quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Medicina com Manuel Sobrinho Simões

Manuel Coimbra Sobrinho Simões nasceu no Porto em Setembro de 1947.
Licenciou-se em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 1971 com a classificação de 19 valores. Especializou-se em Anatomia Patológica cinco anos depois com a classificação de 20 valores. Doutorou-se em Patologia na Faculdade de Medicina do Porto em 1979. Fez o pós-doutoramento em 1979/1980 no Instituto de Cancro da Noruega.
É Professor Catedrático de Anatomia Patológica na Faculdade de Medicina do Porto e Chefe de Serviço no Hospital de S. João desde 1988. Dirige o Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP) desde a sua criação em 1989. É, desde 1990, Professor Adjunto de Patologia e Biologia Celular do Jefferson Medical College da Universidade Thomas Jefferson de Filadélfia.
Colaborou na criação do Programa de Doutoramento em Biologia Básica e Aplicada da Universidade do Porto e dos Mestrados em Oncobiologia, Medicina Molecular e Oncologia Molecular da Faculdade de Medicina. Foi Professor Visitante ou Cientista Convidado em cerca de 30 Universidades ou Institutos de Cancro da Europa, E.U.A., América Latina, Ásia e África.
Orientou mais de 20 Teses de Doutoramento em Medicina ou Biologia Humana realizadas em Portugal, em vários países europeus e no Brasil.
Foi co-autor de 20 livros entre os quais se salientam "Ultrastructural Pathology", publicado em 1990 pela Hemisphere e traduzido em 1995, para japonês, pela Nishimura; o Handbook "Comprehensive Tumour Terminology" publicado pela União Internacional Contra o Cancro em 2000; e o WHO Blue Book sobre "Endocrine Tumours" a publicar pela Organização Mundial de Saúde em 2003.

Eis um pouco da impressionante biografia de Manuel Sobrinho Simões, o convidado de hoje da prova oral que tem dado um contributo assinalável na investigação médica, muito particularmente, sobre o cancro. De resto, os estudos que fez muitas vezes indiciam que a genética pode conseguir prever o nosso futuro clínico e a pergunta impõe-se. Será isso bom ou mau? Que dúvidas se levantam? Que problemas a este nível já viveram e o que mais vos inquieta na saúde? Imaginem-se perante Manuel Sobrinho Simões e façam perguntas sobre a medicina.

Ele estará na prova oral, para dar todas as resposta. Hoje, 19 horas. 800 25 33 33.



P.s - Não se esqueçam do speed dating de Quarta-feira no Café da Ponte e do ok ko da próxima Terça Feira. Inscrições via: provaoral@rdp.pt

Sem comentários: