quinta-feira, fevereiro 15, 2007

DeRose, Yoga e tudo à volta, na Prova Oral


A DeRose Party, a decorrer dia 17 deste mês na casa da música, tem propósitos específicos, para além de uma mera festa, com uma banda e vários DJ’s: «Sensibilizar a sociedade, e em especial as camadas jovens, para a melhoria da qualidade de vida no contacto com a música, sem recorrer ao fumo, ao álcool e às drogas; propor uma nova abordagem no mundo musical; criar uma nova tendência e oportunidade de intervenção de Instituições oficiais, no âmbito da prevenção, educação e desenvolvimento integral».

Connosco, hoje, na Prova Oral, para nos falar destes propósitos, estará o Presidente da Federação de Yoga do Norte, Luís Lopes e o Professor e Director executivo da Uni-Yôga, Charles Maciel, que é também percussionista da banda Shivaratri, que irá actuar na DeRose Party (confiram no cartaz que abre este post).

Antes de mais: pratica-se e ensina-se Yoga com qualidade em Portugal?; a aura mística à volta desta disciplina tem dado azo a muita confusão e oportunismo: está hoje o público mais e melhor informado que há uns anos atrás?, é mais exigente?, ainda acontece comer-se um bocadinho gato por essas academias afora? E o que é, no universo do Yoga, o método DeRose? E o que distingue o papel do Yoga na promoção de estilos de vida saudáveis, relativamente a outras práticas desportivas?; e como se encaixa uma banda, no caso os Shivaratri, neste contexto? E, falando de música, e de arte de uma maneira geral: a arte, por natureza, se for arte em vez de puro entretenimento, quebra convenções, revoluciona, inquieta - e a inquietação nem sempre faz bem ao estômago, ao fígado, ao coração; é conciliável a liberdade criativa e saúde?

E, já agora, apesar de toda a informação disponível sobre estilos de vida saudáveis e não saudáveis, pensarão os nossos convidados e o nosso público que se continua a fumar de mais, a beber de mais, a comer porcarias a mais - e cada vez mais cedo?

Estes e outros assuntos poderão ser comentados e indagados por vocês, via 800 25 33 33, a partir das 19, na Prova Oral, com Fernando Alvim e Marisa Jamaica.

Sem comentários: