segunda-feira, junho 11, 2007

Be a Model



Ana Borges, além de uma das caras mais conhecidas no meio da moda e das agências de modelos, é júri do «Elite Model Look 2007» e vai hoje estar na Prova Oral a contar-nos tudo o que é preciso para ser modelo, para entrar e sair com sucesso de um concurso deste tipo – para além das medidas certas e um palminho de cara interessante.

O que é ser modelo hoje em dia, comparativamente ao que era há uns anos atrás?; o que mudou?, com que novas exigências se deparam os candidatos?; porque é que tanto jovem vive obcecado com a ideia de ser modelo?; há ainda muito equivocado a candidatar-se, atraído por uma certa ideia de fama fácil, viagens e estatuto?

Perguntas e comentários, experiências que queiram partilhar: para o 800 25 33 33 e caixa de comentários do blogue, a partir das 19, com os modeladíssimos Fernando Alvim e Xana Alves.

13 comentários:

Anónimo disse...

olá BI XANA :)

Modelo e fotografia a preto e branco.... acabei de teclar com uma amiga sobre isso.

AI o perfume ....

Anónimo disse...

Olá pessoal!

Hoje em dia muito se critica o padrão de beleza imposto pela mídia (de modelos extremamente magras), então não entendo como as agências de modelo continuam a exibir pessoas com peso extremamente abaixo do recomendado pelos institutos de saúde!

Aqui no Brasil existem histórias que seriam muito comicas senao fossem trágicas.. como o de gúrias que fazem a "dieta do abacaxi" e suas bocas se enchem de feridas.. também há histórias de gúrias que passaram semanas sem comer nada para ir em uma festa e lá chegando devoraram uma samambaia que acabou causando uma entoxicação estomacal nas pobres esfomiadas, pois a planta se encontrava impregnada de pesticidas... existem também as modelos que tomam drogas para inibir a fome e doenças como a bolimia e a aneroxia, acho tudo isto um absurdo que poderia ser evitado pelas agências de modelos se estas fossem um pouco mais conscientes na hora de impor seus padrões de beleza!

abraços

Anónimo disse...

Eu gostava de perguntar à Cláudia Borges, como é que explica que o requisito fundamental para ser modelo é ter altura mínima de 1.70m, pq dizem q as mulheres são mais elegantes, que a roupa assenta melhor, etc, etc.. E depois vemos mulheres que, nem 1.60m medem, a serem modelos em campanhas milionárias, ou a serem consideradas as mulheres mais sexys do mundo: como é o caso da Eva Longoria, Kylie Minogue, Lindsay Lohan ou Scarlett Johansson?

É certo que, mais do que o corpo, elas dão à campanha o nome, a atitude, etc, mas, é por já serem famosas, que a roupa lhes passa a assentar espectacularmente bem?

Anónimo disse...

Sorry, Ana Borges! ;)

Anónimo disse...

Ora viva!
Há dois/três anos atrás o meu canal favorito de televisão, era o Fashion tv, principalmente das 23horas em diante (desfiles de lingerie).
Hoje em dia e depois de ter acompanhado um reality show, em que o objectivo das concorrentes era tornarem-se modelos profissionais, a minha opinião mudou em relação às manequins; depois de ter visto no tal programa de tv, o que sofriam para manter a linha, a obsessão pelo corpo e pela beleza e uma cultura narcisista assentuada, não consigo ver mais nenhum desfile de moda sem pensar: estas raparigas além de não terem nada na cabeça, são magrissimas, têm pernas que parecem canetas. o ideal de beleza esta a mudar, hoje não se quer o que é perfeito, quer-se o que é natural e verdadeiro.

João Coelho

Anónimo disse...

Buna seara, ce faci?

Nunca ouvi uma manequim que fosse, a dizer que se privava de comer isto ou aquilo, pelo contrário, dizem (à boca cheia) que comem chocolates, orelha de porco, gelados, caras de bacalhau, enchidos, guloseimas e todo o tipo de iguarias... como se não existisse amanhã!

Estou a viver na Roménia há sensivelmente 5 meses (e mais 4 me restam) e todos os dias vejo o McDonald's a abarrotar de gente (aliás, como trabalho por cima de um, todas as manhãs lá vou buscar o meu pequeno almoço (cafe cu lapte si o briosa de ciocolata!)) e acreditem, aquilo tem tanta gente como à 1 ou 2 da tarde! Mas o mais impressionante é o nível médio das romenas (abismal, no sentido positivo da coisa). Pelo que me apercebo por estas bandas toda a gente se está nas tintas para fazer uma alimentação equilibrada (só comem porcaria), e o que é certo é que não vejo nem 1/4 da obesidade que vejo em PT... características genéticas, digo eu!!!

Se trabalhasse numa agência de modelos... havia de visitar o leste europeu com bastante frequência... assim à maneira dos olheiros dos clubes da bola, visto elas por aqui terem dotes (não futebolísticos) bastante apreciáveis, sobretudo na zona dos pulmões!

Por último, alguém me indica um número fixo pa tentar entrar em directo na Prova Oral, é que no VoIP Buster, 800 25 33 33's deve ser a pagar, pelo que, Alvim....se indicares um daueles números do tipo +351 21 agradeço-te!

Saudações Romanestes, desde Bucuresti, RO!
JD
PS: Alvim, faz o teu julgamento e revela lá se a Cláudia é romena...ou de leste! ;)

Anónimo disse...

Boas...

Boas tardes, digo eu!

Preciso dizer algo em relação à Ana Borges:

UAU!

e mais...

BENDITA MÃE QUE TE FEZ FILHA!

Em relação à profissão que é ser modelo... bem, um futebolista tem que fazer um determinado número de sacrifícios, tal como um músico, tal como um locutor de rádio, etc!

Todas as profissões têm o sua quota parte de sacrifícios, contudo nas profissões que citei a verdade é que só estão a fazer aquilo que realmente quiseram e lutaram por conseguir... a partir daí... quais sacrifícios qual quê!

Aproveito para perguntar a essa princesa convidada:

Se pudesses voltar atrás fazia tudo igual?!

Provavelmente só te arrependias do que não fizeste...

Javárdio

Anónimo disse...

Boas Alvim, Xana e Ana Borges!
A ideia de ser modelo é bastante aliciante, senão vejamos:

1.- top-models muito bem remunerados;
2.- viagens constantes;
3.- hipótese de conhecer gente vária de diferentes países;
(...)

tudo isto enquanto se cuida da imagem e da aparência. As miúdas a partir dos 13/14 anos ficam fascinadas com o glamour da passerele, mas na realidade há todo um conjunto de problemas e dificuldades que precisam de ser resolvidas até se ser modelo. Além do mais só uma pequena percentagem de modelos chega ao "top".

E depois é o que se vê:

- pseudo-fotógrafos que se aproveitam monetariamente (e não só!) para supostamente promover a imagem destas "modelos emergentes"
- miúdas que começam a desenvolver distúrbios alimentares para tentar imitar a imagem desta ou daquela top-model, etc...

Tenham um bom fim de programa! ah e se possível dêem um pulinho em http://clubedoretro.co.nr

Anónimo disse...

Alvim, com esse comentário inicial sobre a convidada, porque não arranjar o vídeo para o pessoal ver?!

Sobre o tema, o problema da moda, dos modelos e da sociedade é o facto de influenciar, por vezes negativamente, muita gente miúda e graúda... muita pessoas não se conseguem distanciar dos padrões de beleza divulgados na televisão, na publicidade, etc. Este aspecto pode promover negócios em expansão, relativos aos ginásios, etc, mas não resolve os "problemas" existências de muitas miúdas, e agora miúdos também.
Sempre quis ser bonito e atraente, e de facto não sou, nunca consegui lidar bem com isso... Acho que nunca soube destingir a realidade da vida e o mundo maravilhoso da moda e das pessoas bonitas.

Cumprimentos a todos,
ass: XPTO

Anónimo disse...

Boas

Não sendo eu participante do mundo da moda, vivo e respiro no mundo da imagem. Venho desta feita defender, ou talvez ajustar um pouco a visão desse mundo sem gordura.
Ouve-se constamentemente criticas sobre as roupas na passerelle e também sobre as próprias modelos. Pensem no seguinte, na arte da pintura, os nossos gostos acomodam-se, isto é, ninguém chama feio a certos quadros, contudo não o usaríamos nas paredes de nossa casa. Penso que o mesmo se possa dizer nas passerelles. Calculo que muita gente tem dificuldade em afirmar que a moda é uma arte, julgo que se assim fosse não haveria tantos apontamentos depreciativos.
Agora, quando dizem que há modelos feias, poderei concordar, mas quando se vê um quadro do picasso ou mesmo a mona lisa, não vamos com comentários dessa natureza.
faço-me entender?

para quem diga que não há modelos bonitas: GISELE BÜNDCHEN!

Alvim, um abraço
Gordini

PS: já que o tema é moda, que tal as minhas t-shirts?

Anónimo disse...

gente bonita? desculpa? essa caíu muito mal. o bonito é uma pessoa gostar de si mesma dependentemente do corpo que tenha.

tá na altura de mostrar ás pessoas o que fica bem ás gordinhas ás menos gordinhas e não só o que fica bem ás elegantes.
já pensaram abrir uma agencia de modelos para este tipo de pessoas mais espaçosas? ou só as elegantes têm direito a saber o que está na moda?

beijos das bilbainas

O verdadeiro (ou nao) disse...

boas.
então e castings e recrutamento pelo hi5? também fazem? se sim alvim mete ai uma cunha para Sra Ana Borges ver o meu hi5 a ver se tenho potencial...
http://zetoze.hi5.com

um abraço!

Anónimo disse...

Recrutamento pelo hi5? http://belinhalgarve.hi5.com