terça-feira, fevereiro 21, 2006

Envelhecer em Portugal


O envelhecimento foi desde sempre motivo de reflexão dos homens. Ao longo dos tempos, o conceito de envelhecimento e as atitudes perante os idosos têm vindo a mudar e reflectem, por um lado , o nível de conhecimentos sobre fisiologia e anatomia humanas e , por outro lado, a cultura e as relações sociais das várias épocas.

Esta é uma apenas uma parte da introdução que pode ler-se no livro "Envelhecer em Portugal" que acaba de ser editado e que serve de mote para o tema de hoje da prova oral.

Entre alguns dos items aqui abordados destaque para: A construção de um modelo de envelhecimento humano, aspectos psicológicos da passagem à reforma, a funcionalidade dos idosos, a depressão nos idosos portugueses e o envelhecimento bem sucedido.

Falamos então de um assunto que todos nós já vivemos de perto e que seguramente temos opinião formada. Falemos pois da velhice ( há pessoas muito novas que podem ser mais velhas do que alguém com 70 anos), dos nossos avós, dos nossos pais, das histórias singulares que estes já nos deram ou até mesmo de nós, daquilo que ambicionamos que nos aconteça quando chegarmos a esta tenra idade ( como se imaginam nesta altura, ah?) o que é que querem fazer ou até os primeiros sinais de que estão a ficar velhos.

Nada de comentários velhacos, mas sim comentários sobre a velhice. Queremos histórias, muitas. 800 25 33 33.

Os convidados de hoje serão Constança Paúl e António M. Fonseca, coordenadores deste manual.

Sem comentários: