terça-feira, maio 22, 2007

Quem, eu?



Hoje vamos falar de adolescências, para lá das borbulhas e dos pêlos púbicos, e de hipnose clínica com Armândio Fontoura, filósofo, diplomado em hipnose clínica, e que acabou de editar, pela Guerra & Paz, o livro Quem disse que não podias ser tu? :

«Usando a técnica de hipnoterapia "Smile and Shine" ("Sorri ao Sucesso") para "fazer explodir" a autoconfiança dos jovens, este livro aborda em dez capítulos outros tantos temas do mundo adolescente. Parte de uma atitude de irreverência assumida e apoia-se num diálogo de um platonismo moderno, com dois tipos de linguagem: uma adulta, perspicaz e incentivadora; outra jovem, atenta, mas simplificada ao melhor estilo "messenger". Dirigido aos jovens, este livro coloca um adulto em diálogo com um adolescente mostrando-lhe como atingir o bem-estar e a felicidade através de uma técnica de hipnoterapia. O livro ensina técnicas que permitem aos adolescentes melhorar a sua auto-imagem e a auto-estima, fundamentais para a sua realização pessoal.»

Qual a importância da auto-estima no desenvolvimento de adolescências saudáveis; quando começa a auto-estima a galgar as margens da pertinência e a transformar-se em arrogância?; quais os benefícios e os perigos da hipnose? - adolescentes e pais com filhos adolescentes, vinte hoje perguntar e comentar (800 25 33 33, caixa de comentários do blogue); e se a coisa correr bem, ainda terão um bónus impagável: a hipnose ao vivo e em directo do Fernando Alvim.

A partir das 19, com o dito cujo e a Marisa Jamaica (que, de resto, com a sua belíssima voz, não tem feito outra coisa que hipnotizar a audiência).

40 comentários:

Anónimo disse...

Não sei se isso da Hipnose é mesmo assim, desde que vi no Programa do Hermam o Alexandrino com o "Firme e Hirto como uma barra de ferro" (um dos melhores momentos de comedia de TV) que ainda passei a acreditar menos nessa "ciência". Se o convidado conseguir provar a hipnose ai em Estudio (ao Hipnotisar o Alvim...), pode ser que eu mude de ideias.

Um grande Abraço Alvim, beijinhos para a Maria.

Gil

Anónimo disse...

Olá a todos!!!!

Na minha opinião, os benefícios da hipnose são muitos e bons, isto se o que se diz é verdade, que ao hipnotizar um fumador ou um sujeito com problemas de álcool, estes são levados a deixar as substâncias em quetão e um sujeito deprimido ou ansioso a apresentar melhoras.
De negativo não sei se ha o que apontar.

Anónimo disse...

Auto-estima em excesso? existe?
Se sim, é prejudicial?
Anda aí tanto miúdo convencido de realidades falsas, sustentadas na sua convicção.

E o efeito contrário ao overprotecting parents, é melhor ou pior para a auto-estima?

Serei um convencido ou amo-me demais?(ou é tudo a mesma coisa?)
Estou farto de estalar os dedos e não consigo despertar deste sono profundo que é sentir-me bem comigo mesmo. Preciso de ajuda?

Mais um programa que promete ser bom.
Abraços a todos.

Anónimo disse...

Quer-me parecer que estamos mesmo na era da "filosofia em saquetas", basta juntar água e já está! Já tardava esta moda da auto-ajuda chegar também à filosofia. Mas como ela é amor e o amor é cego, há males piores...

Anónimo disse...

A autoestima é alimentada pela heteroestima por isso para passar-mos a ter uma autoestima gigantesca é só falar mal dos outros, afinal todos queremos ser o José Mourinho Bruto Arrogante mal educado(não não me esqueci do Lider, famoso, perespicaz, bem sucedido não quis foi dizer)....

Pi disse...

Hipnose para ajudar na auto-estima??!!!...
Dúvido bastante da eficácia do meio... caso existam bons argumentos que possam convencer-me do contrário... fachavor de os revelar...

Quanto a auto-estima elevada, mais vale que auto-estima nula, não?

O clássico, Se eu não gostar de mim quem gostará?...

Beijinho grande, Alvim :)
Filipa

Anónimo disse...

Dizem:
-Se eu não gostar de mim quem gostará?
Mas...
Quantas pessoas houve que tiveram autoestima quando ninguem gosta dela?

Anónimo disse...

Pois as borbulhas são um drama da adolescência... eu entrei num concurso sobre conselhos para as evitar e agora isso é que está a ser um drama para mim.
podes dar o blog, tem muitos conselhos:
http://blogskinset.com/blogs/katie/

Isso da hipnose onde se pode fazer?
beijos e obrigada

Anónimo disse...

pegando na ideia acima, a questão é mesmo essa: quantas pessoas que não foram "gostadas" é que têm uma auto-estima elevada?

