quinta-feira, maio 10, 2007

«Augusto! Há quanto tempo! Estás mais novo, pá!»



O convidado de hoje é o Dr. Luís Romariz, do Instituto New Age e com ele vamos falar, não só de rejuvenescimento, mas sobretudo do conceito de envelhecer bem. Diz-nos o portal do sítio do Instituto New Age:

«Age Management Medicine (AMM) é uma nova e excitante especialidade médica dedicada á ciência do envelhecimento. AMM enfatiza a promoção da saúde sobre o tratamento da doença. A prática médica tradicional baseia-se em “reparar a avaria” ou “diagnosticar e tratar”. Por outro lado a AMM centra-se na prevenção e no bem-estar, tendo como objectivo uma vida mais dinâmica. Para tal utiliza as estratégias científicas do Século 21, que aumentam a longevidade, a qualidade de vida e a saúde. Estas estratégias incluem a promoção de programas específicos de nutrição e de exercício, desenhados para diminuir a gordura corporal, aumentar a força e a massa musculares, reduzir o risco e os factores de doença, e melhorar a boa forma cardiovascular. Os níveis de hormonas e outros biomarcadores do envelhecimento essenciais á saúde e á juventude, são monitorizados e modulados para níveis que provaram conclusivamente aumentar a longevidade, a saúde e a vitalidade.»

E quando o desejo de rejuvenescer, ou de envelhecer saudavelmente e manter a qualidade de vida durante toda a vida, passa de uma opção saudável e gratificante para uma obsessão?

800 25 33 33 e caixa de comentários do blogue – para perguntarem tudo o que quiserem sobre envelhecimento, rejuvenescimento; as boas e más práticas clínicas, as boas e más posturas pessoais perante a inevitabilidade dos anos. A partir com o menino e moço Fernando Alvim e a menina moça Marisa Jamaica.

17 comentários:

Anónimo disse...

Para quando a mítica vacina do rejuvenescimento? Da eternidade? :)
Abraço a todos.

Anónimo disse...

Olá a todos presentes nesta edição da prova oral!
Sou aluno do 1º ano de ciências biomédicas (da UBI!) e o tema de hoje é por isso importante para mim. Gostava que perguntassem ao convidado qual o rumo desta nova especialidade médica e se se prevê usar nanotecnologia para reparar e/ou diagnosticar e tratar as ''avarias'' que podem surgir em sistemas biológicos.

Saudações Ubianas!


Sapas_

DariusPintus disse...

Polifenóis... são um rejuvenescedor... estão nas graínhas das uvas... uvas - vinho... toca a panhar umas mocas. Ok, o vinho não tem graínhas. Comemos bagulho (é o que resulta depois de espremer os bagos das uvas) ou bebemos bagaço que pode ser feito da fermentação do bagulho, logo, toca a apanhar umas mocas...

Anónimo disse...

Boa tarde Alvim!

Sei que não é o local mais indicado para o fazer, mas como todos os e-mails que te enviei foram devolvido, a única solução foi mesmo enviar este cometário.
______________________________

Em primeiro lugar, vou-me identificar uma vez que não fazes a mínima ideia de quem eu possa ser! Chamo-me Nuno Pinto e sou de Barroselas, uma terrinha perto de Viana do Castelo.

Estou-te a escrever este e-mail, porque sei que no próximo dia 19 de Maio, vens à discoteca Seis34 e como coincide com o meu aniversário, gostava de te convidar para ires ao meu jantar. Certamente não vais aceitar, mas contudo gostava de te fazer o convite, uma vez que o grupo que vai ao jantar é grande admirador do teu trabalho.

No fim do jantar, vamos todos à Seis34 por isso pode ser que te dê para ires ao jantar.

Ontem entrei em contacto pelo número que tens no teu sítio, a pensar que poderia falar contigo directamente, mas não consegui e foi-me dito que te dariam a informação, sem querer duvidar das pessoas achei mais correcto enviar-te este e-mail.

Caso querias responder podes fazê-lo pelo e-mail nunopinto@portugalmail.pt ou através do número 96 9216016.

Obrigado pelo tempo perdido a ler este e-mail e espero que possas vir, seria um momento ao MAIS AO ALTO NIVEL :)



Um abraço

Nuno Pinto

António de Almeida disse...

Cumprimentos Alvim, Marisa, e Dr.
Nunca como hoje se viu tanto marketing agressivo quer por parte da indústria farmacêutica, quer por parte de cosméticos e perfumarias, não faltam no mercado propostas anti-idade, anti-rugas, anti-tudo e mais alguma coisa. Não serão antes os hábitos duma vida saudável a melhor forma de evitar o envelhecimento precoce? Qual o papel da genética ( hereditariedade )neste processo?

Cumprimentos

Anónimo disse...

OLA a todos!!!

Eu só queria ter a receita das minhas bisavós e tetravós, porque se formos ver elas eram lindas, pelo menos é o que parece nas fotos, , sem espinhas, rugas, olheiras, e atenção ainda não havia fotoshop.
Até tomavam menos banhos que nós, é verdade que também não havia tanta poluição.
Qual era afinal o segredo delas???

Anónimo disse...

Sem dúvida que hoje "saúde" não significa somente "ausência de doença", implica tb um bem-estar físico e emocional que muitas vezes nem sabemos como o alcançar... E curiosamente, quando se fala em envelhecimento, preocupa-nos sempre mais o exterior como as rugas, a queda de cabelo, a força da gravidade, do que o belo do rim, ou do intestino, ou do coração.

Anónimo disse...

Depois de ter lido que houve um presidente de uma grande farmaceutica internacional que à uns anos atrás disse que um dos seus principais objectivos era produzir medicamentos para as pessoas sãs, todo este género de medicamentos é para mim uma grande incognita sobre os seus verdadeiros intentos. Mas dou ainda o beneficio da duvida.

V4Viktory disse...

Um coisa que me chateia é as vezes ler numa revista pra beber chá preto que tem anti-oxidantes, depois leio noutra revista e já dissem que os anti-oxidantes do cha preto fazem mal à saude , tambem já li uma artigo que dizia que beber uma cerveja por dia faz bem ao coraçao e eu chego ao sabado e bebo 5 cervejas seguidas, bebo uma por cada dia, estarei a fazer bem?

ASS. V 4 Viktory

-- http://v4viktory.blogspot.com --

Aksal disse...

A vida devia de ser como as esttrelas de Rock (com a excepção de Keith Richards) "Live Hard die Young"...

Anónimo disse...

Ora viva!!
Ora saude... eu hoje fui ao Srº Drº, com um papel em que me diz (ESTÁS UMA BOMBA PRESTES A EXPLODIR). Ele é colestrol, triglicerideos, acido urico, etc etc etc... e o minha alimentação até nem é mã! É a base de grelhados e cozidos! Quero perguntar ao Drº, o que se pode fazer para melhorar estes indicadores? Já levo medicação para descer isto, mas não haverá forma melhor sem ser com farmacos? Já agora, também gosto de uma taça de vinho (das enormes) durante a refeição.

Cumprimentos a todos...

Anónimo disse...

Boa tarde,

Venho por este meio manifestar o meu repúdio pelas declarações de Segunda-Feira da Senhora da qual não sei o nome e que apresenta este programa com o Sr. Fernando Alvim. A citada referiu-se com repúdio e troça às supostas medalhas oferecidas pelos padrinhos, segunda ela na zona norte, querendo colar a este acto a ridicularidade. Mais à frente citou ainda com algum asco nas palavras o artesanato do Perú, conotando este como mau e fora de moda em comparação com algo que se encontre no Mundomix. Como chegou ela uma rádio de alcance nacional tal vez alguém o saiba eu certamente não sei.

Pedro Infante

Anónimo disse...

Quero aproveitar para perguntar uma coisa Alvim ai ao convidado.
Afinal a cerveja faz a famosa barriguinha?
E como andam as tecnicas de fabricação de pele? sei que os queimados precisam muito do desenvolvimento dessas novas tecnicas.
Um abraço para ai ao ppl da 3

Anónimo disse...

Gostava de vos deixar os parabens pelos temas levados à prova oral quer hoje quer ontem. Muito bons temas. Gostava de partilhar com vocês que à um ano e meio consultei um nutricionista e com muita vontade sem medicamentos passei dos 93kg para actuas 70kg o que é muito bom... mesmo muito... sabem como? Controlando a vontade de comer e fazendo ref às 8h, 10h, 12h30m, 16h, 18h, 20h e 23h. Conseguimos criar hábito, conseguimos emagrecer e podem crer que me sinto bem melhor... Abraços

Anónimo disse...

Boas,

Estou completamente de acordo com a promoção da saúde e na prevenção. A parte que mais assusta no envelhecimento é a fragilidade e maior vulnerabilidade à doença. Todos vamos envelhecer, e são tão sexys as rugas de expressão, deve ser é saudavelmente! Vamos comer bem, praticar deporto e fazer muito sexo. By the way, é mesmo verdade que o sexo faz bem à saúde?

Beijinhos,
Joana

Anónimo disse...

e o alcool???

Anónimo disse...

qual o efeito do alcool no envelhecimento?? que doses sao adequadas para evitar o envelhecimento??