terça-feira, abril 04, 2006

ESCRITA JORNALÍSTICA / ESCRITA FICCIONAL

A Prova Oral orgulha-se, mais uma vez, de apresentar uma hora dedicada à escrita mas não só, sendo que o só aqui é tanto! Sabem porquê? O nosso convidado é o jornalista e escritor Pedro Rosa Mendes. Tem uma história de vida altamente interessante e vai partilhar algumas peripécias de reportagens feitas, maioritariamente. em Angola.

Foi nesse contexto que escreveu "Baía dos Tigres" (1999) e recebeu o Prémio Pen Club 2000 na categoria ficção, depois de discussões sobre se seria ou não um romance visto que mistura personagens reais com histórias fictícias ou o inverso. Editou ainda, em 2002, "Ilhas de Fogo" em co-autoria com Alain Corbel e, mais recentemente, "Atlântico" um romance fotográfico. Neste momento escreve um novo romance e é jornalista freelance. Segundo nos revelou, a perspectiva do jornalista no desenrolar da investigação é que dita o sucesso da reportagem... "escrevo sobre coisas diferentes do pretexto que me leva até lá."

O pretexto que nos levou a convidar Pedro Rosa Mendes à Prova Oral foi o da escrita, sem dúvida, mas a sua vida não se resume a escrever. Também ele fez parte da Rádio Universidade de Coimbra, acompanhou os concursos de música moderna que proliferavam nos anos oitenta e vai ser ele a escolher a música que vai abrir hoje a Prova Oral.

Sabemos que há por aí muita gente a escrever e com vontade de mostrar essa escrita... aqui está a vossa oportunidade. Não, esperem! Não queremos comentários de 3000 caracteres apenas opiniões, formas de escrita, troca de experiências, enfim... façamos desta uma hora de pura tertúlia.

Juntem-se pelo telefone 800 25 33 33 ou escrevam por aqui mesmo à hora do costume.

Sem comentários: