terça-feira, janeiro 16, 2007

ALCOÓLICOS ANÓNIMOS NA PROVA ORAL





Hoje vamos abordar um problema que perpassa toda a sociedade e muito mais gente do que o que se pensa, uma vez que, para lá daquelas pessoas que procuraram ajuda e a quem foi diagnosticado um problema de alcoolismo, muitos há que sofrem do mesmo sem o nomearem - sem fazerem a mínima ideia de que são, de facto, alcoólicos ou estão a caminho disso.

Qual a dimensão do alcoolismo em Portugal?; há faixas etárias ou estractos sociais particularmente mais afectados?, e isso tem mudado de geração para geração?; que sintomas caracterizam um bebedor social no limiar do alcoolismo?; é verdade que estamos a beber cada vez mais e cada vez mais jovens?; qual a importância da terapia de grupo, como acontece nos alcoólicos anónimos? e, desmistificando: isso dos alcoólicos anónimos é como nos filmes, em que um tipo diz «chamo-me tal, sou alcoólico» e leva uma salva de palmas?

Estas e outras perguntas podem ser feitas via 800 25 33 33 ao Dr. Rui Correia, à Elisa e ao Miguel, convidados de hoje da Prova Oral - a partir das 19, com Fernando Alvim e Rita Amado.

Sem comentários: