quarta-feira, setembro 19, 2007

António José Correia de Brito


Os saudosos Gemini, dos quais Tózé Brito fez parte, numa actuação no Festival Eurovisão da Canção de 1978. Reparem como era longo o percurso dos bastidores para o palco. Outros tempos, outros tempos.


António José Correia de Brito, Tózé Brito para os amigos, escreve canções. E há já uns aninhos valentes que o faz (a gente não repara, não repara, mas os anos andam sempre cheios de pressa para ir a qualquer lado – e passam).

Escreveu-as para si e para os projectos de que fez parte (lembro, por exemplo, o Quarteto 1111, os Gemini, os Green Windows); mas, sobretudo, para os outros (talvez a maioria de vós não saiba que é de sua autoria o mítico «Recordar é Viver», mas ide à juke box do site para outras surpresas) – canções essas que reúne agora num álbum chamado Vida, Canções e Amigos.

É o convidado de hoje e será, com certeza, um interlocutor privilegiado para nos falar do percurso da música portuguesa nas últimas décadas – porque o integrou activamente – e também do futuro dela já que, como todos sabem, ocupa um cargo decisivo dentro da secção portuguesa da Universal e tem-se batido aguerridamente (às vezes com alguma polémica) contra a pirataria.

Muito tópico para conversa há por aqui, e vocês podem participar: perguntas e comentários via 800 25 33 33 ou caixa de mensagens do blogue. A partir das 19, com Fernando Alvim e Cátia Simão.

18 comentários:

Anónimo disse...

Caro Tózé Brito:

Fale-nos um pouco de como eram os bastidores do festival eurovisão nesses idos anos de setenta. Fazia-se muita visita nocturna a quartos de hotel alheios? E as gajas? Eram boas?

Anónimo disse...

há uns tempos, tózé brito, a propósito do combate à pirataria, disse numa entrevista: "Está a ser estudada a nível internacional, uma medida que só será usada em último caso e que necessitará sempre de aval judicial que é colocar propositadamente na ‘net’ canções com vírus que rebentem com o disco rígido dos computadores."

Rui

Anónimo disse...

Como é que este álbum, sendo feito de canções compostas há muito, já gravadas, sem horas de estúdio (tirando talvez uma remasterização) e mesmo tendo em conta o facto de ser duplo, tem o mesmo preço de um álbum actual, com os músicos um ano inteiro a compor e a trabalhar canções originais, com horas e horas de estúdio na factura?

Miguel F. Carvalho disse...

ontem a Clara de Sousa, hoje o Tozé Brito... seguindo a onda Superstar amanhã serão os Anjos?? ou será que nos trazes a Vanessa Oliveira?? lol

Anónimo disse...

Caro Alvim e companhia...IMPLORO QUE ME FAÇAM ESTAS 2 PERGUNTAS AO TO-ZÉ...

Toze Brito é daqueles nomes que nos acompanharam ao longo da nossa vida...eu tenho 35 anos e sempre me lembro de ouvir falar do To-ze brito...principalmente nos festivais da eurovisão que me colavam em frente à TV á espera que um qualquer País nos atribuisse un point...one point...um ponto...

MAS O QUE EU GOSTAVA MESMO DE SABER ERA:

- Como foi trabalhar com Ary dos Santos???

- Acha que ara mais facil ou dava mais adrenalina para um musico fazer musica antes de abril de 1974?

Anónimo disse...

Alvim,

Ora pergunta lá ao Tozé Brito de já foi re-ver o piano dos Pop Five à torre dos bombeiros.

Anónimo disse...