"cada um ama como foi amado ou da maneira como se econciliou com a forma como foi amado".

Anónimo disse...

Vou ter que lêr esse livro porque: 1 - hoje, na Antena 3, anunciaram um site espetacular "o site do Paulo Praca" - www. paulopraca.com
Eu, ingénuo teenager, acreditando nos créditos da vossa creditada rádio, fui lá ver... descobri que: 1 - afinal o sherek é bem bonito.
2 - ViVa o Porto - FCP, sem caragos nem meios caragos.
3 - A Antena 3 participa activamente em acções de caridade músical.
Ora esta acção de engano mediático arrazou com a minha autoestima e autoconfiança uma vez que nunca mais vou conseguir aceitar uma sugestão para visitar um site, nem que jurem a pés juntos que está cheio de gajas nuas a dormir à lareira e que se clicarmos na tecla F8 elas entram pela nossa casa dentro dizendo TRRRIIIMMM TRRIIIIMMM

Anónimo disse...

Anoka em Vila Real diz-vos:

Autoestima e hipnose? MAs que ligação tão estranha...quer-me parecer uma mesinha mto sem nexo.
Alguém já experimentou e deu resultados?
Ou é como os detergentes pa lavar a roupa k tiram td´s as nódoas a bx´s temperaturas e dps nd dsso acontece.
Como ando tão por bx devido ao desemprego k atravesso acho k me vou auto-hipnotisar, escrever um livro e ficar a viver desses rendimentos :))))
Bjs meus keridos

Anónimo disse...

Para a deolinda, Há sempre quem goste de alguem, caso contrário essas pessoas (que não tem quem goste delas)entrariam num sofrimento tal ou morreriam...

Anónimo disse...

idade dos porques? isso ainda existe? adolescencia? onde? os jovens de hoje já nao sabem o que é a adolescencia... nao dao valor ao que teem , só vejo miudos mimados com dinheiro numa mao e cigarro na outra.... miudas com mini saias aprovocar..... nao sei onde isto vai parar...

Anónimo disse...

a ipnose nao é mais do k o k a nossa cabeça e o nosso cerebro quer ouvir!!!! ou seja convencer-nos a nos proprios k a cura esta ai!
isto é o meu pensamento!

Jorge Bicho disse...

tudo se faz, tudo se acredita, e a realidade é essa coisa tramada de que cada um ainda consegue ser proprietário. eu por mim, se me quiserem hipnotizar, só na presença do meu advogado. ser hipnotizado é um acto de confiança demasiado ousado.
por mim, posso apreciar o silêncio, as memórias sem me porem a dormir, ou será que estou a escrever hipnotizado ou a sonhar?

Anónimo disse...

hipnose em directo a mudar todos os portistas em benfiquistas? isso tudo é dor de cotovelo? conformen-se meus caros... o porto é campeao e mais nada carago.... mas se a hipnose resultar em fazer com que todos os fumadores deixem de fumar.... yupiiii para a hipnose.....

Anónimo disse...

la esta.... esses pensos de deixar de fumar viciam o nosso cerebro e a nossa cabeça diz-nos k isso esta a fazer parar de fumar!!!!, tudo nao passa de um soborno ao nosso cerebro!!!!!

Sinistro

Anónimo disse...

será que tem a ver com a música do programa da manha da 3? porque porque porque porque.....

Bruno Maurício disse...

cumprimentos alvim e companhia

hipnose?
acredito em filmes não em frases soltas, acredito que entrar em hipnose é qualquer coisa de absurdo e para mim impensavel.
também acredito e apoio o senhor murphy que diz na sua lei: "Um homem sem filosofia é como um peixe sem bicicleta"
a filosofia é necessária mas não tanto como se pensa, desculpem o meu cepticismo
boa tarde

Jorge Bicho disse...

Alvim,

espero que logo à noite hipnotizes a malta no teu show.
entretanto deshipnotiza o João Quadros, que o homem tá passado.

um destes dias podias fazer uma prova oral sobre os blogs pessoais de poesia, uma arte sempre esquecida. ao teu jeito, podia dar um grande programa, e já agora convidavas gente dos blogs para estar aí. que achas?

um abraço
JB

Anónimo disse...

eesa do compensar fumar tem que se lhe diga... será que todos fumar para ao fim e ao cabo defumarem? género presuntos? e chouriços todos pendurados nas chaminés a apanhar fumo? será que conserva?

Anónimo disse...

Então quem tem baixa auto-estima, ao ler o livro do caro xôr doutor, poderá aumentar auto estima?e o inverso?(quer dizer, o inverso é um bocadito mais dificil)
O Armando tem que idade?Os meus profes de filosofia eram autenticos dinossauros!;)

A disse...

