segunda-feira, maio 14, 2007

mapmyname



João Ribeiro e Sérgio Veiga são dois estudantes da Universidade de Aveiro, do curso de Engenharia de Computadores e Telemática – que cismaram em querer saber quantos cibernautas somos e de onde acedemos à internet. Para isso criaram o mapmyname , em que convidam cada cibernauta a dar conta de si.

Vão estar hoje connosco na Prova Oral e com eles vamos falar deste projecto específico, do que esteve na sua origem, das ferramentas e apoios que tiveram, da adesão dos cibernautas - e sobretudo da importância dos dados que tentam recolher.

De vocês aí em casa, gostaríamos de saber como a internet se instalou no vosso quotidiano, que uso fazem dela e de que forma modificou os vossos hábitos de convivência social. Podem igualmente, claro, fazer perguntas aos nossos convidados. À disposição, o 800 25 33 33 e a caixa de comentários do blogue. A partir das 19, com Fernando Alvim.

35 comentários:

Estranha pessoa esta disse...

A internet entrou na minha vida rondava o ano de 1995, ano este em que alguém ter net na aldeia era completamente impossível aqui por estas bandas.
A malta safou se pq como em todas as aldeias, existia a famosa 'casa do povo', ora nessa dita casa do povo colocaram computadores que ninguém queria (anos 80 e afins) ligados à net e a 100 escudos por hora. Mas, eu já nessa altura era uma tesa, e lembro-me que passava a tarde a fazer Salame e pagava ao senhor em Salames por meia dúzia de horas no famoso IRC da altura.

Bons tempos... :P

Catarina disse...

A internet e-me completamente indispensável. Todos os dias vejo os meus mails (no yahoo, hotmail, gmail), falo com amigos no msn (vivo em macau e como tal essa ferramente colmata um pouco as saudades), vejo blogs e sites de cinema e oiço o podcast da Prova Oral e do Há vida em Markl no site da Antena 3. Por outro lado sou advogada estagiária e uso a internet para consultar jurisprudência, leis, etc.
FUNDAMENTAL!

http://significados.livejournal.com

Um pedacinho de mim... disse...

Olá Alvim e convidados…

Pois bem, eu já não passo sem Internet… Já há muito que deixou de ser uma “actividade”, unicamente, de lazer. Considero-a (quase) um instrumento de trabalho. Actualmente, faz parte da minha rotina diária, ora vejam: de manhã, antes de ir trabalhar, lá vou, toda apressada, consultar os meus e-mails e… enviar alguns. Ao fim da tarde quando chego da faculdade, lá vou…fazer pesquisa, normalmente, para um trabalho que tenho que entregar nos próximos dias…Como qualquer estudante sabe, quando não se tem muito tempo, a internet substitui a biblioteca da universidade, do local de trabalho… Sou técnica de saúde e como tal, os trabalhos pedidos na faculdade são sobre doenças, tratamentos médicos, logo, a presença de artigos científicos e muitos autores é indispensável na bibliografia...E aqui entre nós, o “google” dá cá um jeito, às vezes…:)) Mas continuando, à noite e até de madrugada, lá estou eu, outra vez, no messenger,a falar com os amigos ou até mesmo a fazer trabalhos de grupo (sim, é possível através do msn:)), a ver blogues, a ouvir os podcasts da antena3 e, na maior parte das vezes, a trabalhar nos meus projectos…Sim, Alvim, tens razão, nós mulheres temos essa capacidade, conseguimos fazer muitas coisas ao mesmo tempo…:D :D

No que se refere ao projecto de que hoje vão falar, confesso que não conhecia…no entanto, a ideia(à primeira vista) parece-me interessante…

Beijinhos…

Anónimo disse...

Para mim a seguir à invenção da roda e do cortador de queijo, a internet é a invenção mais fantástica da Humanidade. Sem sair de casa posso ler os jornais de todo o mundo, mandar uma mensagem escrita ou teleforar a quem me apetecer, posso ver televisão e ouvir rádio, posso ver seios grandes e bons, posso fazer compras e até jogar em casinos, tudo isto por apenas 20 euros mês é fantástico. Tenho também um amigo :p, que ouve cd`s e vê filmes antes de chegarem a Portugal.

Prova Oral ao mais alto nível!

Anónimo disse...

epa a net mudou e mt a mnh vida ... antes pensava q os PCs eram so pa trabalhar, agora bem o trabalho q espere um pc q tou a navegar :P heheheheeheheh

Anónimo disse...

A internet veio resolver muitos dos problemas... que antes nao existiam!

Javardio!

Anónimo disse...

axo k vai ser um program mt interessante, grande ideia.até logo as 19h.bjs

Anónimo disse...

Boa tarde equipa da prova oral, para mim a internet veio revolucionar todo o conceito de comunicação.A comunicação tradicional está a ser alterada devido às ferramentas de comunicação ao dispor na internet,a já tão falada aldeia global está-se a transformar cada vez mais não numa aldeia mas sim a um bairro, onde a informação circula de um para todos e de todos para um.Assim, o conteio de aldeia global da escola canadiana terá de ser revisto novamento e restringir ainda mais o conceito.

Anónimo disse...

que fixe!
Faz-me lembrar o 2010!
hehehe demais adorei
já agora outra coisa que faz a vidinha bela é esta prenda do meu boy hoje! :D
ofereceu-me uma cartão da OPtimus chamado Pioneiros que dá para fazer chamadas super baratas.

Hannah disse...

Boa Tarde:

Nem de propósito, hoje pela primeira vez estou a ouvir a emissão on-line da Antena3. Liguei-me um pouco antes das 19h pra não perder a prova oral que costumo ouvir no carro quando regresso da faculdade.
Também me lembro da Internet do tempo do IRC, mudando radicalmente para o msn de hoje. Uso a Internet para trabalhos, conversas e lazer (enfim, acho que coabito com a minha casa a partir da cadeira em frente ao PC!!!)
Quanto ao projecto estou curiosa por saber mais...

Aksal disse...

Hoje em dia navegar na internet é quase práticamente se mandar para a praça...temos Myspace, hi5 Facebox mesmo dedicados para quem quer conhecer pessoal, temos os fotologs e tal para quem se quer dar a conhecer. E temos os MMORPGS que quer queiramos quer não acabamos por conhecer pessoal nem que seja de vista...

Qual aldeia global qual quê? Estamos todos a viver num T1...

Parabéns aos convidados pelo projecto... Tá fixe.

E parabéns pelo programa tb tá fixe.

Unknown disse...

Eu acho a internet muito fofa.
Dá para jogar com os amigos,
dá para ver fogaças,
vídeos,
golos do porto ao benfica,
enfim,
tudo.

Anónimo disse...

a internet nao se instalou no meu quotidiano. eu é que me instalei no dela. cheguei la sem bater a porta, sentei-me no messenger, peguei uma fatia da wikipedia, fumei um hi5 e acabei a dormir no myspace ao lado do google. é fofinho ele :)

Unknown disse...

ps: alvim esqueceste-te da mansarda :(

Anónimo disse...

Esta tem de ser lida!!!
Olá joão. Somos amigos da Maria...DA MARIA!! Lembras-te? Bem ...Como bons designer já temos uma crítica, por sinal relacionada com a nossa nobre profissão...e irreconhecida. Sim, estamos magoados e indignados por n estar designer na lista de profissões!!! Vê lá se resolves isso!!
Parabéns pelo projecto.
Ficaste muito bonito no Video ;).
Gilda e Calheiros

Anónimo disse...

De certeza que eles nao estao a conseguir o objectivo por alguma razao ? se matematicamente é possivel pq é que nao esta a acontecer ?!
Qualquer pessoa com 2 dedos de testa alem de por geforce 95 tinha a certeza que era dificil, se tal acontecesse eles compravam o GOOGLE nao era o google q os comprava a eles!

Um pedacinho de mim... disse...

ah...o olhar periférico...esqueci-me...:):)loool

alvim...ao mais alto nível...:P:P

ja agora e porque a catia ta ai ctg...deixa-me k te diga...as tuas meninas, as alvinetes, ficaram tao bem na revista...:P

Anónimo disse...

Parabéns aos meus colegas pela ideia. Embora seja dificil atingir o objectivo desejado, a ideia é muito original. A Universidade de Aveiro está sempre na frente! ParaBéns!

Anónimo disse...

Eu vi...eu vi as meninas na revista do JN! Parabéns por representarem tão bem as mulheres aí junto do Alvim! :)

Beijinhos

Anónimo disse...

grande tema!!so é pena que os entrevistadores sejam maus, mas mesmo muito maus..não percebem nada de nada e deixam-se levar pelo insulto gratuito.será que é possivel levar o tema a serio??

Anónimo disse...

Eu sou um dos sortudos que tem o MSN ligado no trabalho, e já agora também estou a ouvir a vossa emissão através da Internet (adivinhem... no trabalho) mas também já estou a fazer horas a mais . Há bela invenção esta da internet....