Boas Alvim . Gostava so de comentar a noticia que a 3 passou o dia inteiro sobre o site tvtuga. Gostava que passasses por la www.tvtuga.com e visses por ti .Se observares nao passamos nenhum sinal que seja a pagar . Todos os links sao de operadoras que passam em canal aberto . O exemplo de hoje é o Sporting vs Man Utd que passa na ESPN 2 que e completamente legal .Pq e que voces nao fazem uma prova oral sobre o assunto do monopolismo em portugal . A sporttv é grande exemplo disso e ng faz nada para contrariar. Lá fora ha casos disso que estao a ser fortemente penalizados . A microsoft é so um desses exemplos .Deixo so a pergunta no ar Será que algum dia haverá alguem que faça frente aos oliveirinhas ?Ou sera que ja nao houve ?

Um abraço

Anónimo disse...

MENTIRA..foi com meu pai ao palaçio de cristal era eu um puto de 10 anos..e elas vieram de calças .....voçes não viram a tristeza do meu pai

Anónimo disse...

Bonito, bonito... são as canções do Tozé Brito.

Bonito, bonito... são as pirâmides do Egipto.

Bonito, bonito... é o comboio a passar em Brito

Bonito, bonito... é o cabelo sem carrapito.

Bonito, Bonito... é teres comida enfiada nos dentes e não teres um palito

Bonito, Bonito... é engolir um apito

Bonito, bonito... era portugal marcar um golito

Divinal, divinal... é ouvir a Prova Oral

Anónimo disse...

cheirame a teoria da conspiração..

existe em vós um dom de cada vez que convidam um artista a conversa acaba na pseudo-teoria-da-pirataria-informática,
são sempre bons momentos de humor.

http://www.ogeniodalampada.blogspot.com disse...

Só uma correcção: o Tozé Brito não cantou o «Papel Principal» em «As noites íntimas de um hotel com estrelas»?
Grande Disco!

Anónimo disse...

Boa tarde,

Parece-me muito pertinente esta questão da pirataria, no entanto como podemos 15 euros por um CD do nosso artista favorito?

Não estará no baixar dos preços dos CDS a solução?

PC

Anónimo disse...

Acabou de me convencer a importar músicas o mais depressa possivel.
Você disse que tinha SÓ 10% inspiração... isto faz-me pensar (o que não me é normal), se um tal sistema internacional de protecção de direitos funcionasse você nunca tinha sido julgado por plágio? veja lá bem?

Anónimo disse...

Pirataria sempre houve, só que agora incomoda, porque ninguém tá a ganhar com isso.

Anónimo disse...

Ops! non sense.

Anónimo disse...

e o imposto sobre os originais ???? como pode influenciar a compra de originais?pois a malta anda com falta de guito e gosta de ouvir os grupos ou cançoes que lhe agradam... nao da para andar a comprar sempre as novidades que saem todas os dias....e outra na minha opiniao devia de haver um pouco um controlna entrada de musica estrangeira em portugal

Anónimo disse...

Olá... mais uma vez... estava eu em directo e quando ia para falar... truz... foi abaixo... desligaram-me!!
Pânico!!!
Bom... era só para dizer que a Universal receberá brevemente uma nova maquete minha, a qual espero não enviem para traz... penso ter bastante mais qualidade.
Parabéns ao Tozé Brito pelos 40 anos de carreira e... vemo-nos por aí!
Já agora... se divulgassem o meu site era muito fixe. www.pedroduvalle.com... brevemente terá as novas maquetes..
Abraço a todos!

Anónimo disse...

Não percebi bem o que este indivíduo disse sobre a pirataria, mas olha, preocupa-te é com os espanhóis, que qualquer dia tás a lavar pratos em Badajóz!!!
Quanto à magia KORJEIRA dos olibeirinhas é simples, mandá-los lebar no kagueiro e tá a andar!!
99% DA MÚSICA EDITADA ACTUALMENTE É A MAIS CLARA E DESAVERGONHADO EXEMPLO DE PIRATARIA. É SEMPRE A MESMA COISA, COPY & PASTE, COPY & PASTE... HÁ DÉCADAS SEMPRE A TOCAR A MESMA MERDA!!! E DEPOIS QUERIAM QUE UM GAJO GASTASSE 20 EUROS NESSA MERDA!!!
BAI DAR BANHO AO CÃO!!!