terça-feira, junho 12, 2007

A arte de Mário Laginha



É reconfortante quando um artista (ai, a palavra «artista» anda tão mal cotada nos tempos que correm) é reconhecido mais pela arte que faz – pelo talento e pelo trabalho continuado ao longo dos anos, sem derivas malabaristas a fim de agradar a gregos e a troianos – e menos pela ascendência ou palminho de cara laroca (não desfazendo, porque o moço em questão, não possuindo um natural efeito axe, tem a sua pinta): pois hoje vamos ter na Prova Oral um desses artistas (já outros assim por cá passaram, justiça seja feita), um dos verdadeiros, sem aspas: o pianista e compositor Mário Laginha, que acabou de lançar o seu novo álbum a solo, «Espaços», depois do magnífico «Canções e Fugas», vencedor do Prémio Carlos Paredes 2007 (e de uma longa carreira em parceria com a Maria João).

Numa altura em que se fala tanto da auto-estima dos portugueses, é bom dar relevo a quem, contra todas – ou quase todas – as regras do mercado, à margem dos imediatismos da moda, dos caprichos fama fácil (irra, hoje estou com vontade de dar sermões ao pessoal), singrou e pode viver da sua arte. Ora bem, tunga, tomem lá que já almoçaram.

Mário Laginha vai falar-nos do seu percurso, da aprendizagem, das pedras no caminho (não estou a insinuar nada, ele nem fumador é, acho eu), da persistência, dos sucessos, dos desânimos (talvez verta uma lágrima quando passarmos uma selecção de imagens de arquivo sobre a sua vida), da inspiração – se acredita nela ou não –, dos concertos, dos episódios curiosos, da música que ouve, da importância de ser espectador de outras artes (por exemplo, a terceira faixa do «Canções e Fugas», de nome «Lugar bem situado», é inspirada num poema de Daniel Faria, «Homens que são como lugares mal situados»); e tudo o que vocês quiserem saber, via 800 25 33 33 ou caixa de comentários do blogue.

A partir das 19, com Fernando Alvim e Rita Amado.

19 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde a todas as pessoas presentes no estudio.
Quanto ao Mário laginha apetece-me utilizar uma expressão cá do norte: esse homem é um senhor carago!
Comecei a ouvi-lo quando fazia parelha com a Maria João, sendo pela mesma altura que comecei a gostar de jazz.
Já tenho o seu novo albúm que esta muito bom, subretudo gosto da faixa "paredes que nos rodeiam".
Queria fazer uma pergunta: as carreiras a solo são para continuar ou podemos esperar ver de novo Maria João e Mário Laginha juntos?

João Coelho

Anónimo disse...

Confesso que tem momentos em que estou a ouvir Mário Laginha e o som transporta ao sublime, contudo, tem outra alturas em que ouço o Laginha e é uma sequinha.

Anónimo disse...

olá boa tarde a todos!
o trabalho de mário laginha é bom e recomenda se,
e como se pode falar de sexo vou vos dizer que em espanha é de facto surpreendente sem tabus que é optimo.
aki o que falta é sem duvida o cheiro da bela sardinha assada, mas em compartida posso ouvir todos os dias a antena 3
beijinhos e abraços ao povo português

Anónimo disse...

E viva á prova oral!!!
Beijinhos po Alvim e pa Rita

Anónimo disse...

Em vila real tambem é feriado vila real de tras os montes
Fica bem alvim e bom programa

Anónimo disse...

feriado municipal 13/junho: Lisboa, Cascais, Aljustrel, Proença-a-Nova, Reguengos de Monsaraz, Vila Nova de Famalicão, Vila Real, Estarreja e outras localidades. Fonte: Wikipédia.

Anónimo disse...

Amanhã também é feriado em Aljustrel (Baixo Alentejo).

Cumprimentos e Parabens pelo programa

Luís Conduto

Anónimo disse...

Amanhã tb é feriado em Vila Real!

Anónimo disse...

boa tarde ganda maluco alvim...pa estou a enviar esta msg para que arranjes uma forma de na proxima 6feira mudes a prova oral para o porto, para que possas vir jantar com o pessoal que vai estar marausbar, estamos todos a contar ctg e era a melhor prenda de aniversario que davas a tres malucos!! esperamos por ti sempre ao mais alto nivel!!

abraço.

ass: Ricky

Anónimo disse...

Boas!!
O Mário Laginha é grande!!! Figura simpática num grande artista. Penso que o ouvi primeiro no sexteto de Lisboa, depois a 4 mãos com o Burmester (no Casino da Póvoa, certo?) e finalmente com Maria João. Muito bom!!

Pergunta: Agora nas primárias ensina-se música nas disciplinas extra-curriculares. Acha que pode ser um começo para ensinar a ouvir boa música??

Beijinhos e keep on giving us good music.

Anónimo disse...

Amanha é feriado em:

Lisboa
Cascais
Aljustrel
Proença-a-Nova
Reguengos de Monsaraz
Amares
Vila verde
Vila Nova de Famalicão
Vila Real
Estarreja
Cascais
e outras...

Anónimo disse...

humm... os pescadores são todos uns grandes mentirosos... ;P

Mário Laginha: Grande Artista, mas com 'A' grande mesmo!!

Beijinhos a todos e bom feriado (aproveita quem pode!!!). Em Loulé vamos trabalhar...

Paula

Anónimo disse...

Boas...

Amanha é também feriado ca em Famalicao!

Beijos

Anónimo disse...

Boa tarde a todos!
Quero dar um abraço especial ao Mário Laginha, que durante muitos anos foi meu vizinho da frente nessa bela terra que é o Mucifal.

Foi um privilégio adormecer muitíssimas noites embalado pela música dele.

Nuno Miranda Parreira

Anónimo disse...

Boa tarde a todos!! Pois é sou um dos poucos que teve a oportunidade de ver o mário e a maria joão em Gouveia no sábado passado. Foi uma performance não das melhores que já vi deles, mas que mais uma vez revelou a cumplicidade existente entre eles. As constantes respostas do piano à voz e da voz ao piano tornam o espectáculo sempre único.. Adorei mais uma vez"! Abraço ao mário

...ah, pois é! O Blog do eddie!! disse...

St.ª António tb é comemorado em Vila Verde, Braga

Anónimo disse...

é tambem em Amares,Braga

Anónimo disse...

N consegui ouvir o programa. Epah Alvim, espero que o ponhas em podcast. Sou um grande fã do Mario. Ele e a Maria joao sao fantasticos!

Cumprimentos

Anónimo disse...

Ei Alvim nã consegui ouvir o programa... sou um grande fan de Feriados!!!

Que santo é esse Laginha, padroeiro do Jazz???