Gil

A disse...

Por falar em Second Life sai de lá agora só para vir comentar, mas calma não sou viciada aliás só estou lá á 5 minutos.
Não sou viciada em second life mas sou na internet no youtube, nos jogos online, no blog da prova oral etc etc...

Anónimo disse...

A internet não é só a parte bonita que vocês falam, existe uma parte escura da internet que é nós visitar-mos uma loja online, comprar e nunca receber nada, a internet para mim está a ficar sem controlo cada vez mais.

Anónimo disse...

Já que estão a falar em jogos... Não se esqueçam do Paradise Café, totalmente programado por cerebros nacionais.

fredrich disse...

caros condutores do programa "prova oral",

quero apenas dizer que acho lamentavel a falta de respeito pelas pessoas que se empenharam durante meses a edificar este projecto.
Uma pergunta construtiva,um interesse minimo pelos objectivos projecto, um comentário minimamente sério seria bemvindo,

Mas pronto...quem sou eu para questionar o vosso trabalho...

Continuem a dizer parvoice aos microfones, se me pagassem para fzer isso seria a pessoa mais feliz do mundo.

cumprimentos,

Frederico Marques

Anónimo disse...

Será que iremos ouvir alguma pergunta de relevo sobre este tema??
o trabalho realizado é bastante interessante, mas os moderadores do programa estão simplesmente a ridicularizar o tema.
talvez uma pergunta interessante poderia ajudar os convidados a divulgar o projecto,mas não me parece..
Ricardo

Anónimo disse...

oii..
eu sou viciada no msn e no hi5,kd tenho nda k fzer vou la,tou kuase smp na net gosto de falar com ppl novo,amigos..bj margaridaveigas
p.s- alvim pk nunka + me respondeste ao mail?ve se respondes!!é vdd k vais á keima d evora??

Delvanzan disse...

Para quando...
...preparar o programa com tempo, com perguntas e ideias para mais tarde as fazer.
... pararem de "gozarem" com as iniciativas, ideias, trabalho, ..., dos entrevistados. Hoje não foi a primeira vez que vos ouço a gozar literalmente com os convidados.
... a Alexandra pare de rir e converse seriamente.
...

Anónimo disse...

EXPLIQUEM LÁ PQ NÃO SE CONSEGUE FAZER REGISATO NENHUM!!!
descrevam lá a coisa oralmente pq o link leva ao mapa e depois... nada!!!
ESCLAREÇAM: não é pra isso q aí estão!!!

Anónimo disse...

Anónimo said...
grande tema!!so é pena que os entrevistadores sejam maus, mas mesmo muito maus..não percebem nada de nada e deixam-se levar pelo insulto gratuito.será que é possivel levar o tema a serio??

" Pela forma de escrever, parece-me que este comentario vem lá de Castelo Branco."

Anónimo disse...

Baixem os preços dos cd`s

Anónimo disse...

Boas Tarde!!

Sou ouvinte do vosso programa e os meus parabens!!
Em relação ao falado da segurança isso nem sempre é assim, todos os sistemas sao contornáveis infelizmente, pois sofro isso na pele no dia a dia no meu site www.vespistasdomondego.pt.vu pois alem de ser o meu hobbie as vespas, o site é gerido e criado por mim.
De forma que a internet hoje em dia nao me via sem ela, pois alem de ser uma forma de contacto é fundamental quer para a minha vida academica como pessoal, quer email, msn, hobbie de vespas, etc...
Gostava de saber qual a base que tem por tras o map my name ou seja os objectivos concretos? nao será mais um site de registo sem utilidade?
Quais as perspectivas para o registo em portugal?

Cumprimentos

apocx disse...

Ola a todos da prova oral...
Gostava de colocar esta pergunta sobre este projecto do MapMyName.
Este projecto nao poderá trazer problemas de segurança, relativamente à localização visual de todos os utilizadores, visto que qualquer pessoa mal intencionada que queira investigar a vida de algum utilizador deste projecto, isso é possível, e sabendo que neste momento existe muitos casos de raptos como o que neste momento existe sobre o caso Madeline.

Fica a ideia.
Abraços

António Matos

Anónimo disse...

A internet é a minha paixão, se pudesse fazer amor com ela, fazia.
Ahah!

scoobys disse...

Iniciei-me na net já lá vão uns 10 anos aquando da entrada para a Universidade! Fui viciado e agora sou dependente.. Uso para trabalho e para lazer, tudo o k puder fazer atravez da net, faço; Irs, Operações bancarias; etc..