sexta-feira, janeiro 05, 2007

A escola na Prova Oral







A escola na Prova Oral


O PT Escolas tem como principal objectivo desenvolver a literacia tecnológica junto dos jovens dos 12 aos 18 anos através da divulgação e ensino de técnicas sofisticadas de pesquisa on line que permitem encarar a Internet uma fonte de conhecimento seguro e adequado; do ensino de técnicas de produção de conteúdos multimédia e sua respectiva disponibilização on line que permitem estimular a produção e partilha de conteúdos em português; e da disponibilização gratuita de conteúdos de referência em português







O PT Escolas não tem fins lucrativos. Nenhum objectivo comercial ou de número de utilizadores foi por isso traçado. É entendimento da Portugal Telecom que a empresa ganhará tanto quanto o País e o sistema educativo ganharem com a introdução das novas tecnologias da informação e da Internet no processo educativo. Nesse sentido, aliás, foi assinado entre a Portugal Telecom e o Ministério da Educação um protocolo que reconhece o interesse público da iniciativa.

Assim, gostaríamos que soubessem que a Antena 3 é um dos parceiros desta iniciativa e associa-se ao evento fazendo uma emissão dedicada ao mesmo, devendo-se falar dele mas também da escola, da nossa escola onde passamos tanto tempo, dos professores que mais nos marcaram e dos episódios que nos aconteciam depois de passar o portão de entrada.






Quem aí não foi supersticioso ao ponto de benzer os testes, entrar com o pé direito e escrever sempre com a mesma caneta ( aqui o escriba era exactamente assim!)? Quem aí não foi suspenso alguma vez ou pura e simplesmente expulso da aula? Apanhado a copiar? Apanhado a namorar nas traseiras dos pavilhões? Os grupinhos? Os heróis da escola? Os cromos da escola que hoje até são figuras conhecidas? As faltas de professores nos dias em que havia teste – haveria melhor alegria do esta? O segundo toque e o professor que vinha lá ao fundo? A rapariga da escola? A professora maldita e o professor mais maluco de todos onde as suas histórias eram contadas entre todos? O que ficou da escola? O que não ficou da escola? Em que medida esta escola, a escola de hoje, será diferente da nossa? Que amigos guardam? Que segredos nos poderão contar? O que significou a escola para nós?

É sobre tudo isto a edição de hoje da prova oral, com Dalila Martins (responsável do projecto) e Célia Quico (responsável de conteúdos).

Hoje, a partir das 19, com Fernando Alvim e Cátia Simão. Linha directa: 800 25 33 33.

Sem comentários: