quarta-feira, abril 19, 2006

REGGAE NA PROVA ORAL


Saudações e vibrações positivas!

Se aqui há uns dias convidámos a mãe do rock português, José Cid, chegou o dia de recebermos o pai do reggae português. Janelo da Costa fará as honras da casa, com o coração em Angola, para nos falar do percurso Kussondulola que acabam de editar novo disco, chama-se "Guerrilheiro" e é com o coração que hoje falamos de reggae e também do movimento rastafari, se for preciso vamos até à Jamaica a célebre ilha caribenha onde tudo começou.

Segundo palavras de Janelo da Costa: "Esta música é mais do que simplesmente ouvir. As pessoas usam a música para sua protecção. Para fazerem coisas construtivas, não só para si, como para toda a comunidade... Um só amor, um só povo, a consciência da sua história. Reggae é mais do que uma música, é uma maneira de estar no mundo, de tentar chamar a atenção às pessoas para o sofrimento inútil de tanta gente para todos os males que podíamos e devíamos evitar. Aderi ao reggae com convicção. Grande festa de reggae porque reggae é amor."

Reparem lá se o reggae, ultimamente, em Portugal não tem tido um hype estonteante?! Assim, quase do nada, surgiram concertos de reggae tal como nunca tínhamos presenciado. Falamos de Queen Omega, Damien "Jr. Gong" Marley, Patrice, 4 dias em delírio no palco do Sudoeste (Seed, por ex.), Sly & Robbie e muitos outros. É claro que sempre os houve mas, geralmente, com pouca visibilidade.

Hoje, Kingston vai assentar praça na Prova Oral, opinem e tirem as dúvidas sobre tudo o que vem de Jah (sim, também podem perguntar como se fazem as dreadlocks, p.ex.)

Linha tricolor 800 25 33 33.

Sem comentários: