sexta-feira, janeiro 12, 2007

Banda Desenhada na Prova Oral com João Paulo Cotrim




Começo com uma breve biografia do nosso convidado: João Paulo Cotrim nasceu emLisboa, em 1965. É jornalista e autor de vários argumentos de banda desenhada para autores como Nuno Saraiva, Filipe Abranches, Alain Corbel, Jorge Colombo,Daniel Lima. Escreve livros infantis em parceria, com Alain Corbel, André Letria, Tiago Manuel, Maria João Worm. Assinou, com António Cabrita, o folhetim O «Branco das Sombras Chinesas». Participou em «Lua Negra», deTerry Morgan, com o texto «Boa Noite, Terry Morgan, está no ar ».




Dirigiu desde a sua abertura, em 1996 até 2002, a Bedeteca de Lisboa. Comissariou inúmeras exposições. Foi director do Salão Lisboa de Ilustração e Banda Desenhada. É autor de «Mar de Tinta», incluído no Catálogo Oficial do Pavilhão dos Oceanos, da Expo '98, de «O Perigoso Salto entre um e outro Quadradinho» para o Notícias do Milénio (1999), e da "biografia" de Tintim para a Visão do Século. Assinou «A Narrativa do Século - Dois ou três apontamentos sobre a picaresca viagem da banda desenhada pelo séculoXX» incluída em «A Arte no Século XX».Há aqui muito item por onde pegar; por isso, fãs de BD, apreciadores casuais,meros curiosos do género «acho graça mas nunca me deu para ler», aproveitem hoje uma hora inteirinha de Prova Oral aos quadradinhos, a partir das 19, com o animado 800 25 33 33 de plantão às vossas super-perguntas e super-comentários, mais o Major Alvim e a Imperatriz Cátia Simão.




E já agora não custa dizerem-nos quem foram os vossos herois dos quadradinhos e porquê. Podem enviar-nos tiras para : provaoral@rdp.pt e sobretudo fazer perguntas ao nosso convidado.


Sem comentários: