quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Pedro Lima e a origem do Surf em Portugal



A conversa de hoje adivinha-se deliciosa com um convidado especialíssimo: chama-se Pedro Lima e, em meados da década de sessenta, deu à costa (salvo seja) na Linha do Estoril com uma prancha de Surf debaixo do braço - a primeira prancha de Surf avistada por estes lados.

Além do mais, Pedro Lima é um aventureiro nato, com uma vida cheia de viagens e práticas desportivas estranhas para um país fechado, conservador, tradicionalista, como era o nosso em pleno Estado Novo. Reparem no currículo que recolhemos:

Começou a montar a cavalo aos 6 anos; começou a praticar box aos 11 anos (até aos 19); campeão 2ª Divisão de Hóquei em Patins (Parede) em 1949; jogou Hóquei, Futebol e Rugby universitário; tirou a Carta de Patrão de Vela em 1945; começou a fazer bodysurf em 1945; começou a fazer surf (em pé) em 1960; caça submarina e mergulho em 1949; mergulhou com o team Cousteau; começou a fazer ski de neve em 1949; fez asa delta e voo à vela (planador); começou a fazer windsurf em 1980; fez viagens à vela longa distância/Dr. Bombard...

Se hoje muitas destas actividades são mais ou menos triviais em certos meios - embora, ainda assim, praticá-las todas juntas seja obra -, imaginem nas décadas de cinquenta, sessenta e afins. Como reagiu o Portugal dessa altura a um excêntrico com uma coisa debaixo do braço que parecia uma tábua-de-passar-a-ferro sem as pernas?; como foi aderindo aquela geração ao Surf?; e o Salazar, sabia?

Vamos folhear sonoramente o álbum de fotografias de Pedro Lima e conversar não só sobre Surf - passado e futuro -, mas também sobre uma época onde o cinzentismo esmagava e alienava todos, ou quase todos, e onde qualquer pontinho colorido na paisagem - como uma prancha de Surf, por exemplo -, fazia muita diferença.

Contamos com a vossa curiosidade, os vossos comentários, as vossas memórias e perplexidades, via 800 25 33 33, a partir das 19, com Fernando Alvim e Marisa Jamaica.

1 comentário:

Anónimo disse...

ola, tudo bem , em relação ao Pedro Lima , para quem o conhece não ha nada a dizer!!, so uma questão e e para o Pedro, estou com um projecto em mãos , em que o Pedro faz parte , e agradecia que me fosse facultado o contato do Pedro Lima , e urgente .
j.cam.1969@hotmail.com
Um bem haja para todos , um grande abraço,


Joao Miranda