quinta-feira, maio 17, 2007

Mais coisa menos coisa



A pontualidade é bem mais que uma questão de delicadeza - no limite, pode implicar profundas alterações sociais. Que o digam os nossos convidados, Eurico Nobre e Clive Bennett, da AESE e da Ad Capita , que fizeram um estudo sobre ela - ou melhor, sobre a falta dela - e sobre os seus impactos na economia.

A título de exemplo, imaginem um funcionário de determinada empresa a quem, como penalização por chegar constantemente atrasado, é retirada a mousse de chocolate do menu do almoço da cantina, quando ele, em situação normal, podia escolher entre ela e a salada de frutas - obrigando-o, assim, a ficar sempre com a salada de frutas.

Ora, ao fim de uma semana, qualquer pessoa enjoa tanto ananás de lata, maçã, banana e vá lá que um morango, cortado em irritantes bocadinhos. Vai daí, o funcionário torna-se insatisfeito e começa a boicotar os produtos que lhe passam pelas mãos, provocando, a médio prazo, chuvas de reclamações dos clientes que, consequentemente, resultarão na perda de credibilidade da empresa no meio - o que a leva a prejuízos imensos e a despedimentos colectivos, lançando pessoas no desemprego que, desesperadas, se juntam a incendiar citroens, renaults e peugeots.

Será o problema da pontualidade um exclusivo nacional, ou toca a todos os países? Será a pontualidade britânica um facto ou um mito? E vocês?, como se dão com o vosso amigo de duas patas (refiro-me ao relógio)? Será a pontualidade também uma questão de educação?, quer dizer, quem chega por hábito atrasado aos encontros lúdicos e lúbricos, também tende a atrasar-se no emprego? Ou é perfeitamente possível, nos últimos dez anos, um indivíduo ter assistido invariavelmente só às segundas partes dos filmes que se propõe ir ver ao cinema («hoje é um muito bom, hoje vou chegar a horas, juro»), e ser uma jóia de moço no emprego, sempre ali certinho que nem o trânsito intestinal da secretária que se encharca de bífidos activos todas as manhãs? Hum?

O telefone é o 800 25 33 33 e há também a caixa de comentários do blogue. Pronto. A partir das 19, com Fernando Alvim e Xana Alves. Eu disse 19 e não 19:05. Vamos lá ver se a gente não tem que se zangar.

56 comentários:

CookieMonster disse...

Os atrasos são mais um sintoma da enorme falta de respeito que uma grande percentagem dos portugueses demonstra pelos seus concidadãos. Manifesta-se nos atrasos, no lixo atirado ao chão, no estacionamento selvagem, na condução selvagem, e toda uma série de atitudes egoístas de quem pensa ser melhor que os outros.
Não digo que nunca me atrasei, porque seria mentira. Por vezes acontece. Mas em geral chego ao local para onde vou uns minutos antes do previsto, sendo que este previsto pode não ser a hora marcada com determinada pessoa, se souber que essa pessoa chega sempre atrasada... Devo dizer também que nunca espero mais de 30min por ninguém, a não ser que me avisem e tenham uma boa razão para isso.
Cumprimentos.
PS: Fiquei sem perceber se 1 dos convidados é da ASAE ou da AESE, porque escreveram 1 coisa, e puseram link para outra...

Estranha pessoa esta disse...

... quando alguma 'coisa' é ás 13 horas, dizem-me que é ás 11h para chegar ás 13h.. o pior é quando eu me lembro que fazem isso e chego ás 15h...

Pontualidade.. mais coisa menos coisa... nem a nascer fui pontual.. nasci com 10 meses...
Por isso contemporaneamente a culpa da minha ausência total de pontualidade não é minha!

É do espermatozóide do meu pai que foi lento para caraças :P


Um abraço pontual para voces :P

Filipa - Serra de Montejunto

Anónimo disse...

Benfiquistas
Querem vender o Mantorras. E a tempo e horas
Assinem o blog spot:

Deixem Ficar Mantorras

http://deixemficarmantorras.blogspot.com/

Anónimo disse...

Benfiquistas
Querem vender o Mantorras. E a tempo e horas
Assinem o blog spot:

Deixem Ficar Mantorras

http://deixemficarmantorras.blogspot.com/

Anónimo disse...

Eu chego sempre atrasada a tudo...sou uma daquelas pessoas a quem dizem para estar às 9 quando é às 10, e geralmente quando me enganam, eu chego mesmo às 9 e o resto chega às 10, como é óbvio...de uma maneira ou de outra, nunca chego a tempo a nada. Os meus amigos há muito deixaram de achar graça...
Excepto ao trabalho, ao qual invarialvelmente chego sempre com alguns minutos de antecedência, os minutos certos para tomar um café, dar dois dedos de conversa, e entrar, a tempo e horas...
Por isso, e visto que o meu atraso não é crónico mas apenas relativamente à diversão e não à responsabilidade, tirem as vossas conclusões...

Anónimo disse...

olá a todo!!!

Na minha opinião todos sofremos com a pontualidade...no meu caso detesto chegar atrasada, chegando por vezes cedo de mais :)
Julgo que os atrasos nos empregos se deve ao facto dos seus funcionários não serem motivados a chegar a horas, muitas vezes as próprias chefias não dão o exemplo chegando constantemente atrasados.
Enquanto muitas pessoas cotinuarem a ir para os seus empregos por obrigação e não com satisfação, continuaremos a assistir ao problema dos atrasos.

Anónimo disse...

Para mim, a unica forma de chegar a horas é chegar bem adiantado. Isto porque se eu tenho um compromisso ás 14h, por exemplo, tenho tendência para ficar a descansar ou a fazer qualquer coisa até serem 13:45, hora de sair de casa. Mas quando chego a essa hora é que me apercebo que ainda tenho de me arranjar e então verifico que já não tenho tempo para tudo. Mais uma vez chegarei atrasado. Faz parte de mim, infelizmente. Só desperto perante a pressão de que vou chegar atrasado ao compromisso. Ainda bem que tenho um emprego com "horário flexivel".

Anónimo disse...

Pontualidade...
na verdade nós portugueses não sabemos lá mto bem o que isso é. Chegamos atrasados aos empregos, nem que seja por 5 minut., aos encontros com amigos e mais sei lá o quê.
Td´s conhecemos amigos que atrasam os seus "amigos de 2 patas" uns minutos na tentativa de assim chegarem a tempo e horas aos seus encontros e/ou afazeres.
Hoje ás 19h Alvim toca a entrar no ar. Vou ouvir e ver se cumpres hora. Nem um minuto de atraso.
Bjs e parabéns pela Prova Oral.

Anónimo disse...

Pois a Pontualidade.... não sei o que isso é. Felizmente que no meu emprego o horario é flexivel...
Mas tambem sou bastante flexivel com os meus amigos quando estes se atrasam...para depois ter a recompensa quando sou eu a atrasar-me, o que acontece com muita regularidade.

O que nunca perco é a Prova Oral, isto porque o radio esta sempre ligado na antena 3 desde a hora que eu chego ao trabalho:) Desde as 9h e picos da manha (O programa da manhã ouço no carro :) )

Um grande abraço para o Alvim
e Beijinhos para a Xana.

Gil

Anónimo disse...

Eheheh... O tema está pontualmente fantástico, uma vez que se reflecte no dia-a-dia de todo o comum cidadão. Gostei particularmente do ponto de vista da mousse de chocolate e salada de fruta; mas no que diz respeito a horas, existe sp os 5 minutos da praxe e axo que dificilmente não se chega atrasado, a não ser que alguém lhe adiante o relógio 5/10minutos, ou por e simplesmente marque na agenda pessoal os compromissos com a margem de atraso. Quanto a pontualidade britanica, bem eu vivi la durante algum tempo e é fantastica, a não ser em hora de ponta que como em todo lado se matou os 5/10/15 e por vezes até mais do tempo de margem estipulado.
Resumindo, o melhor mesmo é cumprir o horário, porque caso contrário não ha mousse de chocolate =) No meu caso e de muitos outros prémios remuneratórios de pontualidade!

Parabéns Alvim, mais uma grande ideia. vemo-nos este fds se tudo correr bem..., no barco =)

Anónimo disse...

Olá a todos...

A prova oral é um caso flagrante de não cumprimento de horário, pois está anunciada para as 19 e so começa dez minutos mais tarde, depois das noticias e de uma musica qq...

Com essas obras no estudio n sei se foi bom convidarem a asae para estar presente....certamente vão considerar que n estao reunidas todas as condiçoes para funcionarem...o barulho é medonho :p

beijinhos para a xana e abraço para o grande alvim

Anónimo disse...

É verdade..., só agora vi...!! Ó "Sr Salvem" porque haveria um veradeiro benfiquista querer vender o Mantorras?? Mais depressa ofereciamos o Nuno Gomes, que de bom só deve ter o cabelo, uma vez que a muito anda adormecido!!! Enfim..., aproveito também para sugerir, que seria muito mais interessante, (digo eu), comentar o tema em questão.

LoL

Tininha disse...

Como é óbvio não se pode generalizar atrasos existem e ninguém está livre deles, mas para mim falta de pontualidade crónica, demonstra desrespeito e muito pouca educação. É o mesmo que mentir: "então diz que chega às 10h afinal são 10h30 e nem vê-lo!" Infelizmente ainda há muito boa gente que faz gala em chegar atrasado. Para mim é motivo para ficar logo mal impressionada.

M O R G A D O disse...

Meus amigos, Relativamente à pontualidade,como puro sangue lusitano, envio esta mensagem fora de horas...
Como habitue da prova oral em terras eslovacas, digo-vos que a pontualidade por aqui é ainda é mais forte que a britânica.
Estou habitualmente a deitar-me fora de horas, e estes grandes senhores estão a ir para o trabalho...credo!
Quando combino alguma coisa com algum amigo eslovaco, se ele chegar 2 minutos atrasado, telefona logo... E eu simplesmente digo, SOU LUSITANO, TENHO TODO O TEMPO DO MUNDO..."Don´t worry, be happy".

Abraço fora de horas, e força Grande Alvim, "AO MAIS ALTO NIVEL"!!

PS: Como sou arquitecto, num meio de amigos quase todos engenheiros civis, tenho dois tipos de encontro com eles:
"A hora de Engenheiro"-minimo 2horas de atraso e a
"hora Greenwich"-encontro a horas com o tradicional 15 de hora académico.

FUI!

Anónimo disse...

...e quando alguém combina algo a X hora e apareces 2 minutos depois e as pessoas já deram de frosques... o belo balde de água fria!

Isso é o resultado de excessivos atrasos contínuos que habituam as pessoas que nos rodeiam, o que faz com que já nem esperem...

Atrasos e o "deixar tudo para a última" o verdadeiro cidadão Português... ora eu sou Portuguesa não fujo à regra (mas as vezes torna-se muitooooo chato perder o autocarro em dia de intensa chuvarada)

saudações ;)

Anónimo disse...

Boas!
Os meus enormes parabéns pelo programa, que me acompanha diariamente no meu regresso a casa!
Esta é a minha primeira participação, e logo com um tema que me diz tanto.
Eu tenho uma agenda apertada, sou Nutricionista e os horários das consultas são para respeitar. Mas o que me irrita profundamente são as pessoas que reclamam quando nos atrasamos e nem dão satisfações quando chegam trinta minutos e mais atrasadas... e não são tão poucas como isso!
De qualquer modo pontualidade é um hábito que se tem perdido no stress dos dias de hoje, tento ser pontual em tudo... e lembro-me sempre que «atrasos» são sempre motivo de preocupações!
Abraço para ti Alvim!

Telak disse...

nao percebo porque é que a prova oral começa sempre tarde!

mas a mim dá-me jeito, os 3 ou 5 minutosem em atraso e o tempo que demoro a chegar ao carro para vos ouvir!

ha atrasos que veêm por bem!

Cingab disse...

Eu contra mim falo, claro!
Mas é irritante marcar uma hora e toda a gente saber que pode ser meia hora depois...
Impica que muitos não consigam ter uma agenda, por exemplo, para a noite...
21:00h - Reunião
23:00H - Saída à noite com os amigos

Anónimo disse...

Boa tarde caros amigos,

Há uma quastaão relativamente à pontualidade que raramente é falada, quem tem a ver com a pontualidade na saída(ou falta dela) e estou a referir-me nomeadamente à nossa vida profissional. Não será este um problema tão grande ou maior do que a hora de chegada? Um antigo chefe meu dizia sempre: "A hora de chegada não tem nada a ver com a hora de saída", querendo com isto dizer que não era por chegarmos a horas que podíamos sair a horas... esta falata de pontualidade é bem vista pela entidade patronal e leva a que quem cumpre escrupulosamente os seus horários de trabalho(e o seu trabalho tb) é preterido e mesmo mal visto perante os seus superiores...
Um abraço e beijinhos
Matchito

Anónimo disse...

