terça-feira, maio 08, 2007

A Prova Oral vai ao fundo com a Luso Expedição 2007


Paul Klee, The Golden Fish

O nosso convidado de hoje, Gonçalo Calado, é Biólogo Marinho (actualmente Professor Auxiliar na Licenciatura em Biologia na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa) e faz parte da equipa de coordenação científica da LusoExpedição 2007.

«A Lusoexpedição 2007 é uma missão científica cujo o objectivo principal é a recolha de organismos marinhos no Oceano Atlântico. Se na edição anterior desta campanha o objectivo de caracterizar os cumes do Ormonde e Gettysburg do Banco do Gorringe foi amplamente cumprido, este ano, as recolhas serão realizadas prioritariamente nos ilhéus das Formigas e no Banco de Dollabarat, com a posibilidade de visitar ainda o Banco D. João de Castro caso as condições atmosféricas e o estado do mar o permitam. À semelhança da edição anterior, a LusoExpedição 2007 será realizada com a colaboração de investigadores de diversas Universidades: Universidade Lusófona, Universidade dos Açores, Universidade do Algarve e Universidade do Porto (embora se possam ainda juntar outras Universidades a este projecto). Estes investigadores formam uma equipa multidisciplinar que inclui biólogos especialistas em algas, em vertebrados e invertebrados marinhos e físicos especialistas em oceanografia marinha. Este projecto pretende testar diversas hipóteses relacionadas com a evolução e dispersão a longo prazo da fauna e flora marinhas do Atlântico Nordeste, mais concretamente: 1) Como actuaram estes montes submarinos no passado e como actuam agora? Como pontos de passagem ou como refúgios intermédios na dispersão de longa distância? 2) Estarão as populações marinhas ali existentes geneticamente isoladas das de Portugal continental, Madeira e Açores?»

O professor Gonçalo Calado explicar-nos-á tudo isto, falará da importância não só científica destas expedições, mas também do seu lado pedagógico e da importância que têm para a construção da excelência das universidades - quando a preocupação é o saber e não a fabricação em série de canudos.

Associado a este tema, vamos ter um passatempo com um prémio do caraças: nada mais nada menos que 20 dias nos Açores na companhia da equipa da Luso Expedição 2007.

E para isso, o que é que têm que fazer? Enviar-nos um conjunto (duas, três ou mais) de fotografias aquáticas que podem muito bem ser domésticas: o vosso chuveiro; o bidé aí da casa; os fungos libertando-se gentilmente de entre os dedos dos vossos pés quando, findo o dia, os lavam na vossa bacia preferida, aquela que tem a imagem do patinhas; o bolor da parede húmida da cave que forma uma cópia exacta, sem tirar nem pôr - mas mesmo mesmo igualzinho - d'«A Ronda da Noite» do Rembrandt; o copo com a dentadura da avó mergulhada; o sabonete em fuga desenfreada pela banheira enquanto vocês, tubarões - com banda sonora e tudo -, impiedosos o perseguem para esfregar os sovacos; e por aí adiante: sejam criativos e originais, porque isso vai pesar muito na nossa escolha e o prémio vale muito o esforço. Além do mais, têm que se despachar: as fotos devem ser enviadas para o mail da Prova Oral (provaoral@programas.rdp.pt) até 5a feira de manhã.

Na emissão de hoje daremos mais pormenores e esclareceremos eventuais dúvidas - que podem colocar via 800 25 33 33 ou na caixa de comentários do blogue, que a gente lê. A partir das 19, com Fernando Alvim e Rita Amado.

12 comentários:

Anónimo disse...

Gostava só que comentassem o problema dos cortes orçamentais aos projectos de investigação, que lá vão sobrevivendo graças à boa vontade dos carolas do nosso país. Não corremos o risco de saírem do país para se fixarem em países onde os recebem de braços abertos (a eles e ao seu saber e talento, claro!). Debatam lá isso s.f.f., é o futuro do país que está em causa se continuamos a não mimar aqueles que se dedicam genuinamente ao saber.

Cristiano Moreira disse...

http://oolhovivo.blogspot.com/ -----> Caso de Madeleine McCann.
Não passem ao lado deste post, deixem o vosso comentário e peçam a amigos e amigas para fazer o mesmo.


gostava de ver um comentário vosso no meu blog, sei que estou a pedir muito, ou talvez o impossivel, mas agradecia imenso.
Obrigado e desculpem o abuso.
São só 2 mminutos.

Unknown disse...

crazidog:boa tarde p.o.
como o programa é dedicado á agua,aqui deixo uma curiosidade.
A precisao da distancia entre o sol e a terra é essencial para a existencia de vida no nosso planeta.Essa distancia em particular é necessaria, para que a Agua existente em todos os seus estados : Gasoso/Liquido/e Solido.
Se essa distancia fosse ligeiramente diferente, a terra seria uma rocha sem vida viajando pelo espaço, e nao haveria a Expediçao Luso 2007.

Anónimo disse...

Ó Cristiano, não só esse comentário é a despropósito aqui como é muito feio tirares partido da desgraça alheia para coleccionares visitas e comentários ao teu blog - e ainda dizeres que não é por ti mas pelos outros.

RITA

Anónimo disse...

Olá

Estudei na universidade dos Açores e sei que o departamento de Biologia vem cá, às Flores, em Julho. Não sabia era desta expedição, quando é? O Doutor Frias Martins e a Doutora Ana Neto participam?

Anónimo disse...

Olá

Açores... ai que saudades... conheço 3 ilhas (S.Miguel, Flores e Corvo)Na minha opinião destas 3 ilhas a mais bonita é Flores :)
(Lagoa das Patas..., Fajanzinha é o paraiso... do Morro Alto a vista é mt boa... entre outros....)
Alvim eu a ir do Corvo para as Flores tb tive essa situação... tempestade...ondas de 4 metros 2h15m de viagem mas... nos tinhamos GPS :):)

Pika

Anónimo disse...

olá...meu querido alvim. Ainda vvao falar da vida sexula das espécies marinhas?

Anónimo disse...

e nas berlenga quem ja vomitou??
fiz uma viagem para la só faltou o capitao ir ao grego..

Anónimo disse...

OH ALVIM... vem connosco! va laaa! :)

Anónimo disse...

Boas Amigos,
Estive a trabalhar num Navio de Cruzeiro, penso que da segunda maior classe.
Com 1200 tripulantes e 3600 passageiros.
Posso confirmar que existe uma camaradagem incrivel, e vive-se de uma forma mais intensa....
Ah....e também se sentem as ondas...eu não enjoo, mas vi clientes muito mal.
O pior era estar deitado a tentar dormir e ouvir as ondas a bater no casco...


Abraço e cumprimentos para o Gonçalo Calado....

João

Anónimo disse...

Anónimo said...
Ó Cristiano, não só esse comentário é a despropósito aqui como é muito feio tirares partido da desgraça alheia para coleccionares visitas e comentários ao teu blog - e ainda dizeres que não é por ti mas pelos outros.

RITA

Rita,peço desculpa pelo incómodo.
Não era minha intenção perturbar tua tão serena paz.
Colecionar visitas e comentários para o meu blog que felicidade ou vantagens me pode trazer? eu não sei. Explicas-me? Obrigado e desculpa novo abuso.

Anónimo disse...

A quem perguntou o Prof. Frias Martins estará a bordo do Creola no dia 27 Maio para acompanhar os trabalhos nesse dia nos Açores.

Monica Albuquerque