segunda-feira, maio 01, 2006

O cinema Independente, o Indie Lisboa, os filmes que mais nos marcaram


O Júri Internacional da Competição de Longa Metragem da 3ª edição do IndieLisboa atribuiu o Grande Prémio de Longa-Metragem “Cidade de Lisboa” (patrocinado pela Câmara Municipal de Lisboa), no valor de 7.500 Euros, ao filme PLAY, da realizadora chilena Alicia Scherson. O Grande Prémio de Curta Metragem (3.000 Euros), atribuído este ano, pela primeira vez, por um júri próprio, foi para DU SOLEIL EN HIVER, do francês Samuel Collardey. THE DEATH OF MR. LAZARESCU, de Cristi Puiu, recebeu uma Menção Especial.

Para além destes prémios, o Júri Internacional da Curta Metragem distinguiu ainda A SERPENTE, de Sandro Aguilar, com o Prémio Tóbis para Melhor Curta-Metragem Portuguesa, e atribuiu o Prémio Restart para Melhor Realizador Português de Curta-Metragem a João Vladimiro, autor de PÉ NA TERRA. O mesmo júri entregou também uma Menção Especial a STUART, do português Zepe, e a 1 CLÉ POUR 2, de Delphine Noels.

O Prémio Tóbis para Melhor Longa-Metragem Portuguesa (4.500 Euros em serviços de pós produção) foi entregue a MOVIMENTOS PERPÉTUOS – CINE-TRIBUTO A CARLOS PAREDES, de Edgar Pêra.


E assim, aproveitamos o final do Indie lisboa para falar sobre os resultados deste festival mas também sobre os outros festivais que vão realizando pelo país, entre alguns exemplos, destaque para o Imago, para as Curtas Metragens de Vila do Conde e também para o Fantasporto.

É então sobre aqueles filmes que aparentemente ninguém ligou e que para nós se tornaram referências que iremos falar hoje. Sobre os filmes que passaram na televisão a horas tardias ( ou a meia da tarde, já se vê!) mas que nos pareceram injustamente ignorados por todos. Falemos sobre cinema independente, sobre filmes falhados, sobre argumentos geniais ou outros que no nosso entender deveriam ser mudados. De resto, este pode ser um interessante desafio, que finais alterariam dos filmes que já visionaram, quais os argumentos que não mudariam uma linha, qual o diálogo que mais imaculado que retiveram.

É sobre cinema que se fala, com os organizadores do Indie lisboa. Hoje , a partir das 19, na Antena 3.

Sem comentários: