terça-feira, março 20, 2007

Rir sentado na Prova Oral, com Francisco Menezes



Francisco Menezes nasceu no Porto, a 8 de Outubro de 1973. Viveu em Lisboa até aos sete anos, regressou ao Porto - e outra vez a Lisboa, há relativamente pouco tempo, onde vive agora. Sobre ele, lemos no sítio da UAU, a sua produtora:

«Francisco Menezes ficou conhecido pelas suas várias presenças no "Levanta-te e Ri" (SIC), mas começou a sua carreira na ex-Ntv (agora RTPN) com dois programas de humor, de autoria e interpretação sua, o "N cromos" e "O desterrado", tendo depois passado pela RTP com outro programa seu, "Portugal FM". Antes disso fez rádio, cantou em casinos, e até trabalhou na secção de congelados do Continente.

É o artista quase total. Tem uma grande voz, é engraçado como o caraças e o seu texto é muito bom. Só lhe falta depilar as pernas.»

É, portanto, um humorista de pernas peludas que vamos ter em estúdio; e com quem falaremos não só do futuro da depilação a laser, mas também dos caminhos que o humor em Portugal pode tomar, sobretudo na forma de stand up comedy, da qual Francisco Menezes é exímio praticante - isto, depois do boom de há uns anos e do fim recente do mítico (para o bem e para o mal) «Levanta-te e Ri».

A importância da televisão na carreira de um humorista e o reverso da medalha: a sobreexposição que pode levar os públicos ao cansaço; o dia-a-dia de um humorista: as rotinas de trabalho e a fonte inspiração: os jornais?, as televisões?, os cromos conhecidos?, os cidadãos anónimos? - tudo isto inspira?; e já agora: terá Francisco Menezes assuntos tabu sobre os quais não goste de fazer humor? - ou tudo é matéria humorizável (a palavra não existe, eu sei, mas agora deu-me jeito). Falaremos também de influências, dos melhores, segundo a opinião do nosso convidado, humoristas da praça, conselhos aos candidatos à prática do stand up - e de tudo o que vocês se lembrarem de perguntar, via 800 25 33 33 ou caixa de comentários do blogue; logo à tardinha, ao lusco-fusco, com Fernando Alvim e Ela.

1 comentário:

Anónimo disse...

Este Homem é que é o verdadeiro artista;)
Excelente pessoa! Um prazer ao Vivo!

Todo o sucesso!Um Abraço p Francisco!

L.OLIVEIRA
Murtosa!