A falta de pontualidade portuguesa pode é uma manifestação de uma ou mais das seguintes hipoteses
1)Ter a mania.
2)Sindrome de empurrar com a barriga.
3)Pessimismo extremista militante e fundamentalista que origina uma necessidade de fuga

Arcebispo de Cantuaria disse...

Mas como é que nós podemos ser pontuais se a pontualidade é britanica?

(E de facto, eu em Londres nunca chego atrasado a lado nenhum. Não sei se o facto de não estar lá influencia...)

Anónimo disse...

A pontualidade é má educação porque em Portugal é necessário nutrir um pessimismo, uma cultura do pobre coitado e a teoria da conspiração custe o que custar nem que para isso tenhamos que nos autosabotar repetida e sistematicamente.
Todos e quaisquer actos humanos e animais são manifestações do eu secreto há que interpetrar para que as relações sejam frutiferas e não conflituosa. A falta de pontualidade revela principalmente que quem se atrasa quer aumentar distancias e isolamentos talvez tambem uma necessidade de fuga

Anónimo disse...

Às vezes sou pontual, outras vezes nem por isso.
Às vezes o atraso atrapalha em tudo pois já estamos ansiosos e irritandos com a falta de tempo, outras vezes chegar antecipadamente deixa-nos a barriga às voltas e acabamos por ficar ansiosos também por ver que o tempo "parece" não passar.
O ideal acho que é chegar uns 5 minutos antes que qualquer coisa, para não nos deixar ansiosos de qualquer maneira, nem pela falta de tempo, nem por tempo em demasia.
É esta a minha opinião, sermos comedidos e racionais no que toca à pontualidade.

beijinhos alvim e xana alves =)

Jane disse...

Pontualidade...tema dificil por aqui! Se calhar pela falta dela é que somos um país de brandos costumes. Para combater a falta de pontualidade os meus relógios estão cinco a dez minutos adiantados. Mas há um problema: eu sei que estão adiantados...

Beijocas

Anónimo disse...

Eu sou pontual.... a partir do momento que já estou acordado!! Com isto quero dizer que para mim a manha é um martirio e por norma chego sempre tarde ao trabalho!!! Mas, caso estehja acordado, não gosto nada nada nada de chegar atrasado!!! O engraçado é que se o que estiver marcado na parte da manha não for trabalho, tenho tendência a atrasar menos!!! Porque será.... lol !!

Bjs e abraços.

Pi disse...

Sou pontual ou não..de acordo com o que me espera e quem me espera... é um bocado non sense, mas é assim q sucede...
Se for uma entrevista com cliente ou advogado..apqreço 15 minutos mais cedo, se for uma aula de mestrado q o papel das faltas só passa no fim, nao tenho pressas e nao me importo de chegar 15 minutos depois... se marcar com uma amigos, dependendo da intimidade q tenha chego mais tarde ou mais cedo..

...tudo depende, as horas sao pa cumprir...15 minutos a mais ou 15 minutos a menos, dependendo das pessoas e circunstancias!!!

Mas odeio ficar á espera...só tolero 30 minutos...a partir daaí..ou existe uma desculpa razoável,ou entao,xau,fui...

Beijinho grande alvim...

Filipa

Anónimo disse...

Pontualidade....
Bem BEM por onde começar...

EU sou pontual e odeio qd chego ao local a horas e fazem-me esperar....

Odeio simplesmente...

Mas tudo bem vamos lá nao stressar!!!!

Beijinhos da Madeira

Mr. Postalhas disse...

Boa Tarde!
Eu venho só deixar o meu testemunho e dizer-lhes que a única situação onde chego atrasado é no acto sexual.

Nunes disse...

ahhh, irraa!
eu queria ser o primeiro a postar, mas como sempre ja venho tarde, nao é?
por exemplo se tivesse vindo a horas até poderia ganhar algo com um bom comentario, mas assim nao ganho nada...

ia comentar que deitar cedo e cedo erguer dá saudinha e faz crescer, como o meu amigo nao é pontual, agora tem meio metro e ta sempre constipado!

abraço...
nunes

Anónimo disse...

Boas!

Atrasos? jamais!

Se chegar atrasado, nao chego!

O Minhoto!

Anónimo disse...

E NO SEXO O ATRAZO SERÁ BOM ????!!!!

VASCO

A disse...

