terça-feira, maio 23, 2006

A maçonaria





Segundo a wikipédia eis o que se entende por Maçonaria:

A Maçonaria é, em termos gerais, uma associação de pessoas que preservam entre si princípios de fraternidade e se reconhecem por sinais, toques e palavras. Além de ocultar os seus conhecimentos na interpretação dos símbolos e alegorias. Os Maçons reunem-se em Lojas e cada Loja Maçônica possui um Presidente que é eleito entre os membros desta Loja, sendo este tratado por Venerável Mestre. A Maçonaria Universal compreende basicamente os graus de Aprendiz, Companheiro e Mestre. É uma organização discreta que se auto define como filosófica, filantrópica e educativa progressista. Por manter os seus ensinamentos e rituais em segredo, transmitindo-os apenas aos seus membros, a maçonaria é alvo de muita curiosidade e críticas. Deve-se destacar a influência que a Maçonaria exerceu e continua exercendo em todos os níveis da sociedade, seja brasileira, seja Internacional.

A Maçonaria usa um sistema de graus para passar os seus ensinamentos aos seus membros, cujo acesso é obtido por meio de uma Iniciação (Ritual de aceitação) a cada grau e os ensinamentos são transmitidos através de simbolos ligados a construção civil.

O nome Maçonaria provem do francês maçonnerie ou do inglês masonry que significa construção.

A maçonaria teve influência decisiva em grandes acontecimentos mundiais, tais como a Revolução Francesa, a Independência dos Estados Unidos e a Independência do Brasil. Tem sido relevante, desde a Revolução Francesa em diante, a participação da Maçonaria em levantes, sedições, revoluções e guerras separatistas em muitos países da Europa e da América.

E assim, posto isto, falemos sobre a Maçonaria e as suas reais implicações. Algum de voces está ligado à Maçonaria? o que é preciso para entrar, conhecem alguém que a ela esteja associado? Que importancia tem a maçonaria em Portugal?

São apenas alguns caminhos para a conversa de hoje. A partir das 19 em mais uma maçónica ediçao da prova oral. Estamos à espera desses comentários, histórias e perguntas. 800 25 33 33.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom Dia, o que eu posso dizer è: tem fundamento alguns itens mencionados, porém o fundamental é que nem tudo podemos falar, a quem não for maçom. Portanto ainda existe as faces de alguns que não podem entender tudo, mas simplesmente fazer entender.