Eu acho que um adolescente que tenha problemas de auto-estima talvez tenha vergonha de comprar o livro, tenha medo que os outros saibam que ele os tem.

Já agora oh alvim não á ai um livrinho a mais pra uma adolescente sem problemas de auto-estima?! Assim ajudava os que tinham o que me dizes?

Anónimo disse...

eu náo acredito muito em depressóes... deprimida sim várias vezes... mas axo que cada vez que acordava de manha e o sol brilhava pensava... ok mais um dia vamos a isso .a vida pode ,deve ser, e é bela á que seguir em frente.... o resto é paisagem....

Anónimo disse...

boa tarde a todos. eu gostaria de perguntar ao vosso convidado se a auto-mutilação se poderá enquadrar num comportamento depressivo ou não. eu faço-o muitas vezes e para mim tornou-se hábito. tornou-se fácil de falar apartir do momento que admiti o problema. e sinto-me bem quando o faço.beijos para todos

Anónimo disse...

a moda das depressões... tambem existiu.... ai ando com uma depressão.... ai estou tão mal

Anónimo disse...

Oi Malta !


Antes de mais, vós sois os máiores do Mundo ou até mesmo de Portugal ! ;P

Já recorri à hipnose, mas o meu problema nada tem a ver com a adolescencia uma vez que vou quase com 30 anitos.

Sindrome do Colon Irritavel, é esta a minha crise e é aquilo que eu considero um problema estupido, provavelmente de origem nervosa mas que me causa algum incomodo e me "obrigou" e levar uma vida talvez diferente da que ideializava.

Recorri a uma hipnose na esperança de algo mudasse, mas a verdade é que (talvez por não estar verdadeiramente crente na solução) não resultou em qualquer efeito prático.

Está estudado que a hipnose é efectivamente uma solução para este tipo de problema. A quem me devo dirigir para procurar uma solução credivel para fazer efectivamente uma hipnose clinica séria ?

Um abraço a todos

Anónimo disse...

Essa de cair tem a ver com o "rapid eye moovement", nao tem nada a ver com desejo sexual.alvim, seu tarado!

Anónimo disse...

ao companheiro que está no ar, esse desporto é novo em portugal, pois em frança já existe á muito tempo

Anónimo disse...

Ei alvim explica me la isso sff como é dos sonhos o estar quase a adormecer e abanar com os pes ou assustar, e ja agora como o ouvinte disse explica me tambem o que significa no sonhos sonhar que estou a cair.
Ah pois o tema inda acho que estou na adolscencia embora tenha 19 anos.
Qual é a idade do fim da adolescencia??

Obrigado,

Anónimo disse...

tambem queroooooooo

Anónimo disse...

ao Fernando. O rapid eye movement é uma fase que acontece durante o teu sono, quando o cérebro deixa de ser tão irrigado.Pelo menos foi o que aprendi.
eu tambem tenho 19 anos, e sempre ouvi que nao ha idade certa para o fim da adolescencia.

Anónimo disse...

O R.E.M., ou Rapid Eye Movement (Movimento rápido dos olhos), é a fase do sono na qual ocorrem (embora não todos) os sonhos mais vívidos. Durante esta fase, os olhos movem-se rapidamente e a actividade cerebral dos neurônios é similar àquela que se passa nas horas em que se está acordado. É a forma mais leve de sono e em que as pessoas acordadas durante o REM, normalmente, sentem-se alertas, com maior índice de atenção e refrescadas, ou mais dispostas e prontas para a actividade normal. Os movimentos dos olhos associados ao REM são gerados pelo NGL (ver versão inglesa) do Tálamo e associados a ondas occipitais.

Anónimo disse...

os adolescentes têm tantas certezas como qualquer adulto mas estão sempre a ser questionadas pelos supostos adultos. Se calhar porque os adultos ainda têm mais duvidas!!! Abaraços e beijos!

Anónimo disse...

ah, fui buscar isto à wikipedia, nao sou doutor nenhum.eheh

Anónimo disse...

Porra! 30 minutos à espera para poder expôr a minha opinião e desligam-me o telefone sem se despedirem. Bem, como não tive a oportunidade de o fazer em directo, fica aqui o abraço e beijinho pra todos...

Anónimo disse...

e convem dizer que realmente elas sao todas muito jétosas....

Anónimo disse...

Arreia-lhes!eheh
Pais da oldschool é que é!

Anónimo disse...

e já agora a hipnose ajuda em casos de sonambulismo? é que o meu namorado prega-me cada susto.... levanta-se a meio da noite... já o apanhei a abrir a porta da rua... é assustador...apetece mesmo dormir de luz acesa...

Anónimo disse...

nao acreditem nesse senhor... fala uma ex aluna... joana neves... LOL ele é muito engraçado mas... aahhh... porque é qeu eu so ouvi agora =P
beijos para todos!!
=P