entra um ouvinte antes das 19:30 e se pensas que muitos não querem dizer nada, então faz como eu disse, transforma o programa numa entrevista...
É verdade. E não gosto do formato actual da Prova Oral. Mas não sou só eu... quem se habituou a ouvir desde o inicio (e conheço muitos...) pouco ou nada se identifica con este formato.
É pena ouvir a Prova Oral é/era um hábito que não queria e que custa a perder... mas enfim...
Um abraço Capitão!

Brian (Lisboa)

Jorge Bicho disse...

Alvim,

eu discordo completamente do que o Brian diz. A verdade é que temos tido grandes tardes e tardes mais fracas, e o exemplo foi o grande programa de ontem com o Zé Pedro. quanto aos ouvintes participarem, eu prefiro mil vezes que não, porque o programa tem mais interesse sem as prosápias de muita malta que parece apenas querer participar para se ouvir na telefonia.
Apenas propôr-te que um dos dias da semana, pudesses pôr à consideração de todos os que te ouvimos, 2 ou 3 temas à escolha e que poderíamos votar. Nessa votação, poderíamos incluir comentários e perguntas que escolherias para colocar ao convidado eleito. proponho nomes, como por exemplo Adolfo Luxuria Canibal, Telma Monteiro, Fausto, adorava que entrevistasses o Fausto, José Alberto Carvalho, a Ana Lourenço da SIC, o JP Simões, que tiveste no teu programa de hoje à noite. bem é preciso é que a prova oral continue frequinha e diversificada, nem todos os dias pode ser a mesma coisa. para quem gosta de falar ao telefone, abre uma linha de aconselhamento.
um abraço
JB

Jorge Bicho disse...

Gostava de deixar uma pergunta para o José Marinho:

achas que ele sentiu a mudança de opinião dos portugueses, desde que deixou o Porto, onde triunfou e agora desde que está no Chelsea e onde parece manter a mesma atitude?
o tipo é mesmo arrogante ou é só para a fotografia?

um abraço
JB

Anónimo disse...

"fico triste"? tb n precisas de exagerar.

Anónimo disse...

Querido Alvim, Querido Alvim, Querido Alvim :

Tá booommmmmm, tá muitooooo bommmmm !

Viva a Prova Oral - Não me venham com conversas porque é a melhor companhia na rádio de fim-de-tarde!

Os temas...amigos isto tem que agradar a todos - e existe sempre o célebre Livre Arbítrio...Não gosta? Mude de posto ou simplesmente desligue o rádio!!!

Tá boooooommmmm, Tá muitooooo bommmmmmm !

Só vou achar que está mau no dia em que das 19:00 às 20:00 não me arrancares uma gargalhada Alvim, até lá...


Jokinhas

Paula Alves Ferrão (Parede)

definitivo disse...

Boa noite, Alvim.

"Movimento "Deixa estar assim, cassim é qu'está bom"

"...praticamente desde a saída da Rita Mendes que o conceito do programa foi completamente adulterado..."

A Rita Mendes "divertia-te", Brian?...

"...transformou-se no maior lixo da Ant3na..."

Brian, andas a tomar alguma coisa prós nervos?...

"...Actualmente na Ant3na das 19h ás 20h é uma hora inteirinha de...
PUBLICIDADE!!! é livros disto.. cursos daquilo.."

Brian, mon frére, sabes quantos "Prova Oral" há por semana?... E por mês?... E, j'agora, quantos "Prova Oral" há por ano?... Eu ajudo-te nas contas (de um modo fácil, como se faz com as crianças): um ano tem 52 semanas, certo? Cada semana tem 5 dias de "Prova Oral", correto? Ora, 52 x 5 = 260... "Provas".
Brian, destes 260 programas, quantos é que tu ouviste? E em quantos participaste para falares do teu... "movimento"?...

"...90% dos temas não tem o minimo interesse..."

Brian, mon petit, de que gostas tu verdadeiramente?... Huuummm! suspeito!...

"...Com isto tudo não se pense que eu tenho alguma coisa contra o Alvim ou a Prova Oral.."

Brian, my bro, ser incoerente... é muito feio!...

"...em que o programa era feito para os ouvintes..."

Brian, ma men, a Radio AINDA não se ver! Por isso, só se pode... ouvir. E quem é que ouve, quem é?... Os ouvintes!... Eu sei, querias um "Prova Oral" feito para os espectadores, só que..., a ciência ainda não foi tão longe. Tal como tu.

"...mais vale ouvir a Renascenca"

Brian, camarada, eu vi logo!...

"...tou a acabar de escrever um livro..."

Brian, mon chere, estás a fazer o quê???!!!.... E se continuasses a escola, não era melhor?... Eu até gostava que você se "transformá-se"... em doutor.


Ai Brian, Brian,! começa mas é a ouvir a "Prova Oral". A ver se aprendes alguma coisa. Melhor! pra ver se aprendes a divertir-te....
É que, isso, também se aprende. E com o Alvim, então....

Abraço, capitão.

PS: recuso-me a repetir que a "Prova Oral" é o melhor programa das rádios portuguesas. Também me recuso a afirmar que lhe chamo a "Missa das Sete" - homenagem ao grande Artur Semedo, que chamava "Missa das Sete" à "Roda da Sorte" do Herman.

telma disse...

o Mourinho =')
eu venero este homem.
é dos homens que amis admiro no futebol ^^
e claro está nao posso esquecer tudo o que ele fez pelo meu belo FCP ^^

bjihnos *

Jane disse...

Boas,

Sou professora de Educação Física, ou seja, tenho a mesma formação académica que o Mourinho. Penso que é unânime que tem boas capacidades para liderar uma equipa, organizá-la, estudar outras equipas... No entanto, para mim a competência também engloba o saber estar!!! A responsabilidade de uma figura como ele é enorme. No seu auge foi ver muitos imitadores. Será que não se pode atingir o patamar que ele atingiu com uma boa atitude, respeitando todos??
Ele não trouxe assim tantas inovações ao futebol - foi buscar métodos de trabalho às outras modalidades: observação do jogo/estatística, trabalho físico específico e muito trabalho já se vêem há anos no voleibol, basquetebol...

Jane disse...

A qualidade do Futebol vai melhorar quando se abrir mais a bons professores de Educação Física!

Anónimo disse...

o homem sem a garbardine nao se safa!

Pipapakigrafo disse...

Gostava somente de refrescar a memoria do convidado...

devia, ou deviam todos, lembrar-se que ha uns anos o Leixoes, ainda na 3a divisao, chegou as fases finais de uma competiçao europeia...

Lembram-se?

de qualquer forma, estamos na 1a e é pra ficar!!!

Abreijos ...

Jane disse...

Chelsea lê-se "Chelsía" ou "Chelsí"??

Anónimo disse...

gostava de perguntar ao convidado porque é que usa tantas vezes "por ventura" nos seus comentarios.
exemplificando com os jogadores que me lembre, mais lhe encheu a medida: "joao pinto, por ventura, um pequeno genio" ; "mario jardel, impressionante, majestosos, por ventura o melhor goleador mundial", etc etc. gostava que me explicasse o porque desse seu "tique".
já agora, se for possivel, diga em sua opiniao um ou varios erros (tacticos, dentro ou fora do campo) cometidos por mourinho. obrigado! ass: andré borges

Anónimo disse...

BOAS ALVIM E MENINA E ZE
o melhor dele era qdo ele estava em leiria e ia de fato de treino sentar-se ao pé de um centro comercial em leiria, numa rua onde passava o transito todo mas todo pró centro da cidade, a comer um chupa-chupa tranquilo da silva

um abraço a todos


hugo santos

definitivo disse...

Boa noite, Alvim.

Hoje estou parco em palavras (já gastei tantas!) mas, gostava de fazer uma pergunta a José Marinho:

Na "Sporttv", o José Marinho, enquanto "relata" os jogos, fala, fala, fala...
Ora, sabe-se que os filósofos é que têm esse dom de falar sobre tudo e sobre nada. Assim sendo, que parentesco tem (tinha) José Marinho com o filósofo português... José Marinho?

É tudo. Vou prá camioneta.

Abraço, capitão.

tomatestress disse...

Este assunto "mourinho" lovers ou haters tb discute-se em cada grupo de amigos ou no cafezinho da esquina.
A minha questao (até agora nao respondida é) nao será uma forma tipica de servilismo do povo portugues, ser besta ou bestial depende do ganhar?
Nao será sempre desculpavel, o sr mourinho ser um grande treinador.. nao invalida nao saber perder..
portar-se como um alarve arrogante e ainda ter pessoas que interpretam alarvidade pessaol demonstrada como algo planeado? Será ele dom sebastiao?
Nao apenas Mourinho com virtudes e defeitos..
Estranho é pessoas (jornalistas) ganharem balurdios a escreverem livros pra ingenuos lerem!!
Gostaria de ouvir esta resposta..
: / tomatestress

pseudoprof disse...

Boa tarde a todos

Sou professora (e orgulhosamente portista) e admiro o José Mourinho pela sua eficaz implementação de disciplina. Creio que é essa atitude que faz mover qualquer um a atingir os seus objectivos. O que custa é atingir essa atitude...

Beijos e continuação...

Anónimo disse...

O Mourinho é dos melhores treinadores senao o melhor da actualidade...e os titulos dele sao prova disso e tal como ja foi dito ninguem lhe pode tirar isso!agr porem em causa os campeonatos que o porto ganhou com ele por causa do apito dourado???é patetico e CLARA inveja de quem o diz!porque o porto n ganhou a liga dos campeoes e a taça uefa à custa do apito....e quem ganha isto ganha os campeonatos em portugal!
abraço pro alvim e pro Jose Marinho..beijinhos pa rakel

Anónimo disse...

aqui no porto mouro significa benfiquista. mourinho significará.... benfiquistinho lol

Anónimo disse...

Qualquer pessoa que goste de futebol, só pode ter ficado contente pelo Manchester United ter sido campeão.
Para mim o Mourinho é igual ao Fabio Capelo, em termos de titulos ganhos são os maiores, mas não no futebol que praticam (Capelo este ano foi campeao pelo Real Madrid e foi despedido).
Sinceramente com o dinheiro todo que gastou, o futebol que o Chelsea pratica é muito defensivo.

Anónimo disse...

tu brincas com cada coisa alvim..: "comia a sande em frente ao rapaz"....loooooool

***