segunda-feira, dezembro 04, 2006

Rodrigo Leão na Prova Oral



Lê-se na Wikipédia e subscreve-se:

Rodrigo Leão nasceu em Lisboa, em 1964. Foi em 1982 co-fundador dos Sétima Legião e em 1985, em conjunto com Pedro Ayres Magalhães, dos Madredeus. Como artista a solo explora um caminho instrumental que combina teclados electrónicos e instrumentação de cordas clássica, inspirado a um tempo pela música erudita e pela música minimalista contemporânea . Suspende temporariamente os Sétima Legião entre 1993 e 1996 devido ao sucesso crescente do seu primeiro álbum a solo e às múltiplas solicitações do seu tempo; Abandona definitivamente os Madredeus em 1994 para se poder dedicar inteiramente à sua carreira a solo e às obras EP "Mysterium", 1995 e o CD "Theatrum", 1996.

A solo começa a explorar a combinação das suas composições clássicas-modernas com formas de canção e instrumentação mais tradicional, com a presença de Lula Pena ou Adriana Calcanhotto, no CD "Alma Mater" e correspondente digressão. Entre os eleitos seus convidados constam ainda Sónia Tavares e Nuno Gonçalves dos The Gift e Rui Reininho dos GNR que participou na gravação do seu álbum ao vivo intitulado "Passion". Quer o disco "Alma Mater" quer o próprio músico receberam dois importantes títulos de reconhecimento público, o de Disco do Ano e o de Artista do Ano.

Em 2004 editou "Cinema" e foi considerado pelo editor da revista americana Billboard um dos melhores discos editados nesse ano. Neste trabalho participaram Beth Gibbons e Riuychi Sakamoto.

agora nós:

Já a 20 de Novembro deste ano, Rodrigo lança uma compilação com temas originais regravados (como "Carpe Diem", "Amatorius" ou "Ave Mundi Luminar") e músicas inéditas.O disco duplo "O Mundo" (1993-2006) engloba inéditos como "Rua da Atalaia", "Voltar" ou "Solitude", já apresentados ao vivo, assim como os conhecidos "Tardes de Bolonha" (composto para Madredeus), "Ascensão" (para Sétima Legião), "Solitude", "Lonely Carousel" ou "Pasión".Entre algumas curiosidades podemos referir que Rodrigo Leão aceitou fazer o genérico dos Gato Fedorento e que tem uma forte paixão pela cultura biológica.

É de tudo isto, que iremos falar com ele. Aceitam-se perguntas e comentários vários pois como sempre os melhores irão ganhar um exemplar da sua nova colectânea.

De resto, a partir de hoje, aceitam-se as inscrições para a edição do ok ko, que se realiza na próxima sexta-feira. Todos os interessados, deverão enviar um email com nome, idade, profissão e contacto pessoal para: provaoral@rdp.pt

Hoje, Prova Oral com Rodrigo Leão e Fernando Alvim e Rita Amado, a partir das 19, na Antena 3. 800 25 33 33.

Sem comentários: