quarta-feira, dezembro 06, 2006

Culinária Saudável na Prova Oral com Maria de Lurdes Modesto e Graça Castelo Lopes


Maria de Lurdes Modesto e Graça Castelo Lopes na Prova Oral. Vinde, vinde, habilidosos estreladores de ovos, profetas da batata frita,militantes intransigentes do «abre-se o pacote mete-se no micro-ondas epronto»: hoje vamos ter uma Prova Oral para degustar lentamente, ao cair danoite, com a presença das Mestres Maria de Lurdes Modesto e Maria da GraçaCastelo Lopes, a propósito do seu novo livro, «À Mesa com o Coração».

Trata-se de um livro muito especial, de cozinha para o dia-a-dia, que conjuga saúde e pratos típicos portugueses - nós que tantas vezes os associamos asal, gordura, açúcar (e à necessidade de uma tarde inteira sentados, semfazer mais nada senão digeri-los).Esperamo-vos a partir das 19:00, como sempre; e queremos que usem e abusem do800 25 33 33 (que é daquelas poucas coisas boas que não fazem mal): abram-noso vosso coração e a despensa, contem-nos da vossa lida de comensais,confessem-nos os vossos pecados de gula, indaguem sobre os mitos - aquele género de máximas que vêm do tempo dos nossos avós, a sentenciar o que faz bem e o que faz mal.

Enviem receitas para a apreciação das nossas convidadas, ensinem-nos algo bom, saboroso, acutilante pois então , algo que revele toda a vossa sapiência que por vezes não é entendida. Reparem só na biografia de Maria de Lurdes Modesto:

Maria de Lurdes Modesto distinguiu-se nas artes da culinária. Nesta área foiprofessora em várias escolas, nomeadamente no Liceu de D. Filipa de Lencastre,no Centro Universitário de Lisboa, no Liceu Francês Charles Lepierre e naEscola de Dietistas de Coimbra, onde, de 1982 a 1988, leccionou a cadeira deTécnica Culinária. Ganhou notoriedade pública nos anos cinquenta e sessentacom um programa na Rádio Televisão Portuguesa, tendo também na mesmaestação televisiva apresentado, uns anos mais tarde, programas de culináriade prevenção de doenças cardiovasculares. Membro fundador e responsávelaté 1988 pelo pelouro da alimentação (vertente culinária) da FundaçãoPortuguesa de Cardiologia, foi ainda consultora do Instituto Português deCardiologia Preventiva de 1986 a 1990.

Assinou colaborações em diversos jornais e revistas, destacando-se os seus escritos publicados no Diário deLisboa, no Diário Ilustrado, em Mulher d' Hoje, A Capital, O Tempo e MarieClaire. Foi também colaboradora da Rádio, onde manteve programas degastronomia na Rádio Renascença (durante seis anos) e na Rádio DifusãoPortuguesa/Rádio Comercial (durante onze anos). Grande divulgadora e defensorada cozinha regional portuguesa, organizou e participou em vários certames gastronómicos em várias estações de televisão mundiais, nomeadamente nastelevisões do Canadá, Estados Unidos, Itália, Luxemburgo, Macau e Suíça.É responsável pela versão portuguesa de muitas obras estrangeiras sobreculinária.

É pois uma convidada destas que temos estúdio e que temos que aproveitar bem, juntamente com Graça Castelo Lopes. Como sempre os melhores comentários e perguntas levam um exemplar destas senhoras para casa.

Entretanto, não esqueçam que hoje é o ultimo dia para se inscreverem na edição de Sexta-feira do ok ko, os vencedores desta irão ganhar um fim-de-semana numa requintado espaço de Turismo de Habitação, cd's, livros, perfumes e um sem número de outras coisas que serão reveladas na emissão de amanhã.

O que importa agora é que se inscrevam, bastando para isso que deixem o vosso nome, idade, profissão, observações que achem pertinentes e o vosso contacto em: provaoral@rdp.pt.

Hoje, a partir das 19 , mais uma Prova Oral com Fernando Alvim e Xana Alves. 800 25 33 33.

Sem comentários: