terça-feira, março 27, 2007

João Paulo Meneses e tudo o que se passa na rádio


Excerto do magnífico «Radio Days», de Woody Allen

O nosso convidado de hoje chama-se João Paulo Meneses, é jornalista, docente da cadeira de Jornalismo Radiofónico no ensino superior, coordenador da TSF no Porto e autor do livro «Tudo o que se passa na TSF - para um livro de estilo».

Vamos, como se adivinha, antes de mais, falar de jornalismo radiofónico: de como evoluiu nos últimos anos; se os profissionais da área estão hoje mais sensibilizados para a especificidade desse tipo de jornalismo ou migram simplesmente dos cursos de jornalismo generalistas e são, como se costuma dizer, lançados às feras; como se têm adaptado os media tradicionais à revolução tecnológica, ao advento da Internet, aos blogues, à vertiginosa velocidade com que a informação circula hoje no nosso mundo. Mas falaremos também sobre alguns tópicos de investigações a que o nosso convidado se tem dedicado nos últimos tempos: a rádio do futuro, a digitalização, a música na rádio, a geração iPod, etc..

Por isso, profissionais da comunicação, estudantes de jornalismo e afins, meros ouvidores de notícias exigentes com a informação que vos é levada a casa, ao computador, às colunas do rádio, ao ecrã da televisão, uni-vos e comentai: o telefone é o 800 25 33 33, mais a caixa de comentários deste blogue. A partir das 19, com Fernando Alvim e Cátia Simão.

PS: o tema de amanhã será «O sentido da vida» com convidados membros da Associação Portuguesa de Aconselhamento Ético e Filosófico.

Sem comentários: