segunda-feira, dezembro 11, 2006

O Poder da Comunicação e os Telejornais com Nuno Goulart Brandão e José Augusto dos Santos Alves




Na Prova Oral de hoje vamos falar daquilo que andamos, no fim de contas, todos a fazer ao cimo da terra: a comunicar uns com os outros. Deixemos por ora as feromonas, os sinais de fumo, os lencinhos brancos nos estádios, os manguitos- concentramo-nos no nosso tempo e na comunicação das massas, sobretudo na televisão, sobre a qual falarão connosco dois especialistas: Nuno GoulartBrandão e também José Augusto dos Santos Alves.
O primeiro, autor de "Prime Time - Do que falam as notícias dos Telejornais" e o segundo de " O poder da Comunicação". Ambos , de uma forma ou de outra, refletindo sobre o papel dos media nos dias de hoje, não esquecendo a forma como estes evoluiram e como se foram adaptando às novas realidades que lhes foram sendo apresentadas. Neste domínio, destaque para o aparecimento em 1989 da World Wide Web.
A televisão, a rádio, a imprensa, a internet com os sites e os blogs a começarem a disputarem o terrreno e uma análise curiosa que Nuno Goulart Brandão fez do conteúdo de 180 telejornais de 3 estações de televisão generalista ( SIc, RTP e TVI) durante o ano de 2003. O autor, escolheu os cinco dias úteis de cada primeira semana dos doze meses, examinando assim 220 horas de notícias. Eis algumas das conclusões que se podem tirar acerca dos assuntos tratados em cada um deles:
- Politica Nacional - 14,55
- Desporto - 10,75
- Acidentes e Catástrofes - 9,52
- Tribunais e Justiça - 9,09
- Diversos - 7,73
No campo internacional:
Rtp - 24,73
Sic - 22, 15
TVI - 16,49
Desporto
RTP - 12, 96
Sic - 7,22
Tvi - 7
Acidentes e Catástrofes
Sic - 8,39
Tvi - 8,37
Rtp - 5,35
Politica Nacional
Rtp - 17,49
Sic - 13,95
Tvi - 11,31
Todas estas percentagens referentes ao Telejornal das 20 das 3 estações já referidas, fonte de informação de mais de 3 milhões de espectadores.
Por isso, façamos também nós uma análise , não só a estes dados agora revelados mas também sobre tudo o resto: O acesso à informação, as novas formas de aceder a ela, a internet, os jornais gratuitos, os telemóveis, o poder dos media dos primórdios da imprensa aos dias da internet, a importãncia que cada uma dele tem nos dias de hoje para nós, o que é de interesse público e já agora perfeitamente dispensável em termos públicos ou mesmo privados.
Em estúdio, dois grandes especialistas que esperam as vossas perguntas e comentários que como sempre poderão valer-vos um exemplar de um dos livros de cada um dos autores.
Será hoje, a partir das 19, como sempre, com Fernando Alvim e Xana Alves; À vossa disposição a nossa linha directa, 800 25 3333, por onde poderão colocar as vossas dúvidas, entusiasmos e angústias sobre as virtudes, os pecados, os benefícios dos media na edição de hoje da prova oral.

Sem comentários: