segunda-feira, fevereiro 12, 2007

A importãncia do Argumento com Rui Vilhena e Aguinaldo Silva


O Argumento com Rui Vilhena e Aguinaldo Silva



É a face menos vísivel dos filmes, das novelas, das séries, mas está sempre lá, sempre lá. Lembramo-nos de uma frase e imediatamente associamos a mesma ao actor e ao filme, mas na verdade, na grande maioria dos casos, nunca nos lembramos dos argumentistas. E são eles que decidem quase tudo – desde o que irão dizer os actores até ao que deverão usar quando o fizerem, em que sitio é que deverão estar – são eles que decidem quase tudo – desde o storyline que não deve ter mais de 5 linhas, a personalidade de cada personagem, a forma como uma cena deve passar para outra, as elipses de tempo, os pormenores a introduzir, a forma como poderão desconstruir e fugir do óbvio ,mudar a história, perceber que por ali não dá, não dá! e se for preciso alterar tudo, 5 minutos antes da a cena ser gravada, pois terá que ser.

Rui Vilhena, autor de Ninguém como Tu e Tempo de Viver, e Aguinaldo Silva, autor de Senhora do Destino, Vale Tudo, Tieta do Agreste, entre muitos outros sucessos da rede Globo são por isso os convidados da emissão de hoje. Importa por isso , perceber quais os ingredientes para o sucesso de uma novela, o que distingue os guionistas das novelas brasileiras dos das portuguesas, o que pode e se deve dizer na escrita de um guião e quais os erros mais comuns.

Façamos perguntas, ouçamos estes dois mestres do guionismo e tentemos trazer para a emissão de hoje, diálogos ou cenas que fixamos de filmes, séries ou novelas que vos tenham de algum modo marcado.

Não esqueçam a linha:800 25 33. A mesmo que deverão usar para se inscrever na edição de amanhã do ok ko. Neste momento precisamos apenas de elementos do sexo feminino. É favor inscreverem-se que a coisa vai valer a pena.

Sem comentários: