
Decorrerá entre os dias 14 e 22 deste mês, no Cinema São Jorge, o Queer Lisboa 11 – Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa e, connosco, hoje, teremos João Ferreira, director do evento, a dar-nos uma primeira achega sobre a programação – que inclui, não só, a projecção de filmes, mas também debates (de entre todos, destaco um sobre a Cinematografia Gay Portuguesa dos Anos 70: o mero facto de ela existir, aposto, apanhará de surpresa muito boa gente).
Falaremos também do público alvo deste tipo de festivais, que não se esgota, certamente, na comunidade lésbica e gay, bem como naquilo que caracteriza um filme gay e lésbico – e se essa catalogação não limita, de alguma forma, a obra e a maneira como o público a poderá ver.
Falaremos também do público alvo deste tipo de festivais, que não se esgota, certamente, na comunidade lésbica e gay, bem como naquilo que caracteriza um filme gay e lésbico – e se essa catalogação não limita, de alguma forma, a obra e a maneira como o público a poderá ver.
Perguntas e comentários, como de costume, para o 800 25 33 33 e caixa de mensagens do blogue. A partir das 19, com Fernando Alvim e Marisa Jamaica.
12 comentários:
Boas tardes Fernando Alvim, Marisa Jamaica e João Ferreira
Um festival de cinema com muitos
Mas na verdade eu não vou ver
Primeiro porque não me identifico com o estilo de filmes depois porque não me sentia a vontade no local que não tinha nada haver com a minha pessoa.
Mas a existência de Cinematografia Gay Portuguesa é uma novidade para mi.
Boas tardes Sr. Alvim, belissíma Marisa e o convidado João.
Parabéns ao Sr.João Ferreira e seus associados por esta iniciativa que pretende não só explorar um nicho de mercado cinematográfico subvalorizado e mesmo marginalizado, assim como lutar contra a discriminação homofóbica feita por muitos.
O que as pessoas têm de perceber é que ser homossexual não é nenhuma doença, como defendeu a Igreja e defende actualmente a Cientologia.
A homossexualidade é uma opção de vida que tem a mesma validade como o homem que escolhe de manhã levar sapatos em vez de ténis.
Parabéns pela iniciativa e espero que mais iniciativas deste género venham por aí, com o intuito de lutar contra a fraqueza mental!
Parabéns pelo programa e continuem com a irreverência que vos marca!
Abraços!
P.S: Alvim, já ouviste falar no filme "A outra margem" ? De um realizador Tuga que conta a história de um travesti e de uma criança portadora de trissomia 21.
Espero ir ver quando estrear!
Boa tarde a todos!
Sou bisexual, mas por que raio temos sempre de assim nos apresentarmos???
Xis cristina
isso Alvim vai lá ver o festival!!
Vais gostar aliaz vais amar e sair de lá com um andar novo. Ui
Vou esclarecer!!
Sou mulher e gosto de todos os sexos!!
Esta sociedade pseudo liberal, exige que nós nos "apresentemos"
Também espero que isto mude e todos possamos viver em amor e curtição na boa..ihihih
beijos
-Como cinéfilo por um lado apoio todo e qualquer evento cinematográfico no nosso país, por outro não reconheço a existência de cinema gay e lésbico, acho-o mesmo uma parvoíce, O Segredo de Brokeback Mountain ou as Lágrimas amargas de Petra Von Kant não são filmes gay ou lésbico, são obras de arte, seria como dizer que Lolita é um filme pedófilo ou E tudo o vento levou ser um filme heterossexual. As minorias, homossexuais e não só passam a vida a queixarem-se da descriminação, e depois colam elas próprias os seus rótulos.
Sr. Alvim faça o favor de ler este excerto:
"Em 1990, Paul Barresi, ex-astro pornô, disse que ele e Travolta foram amantes. Depois, negou. Mais tarde, a Igreja da Cientologia - da qual o astro é integrante - foi processada por um ex-membro, que relatou que a instituição cita Travolta como um homossexual “curado” pela cientologia."
Curam-se as doenças.
Mas a questão é que a Homossexualidade não é doença como já disse.
Quanto aos bichas, são apenas homossexuais excêntricos, tal como existem heterossexuais excêntricos.
Ambos os tipos de excêntricos são irritantes e chatos.
Uma questão que eu gostaria de ver explorada.
Muitas pessoas quando descobrem que tal é homossexual afastam-se dele, principalmente em caso de homens.
A minha questão é:
Se o Jaquim tem um amigo que é homossexual, vai-se afastar dele porquê?
Pensa que o seu amigo o vai tentar seduzir? Ou é simplesmente estúpido que nem uma porta?
Quanto à ideia da possível sedução.
Será que o Jaquim se acha um macho latino que é mais iman que outra coisa que atraí mulheres a rodos e por isso até os homossexuais serão atraídos pela sua pança enorme e aquela unhaca grandiosa que ele tem no mindinho?
Será que ele acha que os homossexuais não têm padrões de qualidade?
Abraços!
Tenho ido sempre ao Festival. Há sempre bons filmes - curtas e longas. Gostei mt do "un ano sin amor", a longa-metragem que ganhou o ano passado. Parabéns a todos os que fazem o Queer Lisboa, todos os anos e com um baixo orçamento. Um abraço.
Falam de descriminação e timidez mas haviam de ver a desolação que foi no Festival de Bestialismo em Águeda (lá perto)... os protagonistas tinham muito lugar pa se sentar, e precisavam, mas não se livraram das chibatas de alguns moralistas em plena carpete vermelha. Alguns dos cavalos chegaram mesmo a fugir.
não costumo ver filmes deste genero, porém uma das minhas séries favoritas é a Letra L ^^
***
olá. bem eu só nao fui ao festival o ano que passou porque nao tinha ninguem para ir comigo ,,, os meus amigos diziam-me todos "oh eu quero ser apontado como um homosexual .. nao vou!" meu deus.. eu sou hetero e queria mesmo ir. e ainda quero e vou! é este ano 2008 que tenho a certeza que vou!Porque quero ir?! porque sempre estive perto de esses temas (homosexualidade) e porque quero encontrar pessoas com quem me identifico e tambem porque é sempre bom ir a um festival de cinema. meus senhores aquilo nao é somente para homosexuais... sera que vamos ser sempre assim!? pessoas tao feias?! embora aja agora a nova moda da homosexualidade e bisexualidade! sim .. nova moda ... voltou! acho que todos os heteros agora mudaram de padroesde escolha.. pelos vistos parece que é mais hot assumir uma postura Bi ! EMBORA ISSO... CONTINUAMOS COM A MESMA MENTALIDADE DE SEMPRE... E VAMOS SEMPRE CONTINUAR! proponho aqui tambem que o site do festival seja mais completo... no sentido dos preços.
correcçao: "oh eu nao quero ser apontado como um homossexual"
Enviar um comentário