A Pontualidade é como uma arte, uma dança, entre os ponteiros do relógio e a areia que cai apressadamente numa ampulheta.
É ver o tempo a escassear num fim-de-semana bem passado, é ver o tempo parar no calor de uma discussão que parece não ter fim.
É correr pelas ruas de Lisboa para chegar ao emprego, é sufrer a espera da chegada do fim da tarde e da prova oral.

Juro que foi inventado por mim, agorinha.E repara no perigo da ampulheta, as rimas que se podia fazer com essa bela palavra.

Anónimo disse...

VASCO
NÓS SÓ NOS ATRASAMOS PARA AS COISAS QUE NÃO GOSTAMOS, PQ SE TU ALVIM 1ª GAIJA BOA BOA BOA BOA SABES TE DISSER PARA ÁS TANTAS HORAS ESTARES NA CASA DELA EM VEZ DE IR EM 2 RODAS VAIS SÓ EM1ª

Anónimo disse...

Eu sou super pontual.
Geralmente chego bem antes do combinado.
Se há coisa que me irrita é quando chego atrasada porque quem está comigo está atrasado... E eu também fico rotulada!
Não percebo como alguém que tem que sair de casa às 8h, se começa a arranjar às 7h55...
Má gestão de tempo ou falta de educação?!?

Anónimo disse...

E NO SEXO O ATRAZO SERÁ BOM ????!!!!

VASCO

Anónimo disse...

E NO SEXO O ATRAZO SERÁ BOM ????!!!!

VASCO

Anónimo disse...

E NO SEXO O ATRAZO SERÁ BOM ????!!!!

VASCO

Anónimo disse...

E NO SEXO O ATRAZO SERÁ BOM ????!!!!

VASCO

Anónimo disse...

Ora bem...então o assunto é pontualidade não é? Pois, a minha relação com a pontulaidade é a seguinte: não gosto que as pessoas que espero cheguem atrasadas,mas eu chego sempre.Não é por culpa minha,claro,mas sim dos astros que sempre que eu preciso de chegar a horas a algum lado fazem de tudo para me atrasar o que inclui:Trânsito;comboios atrasados;velhinhas com carrinhos de compras a andar à velocidade de um caracol (para ser optimista) no meio do passeio não permitindo que ninguém as ultrapasse ou ande mais rápido;velhotes que demoram a entrar no autocarro ou pessoas que decidem pagar todas as contas no banco, o que leva a que fique muito mais tempo lá do que previa,and so on and so on.
Outro problema que tenho é que quando não chego atrasada significa que andei a correr embatendo contra tipo de obstáculos...não é defeito amigos,é feitio.;)****

Anónimo disse...

Falta de pontualidade é caracteristica dos povos mais avançados que recusam a comportar-se como máquinas e desenvolvem a compreensão e a paciência do indivíduo numa comunidade tolerante onde todos podem um dia encontrar-se na mesma situação. Também possuem a noção que chegar 10 minutos antes é uma perda de tempo que somando dá uma pequena vida e chegar 20 minutos depois com complexo de culpa é cerebralmente estimulante e produz-se muito mais. Continuem.

Anónimo disse...

VASCO

NÓS SÓ NOS ATRASAMOS PARA AS COISAS QUE NÃO GOSTAMOS, PQ SE TU ALVIM 1ª GAIJA BOA BOA BOA BOA SABES TE DISSER PARA ÁS TANTAS HORAS ESTARES NA CASA DELA EM VEZ DE IR EM 2 RODAS VAIS SÓ EM1ª

Anónimo disse...

VASCO

NÓS SÓ NOS ATRASAMOS PARA AS COISAS QUE NÃO GOSTAMOS, PQ SE TU ALVIM 1ª GAIJA BOA BOA BOA BOA SABES TE DISSER PARA ÁS TANTAS HORAS ESTARES NA CASA DELA EM VEZ DE IR EM 2 RODAS VAIS SÓ EM1ª

Anónimo disse...

VASCO

NÓS SÓ NOS ATRASAMOS PARA AS COISAS QUE NÃO GOSTAMOS, PQ SE TU ALVIM 1ª GAIJA BOA BOA BOA BOA SABES TE DISSER PARA ÁS TANTAS HORAS ESTARES NA CASA DELA EM VEZ DE IR EM 2 RODAS VAIS SÓ EM1ª

Anónimo disse...

