quarta-feira, dezembro 20, 2006

O fado. A vida. A saudade. Com João Braga


João Braga é fadista e sportinguista (não necessariamente por esta ordem) e acabou de lançar um livro chamado «Ai este meu coração».

Sinopse: A morte sempre andou lado a lado com o fadista. Perto dos 2 anos uma nefrite, causada por uma queda, levou o médico a garantir que a criança nunca chegaria a homem. João Braga atirou-se à vida com unhas e dentes e lá foi contrariando o destino. Homem já feito, a morte voltou a bater-lhe à porta no dia 6 de Novembro de 2005. O diagnóstico: um enfarte do miocárdio com necessidade de intervenção cirúrgica, que levou o fadista às lágrimas. Deitado na cama do hospital, João Braga resolve meditar sobre a vida.

Este livro é um relato íntimo e pessoal que nos leva ao Buçaco, local de férias, às casas de fado de Cascais, a conhecer os seus amigos, aos agitados anos 60, às noites lisboetas e a passar por episódios marcantes da sua vida como o 25 de Abril, o exílio ou a morte de familiares e entes queridos como Amália Rodrigues. «Ao contrário da letra de Amália, eu comando o meu coração, mas não a pontos de evitar que ele me pregue partidas como as que descrevo ao longo destas páginas. Por isso entendo que também ele é independente e que por mim pode seguir sendo, pois quero continuar a acompanhá-lo.»

Memórias, relatos vivenciais de quem viveu e vive muita coisa: um mote magnífico para a conversa - hoje na Prova Oral, a partir das 19, com Fernando Alvim, e as vossas preciosas perguntas e preciosos comentários sobre a vossa vida, a vida de João Braga, a saudade e o fado através do nosso preciosíssimo 800 25 33 33 (que, com o muito que já ouviu ao longo destes anos todos, começa a ter também material de sobra para um livro).

Sem comentários: