segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Protecção Psíquica



Protecções há muitas, ele é gorros contra a geada que se acumula nas orelhas aquando das manhãs invernosas, tampões nos ouvidos contra o estridor da rebarbadora das obras, capacetes por causa dos objectos cadentes, colete reflector contra a invisibilidade rodoviária, cotoveleiras e joelheiras contra os espalhos de bicicleta – mas e psiquicamente, como nos protegemos nós?

É sobre isso que o nosso convidado de hoje, o psicólogo e psicoterapeuta Jaime Graça, vai falar connosco. Tudo porque está a ministrar uma workshop que se chama exactamente Protecção Psíquica. Vejamos o que é:

«A Protecção Psíquica consiste em utilizar conscientemente um conjunto de técnicas tanto a nível físico, emocional, mental e espiritual, para evitar, neutralizar e defender-se de seres humanos, ambientes ou “entidades” que de modo subtil e/ou energético podem consciente ou inconscientemente causar dano, dor ou sofrimento.»

Agora os objectivos da workshop:

«O workshop de Protecção Psíquica foi concebido para proporcionar aos participantes conhecimento e consciência do que é um ataque psíquico, assim como as técnicas práticas de protecção psíquica que pode utilizar facilmente no seu dia-a-dia, melhorando significativamente a sua qualidade de vida.»

Seguem-se os sintomas de Ataque Psíquico:

«Pessoas que me desgastam, consomem e que me deixam exausto e sem energia;
Sentir uma sensação de desconforto num determinado local; ficar intimidado e/ou bloqueado em, por exemplo, reuniões de trabalho ou negócio; a atmosfera fica desconfortável depois dos convidados saírem; sentir-se fora de controlo, não enraizado ou invalidado por outrem; ficar continuamente a remoer pensamentos dentro da sua cabeça em relação a uma determinada pessoa que sabe que não gosta de si ou com a qual tem dificuldades de relacionamento; sentir que há “entidades” à sua volta que lhe querem mal;
Depois de ter estado com determinado cliente, parece que ficou algo dele/a “agarrado” a si; pessoas que vivem no campo e que ficam “sobrecarregadas” quando vêm à cidade; sentir-se cansado, muito susceptível, fora de si, inexplicavelmente deprimido ou oprimido; pessoas que ficam completamente exaustas depois de terem andado de metro ou passado por grandes centros comerciais.»

Que têm vocês a dizer sobre estes itens?, acontece-vos frequentemente?, são candidatos a vítima de ataque psíquico?; muitas vezes os utentes deste tipo de workshop’s não acabam por esperar soluções fáceis e algo milagrosas, ou seja, uma maneira de contornar os seus problemas que são, muitas vezes, iguais aos de toda a gente e que podem ser resolvidos sem ajuda médica ou afim? Às vezes os psicólogos não são confundidos com astrólogos ou videntes (é que muitos destes itens constam semelhantes nos famosos prospectos dos professores karamba)? Perguntas e comentários via 800 25 33 33 e caixa de mensagens do blogue, a partir das 19, com Fernando Alvim e Cátia Simão.

OK KO
Mudando abruptamente de assunto, avisamos os potencias candidatos e candidatas que já abriram – e estarão abertas até quarta feira – as inscrições para o próximo magnífico, arrebatador, de cair para o lado (ou para cima de quem quiserem), OK KO, que acontecerá já na quinta-feira dia 14, dia dos namorados. E como se poderão inscrever? Nada mais simples: enviem um mail para provaoral@programas.rdp.pt com o vosso nome, idade, contacto telefónico e de e-mail, profissão e outras observações que julguem pertinentes (podem confessar-nos coisas inconfessáveis que nós não contamos a ninguém). E pronto, basta isto para se considerarem inscritos e fazerem inveja aos vizinhos. Só têm até quarta-feira, não se esqueçam.

18 comentários:

Anónimo disse...

Ora, um workshop desses é o que faz mesmo falta aos jogadores do Benfica. Basta olhar para o desconforto que sentem frente à baliza dos adversários, à maneira como bloqueiam por completo.
Veja-se o exemplo do Vitória de Guimarães.
Aqui há uns anos estavam em crise, prestes a descer de divisão, pelo que contrataram o Professor Alexandrino para, enfim, moralizar espiritualmente a equipa.
Não sei se ficaram firmes e hirtos que nem barras de ferro, mas a verdade é que até à frente do Sporting já vão.

Anónimo disse...

Acho que há uma história qualquer de pessoas mázinhas que sugam a energia das outras, por isso agora fiquei desiludida, afinal somos nós que estouramos com a nossa energia!!! e eu a pensar que nos iam receitar uma macumba qualquer para esse cansaço!!
E ainda me vêm dizer que não posso pôr a culpa em cima dos outros quando fico cansada!!

Tá mal.... assim lá se vai a desculpa "fulano tal roubou-me a energia toda, e então não consegui acabar o trabalho a horas"
lol

Sadeek disse...

Boas gentes da "Oralidade"!!!

Tenho para mim que para proteger a "psique" nada melhor que algo físico! O sexo, por exemplo, parece-me algo óptimo para tirar o stress e melhorar a disposição de alguém!!!

Lá dizia o povo "Make love to not "estragueite" your head..." (não? O povo não dizia isto!? Bahhhh...então digo eu...)

BEIJOS E ABRAÇOS

Freitas disse...

Este comentário não tem nada a ver com o tema, mas não podia deixar de fazer esta observação: Que show espectacular que foi a prestação do Nuno Markl no Dança Comigo. A elegância, a graciosidade que foi aquele deslizar pela palco. Ainda não caí em mim depois daquele espectáculo. Confesso que fiquei extasiado.
Agora a sério, acho que foi muito bom ver a prestação do Markl, ele que não se cansa de dizer que é completamente descoordenado, mas esteve à altura do desafio. Muitos não teriam a coragem dele e aceitar o desafio.
Já agora, façam chegar os parabéns ao Markl.

Um abraço a todos
Henrique Freitas (Funchal)

Anónimo disse...

O dilema do ouriço, quanto mais tentamos chegar perto dos outros mais nos ferimos. É dificil socializar quando se ve que cada um so pensa em si e nao tem problemas em magoar os outros.
Pergunta1: somos bons com tendencias más ou maus com tendencias boas?

ISC disse...

Hello
realmente gostava de participar nesse workshop. Sou secretária e a minha colega da frente é daquelas que está sempre - OLÁ AMOR, OH QUERIDA TROUXESTE PAPINHA? (DIGA-SE O ALMOÇO...) SONSA E GRAXISTA. NÃO HÁ QUEM AGUENTE....SÓ OS CHEFES QUE ADORAM SER BAJULADOS. FALA SOZINHA SEMPRE...E É DAQUELAS EM QUE TUDO É MELHOR, O CARRO É MELHOR O MARIDO É O MELHOR, A FILHA É A MELHOR...ENFIM....Desculpem a letra maiuscula mas a raiva é grande. Levo com isto á dois anos...e um dia de cada vez. mas noto me muito mais cansada e irritada....não suporto. leva me á picardia e por mais que fique calada para ela não me dirigir a palavra - como fala sozinha é impossivel...enfim. Gostaria de saber o que fazer.....? que macumba????que reza???que meditação????enfim...beijos alvim e para todos vocês.
ISABEL

ISC disse...

SE LEREM A MENSAGEM ANTERIOR ESPERO QUE SEJA DEPOIS DAS 19H15
A HORA QUE CHEGO AO CARRO....
BEIJOS

Anónimo disse...

Será que é possível que tudo nos corra mal quando temos uma ou várias pessoas que nos desejam mal?

Há vezes que sinto que sim, e ultimamente cada vez mais e apesar de continuar a lutar e a tentar pensar positivo e fazer coisas positivas simplesmente as coisas nao me correm bem e sempre de forma muito estranha, ou seja quando tudo parece ir bem de repente as coisas dao uma tremenda volta para mal sem nenhuma razao aparente.
Isto sao so alguns exemplos como: enviar candidaturas a emprego e quando tudo esta bem encaminhado a posiçao é congelada pela administraçao e ja nao estao a contratar, a minha ex-namorada de repente perde o interesse e nunca mais me contacta, as pessoas nos bares hostilizam-me sem razao aparente.

Será que isto tem algo a ver com energias de outras pessoas e se sim há algo que possa fazer quanto a isto?

Anónimo disse...

Olá

Venho perguntar pelas pessoas que tem o tal complexo da perseguição. Não há ataque psicologico pior que este, viver sempre com a ideia que todos estão contra nós!

Não sou assim, mas conheço quem seja e penso sempre "como é que se pode ter saúde a pensar assim?!" é que são pessoas stressadas e sempre preocupadas com os outros...

Será que estas pessoas tem alguma razão? Será que podem ser pressionadas daquela maneira na sua vida? O que é que elas podem fazer para não se tão sentirem mal?

Vou ouvir com ateção, não posso ir ao workshop, nem me identifico com os sintomas, mas espero aprender alguns truques para quando for preciso, nunca se sabe, às vezes estamos mais fragilizados psicoligicamente!

Pluno disse...

Ó Alvim... Quando é que a gente te vê no "Dança Comigo"? (a dançar!)

Pluno disse...

QUERO VER O ALVIM NO DANÇA COMIGO!

Anónimo disse...

Sinceramente não consigo perceber a diferença entre psicólogo e psiquiatra. Será que psicólogo é um tipo sem formação em medicina?
Para mim todas as áreas que não são explicadas pela matemática e pela física provavelmente são para enganar/aproveitar pessoas carentes ou que por qualquer motivo se encontram com alguma fragilidade.

Abraços Alvim e ao convidado.

Anónimo disse...

Sinceramente não consigo perceber a diferença entre psicólogo e psiquiatra. Será que psicólogo é um tipo sem formação em medicina?
Para mim todas as áreas que não são explicadas pela matemática e pela física provavelmente são para enganar/aproveitar pessoas carentes ou que por qualquer motivo se encontram com alguma fragilidade.

Abraços Alvim e ao convidado.

Pluno disse...

Ainda te vamos ver no "Dança Comigo"!

Anónimo disse...

eu vinha no carro a ouvir o programa e agora cheguei ao blog e fiquei confuso..,
voces tavama falar de silencia e é sobre isso que vou falar!
o silencia não é por vezes uma forma de reflectir a nossa maneira de ser e de encarar a vida e os seus.., va.., altos e baixos?!
por vezes costumo optar por ficar em silencia num abiente bastante "falador" obsorvendo assim a informação divulgada por outros!..
este meu silencia não acaba por reflectir a minha maneira de ser?!..,
ou quer unicamente dizer q estou depressivo e anti-social, e incapaz de conviver? lol


Obrigadinho

Bruno Maurício disse...

Por falar em perdidos e perdida, eu cá em vez de fingir que utilizo o telemóvel, uso sempre a técica Alvim, ou seja, no final da noite mando uma mensagem para mim próprio a dizer "para onde vais?"
abraço

Anónimo disse...

Esse homem é um aldrabao!e ladrao careiro!fui eu e muitos enganados por ele!perguntem o preço da consulta e o que se faz no tempo que se pagou!

Anónimo disse...

PARA A ÂNGELA. aDI«ORAVA FALAR CONTIGO, SINTO O MESMO PROBLEMA E ADORARIA PODER TROCAR CONVERSAS CONTIGO SE QUISERES PODES DEIXAR CONTACTO OU RESPONDE A ESTA MENSAGEM QUE EU ARRANJO-TE O MEU