"Chegar depois" é entrar em grande estilo, é um sinal de superioridade perante os outros e de bem estar na vida.

Anónimo disse...

VASCO

NA CAMARA MUNICIPAL DE ÉVORA SAIEM ÁS 16:30 PARA ESTAR EM CASA ÁS 16:00 E ESTA HEIMMM

Anónimo disse...

Bem parece que cheguei atrasado mais uma vez. Parece que isto já faz parte do meu dia-a-dia, mas e mesmo em tudo, não falha nada.
Quanto ao que o convidado, fala sobre o trabalho e mais propriamente nos pagamentos, e impossivel haver prazos de pagamento que vao ate as 6 meses, como eu ja vi.
Quanto à pontualidade, em termos de horas, uma coisa que é sempre notada aqui em portugal, é que as pessoas além de chegarem atrasadas, ainda exigem sair mais cedo. Isto é mais um dos factos que portugal está no fundo da tabela da pontualidade.

Abraço para o Alvim (O Grande) e beijocas para a Xana.

Anónimo disse...

Boa tarde a todos!!
Não quero ser “machista”….
Porque será que a maioria das mulheres chegam sempre atrasadas!???
Nós homens temos que esperar sempre por elas, o que nos leva a chegar sempre atrasados a qualquer lado!?

(baseio-me nas experiências com as minhas antigas namoradas)

Um abraço
Ass: Avidos terra de amigos

Anónimo disse...

Boa tarde a todos!!
Não quero ser “machista”….
Porque será que a maioria das mulheres chegam sempre atrasadas!???
Nós homens temos que esperar sempre por elas, o que nos leva a chegar sempre atrasados a qualquer lado!?

(baseio-me nas experiências com as minhas antigas namoradas)

Um abraço
Ass: Avidos terra de amigos

Anónimo disse...

Falou-se no trabalhar até mais tarde. Eu vejo-me obrigada a trabalhar até depois da hora de saída porque durante o dia sou interrompida vezes sem conta - ora pelo telefone, ora pelos colegas...

A minha falta de pontualidade na hora de saída deve-se apenas à falta de produtividade que grassa no local de trabalho durante o expediente!

E se implementássemos nos nossos locais de trabalho periodos fixos para telefonar-mos no âmbito do trabalho? E outros para conversármos, tipo PAUSAS DE CAFÉ??!! Em países do Norte da Europa funciona...

Lena de Tróia

Anónimo disse...

Boas... Epá hoje o tema toca no meu tendão de Aquiles. Nao quero revelar muito porque isso prejudica a minha imagem profissional mas... mas a minha namorada diz que no dia do nosso casamento vai marcar o casamento para as 3 com os convidados e vai dizer me que esta marcado para o meio dia...

Anónimo disse...

Alvin e porque tem de ser 30min, porque não 28min ou 33??

Ass: Atrasado

Anónimo disse...

pois é.. isto de chegar atrasado é algo que é frequente no meu quatidiano..

por exemplo, combinei com uma amiga ir jantar ao chiado hoje, e marquei para as 8.. acontece que estou perto da ameixoeira .. e é obvio que vou chegar atrasado ...

a desculpa que vou dar é que estive ouvir a prova oral e a fazer esta mesma participação escrita...

bem.. é obvio que vou levar nas ourelha s.. mas a culpa é vossa..

bem fica aqui este comentario..

um abraço
pois tenho de ir ..
inte

Unknown disse...

nem todos os atrasos são maus... ora vejamos: estou em casa com a minha mais que tudo, em plena acçao no AMOR e, perdi a noçao das horas, um atraso dos papás... optimo; já um atraso do periodo menstrual da namorada, péssimo!

desejos de optima tarde

Anónimo disse...

Fui lido! fui lido! aaaahhhhh... que sensação de poder viciante!!!

Anónimo disse...

Eu nunca chego atrasado, os outros é que chegam sempre cedo!

Movimento Pela Net Mais Barata disse...

Os atrasos mais que falta de respeito que uma grande percentagem dos portugueses demonstra pelos seus concidadãos. Manifesta-se em toda uma série de coisas que dificultam o desenvolvimento do país.
Falamos da internet lenta, desesperante e de péssima qualidade que pagamos a preços exorbitantes. Este é um assunto que nos afecta a todos e que é preciso fazer qualquer coisa JÁ. passem pelo nosso blog e assinem o manifesto!!